a  -  Etnoafro - III Semana da Consciência Negra
Referente a
 
Cátedra UNESCO de Leitura

Organizada pela Cátedra UNESCO de Leitura em comemoração ao Ano Internacional do Afrodescendente, aconteceu no Auditório Padre José de Anchieta a Etnoafro - III Semana da Consciência Negra. Contou com palestras e a exposição Glamazônia do fotógrafo camaronês Mario Epanya. Na abertura do evento houve debate sobre o papel do negro na moda e na mídia, com a presença do fotógrafo Mario Espanya; do Diretor Criativo da Osklen, Oskar Metsavaht; do Frei David, da ONG Educafro e da Jornalista Clarissa Monteagudo, do jornal O Dia.

Imagem
Presença do Reitor Prof. Pe. Josafá S.J. na abertura da Etnoafro - III Semana da Consciência Negra. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.
 -  Cerimônia de Entrega do Selo Cátedra 10 edição 2023
Referente a
 
Instituto Interdisciplinar de Leitura (IILer), Cátedra UNESCO de Leitura

O Selo foi atribuído a livros de literatura infantil e juvenil publicados ao longo de 2023.

a  -  Exposição Selo Cátedra 10
Referente a
 
Cátedra UNESCO de Leitura

Os livros qualificados com o Selo Cátedra 10 na edição de 2022 e a exibição de um vídeo apresentando todas as obras premiadas desde a 1ª edição do Selo.

 -  Cerimônia de Entrega do Selo Cátedra 10 - Edição 2022
Referente a
 
Cátedra UNESCO de Leitura

Os veinhos narradores, de Francisco Gregório, José Matos e Regina Porto (Fatum) foi o vencedor na categoria Hors Concours. A obra juvenil Lady Musashi e a Ordem dos Cavaleiros Arcanos, de Maicon Tenfen (Editora Gaivota), recebeu o Selo Seleção, ao lado de Cambitos – Uma história de gente fina, de Blandina Franco e Tino Freitas, com ilustrações de Guilherme Karsten (Editora do Brasil), e Que bicho passou por aqui?, de Rogério Andrade Barbosa, ilustrado por Thais Linhares (Editora do Brasil). Na categoria Distinção, figuram livros como A melhor mãe do mundo, de Nina Rizzi e Veridiana Scarpelli (Companhia das Letrinhas); Babel África, de Magali Attiogbé e Muriel Bloch (Globinho), e Doçura, de Emilia Nuñez e Anna Cunha (Tibi). Foram 55 obras selecionados no total.

 -  Os Clássicos da Literatura e a História da Arte
Referente a
 
Cátedra UNESCO de Leitura

O diálogo entre a literatura e as outras artes atravessa séculos, sempre promovendo  interações extremamente profícuas entre as diversas formas de expressão artística e alimentando o potencial de criação.

 -  Cerimônia de entrega do Selo Cátedra 10 - Edição 2021
Referente a
 
Cátedra UNESCO de Leitura

O Selo Cátedra 10 foi instituído em 2016 e celebra a produção de literatura infantil e juvenil brasileira. Os livros recebidos são lidos e avaliados pelo Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil do iiLer.

 -  Homenagem ao Prof. Affonso Romano de Sant'Anna
Referente a
 
Cátedra UNESCO de Leitura

O escritor Affonso Romano de Sant'Anna, durante muitos anos professor do Departamento de Letras da PUC-RIo, foi homenageado pelo iiLER - Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e pela Cátedra Unesco de Leitura.

Imagem
Divulgação do evento.
 -  Comemoração dos 15 anos da Cátedra Unesco
Referente a
 
Cátedra UNESCO de Leitura, Instituto Interdisciplinar de Leitura (IILer)

Mesa-Redonda A palavra tem que fazer sentido - O desafio de formar leitores no Brasil. Participaram a coordenadora do Setor de Educação da UNESCO, Rebeca Gomes Otero, o ex-secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, José Castilho Marques Neto, e a fundadora da Cátedra, profa. Eliana Yunes.

 -  Série Leitura nas Quartas
Referente a
 
Cátedra UNESCO de Leitura, Instituto Interdisciplinar de Leitura (IILer)

O encontro, realizado a cada 15 dias para falar sobre leitura, literatura e pesquisa, teve, em sua primeira reunião, o tema Mulheres leitoras, com a presença do prof. Santinho Ferreira, da UFES.

 -  Cerimônia de Premiação do Selo Cátedra 10 – Edição de 2020
Referente a
 
Cátedra UNESCO de Leitura, Instituto Interdisciplinar de Leitura (IILer)

Na solenidade, foi apresentado um panorama da produção de literatura infantil e juvenil no Brasil em 2020, a partir dos mais de 400 livros recebidos para avaliação.

Imagem
Divulgação do evento.
Inscrever-se em Cátedra UNESCO de Leitura