Mensagens recebidas

:: Mensagens recebidas pelo Núcleo de Memória, especialmente de ex ou atuais alunos, professores e funcionários.

:: 13/01/2014 - Mensagem do Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J.:

"Prezada Profa. Margarida:
"Desejo a você também um abençoado e fecundo Ano de 2014. Li a notícia no site do Núcleo sobre D. Orani e gostei. Muito obrigado pela iniciativa."

:: 26/11/2013 - Mensagem do Prof. Danilo Marcondes, Assessor Especial da Reitoria:

"Cara Guida,
"Parabéns e muito obrigado por sua apresentação ontem em nosso seminário. Agradeça também à Silvia e ao Antonio. A apresentação foi excelente e inclusive deu o tom de toda a reunião, já que com frequência em nossas discussões nos referimos a ela. É preciso realmente uma pessoa com a sua sensibilidade e o seu conhecimento da universidade para isso!
"Nosso desafio agora é darmos continuidade ao que discutimos e acho que conseguiremos fazer isso transformando as reuniões mensais regulares de diretores em reuniões de trabalho a partir dos temas levantados ontem."

:: 26/11/2013 - Mensagem do Prof. Francisco de Guimaraens, Diretor do Departamento de Direito:

"Cara Guida, tudo bem? Escrevo pelo seguinte: adorei a apresentação que você fez ontem [25/11]. No próximo sábado, dia 30/11, teremos no Departamento de Direito um Seminário de Integração dos professores, que realizamos anualmente. Por isso, gostaria de saber se você toparia apresentar aquela breve, mas consistente e emocionante história da PUC para os professores do Departamento de Direito."

:: 22/11/2013 - Mensagens recebidas em relação a inauguração da mostra sobre os 50 anos da pós-graduação na PUC-Rio, realizada na Biblioteca Central da Universidade:

Mensagem do Prof. Sérgio Bruni, Vice-Reitor de Desenvolvimento:

“Farei tudo para estar com vocês. Hoje às 10h teremos uma longa reunião com a superintendência da ANP, para acertar a fase 2 do Prédio Pe. Laércio e os procedimentos de contratos dos projetos de petróleo da PUC-Rio. Espero que até às 14h esteja liberado, pois depois às 15h teremos a reunião de Reitoria.”

Resposta da Profa. Margarida de Souza Neves, Núcleo de Memória:

“Olá, Bruni, Quantas reuniões!!
Fico feliz por saber que a fase 2 do Prédio Pe. Laércio está encaminhada! Obrigada pela resposta e depois você me conta como conseguiu tempo e coração para mais um livro!”

Mensagem do Prof. Danilo Marcondes de Souza Filho, Assessor Especial da Reitoria:

“Infelizmente, estou em Brasília em reunião na Capes nesse momento, só volto para o seminário do dia 25/11. Tenho certeza que a exposição deve estar muito interessante e irei vê-la logo que puder.”

Resposta da Profa. Margarida de Souza Neves, Núcleo de Memória:

“O Prof. Bergmann nos disse que você estava em BSB. Vamos ficar felizes se você, quando puder, for dar uma olhada na pequena mostra dessa história, da qual você é parte muito importante.”

Mensagem da Profa. Sonia Giacomini, Departamento de Ciências Sociais:

“Não pude estar com vocês ontem na abertura da mostra, que já imagino esteja linda e é certamente um sucesso. Já estava comprometida com uma apresentação no Festival Literário da Diáspora Africana em São João do Meriti, daí não ter podido comparecer.
Receba um grande abraço carinhoso.”

Mensagem do Prof. Enio Frota da Silveira, Departamento de Física:

“Fico honrado com suas palavras! Mas, hoje, além da aula que tenho que dar, recebo um pesquisador francês e devo apresentá-lo no colóquio do Departamento. Infelizmente, não posso ir! Iniciei meu mestrado na PUC em 1967, então há quase 50 anos! Vocês poderiam me botar sentado lá como sobrevivente... Passo outra hora para dar um abraço com muito carinho a vocês todos. Obrigado pelo convite!”

Resposta da Profa. Margarida de Souza Neves, Núcleo de Memória:

“Vamos ficar lá os dois, sentadinhos... Acho que somos dos poucos que estamos na PUC-Rio há 50 anos. Passe na DBD quando puder, para dar uma olhada.  A mostra vai ficar lá. E não esqueça de assinar o livro de visitas: sua visita sim é uma honra.”

Mensagem da Professora Tania Dauster, Departamento de Educação:

“É uma honra ser membro honorário [do Núcleo de Memória] e um grande prazer. Tiramos fotos do evento e em particular do que tange a PPGE/PUC-RIO, nosso recorte. Ou seja, contexto geral e o foco no nosso campo. Apreciamos muito o trabalho do seu Núcleo e como sempre te parabenizo pela realização!”

Resposta da Professora Margarida de Souza Neves, Núcleo de Memória:

“Ficamos super felizes com a sua presença! Você é ‘membro honorário’ da nossa equipe!”

