1961, Outubro
- Instalação do NESA - Núcleo de Economia e de Sociologia Aplicada
Ligado ao Instituto de Estudos Políticos e Sociais. Posteriormente denominado Departamento de Pesquisas Sociais.
1961, Setembro
- Criação do Banco de Educação da Escola Politécnica
A Escola Politécnica inaugurou o Banco de Educação, para atender aos candidatos impossibilitados de financiarem seus estudos. Havia concessão de empréstimos e bolsas e apoio para a aquisição de livros e material didático.
Apoiavam financeiramente o BAnco indústrias, bancos e o comércio. Os empréstimos começariam a ser pagos após o término do curso.
1961, Maio
- Inaugurado o Departamento de Assistência Penitenciária
Por iniciativa do Centro Acadêmico Eduardo Lustosa da Faculdade de Direito, para atender os sentenciados, suas famílias e egressos.
1961, Março
- Início dos cursos de Opinião Pública e Relações Públicas
Primeiro curso da área em nível de extensão universitária no Brasil. Seria uma etapa para a criação de um "Instituto dos Processos de Comunicação Social", abrangendo, além dos dois cursos já existentes os referentes a Rádio, TV e Cinema, Publicidade e Artes Gráficas.
1961, Janeiro
- Início do funcionamento do Instituto de Física
Neste ano, o Instituto iniciou seu funcionamento formal como instituto dentro do conjunto de escolas e departamentos da Universidade, dirigido pelo Pe. Francisco Xavier Röser S.J.. Os laboratórios já ocuparam as novas instalações no prédio ainda em construção, parte do Edifício Cardeal Leme. Neste ano, o Instituto participou de diversos projetos: avaliação da contaminação radioativa do solo e do ar por encargo da Comissão Científica da ONU; participou das atividades do Ano Geofísico Internacional, com medições das condições elétricas da atmosfera; colaborou nas investigações radio-biológicas do Projeto Guarapari, patrocinado pela Organização Mundial de Saúde; conseguiu uma doação da Fundação Ford para a instalação de um acelerador linear do tipo Van de Graaaff e de um espectrômetro de radiofrequência; entre outros.