1998, Novembro
a - Trabalho precoce e formação/incorporação de adolescentes no mercado de trabalho
Ciclo de debates do Departamento de Serviço Social realizado no Auditório Padre José de Anchieta. Os objetivos do ciclo são divulgar resultados de pesquisa sobre o trabalho infanto-juvenil e estimular o debate sobre políticas sociais voltadas ao combate a este tipo de abuso. Programação: mesa-redonda com os professores Glaudêncio Frigotto (UFF) e Rosilene Alvim (UFRJ); comunicações com a profa. Myrtes Aguiar Macêdo e as assistentes sociais Silvia Helena Gonzaga e Maria Fernanda D. A. P. Salgueiro, sobre Projetos de inserção de adolescentes no mercado de trabalho na cidade do Rio de Janeiro: diversidades e desafios; Jorge Barros (Childhope Foundation) sobre Trabalho adolescente: caminho para a cidadania ou para a exploração?; Marcelo José Moreira (ONG Campo) sobre Exploração do trabalho infanto- juvenil na Zona Oeste do Rio de Janeiro; Trabalho infantil na Zona Rural, com a profa. Sebastiana Rodrigues de Brito (PUC-Rio) e a assistente social Stella Senes; Criança no campo: educação, direito e trabalho, pelo prof. José Roberto Novaes (UFRJ); Pesquisas de meninas em situação de rua no Rio de Janeiro, com a assistente social Maria Raquel P. Borges; Pesquisa sobre trabalho infantil do IBGE, com as pesquisadoras Ana Lúcia Sabóia e Silvia Bregman, ambas do IBGE.
a - V Semana de Consciência Negra: Mercado de Trabalho e Relações Raciais
Organizada pelo grupo de Consciência Negra da PUC-Rio.
Programação: feira afro-cultural, com o grupo Criola, na Vila dos Diretórios e exposições de peças artísticas nos pilotis da Ala Kennedy; debates: O mito da democracia racial em questão, pelo advogado Elias José; Estética negra e mercado de trabalho, pela profa. Jurema Nunes; Racismo e exclusão racial no mercado de trabalho, pelo advogado Walmir dos Santos; Dados das desigualdades raciais no trabalho, pelo prof. Antônio Luiz Santos; espetáculo de música, dança e poesia no Ginásio; curso com o tema África: um continente em busca de sua identidade”, pelo prof. Antônio Luiz dos Santos; show da banda Afro da Pedreira, na Concha Acústica; apresentação de Um grito de poesia, nos pilotis da Ala Kennedy; debates: Mulher negra e mercado de trabalho, pela vereadora Jurema Batista; Educação e mercado de trabalho, pela pedagoga Hildézia Medeiros; Sindicalismo - mercado de trabalho, por Carlos Alberto (CUT); Políticas de ação afirmativa no mercado de trabalho, pela historiadora Vânia Santana; apresentação de Maculelê e Jongo, na Concha Acústica.
a - Encontro de Geografia da PUC-Rio
Realizado no Auditório Padre José de Anchieta. Palestras: Perspectivas da reforma agrária no Brasil atual, com o prof. Paulo Roberto Alentejano (UFFRJ); No caminho das pedras: itinerários na formação da mobilidade garimpeira, com o prof. Hélion Póvoa Neto (UERJ); A geografia na LDB e nos parâmetros curriculares nacionais, com o prof. Diamantino Pereira (PUC-SP); Comportamento hidrológico e erosivo de bacia montanhosa sob o uso agrícola: Boa Vista, Nova Friburgo, por Marcelo Mota de Freitas (UFRJ); Política energética do Brasil de hoje, Moacyr Duarte de Souza Junior (COPPE/UFRJ); Cem anos de favela, com o prof. Maurício de Almeida Abreu (UFRJ).
- O Questionamento da Modernidade por Bruno Latour
Seminário de Estudos - Teorias Sociais e Contemporâneas. Palestrantes: prof. Marcelo Burgos (SOC) e prof. Sérgio Carrara (UERJ).