Mensagem da Professora Yvonne Maggie, UFRJ:

“Fiquei muito emocionada com a sua mensagem e com a coincidência. Que bom ter pessoas como você organizando um Núcleo de Memória com tanta sabedoria e delicadeza. Sei como é difícil preservar a memória e o trabalho que dá. Fico feliz de saber que o Núcleo de Memória irá dar o link do Sérgio [Costa Ribeiro]. Se puder, transmita aos reitores o meu abraço fraterno e o convite para a cerimônia de lançamento. Terei enorme prazer de recebê-los no IFCS. Fiquei comovida com a sincronia. Coincidência ou presente da vida?"

Resposta da Professora Margarida de Souza Neves, Núcleo de Memória:

“Estarei lá [no lançamento do site sobre Sérgio Costa Ribeiro, dia 25/11], com muita alegria e emoção.
Veja como são as coisas: na mesma segunda de manhã haverá uma reunião de avaliação e planejamento da PUC-Rio, que reunirá reitor, vice-reitores, decanos, diretores de departamento, coordenadores de graduação e de pós-graduação de centros e de departamentos e o Núcleo de Memória foi convidado para fazer uma apresentação.  Em um dos slides, que tenta mostrar os laços de continuidade entre o passado e o presente da PUC-Rio, pusemos uma foto de seu pai (que ajudou muito a montagem do Instituto de Física, que chamava-se Instituto de Física Joaquim Costa Ribeiro e em 1968 deu origem ao Departamento de Física) com a sobreposição de fotografias do Sérgio e do Paulo, herança preciosa que ele deixou para a PUC-Rio."

[...] "Será uma honra para nós termos o link para o site do Sérgio no site do Núcleo de Memória, como é uma honra termos o Sérgio e tantas gerações da família Costa Ribeiro na história e na memória da PUC-Rio.
Um beijo grande e parabéns pela iniciativa!”

Resposta da Professora Margarida de Souza Neves, Núcleo de Memória:

Mensagem da Professora Sonia Kramer, Departamento de Educação:

“Muito obrigada e parabéns. Eu já tinha avisado a Dolores que dou aula na pós das 13 às 16h. Mas irei depois com certeza.”

Mensagem da Professora Eunícia Barros Barcelos Fernandes, Departamento de História:

“Gostaria muito de prestigiar o Núcleo e, especialmente, a você. Mas ainda estou de licença, com a bota robocop aqui em Itaipava. Não tenho dúvida de que será uma exposição primorosa e espero que se mantenha até meu retorno, na segunda semana de dezembro.”

Resposta da Profa. Margarida de Souza Neves, Núcleo de Memória:

“Você deve estar linda com bota de Robocop!  Espero que esteja se recuperando e torço para que tenha muita paciência para a fisioterapia, que sempre é chatíssima, mas super necessária. Pode ficar tranquila, que a mostra (pequenininha) espera por você!”

Mensagem da Professora Ângela Maria de Randolpho Paiva, Departamento de Ciências Sociais:

“Querida Margarida,
Minha vida está uma loucura! Não vi este seu e-mail tão simpático! Mas na quinta passada estava às voltas com a seleção para nosso doutorado. Parabéns por mais uma realização maravilhosa. Amanhã mesmo passo lá para ver!”

Mensagem da Professora Maria Elisa Noronha de Sá Mäder, Departamento de História:

“Infelizmente não pude ir a abertura da exposição porque estava participando de mais um Congresso do Iberconceptos na Espanha e só voltei o domingo. Parabéns por mais este maravilhoso trabalho!”

Mensagem de Ivone de Figueiredo Santos, Secretária do Reitor:

“Margarida querida,
Como pode perceber, não foi possível chegar até aí, vou tentar ir quando a Reunião de Reitoria começar. Mas venho desde já parabenizá-la e a sua equipe pelo glorioso trabalho.”

Resposta da Profa. Margarida de Souza Neves, Núcleo de Memória:

“Querida,
Vá quando puder: a mostra vai ficar na entrada da DBD.  Acho que você vai gostar de ver uma foto da Eloisa Lopez Franco, que gostava muito de você.  Está no ppt que fica rodando na TV.”

Mensagem de Carla Leitão, Coordenação Central de Planejamento e Avaliação:

“Super-obrigada pela carinhosa lembrança! Certamente irei ver a exposição mas, na inauguração propriamente dita, não poderei ir. Tenho uma reunião exatamente nesse horário.”

Mensagem de Tomás Guisasola, Coordenação Central de Planejamento e Avaliação:   

“O convite pela listas@puc-rio não chegou; foi bom mandar este :-)
Quintas às 14h é o horário da nossa reunião semanal, mas vou ver se consigo passar lá um pouco antes ou logo depois da reunião.”

Mensagem do Prof. Luiz Fernando Gomes Soares, Departamento de Informática

"Estou fora do Brasil e, infelizmente, não pude estar presente. Volto na segunda e, certamente, visitarei a Mostra. Tomara possamos nos encontrar lá."

