A Escola Municipal Luiz Delfino está situada na Rua Marquês de São Vicente, 238, no bairro da Gávea, e se volta atualmente para os alunos do ensino fundamental. Segundo relatos publicados pela imprensa, sua origem data de 1871, quanto a freguesia da Gávea tinha ainda forte marca rural, sendo fruto da iniciativa de um escravizado chamado Zózimo, mas conhecido como “Zé Índio”. 

Morador de um casebre situado no atual terreno da PUC-Rio, ele trabalhava para a tradicional família de Pedro Pereira da Silva, que o levou durante uma temporada para a Europa, onde se alfabetizou. Na volta ao bairro da Gávea, resolveu fundar uma escola para repassar seus conhecimentos aos filhos dos escravizados e libertos da região.  A partir de sua iniciativa, um grupo de moradores, capitaneados por Antônio Francisco de Faria, promoveu uma coleta de donativos para construir um novo prédio para a escola, inaugurado em 1874 já na atual sede. 

Em 1885, a escola foi confiada à Irmandade de Nossa Senhora da Conceição da Gávea que a nomeou “Escola Cartilha de Matemática para o Liberto”. Em 1892, a escola passou ao controle da municipalidade, inicialmente chamada “Escola Municipal da Gávea" e, em 1922, ganhou seu nome atual, Escola Municipal Luiz Delfino, em homenagem ao poeta, médico e senador brasileiro.  O prédio da escola foi tombado pelo Decreto municipal n. 9414, de 21 de julho de 1990.

 

VEJA AQUI a lista com todos os pontos de interesse internos ao campus Gávea e externos, nos bairros do entorno.