Em meio ao campus Gávea fica situada a Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Dedicada ao patrono da PUC-Rio, a Igreja foi consagrada em 1º de novembro de 2005 pelo então Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro e Grão-Chanceler da Universidade, Dom Eusébio Oscar Scheid.

Desde a inauguração do campus na Gávea, em 1955, a PUC-Rio sempre teve uma capela. A primeira capela foi construída no quinto andar do Edifício Cardeal Leme. Devido à falta de espaço físico para as salas de aula, a capela foi transferida para os pilotis do Leme em 1968. Nela, foram realizadas inúmeras missas e batizados.

A construção de uma igreja ampla e moderna no campus foi financiada exclusivamente por doações de fiéis por meio de campanha de arrecadação de fundos idealizada e coordenada pelo então Vice-Reitor pe. Pedro Guimarães Ferreira S.J. Para o acompanhamento da construção, foi instituída uma comissão que propôs a realização de um concurso de anteprojetos. O projeto vencedor foi assinado pelos arquitetos Maria das Graças Ribeiro Cabral, Luiz Erasmo Lima Martins da Rocha e Fernando José Peres Boscan.

A pedra fundamental da nova igreja foi lançada nas comemorações dos 60 anos da PUC-Rio. Já no ano seguinte, em 2001, foi inaugurado um jardim de plantas bíblicas no lado esquerdo da entrada principal da Igreja, projeto idealizado pelo botânico padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., então Vice-Reitor da PUC-Rio.

No final de 2002, antes mesmo que os acabamentos estivessem concluídos, a comunidade deu início às atividades na nova igreja. Em maio de 2003, foi celebrada a primeira missa dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Em março de 2005, o Centro de Pastoral Anchieta ocupou o subsolo da Igreja que conta com um salão muitas vezes cedido para a realização de atividades acadêmicas. 

A luz natural que se filtra pelas seteiras da Igreja promove um ambiente acolhedor que permite contemplar o verde do bosque da PUC-Rio e os vitrais A Transfiguração e O Batismo de Jesus, produzidos a partir de trabalhos originais do pintor Candido Portinari. Sobre a parede da entrada principal está o mosaico do pórtico Jesus entre os doutores, executado a partir de outro desenho de Portinari. No altar da Igreja estão as estátuas do Sagrado Coração de Jesus, de Nossa Senhora e de Santo Inácio de Loyola, produzidas pela artista plástica Mazeredo, e na parede posterior as telas da Via Sacra do pintor Carlos Oswald.

Espaço de celebração e recolhimento, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus está aberta à comunidade acadêmica, aos moradores da Gávea e à cidade.

 

VEJA AQUI a lista com todos os pontos de interesse internos ao campus Gávea e externos, nos bairros do entorno.