Mensagem da Sra. Dolores Rodriguez Perez, Diretora da DBD:

"Compartilho com [o] Núcleo de Memória a mensagem que recebi da outra filha do Prof. de La Penha, Alice, que mora na Flórida. Tenho certeza que ele, onde estiver, recebeu nossa homenagem.
"Agradeço mais uma vez a parceria com a DBD. Temos recebido muitos elogios ao evento."

Mensagem de Alice de La Penha, filha do Prof. Guilherme de La Penha, primeiro mestre formado pela PUC-Rio, em Engenharia Mecânica, em 1966:

"Agradeco pela tentativa de contato, infelizmente não recebi o email da Sra. Bibliotecária Margareth, razão esta de não ter respondido. Entretanto fico feliz em saber que tenha contactado minha irmã Carmen e pelo fato de que ela se encontre no Rio de Janeiro e possa participar do evento.
"Recebo seu email com muita alegria e emoção, tenho estado em contato com o Prof. Miguel Chaquiam que tem produzido um trabalho impecavel a respeito de meu pai e adoraria receber seu convite ou qualquer informação pertinente ao meu amado pai, mesmo sem poder atender pessoalmente uma vez que fixei residência na Flórida desde 2001.
"Repassei seu email para minhas irmãs mais novas, Tusha e Julia. Julia, eventualmente, se encontra no Rio de Janeiro [...].
"Criei uma pagina no Facebook em homenagem ao meu pai, onde eu, minha irma Carmen e o Prof. Chaquiam juntos contribuimos com o conteudo. Nesta pagina encontra-se algumas fotos e fatos, contribuição e produção intelectual de meu pai. Imagino que minha irmã tenha tido a oportunidade de providenciar a foto requisitada.
"Mais uma vez agradeço sinceramente, e peço desculpas pela falta de prática no portugues."

Mensagem original da Sra. Dolores à Sra. Carmen, filha do Prof. Guilherme de La Penha:

"Inicialmente apresento-me como Bibliotecária, que trabalhei na Biblioteca do Instituto de Matemática da UFRJ, de 1972 a 1976, na época que seu pai, saudoso Prof. de La Penha, foi meu diretor e fui por ele contratada, por projeto, para organizar aquela Biblioteca.  Trabalhei na UFRJ, até 1996, quando me aposentei, depois de ter organizado a Biblioteca Central do CCMN, para a qual fui indicada por seu pai ao Decano, na época, para chefiá-la. De 1990 a 1996, dirigi o Sistema de Bibliotecas da UFRJ. Desde 2000 trabalho na Biblioteca da PUC-Rio e desde 2003, como diretora da DBD.
"Meu contato, sob muita emoção, ao lembrar-me de seu pai, é para convidá-la à celebração dos 50 anos da Pós-Graduação na PUC-Rio e, não sei se tem conhecimento, a dissertação de seu pai foi a 1ª da Universidade, em 1966. Faremos uma mostra das dissertações e teses que foram marcos para nossos cursos. A Biblioteca e o Núcleo de Memória estão à frente dessa organização e gostaríamos de obter uma foto do Prof. de La Penha.  Seria possível?  Fiz contato com a Bibliotecária Margareth, do IM/UFRJ e ela não conseguiu no Instituto fotos.  Também enviou uma mensagem para sua irmã Alice e não obteve resposta.
"Teríamos imenso prazer em ilustrar nossa exposição com uma foto dele, além da dissertação, que será exposta.   Aproveito para solicitar-lhe que estenda o convite às suas irmãs."

Mensagem da Profa. Clarisse Sieckenius de Souza, Departamento de Informática:

"Hoje estive na Biblioteca com mais duas pessoas do meu grupo, visitando a exposição de 50 anos da PG. Foi muito gostoso lembrar e compartilhar desta bela história.
"Parabéns, e obrigada."

:: 18/09/2012 - Em nome da equipe do Núcleo de Memória, a Professora Margarida de Souza Neves enviou a seguinte mensagem:

"Caros colegas,
"O Núcleo de Memória quer unir-se à tristeza da família, dos amigos e de toda a PUC-Rio pela morte da professora Maria Helena Novaes, muito querida e admirada por toda a comunidade acadêmica.
"Para os que quiserem relembrar a professora Maria Helena, pusemos no site do Núcleo de Memória (veja aqui) links para uma entrevista feita à professora Maria Helena Novaes em 1997 e publicada pela revista Psicologia Escolar e Educacional. vol.1 no.2-3 Campinas 1997; um artigo em sua homenagem, de autoria da professora Maria Euchares Motta (PUC-Rio), publicado pela revista Psicologia Reflexão e Crítica. vol.12 nº1. Porto Alegre, 1999 e um artigo sobre a importância de sua atuação profissional para a área de psicologia escolar, de autoria da professora Eunice Maria Lima  Soriano de Alencar (UCB), publicado pela revista Psicologia Escolar e Educacional. vol.12 no.1 Campinas, June 2008, além de links para os perfis profissionais da professora Maria Helena Novaes  disponíveis na Internet.
"Queremos com isso reconhecer a importância que teve seu trabalho e, sobretudo, relembrá-la com carinho e gratidão."

