A Fundação Padre Leonel Franca (FPLF) foi criada em 1983 para contribuir com o dinamismo dos projetos científicos, tecnológicos e socioculturais da PUC-Rio e leva o nome do fundador dessa Universidade, o pe. Leonel Edgard da Silveira Franca S.J. (1893-1948), um jesuíta que soube agregar em torno ao projeto de universidade que idealizou, nos anos 1940, um grupo significativo de cientistas e pensadores que, com ele, deram início ao que hoje é a PUC-Rio.

A Fundação é uma instituição autônoma, sem fins lucrativos, vinculada à Universidade, que amplifica o impacto positivo da academia na sociedade e vice-versa. Ela articula projetos e coordena a gestão de contratos de relevante retorno técnico, científico e sociocultural. Na realização de suas atividades, está habilitada a relacionar-se com outras instituições semelhantes de natureza pública e provada, sendo credenciada junto a diversos órgãos de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Está fisicamente localizada no Edifício Padre Leonel Franca. O edifício inaugurado em 1973 foi feito para residência dos padres jesuítas e de professores visitantes. No ano 2000, os andares que serviam de moradia passaram a abrigar a FPLF e foi batizado com o nome do Padre Leonel Franca S.J. O prédio foi reformado e passou a abrigar alguns departamentos e outros setores da PUC-Rio, além de um dos restaurantes do campus.

À figura de sacerdote, educador, gestor e grande intelectual que foi o Padre Franca soma-se a marca do fundador empreendedor com grande aptidão para planejamento e para articulação política, registrada por meio de documentos administrativos minuciosos de próprio punho e de uma extensa rede de correspondência em favor dos assuntos relacionados à estruturação da nova instituição, atuação incessante até sua morte, em 1948.

Em 1942, o Pe. Franca foi homenageado com um medalhão em bronze instalado na primeira sede da PUC-Rio, em Botafogo, no Colégio Santo Inácio. Em 1973, no 25º aniversário da morte do Pe. Franca, o medalhão foi transferido para o campus da Gávea, espaço que concretizou o seu sonho de construção de uma sede definitiva para a Universidade Católica. Em 2023, o medalhão foi novamente transferido, agora para a entrada do prédio que leva seu nome. 

Ao longo de quatro décadas, a Fundação Padre Leonel Franca atuou na gestão de mais de 3.000 projetos de elevada importância acadêmica e sociocultural. Acumula uma longa tradição e experiência na execução de tarefas que exijam excelência científica e tecnológica. 

 

VEJA AQUI a lista com todos os pontos de interesse internos ao campus Gávea e externos, nos bairros do entorno.