Curso de Ciências Biológicas (BIO)
Administração
Profa. Rejan Rodrigues Guedes-Bruni
E-mail: rejanbruni@puc-rio.br
Secretaria
Thelma Maria Albuquerque Ono
Juraci Maciel da Costa Mota
Rua Marquês de São Vicente, 225
Ed. Padre Leonel Franca, 7º andar (secretaria)
Gávea - CEP: 22451-900 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Telefone: 55 21 35271463
E-mail: secretaria-bio@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/ciencias_biologicas.html
Colegiados
Corpo Docente
Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. (GEO)
Profa. Rejan Rodrigues Guedes-Bruni
Profa. Jakeline Prata de Assis Pires
Prof. Alexandre Gabriel Christo
Prof. Arno Fritz das Neves Brandes
Prof. Henrique Bastos Rajão Reis
Cursos
Bacharelado em Ciências Biológicas
Iniciado em 2011
Curso novo, não avaliado pelo MEC
Curso iniciado em 2011. A primeira turma de formandos será em 2014.
Grupos de Pesquisa
História Ambiental da Mata Atlântica. Coordenador: Prof. Rogério Ribeiro de Oliveira (GEO)
Fonte: Cadastro de Grupos de Pesquisa do CNPq
Convênios e Parcerias
Museu de Entomologia da Universidade Federal do Espírito Santo
Permuta de coleção biológica para montagem de coleção didática de invertebrados. Data de início: maio/2011
Laboratório de Pesquisa Florestal do Serviço Florestal Brasileiro (IBAMA)
Doação de coleção de amostras de madeiras brasileiras para criação de xiloteca. Data de início: junho/2011
Publicações
Artigos em periódicos
BRANDES, A. F. N.; LISI, Claudio Sergio; BARROS, Cláudia Franca. Dendrochronology of lianas of the Leguminosae family from the Atlantic Forest, Brazil. In: Trees, v. 25, p. 133-144, 2011.
SOBRINHO, F. A. P.; GUEDES-BRUNI, R. R.; CHRISTO, A. G. Uso de plantas medicinais no entorno da Reserva Biológica de Tinguá. In: Revista Acadêmica: Ciências Agrárias e Ambientais, v. 9, n. 2. p. 195-206, 2011.
TAMAIO, Neusa; NEVES, Monique F.; BRANDES, Arno F. N.; VIEIRA, Ricardo C. Quantitative analyses establish the central vascular cylinder as the standard for wood-anatomy studies in lianas having compound stems (Paullinieae: Sapindaceae). In: Flora, v. 206, p. 987-996, 2011.
Capítulos de Livros
GUEDES-BRUNI, R. R.; SOBRINHO, F. A. P.; CHRISTO, A. G.; SOLORZANO, A. Mateiros, matas e reservas : saber local e conservação. In: PEIXOTO, Ariane Luna; SILVA, Inês Machline (Org.). Saberes e usos de plantas: legados de atividades humanas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2011, p. 93-128.
Balanço do Ano
O Curso de Ciências Biológicas da PUC-Rio teve sua sede inaugurada no dia 11 de abril de 2011. Situada em um espaço arborizado limítrofe ao Parque da Cidade e ao Parque Nacional da Tijuca, no alto da Gávea, dispõe de espaços didáticos onde os alunos podem manusear materiais biológicos com modernos equipamentos de observação. A sede dispõe de uma biblioteca de apoio às aulas práticas, além da Biblioteca Central do campus Gávea, e de um herbário integrado à Política Nacional de Biodiversidade e ao Plano de Ação para Coleções Biológicas.
A sede do Curso, com área de 22.247 m2, denominado Espaço Graziela Maciel Barroso ̶ em homenagem à importante botânica brasileira distinguida internacionalmente, em 1999, como uma dentre os dez botânicos do milênio ̶ constitui um laboratório aberto em razão da possibilidade de observação de espécies da flora e fauna nativas que ali habitam ou visitam.
O curso dispõe também de uma área de Mata Atlântica, recebida pela PUC-Rio por doação, caracterizada como uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), localizada na região de Tinguá no município de Nova Iguaçu. Nesta área ocorrem as aulas de campo, nas quais os alunos desenvolvem suas habilidades ao aplicarem os conteúdos teóricos aos desafios típicos que se apresentam por ocasião de pesquisas na natureza.
A equipe docente é composta por seis professores, dos quais: três doutores seniors, dois recém-doutores e um doutorando. No processo seletivo 2011.1 inscreveram-se no vestibular um total de 218 candidatos, conferindo à relação candidato/vaga o valor de 5,5. No ranking da PUC, dentre o conjunto de cursos já estabelecidos na Universidade, o Curso de Ciências Biológicas foi o quarto curso mais procurado pelos vestibulandos. O vestibular 2011.2 contou com a inscrição de 198 candidatos, o que resultou na relação candidato/vaga de 3,7 inserindo-se no ranking de procura na Universidade como quinto curso mais procurado.
Neste primeiro ano, o curso iniciou atividades relacionadas ao estabelecimento de parcerias com outras instituições de ensino e pesquisa. Uma primeira parceria se deu com o Museu de Entomologia da Universidade Federal do Espírito Santo que, por permuta, deu início ao estabelecimento da coleção didática de invertebrados, por meio de exemplares de insetos. Assim também, porém por doação, o Laboratório de Pesquisa Florestal do Serviço Florestal Brasileiro (IBAMA) disponibilizou uma coleção de 200 amostras de madeiras de espécies brasileiras que comporão a xiloteca (coleção de madeiras) que constituirá uma coleção associada ao Herbário Friburguense.
O ano de 2011 caracterizou-se como o momento de instalação de uma nova área do conhecimento na Universidade, qual seja, a área biológica, incluindo o Decanato do CCBM – até então restrito à Pós-Graduação – no ambiente da Graduação e, ampliando assim, o horizonte da PUC-Rio, expandindo a sua chancela de qualidade e inovação, à conservação da biodiversidade e sustentabilidade dos recursos genéticos.
Profa. Rejan Rodrigues Guedes-Bruni
Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas
______________________________________________________________________________________________________________
Todos os dados foram fornecidos pelo departamento ou extraídos do Sistema Coleta de Dados CAPES e do site do CNPq.