:: 19/09/2012 - Profa. Eunícia Barros Fernandes, do Departamento de História da PUC-Rio:

"Bonita e interessante iniciativa. O Núcleo tem esse poder de fazer dialogar o passado e o presente!"

:: 18/09/2012 - Profa. Sueli Bulhões, do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio:

"Aproveito este momento de tristeza que o falecimento de nossa querida Maria Helena Novaes nos trouxe, para lhe parabenizar e agradecer (a você e toda equipe do Núcleo de Memória) pelo excelente trabalho que desenvolvem.
"Um grande abraço."

:: 18/09/2012 - Profa. Shirley Coutinho, da Agência PUC-Rio de Inovação:

"Muito obrigada por nos proporcionar rever, de forma fácil e organizada, parte das contribuições importantes da querida professora Maria Helena Novaes que eu conhecia pelos livros e artigos e tive o privilégio de conhecê-la pessoalmente aqui na PUC-Rio.
"Um abraço."

:: 18/09/2012 - Prof. Fernando Cosme Rizzo Assunção, do Departamento de Engenharia de Materiais da PUC-Rio:

"Uma vez mais me surpreendi admirando o sentimento pleno de realização  profissional que o Núcleo de Memória tem nos proporcionado, oferecendo informação relevante, preenchendo vazios e adicionando sentido à experiência pessoal e coletiva que resulta de nossa convivência universitária.
"Obrigado a todos vocês pela contribuição para nossa comunidade e para a história da PUC-Rio.
"Um grande e saudoso abraço."

:: 23/08/2012 - Profa. Yvonne Maggie, do Departamento de Antropologia da UFRJ

"Querida Margarida,
"Estou finalmente escrevendo para agradecer muito os artigos do Sergio que você conseguiu pra mim. Muito obrigada. A página que eu estou fazendo é sobre o Sergio na suas pesquisas sobre educação, mas vou incluir esses artigos porque são um tesouro, só para aqueles que entendem o que significam na vida dele.
"Um abraço e muito obrigada."

Resposta da Profa. Margarida:

"Yvonne, querida,
"Fico feliz por saber que você gostou de receber os artigos. Também acho que são um tesouro, na verdade uma pequena amostra de um tesouro muito maior que é ter a vida dele na história da PUC-Rio.
"Eu, pessoalmente, guardo no coração a lembrança de muitas conversas ótimas com ele. Como a gente faz para entrar na página? Já está disponível?
"Um abraço grande, Margarida."

:: 20/08/2012 - Profa. Carolina de Campos Melo, do Departamento de Direito da PUC-Rio e Coordenadora Acadêmica do Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio, sobre a Conferência Internacional "Memória: América Latina em perspectiva internacional e comparada" e sobre a "61a Caravana da Anistia", realizados entre 14 e 17 de agosto de 2012 na PUC-Rio.

"Querida Margarida,

"Fiquei emocionada com suas palavras e, ao mesmo tempo, feliz por alguém já ter iniciado a digestão do que se passou na semana passada. Ainda não fui capaz.
"A intensidade e a grandeza do evento foram correspondentes a cada ator que se agregou no processo. E o Núcleo de Memória foi certamente o primeiro.
"Ao fim do doutorado tive a experiência marcante de ter participado de sua última turma. Mal sabia que eu aprenderia tanto quanto trabalhando a seu lado.
"Se tiverem alguma outra rodada de análise sobre o evento, eu me convido desde já.
"Um grande beijo, Carolina."

:: 03/02/2012 - Rodrigo Bruno de Sousa, de Belém/PA.

"No dia de hoje encontrei uma referência a um autor chamado Carlos Alberto Medina que veiculou um relatorio de pesquisa no ano de 1969, intitulado "Religião e favela". Quero, dentro da possibilidade que me enviem tal pedido para o endereço acima. Desde já agradeço."

Resposta do Núcleo de Memória:

"Prezado Rodrigo:
"Identificamos no catálogo da biblioteca da PUC-Rio o livro com a referência a seguir:
261.83 M491
Favela e religião : um estudo de caso (inserção e socialização de crianças e jovens nas atividades religiosas católicas) / Colab. de Licia Valladares
Medina, C. A. de(Carlos Alberto de).
Rio de Janeiro : CNBB, 1968.
283 p.
"Talvez você encontre esse livro na biblioteca da UFPA ou para compra em sites como o Estante Virtual."

:: 22/12/2011 - Profa. Denise Pini Rosalem da Fonseca, Departamento de Serviço Social da PUC-Rio:

"Querida Guida,
"Degustei cada folha da agenda deste ano. Como sempre, está um primor. Um prazer passar horas vendo-nos registrados com tanto respeito, bom gosto e bom senso.
"Parabéns, querida amiga.
"Adorei a brincadeira com a Lantana camara: promessa no começo, plenitude ao final. Só alguém com a sua sensibilidade e senso estético refinado para sugerir o apreço à vida neste diapasão. [...]
"Parabéns a toda a equipe. Minha gratidão especial a você. Muitos beijos e um Natal de paz e muitas alegrias."