- Criação do Laboratório de Geociência Computacional
Um convênio entre a PUC-Rio e a Fairfield Industries, de Houston, viabilizou a implementação do Laboratório, que teria a missão de aprimorar a capacitação tecnológica da indústria de óleo e gás, através da formação de recursos humanos e do provimento de soluções avançadas na área de Geociência Computacional. O Laboratório ficou associado ao Departamento de Engenharia Civil.
1998, Outubro
a - Ciclo de palestras Interfaces
Realizadas no auditório do RDC por iniciativa da Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais (CACC), DCE e CAs de Psicologia e Letras.
Palestras: O Sujeito e as Novas Emoções, com o prof. Jurandir Freire Costa; Teoria da Literatura, com a profa. Heidrun Krieger Olinto; Estética, com a professora Cláudia Maria de Castro; Estética da Recepção, com a profa. Eliana Yunes; Filosofia da Linguagem, com o prof. Danilo Marcondes; Análise do Discurso, pelas professoras Liliana Cabral Bastos, Maria do Carmo Leite de Oliveira e Maria Anita Carneiro Ribeiro; Literatura e Psicanálise: uma via de mão dupla, com a profa. Vera Souza Lima e o prof. Wilson Lira Chebabi; Cervantes, Dom Quixote e a Psicanálise, pelo prof. José Otávio Naves; Literatura e Imagem, com o prof. Karl Erik Schollhammer; Hermes e as Grandes Transições, com a profa. Miriam Sutter e o prof. Walter Boechat.
a - Semana IAG
Como parte das comemorações dos 40 anos do Instituto, no auditório do RDC. Palestras com: Antônio Luiz Seabra, Presidente da Natura; Carlos Augusto Coelho Salles, presidente da Xerox; Marluce Dias da Silva, Superintendente Executiva da Rede Globo; Maria Sylvia Bastos Marques, Diretora Superintendente do Centro Corporativo da Companhia Siderúrgica Nacional.
- Inauguração das instalações do conjunto de laboratórios Prof. Manoel Wambier
A profa. Lenira Alcure, na inauguração dos estúdios/laboratórios, disse: "Manoel Wambier, professor, jornalista, radialista, nosso camarada de tantas horas, eterno menino do Rio, com seu jeitinho malandro e doce de quem nunca abandonou a infância, dá sentido à inauguração dos nossos estúdios de rádio e TV, pois foi ele o seu primeiro idealizador."
Os novos estúdios, batizados com o nome de Manoel Wambier, são resultantes de suas constantes batalhas pela implementação de ambientes que dessem aos alunos uma aproximação prática com o rádio e a televisão.
a - Seminário Heróis dos Nossos Tempos
Os professores Everardo Rocha, Angelucia Habert e Miguel Serpa Pereira falaram respectivamente sobre "Scarlett O'Hara: a princesa e a empresária", “Woody Allen; a consistência possível" e "Charles Chaplin, o herói vagabundo”; os professores Alfredo Grieco, Rosângela Ainbinder e Adriana Benedikt falaram sobre ”No caso, uma heroina: Marie Louise Elizabeth Vígée-Lebrun”, “A condição trágica do herói no enredo das Bacantes, de Eurípedes” e “Orfeu e o resgate da dimensão criativa da vida e da arte”; “O Flâneur, um herói urbano moderno, e seus herdeiros”, pelo prof. Renato Gomes, "Aprendendo a Sonhar”, pela profa. Cássia Chaffin e "Henfil, o mais carioca dos heróis mineiros", pela profa. Maria Inés Gurjão; os professores Leonel Aguiar, Ana Claudia Viegas e Vera Lúcia Follain de Figueiredo falaram sobre “Páginas da Revolução: um jornalista como herói menor", “De chapéus, véus & fitas: Uma leitura do romance Madame Bovary” e “Gregor Sansa: o heroísmo da sobrevivência no cotidiano medíocre".
a - Simpósio sobre materiais e tecnologias não convencionais
Organizado pelo Departamento de Engenharia Civil e a Associação Brasileira de Ciências em Materiais e Tecnologias não Convencionais (ABMTENC).
