Rotas da Gávea - Praça do Mangue (Parque Proletário)
Imagem
A Praça do Mangue sinaliza um antigo ambiente de manguezal e está situada onde existiu o Parque Proletário da Gávea. A mangueira que debruçava-se sobre o Rio Rainha é testemunho dessa história. 2025. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória
Imagem
O Parque Proletário da Gávea recém-inaugurado. c. 1941. Brasiliana Fotográfica. Biblioteca Nacional.
Imagem
O presidente Getúlio Vargas visita o Parque Proletário da Gávea. 1943. Fundo Agência Nacional. Arquivo Nacional.
Imagem
Distribuição de brinquedos no Parque Proletário da Gávea por Cecy Dodsworth, primeira-dama do Distrito Federal. 1942. Fotógrafo desconhecido. Fundo Agência Nacional. Arquivo Nacional.
Imagem
Vista aérea do Parque Proletário da Gávea, com o campus da PUC-Rio ao fundo.1974. Fotógrafo Luís Pinto. Acervo Agência O Globo.
Imagem
Moradores com seus móveis no dia da remoção definitiva do Parque Proletário da Gávea, tendo ao fundo o Edifício da Amizade. 1974. Fotógrafo Vidal. Acervo Agência O Globo.
Imagem
Remoção dos moradores para demolição do Parque Proletário da Gávea. Eles observam o Edifício Cardeal Leme. 1974. Fotógrafo Vidal. Acervo Agência O Globo.
Imagem
Vista do canteiro de obras da Estação Metrô Gávea, localizado onde havia o Parque Proletário da Gávea. 2025. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória da PUC-Rio.
Imagem
Remoção dos moradores do Parque Proletário representada no grafite do artista Bryan de Carvalho na Praça do Mangue. 2025. Fotógrafo: Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória da PUC-Rio.
Praça do Mangue - Marcelo Motta