:: 21/12/2011 - José Maurício Vieira, estudante de História da UnB:

"[...] estou fazendo uma pesquisa sobre a biografia da professora e escritora Balbina Ottoni Vieira. Tenho encontrado dificuldades em obter informações sobre a sua vida e obra, apesar de ser uma das autoras mais importantes do Serviço Social brasileiro. Como ela se formou na PUC/RJ (em 1945) e teria atuado profissionalmente junto a esta instituição durante as décadas de 70 e 80 (segundo informações constantes em seus livros), gostaria de saber se a PUC/RJ conta com registros, imagens e informações biográficas sobre a referida autora em seu Núcleo de Memória ou se poderia me fornecer indicações bibliográficas para subsidiar minha pesquisa."

Resposta do Núcleo de Memória:

"Ficamos muito felizes que você tenha chegado até nosso site. Você deve ter feito uma pesquisa em nossas páginas e não encontrado nenhuma referência direta a professora Balbina. Não temos efetivamente nenhum registro explícito em nosso acervo, mas, como dependemos, em muitos casos, de identificações feitas por outras pessoas, é possível que tenhamos cadastrada alguma imagem em que apareça a profa. Balbina, mas que o nome dela não conste da lista de pessoas identificadas.
"Se você entrar em nossa página principal e na página de abertura clicar em 'Pesquisa
no acervo de imagens do Núcleo de Memória', será mostrada uma página com opções de busca. No campo 'Palavras-chave' você pode colocar 'serviço social' e clicar em 'Pesquisar', e será mostrada uma lista de documentos relacionados ao curso de Serviço Social da PUC-Rio. Nessa lista há algumas fotos, de diversas épocas, nas quais talvez você consiga identificar a profa.Balbina. Se conseguir, por favor, nos informe em qual imagem, e qualquer outra informação que tiver. E esperamos que você nos envie uma cópia digital de seu trabalho, quando estiver pronto.
"Na biblioteca da PUC-Rio, a qual você pode acessar o catálogo pelo site www.puc-rio.br, deve haver alguns trabalhos produzidos aqui mesmo e que tratem da história do curso na PUC-Rio e no Brasil, como por exemplo a referência abaixo:
"REIS, Tatiana Rangel; MACEDO, Myrtes de Aguiar. A construção histórica da identidade profissional do serviço social no Brasil : anos 40 e 50. 1998. 205 f. Dissertação (Mestrado)-Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Serviço Social, 1998
"Boa parte das teses e dissertações está disponível para download."

Resposta de José Maurício Vieira:

"Agradeço as informações e a bibliografia recomendada. Já estou seguindo as suas orientações de pesquisa.
"Tão logo eu consiga mais dados (principalmente imagens) sobre a professora Balbina entrarei em contato com o senhor. E quando já tiver concluído o meu trabalho de pesquisa, terei prazer em enviar-lhes uma cópia.
"Gostaria, por último, de pedir que, caso o senhor venha a obter mais alguma informação sobre a carreira da professora Balbina na PUC/RJ, que me informe, por favor."

:: 09/11/2011 - Magna Silva Cruz, aluna do curso de História da Universidade Federal de Sergipe.

"[...] estou fazendo meu projeto de pesquisa onde vou abordar  sobre as casas com  características  neo-clássicas de Itabaianinha, dando enfoque  sobre a descaracterização do patrimônio histórico, já que todos os prédios estão dando lugar a casas comercias ou a prédios habitacionais.
"Onde a temática central do meu projeto será o apagar da memória. Mostrando a importância dos elementos arquitetônicos na construção e no desenvolvimento da sociedade. Gostaria de saber se você possuem ou tem como conseguir o email ou algum contato de Maria Lucila de Morais Santos, museóloga e professora de História da Arte da PUC no Rio de Janeiro, pois ela possui alguns dados importantes e que serão muito úteis em minha pesquisa."

Resposta do Núcleo de Memória:

"Prezada Magna:
"Procuramos saber no departamento de História, e a profa. Maria Lucila não consta como parte do quadro docente mesmo em anos anteriores. Segundo a secretária do Departamento, que está aqui há muitos anos, ela pode ter participado dos grupos de estudos no início da criação da especialização em História da Arte, mas não fez parte do quadro de professores. Com isso não temos o contato dela, e mesmo assim ele poderia estar desatualizado. Procurei no Currículo Lattes, e ela não o tem. Acredito então que ela esteja aposentada. No site da Unirio ela consta como aposentada em 1998. O ideal então seria procurar outro pesquisador que tenha trabalhado com ela no mesmo projeto, e que talvez tenha o seu contato."

:: 30/09/2011 - Mensagens trocadas com o Sr. Thomaz Albornoz Neves, ex-aluno de graduação em Direito e do mestrado em Literatura da PUC-Rio:

Mensagem do Núcleo de Memória:

"Prezado Sr. Thomaz:

[...] Totalmente por acaso, ao procurar imagens do livreiro Papaléguas, encontrei seu texto ´Éluard no Papaléguas, Gávea, 1982´. É um texto de memória muito interessante, e bem no sentido que utilizamos no Núcleo quando falamos de ´lugares de memória´.