Na abertura, o organizador do Simpósio, prof. Khosrow Ghavami, ministrou a palestra Aplicação de bambu e fibras naturais na construção civil. Programação: o professor Gernot Minke (Universidade de Kassel, Alemanha) apresentou a palestra Building with bamboo; prof. Wolfgang Willkomm (Universidade de Hamburgo, Alemanha) sobre o reaproveitamento de resíduos na construção civil; prof. Mattone (Universidade de Turim, Itália), palestra Building with Earth; prof. Helmut Ziehe (International Institute for Bau-Biology & Ecology, EUA), palestra Building for life.
1998, Setembro
a - Declaração dos Direitos Humanos - 50 anos
Em comemoração aos 50 anos da Declaração dos Universal Direitos Humanos, a PUC-Rio e a ONU realizaram uma série de debates no Auditório do RDC.
Programação: Contexto e Atualidade da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com o Reitor pe. Jesús Hortal Sànchez S.J., Aurélio Ruiz Minagorre (Nações Unidas), Dalmo de Abreu Dallari (USP), Antônio Augusto Cançado Trindade (Corte Internacional de Direitos Humanos), Walter Cavalcanti (DCE/PUC-Rio) e o prof. Eduardo Raposo (SOC); mesa-redonda Direitos Humanos, Exclusão Social e Democracia, com a profa. Alba Zaluar (UERJ), o prof. Eduardo Raposo (SOC), o prof. Marcelo Paixão (FASE) e a profa. Sonia Giacomini (SOC); mesa-redonda Direitos Humanos, Justiça e Segurança Pública, com o Ministro Evandro Lins e Silva (ABL), José Grégori (Secretário Nacional de Direitos Humanos), o prof. Francisco Mauro Dias (JUR) e o prof. Adair Rocha (COM); mesa-redonda Direitos Humanos, Terra e Trabalho, com Miguel Pressburger (AJUP/RJ), o pe. Ricardo Rezende Figueira (UFFRJ), o prof. João Ricardo Domelles (JUR) e a profa. Sônia Camargo (SOC); mesa-redonda Direitos Humanos, Desenvolvimento e Meio- Ambiente, com o deputado estadual Carlos Minc (PT/RJ), o deputado federal Fernando Gabeira (PV/RJ), o prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. (GEO) e Antônio Pedro Ramos (DCE/PUC-Rio); Direitos Humanos, Desenvolvimento e Cultura, com Joaquim Falcão (Fundação Roberto Marinho), o dramaturgo Alcione Araújo, o prof. José Maria Gomes (SOC) e a profa. Santuza Cambraia Neves (SOC).
a - Semana da Psicologia Aplicada
Realizada no Auditório Padre José Anchieta.
Programação: Psicologia no âmbito do direito de família, por Leila Torraca de Brito; Psicanálise clínica institucional, por Luciano Elia; Psicanálise e criminologia - em direção a um novo caminho, por Lia Amorim; Preparação psicológica para atletas de alto nível, por João Alberto Barreto; A atuação do psicólogo no hospital, por Maria Alice Lustosa; Psicossomática, por Ora Meisel; A psicologia escolar nos novos tempos educativos, por Maria Helena Novaes e Leila Duprat; A formação do psicólogo na formação do psicanalista, por Alexandre Belfort, Léa Távora Ochs e Yolande Mayer Lisbona; Motivação no contexto organizacional, por Regina Lúcia Sardinha; Psicologia e recursos humanos - onde está o futuro?, por Cândida Góes.
a - Desorption'98, Congresso Internacional de Física
De dois em dois anos, o congresso é realizado para que as contribuições na pesquisa do assunto sejam apresentadas. Os cursos foram realizados na PUC-Rio, entre eles o oferecido pelo radioquímico Ronald Macfarlane, professor da Texas A&M University, que relatou a evolução da espectrometria de massa de grandes moléculas. Macfarlane foi o inventor da PDMS (Plasma Desorption Mass Spectrometry). Também estiveram no Congresso o físico nuclear Aldo Craievich (USP), que foi diretor científico do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas, e os alemães Michael Karas e Franz Hillenkamp.
a - Semana de História
Com o tema História e Imagem, realizada no Auditório Padre José de Anchieta.
