Vice-Reitoria
Apresentação
O Vice-Reitor, a quem compete substituir o Reitor em suas ausências e impedimentos, bem como exercer as funções e executar as tarefas delegadas por ele, é nomeado pelo Grão-Chanceler, por indicação deste, ouvida a Sociedade Brasileira de Educação, por período igual e simultâneo ao do Reitor.
Prof. Pe. Francisco Ivern Simó S.J.
E-mail: fivern@puc-rio.br
Equipe
Alécia Suaid Moura
E-mail: asm@puc-rio.br
Ivone de Figueiredo Santos
E-mail: ifs@puc-rio.br
Pedro Luiz Soares Ferreira
Telefones: 55 21 35271120 / 1121
Organograma
Coordenações
Coordenação Central de Infraestrutura (CCIE)
Prof. Moisés Henrique Szwarcman
E-mail: moises@ele.puc-rio.br
Assistente de Coordenação:
Rodrigo Polycarpo Silva Santos
E-mail: rpolycarpo@puc-rio.br
Felipe Monteiro Oliveira dos Santos
E-mail: fmoliveira@puc-rio.br
Carolina Gomes dos Santos
E-mail: carolina.gomes@puc-rio.br
Adler Rolim do Carmo
E-mail: adler@puc-rio.br
Brenna Beserra Paz
E-mail: eubreninha@gmail.com
Kaio Delahaye Mourão
E-mail: kaiodelahaye94@gmail.com
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 335
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271244 / 1129
Fax: 55 21 35271711
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Conselho de Identidade e Missão
Prof. Pe. Francisco Ivern Simó S.J. - Presidente
Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J.
Prof. Augusto Luiz Duarte Lopes Sampaio
Prof. João Geraldo Bellochio
Prof. Pe. José Abel de Sousa S.J.
Pe. Djalma Rodrigues de Andrade (até março)
Pe. Alexandre Paciolli Moreira de Oliveira (a partir de abril)
Pe. José Maria Fernandes Machado S.J.
Prof. Paulo Fernando Carneiro de Andrade
Prof. Pe. Luis Correa Lima S.J.
Prof. Ênio Frota da Silveira
Profa. Andréia Clapp Salvador
Prof. Pe. Paul Alexander Schweitzer S.J.
Prof. Roberto Cintra Martins
Profa. Daniela Trejos Vargas
Prof. Pe. Geraldo Dôndici Vieira
Thelma Maria Albuquerque Ono
Anair de Oliveira
Alexandre Medeiros de Araújo
Associação de Antigos Alunos (AaA)
Andrea Cecília Ramal - Presidente (até junho)
Ricardo Lagares Henriques - Presidente e Diretor Tesoureiro (a partir de julho)
Ricardo Lagares Henriques - Vice-Presidente e Diretor Financeiro (até junho)
Luiz Augusto de Oliveira Candiota - Diretor de Relações Públicas
Edna Miquelina Negrel Hargreaves
Alberto Keiiti Yamamoto
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sobreloja
Gávea - CEP: 22451-900 - Rio de Janeiro – RJ
Telefones: 55 21 35271466 / 1467
E-mail: aaa@aaa.puc-rio.br
Site: www.aaapucrio.com.br
Balanço do Ano
Ao Vice-Reitor, além das suas competências estatutárias, particularmente a de substituir o Reitor nas suas ausências, foram confiadas pelo Reitor três específicas responsabilidades: a) presidir o Conselho de Identidade e Missão (CIM); b) manter as relações da PUC com a Associação de Antigos Alunos (AaA); c) acompanhar e assessorar a Coordenação Central de Infraestrutura e Espaço Físico (CCIE), coordenada pelo Prof. Moisés H. Szwarcman. Alguns breves comentários sobre essas responsabilidades confiadas ao Vice-Reitor e o seu desenvolvimento durante o ano de 2016.
- Conselho de Identidade e Missão (CIM): Dada a composição religiosa do nosso alunado, e em parte também do professorado e dos funcionários da PUC-Rio, o que nos une do ponto de vista dos valores que professamos não é tanto ou apenas a religião católica ou cristã, nem simplesmente a religião em geral, mas os princípios e valores que, senão todos, a grande maioria dos membros da PUC-Rio (professores, funcionários e alunos) temos em comum. No que toca aos alunos, por exemplo, quando eles se registram na PUC-Rio, só 50% se declaram católicos. Além de outros 26 ou 27% que professam outras religiões (protestantes, evangélicas, afro-brasileiras e judaicas), entre 23 e 24% declaram não professar nenhuma religião em particular. O CIM deveria reforçar os princípios e valores que nos unem não obstante a nossa diversidade de crenças. A dificuldade principal que encontramos para fazer isso é enquadrar o CIM de modo eficaz dentro da Universidade e relacioná-lo de modo efetivo com outras instâncias que também defendem e promovem valores e princípios como seriam a Pastoral Universitária, a Igreja da PUC-Rio, e uma grande variedade de projetos promovidos por diversas instâncias dentro da PUC-Rio, que têm a ver com princípios e valores de natureza moral. Essa dificuldade se reflete na grande dificuldade que experimentamos para dar ao CIM um significado e valor real e concreto na vida da Universidade, no dia a dia.
- Relações com a Associação de Antigos Alunos (AaA): O Vice-Reitor não tem autoridade sobre a Associação que tem a sua personalidade própria, mas a sua função é garantir as relações da PUC com a AaA. No curso de 2016 houve um grande esforço por parte da Associação para encontrar um modo legal e eficaz para angariar e transferir recursos dos antigos alunos para a Universidade. Esse esforço continua. Também a Associação no curso do ano organizou uma variedade de atividades, sobretudo palestras, que pudessem ser de interesse para os ex-alunos. Devemos admitir, porém, que, apesar desses esforços, é um número muito pequeno de ex-alunos - em comparação com o número total de antigos alunos - que participam dessas atividades e que contribuem efetivamente para manter a AaA viva e atuante. Esse é um problema que se arrastra há muito tempo, apesar dos esforços das Diretorias da Associação durante os últimos decênios.
- Coordenação Central de Infraestrutura (CCIE): Semanalmente o Vice-Reitor se reúne com o Coordenador da CCIE e seu Assistente para manter a Reitoria informada sobre a situação do espaço físico e da infraestrutura. As necessidades para mais espaço se refletem nos numerosos pedidos que chegam constantemente das diversas unidades que compõem a Universidade. Nesses últimos anos a aquisição por parte da PUC-Rio de várias propriedades perto do campus da Gávea tem aliviado e muito essa pressão por espaço. Também dentro do campus, novos espaços têm sido criados como, por exemplo, o novo prédio para o Departamento de Artes e Design construído com a generosa ajuda financeira de um dos membros do nosso Conselho de Desenvolvimento. Também está sendo cogitada a construção de um auditório com capacidade para várias centenas de pessoas e recursos existem para isso. Além de espaços para atividades específicas de determinadas unidades da Universidade ou para projetos de natureza científica, a necessidade de espaços para atender às atividades da Universidade como tal, como são salas de aula, espaços para professores e serviços comuns, e espaços para garantir um maior bem-estar para professores, funcionários e alunos, ainda preocupa. A esse respeito, os pedidos que chegam de membros do professorado ou de unidades específicas, pela sua natureza e tamanho, nem sempre refletem um conhecimento real das necessidades da PUC-Rio como um todo. Nem sempre a sadia descentralização acadêmica e administrativa vai acompanhada de um conhecimento das necessidades da Universidade com um todo e uma identificação com essas necessidades.
Prof. Pe. Francisco Ivern S.J.
Vice-Reitor