"Caso não conheça, visite nosso site, www.puc-rio.br/nucleodememoria, na entrada ´Retalhos de Memória´, ´Lugares de Memória´, onde há textos produzidos por nossa equipe sobre alguns destes lugares na PUC-Rio. Gostaríamos de incluir seu texto entre eles, e por isso pedimos sua autorização. Ele ficará publicado no site do Núcleo, e caso queiramos fazer alguma outra utilização dele, entraremos em contato.

"[...] Além do site do Núcleo há o site comemorativo dos 70 anos da PUC-Rio (www.puc-rio.br/70anos).

"Se você tiver documentos, imagens ou outro material das suas memórias na PUC-Rio, temos interesse em receber cópias digitais dos mesmos."

Resposta do Sr. Thomaz:

"[...] é comovido que recebo teu e-mail. Comovido por mim mesmo, pela PUC, pelo querido e na memória perdido e agora reencontrado Papaléguas e pelo acaso, essa palavra que às vezes se confunde com destino. Fiz Direito de 82 a 86 e, depois, em 94 ou 95 cursei o Mestrado em Literatura sob a orientaçao da Heidrun. Podes usar meu texto, sim, e contar comigo para o que eu puder ajudar no que diga respeito à Univerdidade. O tempo passa e o amor cresce, mais ainda quando estamos longe, como é o meu caso.

"Receba um abraço do tamanho do campus, Thomaz

"p.s. Alguém sabe se o Papa está bem?"

Resposta do Núcleo de Memória:

"Prezado Thomaz, mais uma vez obrigado.

"Espero que goste das muitas imagens e histórias que encontrar no site do Núcleo. Sobre o Papaléguas, só encontrei uma notícia específica, no site www.micaretando.com.br/noticias2.php?mzn_pg=6
´[...] Papa-Leguas, livreiro, expositor e homem negro que há mais de 20 anos atravessa o Brasil levando as publicações de autoras e autores negros [...].´

"Hoje você mora onde, qual sua atividade profissional, além da poesia?"

Resposta do Sr. Thomaz:

"[...] não há o que agradecer, eu sou quem está contente pelo contato. Resido na fronteira com o Uruguai onde nasci e trabalho no campo. Já andei visitando o site e vou passar a acompanhar com mais frequência as postagens. Mais agora com o teu contato. A vida no interior e a minha atividade permite que eu me desdobre em vários campos. Traduzo, edito, sou golfista profissional competindo no tour uruguaio e dirijo há já vários anos uma escola de golfe para menores carentes no Clube Campestre de Livramento, onde está o campo de golfe mais antigo do Brasil. No blog ou site, como quer que seja visto, posto mostras dos meus escritos e, eventualmente, viajo para fazer leituras dos meus poemas e participar de encontros literários. Muito eventualmente, para dizer a verdade, já que estou a 500 kms por terra das capitais mais próximas. Ou seja, depois de ter passado anos aí no Rio envolvido com o meio (colaborei como co-editor  na primeira leva da Poesia Sempre, com o Affonso na Biblioteca Nacional, por exemplo) optei por manter com a literatura o mesmo frescor do texto que leste, evitando fazer dela meu ganha pao. Sim, é isso, optei por um recolhimento aberto, acho que é um bom resumo do meu presente."

:: 28/09/2011 - Prof. Helio Hintze, Piracicaba, SP:

"Estou fazendo um trabalho de análise sobre um programa de Mestrado. Preciso organizar um texto sobre a origem dos programas de mestrado no Brasil, desde Newton Sucupira. Em seus arquivos, vocês tem mais informações sobre isso? Podem me enviar"

Resposta do Núcleo de Memória:

"Prezado Prof. Hélio,
"O Núcleo de Memória não tem uma produção específica sobre o assunto. Temos algumas referências, às quais provavelmente o senhor já deve ter chegado:

PALATNIK, Marcos, ARRUDA, Paulo, LETA, Jacqueline, LEITE, Fátima, DE MEIS, Leopoldo (orgs).  A Pós-Graduação no Brasil.  Rio de Janeiro:  Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998.
:: Este livro traz a íntegra de trabalhos apresentados no Simpósio A Pós-Graduação no Brasil, realizado na UFRJ de 20 a 21 de janeiro de 1997.  Nele está incluído um capítulo escrito em co-autoria pela Profª Margarida de Souza Neves (Departamento de História da PUC-Rio) e pelo Prof. Esper Cavalheiro (Neurologia Experimental – EPM/UNIFESP) intitulado “Entre a memória e o Projeto:  o momento atual da pós-graduação no Brasil”, p. 49 a 69. Este nós temos em versão digital no link abaixo:
www.ccpg.puc-rio.br/nucleodememoria/textosfinais/entreamemoriaeoprojeto.pdf

ROMEO, José Raymundo Martins, ROMEO, Christiane Itabaiana Martins, JORGE, Vladimyr Lombardo. Estudos de pós-graduação no Brasil. UNESCO, 2004. Este nós temos em versão digital no link abaixo:
http://www.ccpg.puc-rio.br/nucleodememoria/textosfinais/romeo2004.pdf

