A Praça Santos Dumont assumiu seu atual nome por decreto de 13 de agosto de 1932, menos de um mês após o falecimento do aviador. Ao longo do século XIX a localidade era conhecida como Largo das Três Vendas, em alusão às três mercearias que existiam ali, e servia como ponto final das linhas de bonde para a região. Na década de 1870 passou a se chamar Largo de Nossa Senhora da Conceição, em função da Igreja do mesmo nome ali localizada. Reurbanizada em julho de 1926 na gestão do prefeito Alaor Prata, foi renomeada como Praça Arthur Bernardes. 

Em 1983 foi inaugurado na praça o busto de Clementino Fraga, um professor catedrático de Clínica Médica na Faculdade Nacional de Medicina que liderou a campanha contra o surto de febre amarela no Rio de Janeiro no final da década de 1920.  De autoria do escultor Honório Peçanha, a obra foi uma homenagem ao médico pela passagem recente de seu centenário de nascimento.

A localização da praça, entre o Jockey Club e o pólo gastronômico da Gávea, lhe conferiu uma posição central no dia a dia do bairro ao longo do século XX. Ponto de encontro e local de trânsito obrigatório para os moradores do bairro, ela foi palco de eventos importantes da região como a passeata das “Diretas Já”, promovida em 1984 por estudantes da PUC-Rio. Revitalizada em 2013 pela prefeitura, ela atualmente recebe a Feira de Antiguidades aos domingos, bem como eventos ocasionais como o Choro na Rua e a Junta Local.

 

VEJA AQUI a lista com todos os pontos de interesse internos ao campus Gávea e externos, nos bairros do entorno.