Programação: mesa Imagem e Ensino da História, com Ana Maria Mauad, Katia Maciel, Joaquim Marçal S. de Almeida e Selma Rinaldi de Mattos; mesa Iconografia e Pesquisa Histórica, com Carmem Lucia Azevedo, Isabel Lustosa, Maria Teresa Bandeira de Mello; mesa Histórias que o Cinema Conta, com Silvio Tendler, Zelito Viana, Miguel Pereira e Margarida de Souza Neves.
a - II Semana de Arte Brasileira
Organizada pelos alunos do Departamento de Artes, a Semana se propôs a mostrar as origens, as influências e as leituras da cultura brasileira. Houve exposição de pinturas e de literatura de cordel nos pilotis.
Programação: na Concha Acústica, oficina O espaço poético, com Sheila Dain e Mario Fraga; na Praça da Alegria, Projeto Cordel, com João Batista; no campo de futebol, oficina O corpo é um instrumento, com Geórgia Victor; na Concha Acústica, Oficina Musical de Choro, com Luiz Alberto Palumbo e Raphael Berendt, e conversa sobre Mamulengo-PE com Adriana Schneider; no auditório do RDC, palestra A arte brasileira, com Ferreira Gullar; na Praça da Alegria, roda de poesia, com o grupo Boato; na Concha Acústica, Apresentação Armorial do grupo Gesta e Homenagem a Candeia, samba com Tereza Cristina e seu Regional; na Vila dos Diretórios, brincando Cacuriá; no CUF, na Vila dos Diretórios, TakingAim, vídeo de Mônica Frota sobre os índios caiapós; no campo de futebol, oficina Tambor e sua história, com mestre Darci da Serrinha e mestre Caboclinho; auditório do RDC, conversa com a atriz Alzira Alves, do filme Limite, e mesa Cinema brasileiro, com Marco Altberg, Sandra Werneck, Sérgio Santeiro, Othon Bastos, Júlio Bressane e Daniel Dantas; no campo de futebol, oficina O corpo é um instrumento, com Geórgia Victor; na Vila dos Diretórios, Roda de Choro; na Praça da Alegria, programação para crianças: oficinas, Bio Chip, com Adriana Simões e Maria Mazzillo, Objetos Voadores, com João Bina e Marcelo Ribas, e, nos pilotis, capoeira, com Bruno dos Passos, e grupo Biombo de contadores de histórias; nos pilotis, Conversa e roda de capoeira com os mestres Gil Velho, Nestor, Muca, Garrincha, Chaminé, Angolinha e outros; na Praça da Alegria, programação para crianças: Barro, com Luciana Carvalho e Clarisse Rivera e Experimentação Musical, com Victor Fortuna; na Vila dos Diretórios, Feijoada Saideira e Roda de Samba, com a Troça e convidados.
1998, Agosto
a - Seminário de Direito Constitucional
Realizado no auditório do RDC. Programação: Constituição e Modernidade, por Antonio Maia, José Ribas Vieira e Paulo Bonavides; As Constituições Sociais e a Dignidade da Pessoa Humana como Princípio Fundamental, por Antonio Carlos Flores, Carlos Roberto de Siqueira Castro, Lenio Luiz Streck e Salete Maccalóz; Interpretação Constitucional, por Gisele Cittadino, Luís Roberto Barroso, Margarida Lacombe Camargo e Vicente Barreto; Controle da Constitucionalidade das Leis, por Carlos Alberto Direito, Aristides Junqueira e Gilmar Ferreira Mendes; Direito Civil Constitucional, por Luís Édson Fachin, Maria Celina Bodin e Ricardo Lyra; A Ordem Econômica e Tributária na Constituição, por Eros Roberto Grau, Luís Emydgio e Ricardo Lobo Torres; Os Writs Constitucionais”, com Ana Lúcia Lyra Tavares, Firly Nascimento, Regina Quaresma e Sérgio Bermudes; Processo Legislativo, por Adriano Pilatti, Dalmo de Abreu Dallari e José Alfredo de Oliveira Baracho; Administração Pública, por Francisco Mauro Dias, Regina Soares e Rodrigo Lopes Lourenço; O Poder Judiciário na Constituição, por Joaquim de Arruda Falcão, José Eduardo Faria e Luís Jorge Wemeck Viana.