CANDAU, Vera Maria. A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2005.
http://www.ccpg.puc-rio.br/nucleodememoria/textosfinais/candau2005.pdf

FERES-CARNEIRO, Terezinha. Memórias do Curso de Pós-graduação em Psicologia da PUC-Rio: comemorando seus 40 anos. Psicol. clin., Rio de Janeiro, v. 19, n.1, 2007. Acesso em: 02 abril 2008. Disponível em:
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652007000100016&lng=pt&nrm=iso

"Há também, disponível no site do CPDOC/FGV, uma série de entrevistas:
CAPES 50 anos: depoimentos ao CPDOC/ FGV / Organizadoras: Marieta de Moraes Ferreira & Regina da Luz Moreira. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, CPDOC; Brasília, DF.: CAPES, 2003

"Esperamos tê-lo ajudado."

:: 27/09/2011 - Sra. Ana Maria Marques, ex-aluna de Comunicação da PUC-Rio:

Resposta da Sra. Ana Maria após contato nosso perguntando sobre imagens vistas no seu blog:

"Desculpe a demora em te responder, mas não costumo visitar mais o meu blog. O bichinho está abandonado faz tempo e foi com grande surpresa que encontrei a sua mensagem na caixa de comentários.

"Devo ter uns quarenta slides tirados na PUC em 1982 ou em 1983 para um trabalho de grupo da cadeira chamada 'Comunicação Audiovisual'. São imagens do cotidiano da universidade. Tenho que procurar nas gavetas de retratos a caixa de slides e a meia dúzia de fotos em papel que mandei fazer anos depois. No momento me recupero de uma pequena cirurgia no pé e devo ficar de repouso. Quando estiver andando normalmente entro em contato contigo, ok?"

Resposta do Núcleo de Memória:

"Que sorte então você olhar no 'abandonado' blog!

"Nessas coisas de internet, estava procurando outra coisa em imagens no Google, [...] e caí numa imagem dos pilotis com cara de não-recente e que não conhecia, e fui parar no seu blog.

"Quando puder, entre em contato. O Núcleo de Memória da PUC-Rio tem todo interesse em acervos de imagens, documentos textuais (folhetos, jornais, revistas, panfletos) relacionados à PUC-Rio e também histórias e depoimentos de pessoas ligadas a Universidade. Conheça o nosso trabalho em www.puc-rio.br/nucleodememoria, e também há o site comemorativo dos 70 anos da PUC-Rio em www.puc-rio.br/70anos.

"Sobre as suas fotos (e outros documentos que encontre), podemos pegar com você, digitalizar e devolver em poucos dias, junto com um CD com as cópias digitais. Os documentos farão parte do acervo do Núcleo, divulgados pelo site em imagens de baixa resolução com marca d´água, e com os devidos créditos, a menos que você solicite sigilo. Qualquer outro uso, por exemplo, nas publicações impressas do Núcleo (Agenda anual, livro comemorativo dos 70 anos) ou da PUC-Rio (Jornal da PUC, catálogos, anuário, etc) só ocorreria com sua autorização formal."

:: 22/09/2011 - Sra. Elisabete Senra Calmon Garcia, ex-aluna do curso de Psicologia da PUC-Rio.

"Senti falta na página de Ex-alunos do item relativo à Psicologia."

Resposta do Núcleo de Memória:

"Prezada Sra.Elisabete:

"Obrigado pelo contato. Espero que tenha gostado de nosso site, e se encontrou alguma imagem ou outra informação incorreta ou incompleta, nos avise. E se tiver materiais (fotos, publicações, jornais) de sua passagem pela PUC-Rio, temos total interesse em receber, digitalizar e publicar, e depois devolver, pois não é nosso objetivo ter um acervo físico.
"Sobre a página de ex-alunos da Psicologia, os links disponíveis nessa entrada de nosso site são os criados por alguns departamentos, e não por nós. Infelizmente poucos departamentos tiveram condições de desenvolver este esforço, mas há um projeto de longo prazo para a criação de um cadastro único de toda a Universidade. Recomendo a visita ao site da Associação de Antigos Alunos (aaapucrio.com.br).
"Caso não tenha visto ainda, indicamos que conheça também o site comemorativo dos 70 anos da PUC-Rio (www.puc-rio.br/70anos)."

:: 06/09/2011 - Profa. Maria Odilia Leal-McBride, ex-aluna do curso de Letras Neo-Latinas da PUC-Rio.

"Sempre soube que o padre Leonel Franca foi um dos fundadores da PUC-Rio. Quando a PUC completou 20 anos, meu pai, Hildebrando Leal recebeu uma medalha mandada pelo Papa Joao XXIII aos professores co-fundadores da universidade. Onde posso encontrar o reconhecimento devido a todas as pessoas que colaboraram com o padre Leonel Franca na fundacao desta universidade?

