Inaugurada em maio de 2025, a Casa Comum - Estação de Ecologia Integral é um símbolo do compromisso da PUC-Rio com a ecologia integral e a celebração dos 10 anos da Encíclica Laudato si'. 

Na carta Sobre o cuidado da Casa Comum, o Papa Francisco nomeia o planeta Terra como Casa Comum, apela para a busca de um desenvolvimento sustentável que compreenda o meio-ambiente como parte integrante da sociedade e defende a promoção de uma ecologia integral que inclua as dimensões humanas e sociais.

A Casa Comum é a sede da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. A Sustainable Development Solutions Network (SDSN) foi lançada em 2012 pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, para mobilizar conhecimentos técnicos e científicos da academia, da sociedade civil e do setor privado para o desenvolvimento sustentável. A Casa Comum é responsável por uma série de iniciativas extensionistas de formação integral em defesa da justiça ambiental. 

Na frente da Casa Comum está localizado o Jardim Francisco que celebra os quatro sonhos do Papa Francisco: ecológico, social, cultural e comunitário. Cada árvore plantada – Sapucaia, Favela, Cambucá, Cedro – simboliza a razão e a importância dos sonhos e da memória do Papa.

A estrutura da Casa Comum foi originalmente construída em 2012 para servir de instalação para a Estação de Educação Ambiental da PUC-Rio. O espaço, gerido pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), destinava-se à comunicação, educação e divulgação científica. A casa foi concebida e decorada com equipamentos, materiais e produtos ecoeficientes certificados. A construção utilizou madeira certificada apreendida em desmatamentos ilegais pelo IBAMA. 

 

VEJA AQUI a lista com todos os pontos de interesse internos ao campus Gávea e externos, nos bairros do entorno.