a - II Mostra PUC
Dedicada à integração entre o mercado de trabalho e os universitários, a edição deste ano teve como tema Trabalho e Sociedade. O evento reuniu 45 empresas que mostraram suas novidades e receberam inscrições para estágios em diversas áreas. Ocorreram workshops, palestras e seminários. A Rede Globo participou de quatro workshops, no Auditório Padre José de Anchieta: A Arte da Locução Esportiva, com Luís Fernando Lima; Computação Gráfica, com Alexandre Arrabal; Oficinas de Formação, com Alice Maria; e HDTV/Transmissão Digital, com Liliana Nakonechnyj. Houve também apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros, da Cia de Dança Vacilou Dançou, dos corais da PUC e da Comlurb, da Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro e da Rio Jazz Orchestra.
a - Seminário Internacional do Mercosul
Realizado durante a II Mostra PUC-Rio. Estiveram presentes representantes do Foro Construtivo Econômico e Social do Mercosul, das Câmaras do Comércio e as Federações Industriais dos países membros, como a Associação do Comércio Uruguaio, Associação Comercial do Paraguai, Sociedade de Fomento Fabril do Chile e a Federação das Indústrias Argentinas.
- Assinatura do contrato de transferência de tecnologia entre a PUC e o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes)
O Pig (Pipeline Inspection Gauge) foi a principal atração durante a cerimônia de assinatura do contrato de transferência de tecnologia entre a PUC e o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes). Orçada em R$ 30 mil, a ferramenta, desenvolvida pela empresa PipeWay da Incubadora Gênesis e primeiro lugar no concurso para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT), tem como função inspecionar dutos.
Dotado de sensores magnéticos e de ultrassom, o Pig verifica a geometria do duto através da medição de sinais captados ao longo da inspeção. A ferramenta é capaz de detectar com precisão se há amassamentos, mudanças de diâmetros, corrosões e problemas nas soldas.
O contrato firmado entre a PUC e o Cenpes marcou, segundo o professor Jean Pierre Von der Weid (Cetuc), o fechamento de um ciclo, iniciado há dez anos. Essa parceria tecnológica de sucesso começou a partir de uma encomenda do Cenpes ao CETUC para que este desenvolvesse um equipamento ótico submarino resistente a vibrações, qualificado como instrumentação embarcada para águas profundas e oleodutos.
1998, Julho
- Inauguração do novo Laboratório de Semicondutores (LabSem)
- O professor José Roberto Boisson de Marca foi eleito Presidente do IEEE
O professor do Cetuc, José Roberto Boisson de Marca, foi eleito Presidente do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) e da Communications Society (ComSoc), a mais importante sociedade mundial de pesquisadores e engenheiros na área de telecomunicações. Nos 50 anos de existência do ComSoc, esta foi a segunda vez que uma pessoa de fora da América do Norte foi eleita para a Presidência.
1998, Junho
a - III Semana de Fé e Cultura
Organizada pelo Centro Loyola de Fé e Cultura, com o tema Resgate das Dívidas Sociais em Favor da Justiça.
Programação: conferência Resgate das dívidas sociais: caminho para superação das desigualdades”, com o prof. Luís Alberto Gomes de Souza (Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais); seminário Educação no contexto do resgate das dívidas sociais, com a profa. Sônia Kramer (EDU); Impacto social do binômio saúde-doença no povo brasileiro, com Carlos Augusto Dias de Almeida (Pastoral da Saúde); Formação acadêmica das religiosas: um aspecto de resgate, com a profa. Maria da Conceição Corrêa Pinto; Afrodescendentes, educação e fé, com frei David Raimundo dos Santos, OFM; Novas tecnologias e democratização da informação, com o prof. Miguel Pereira (COM); conferência Resgate das dívidas sociais numa economia de mercado, com o Vice-Reitor Acadêmico prof. Paulo Fernando Carneiro de Andrade (TEO); seminário Rumo a um novo modelo de empresário, com o prof. José Alberto S. Aranha (Instituto Gênesis); Neqro, dignidade e cidadania no contexto da globalização, com José Geraldo Rocha (Centro de Estudos, Cultura e Teologia Negra na Baixada Fluminense); Inculturação e diálogo religioso no contexto indígena, com a irmã Rosirene Nascimento (CIMI); Resgate das dívidas com a mulher. Que dívidas?, com a profa. Tereza Cavalcanti (TEO); Violência e leis na sociedade do antigo Israel, com o prof. Emanuel Bouzon (TEO); Resgate das dívidas sociais na política hoje, com Adilson Pires; Resgate das dívidas segundo o Novo Testamento, com o pastor Oséias Caldas Mouro; conferência Resgate das dívidas sociais: construção do reino de Deus, com o prof. Pe. Inácio Neutzling (Centro de Pesquisa e Apoio ao Trabalhador).
a - Primeira Semana de Engenharia Ambiental
Realizada no Auditório Padre José Anchieta. Foram apresentados temas de interesse para a Engenharia Ambiental e estudos sobre o meio ambiente, além de informações sobre o mercado de trabalho. Apresentações: o engenheiro Carlos Minc, deputado estadual, falou sobre Meio Ambiente, Tecnologia e Cidadania, Normas e Procedimentos Obrigatórios no Estado do Rio, O Papel do Engenheiro na Proteção Ambiental e Perspectivas de Mercado; mesa-redonda O papel do Estado no controle ambiental; o engenheiro Gandhi Giordano (UERJ) tratou da Engenharia Ambiental, Processos de controle de poluição, Principais Áreas Industriais e O Mercado de Trabalho; mesa- redonda A poluição industrial no Estado do Rio de Janeiro; o engenheiro Alexandre Gurgel discutiu a Gestão do Desempenho Ambiental na Indústria; mesa-redonda Mercado de Trabalho e a Engenharia Ambiental; os engenheiros Luiz Gonzaga e Paulo Graça Couto falaram sobre as novas tecnologias no tratamento de efluentes e a legislação ambiental na Engenharia; mesa-redonda sobre a coleta de lixo seletiva na PUC-Rio.
1998, Maio
a - Ciclo de Palestras Junguiano
Promovida pelo Centro Acadêmico de Psicologia no auditório do RDC. Programação: Sobre a história e os fundamentos da psicologia analítica, pelo médico Fernando Cavalheiro (Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica); O uso do barro em psicoterapia: a relação de OBJEU, por Álvaro Golvêa (psicológo junguiano); A alquimia e sua analogia com o processo terapêutico na Psicologia Analítica, por Glória Lotfi (Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica); Casa das Palmeiras: uma instituição junguiana pioneira, por Franklin Chang (Casa das Palmeiras); Um mergulho no mundo das imagens, por Maddi Damião (Casa das Palmeiras); Jung e a ciência: o macro e o micro na Psicologia Analítica, por Elizabeth Cotta (FAMATH); Psicologia arquetípica: uma questão de estilo”, por Marcos Vinícius Quintaes (psicólogo junguiano); Rasurando Jung via James Hillamn e Fernando Pessoa, por Carlos Bernardi (psicólogo junguiano); Psicomitologia: o mito de Atalante, a fugidia, por Walter Boechat (Associação Junguiana do Brasil).