"A PUC é muito importante para a minha família, pois foi onde nos formamos minhas irmãs Maria Teresa Leal e Maria de Fatima Ismael, meus sobrinhos Pedro e Daniel Leal, e eu mesma, Maria Odilia Leal (licenciada em Letras Neolatinas em 1964). Nosso irmão (e pai de Pedro e Daniel ) é professor do departamento de Engenharia Civil. "

Resposta do Núcleo de Memória:

"Prezada professora Maria Odilia,

"recebemos sua mensagem com grande satisfação. Temos muito interesse em manter contato com aqueles que fazem parte da história desta universidade, como é o seu caso e o de sua família. Já temos o seu irmão como um colaborador e parceiro de nossas atividades.

"O acervo do Núcleo de Memória vem sendo construído a partir dos acervos documentais da instituição e por contribuidores que nos enviam registros como fotografias, filmes, convites de formatura, programas de cursos e  muitos outros registros de memória. Publicaremos no próximo ano uma série de depoimentos memorialísticos gravados em vídeo e áudio.

"Sobre os professores fundadores, temos algum material pesquisado mas que ainda não está publicado no site. Alguma coisa pode ser vista em www.puc-rio.br/70anos

"Caso tenha material como fotos e outros registros de sua época de aluna e mesmo a medalha recebida por seu pai, temos enorme interesse em reproduzi-los digitalmente e publica-los no acervo. Após a digitalização, todo o material é devolvido ao titular.

"Muito valioso também seria um depoimento seu sobre o seu período como aluna da PUC-Rio.

"Desde já agradecemos a sua colaboração e colocamo-nos à disposição para outros esclarecimentos."

:: 01/09/2011 - David Pimentel, aluno de Arquitetura e estagiário do Escritório Modelo de Arquitetura da PUC-Rio:

"Procurei no site de do Nucleo de Memória uma informação sobre o autor dos projetos dos edifícios da Universidade. Não encontrei. Há essa informação no site de vocês?"

Resposta do Núcleo de Memória:

"Prezado David:
"O arquiteto responsável pelo projeto da PUC-Rio foi Edgar Fonseca, também responsável pela Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Ainda não temos essa informação no site, mas estamos pesquisando sobre todos os prédios do campus. Caso você encontre outras informações, por favor, compartilhe conosco."

Resposta do aluno David Pimentel:

"Muito obrigado.
"Esta duvída sugiu durante uma reunião com alguns clientes do Escritório Modelo de Arquitetura; sentimos vergonha por não saber mais sobre os edifícos de nossa universidade. Certamente, quando souber mais coisas compartilharei com vocês."

"Aproveitando, vocês tem mais materiais fotográficos referentes aos edifícios? Ou dados sobre a obras e fotos do arquitetos? Ou só tem aquelas do site mesmo?"

Resposta do Núcleo de Memória:

"Temos mais algumas fotos, em processo de cadastramento. Temos informações sobre as datas de construção dos edifícios do campus, mas a esse material o professor Otávio Leonídio, que colaborou conosco na Exposição dos 70 anos, teve acesso. Não temos fotos do Edgar Fonseca, pois ainda não aprofundamos a pesquisa sobre esse aspecto.

"No site, se você colocar na busca palavras-chave como ´pilotis', 'maquete', 'obra', 'construção',  'leme', 'frings' e 'kennedy' aparecerão muitas imagens, mas podemos ver outras."

:: 30/08/2011 - Bruno Damacena, aluno de Engenharia Química e Vice-Presidente do Diretório Acadêmico de Química e Engenharia Química da PUC-Rio:

"O Diretório está organizando a III Semana de Engenharia Química da PUC-Rio e gostaria de solicitar imagens em alta resolução do acervo da PUC para usar em seu material de divulgação.

"A partir da pesquisa no site identifiquei duas imagens de interesse. Gostaria de pedir a disponibilização dessas imagens na maior resolução possível, para poder utilizar em nosso material publicitário para a III Semana de Engenharia Química."

Resposta do Núcleo de Memória:

"Prezado Bruno:
"Temos todo prazer em ajudá-los. Nosso banco de dados está em atualização, portanto, uma quantidade considerável de imagens ainda não está disponível para consulta online. As imagens que você solicitou são do Concurso de Fotografias realizado em 2010, e tem seu uso restrito ao determinado no Edital. Fiz uma seleção de imagens semelhantes às que você solicitou, e envio em anexo em baixa definição. Se lhe servirem, ou outra do acervo que você escolher no site, envio em melhor definição sem marca d´água."

Resposta do aluno Bruno Damacena:

"Prezados,

"Muito obrigado pelo atendimento. Não sabia que as fotos que eu escolhi tinham uso restrito. Uma pena, pois elas seriam muito adequadas.

"Mas que bom que o Sr. enviou essas novas opções. Não as encontrei no acervo. Interessam-me as fotos que mostrem o atual brasão da PUC no prédio Leme."

[...]

"As imagens que solicitei serão usadas no material de publicidade da III Semana de Engenharia Química da PUC-Rio (cartazes, banners e site)."

:: 20/04/2011 - Bruno F. R. dos Santos, aluno da PUC-Rio:

"Escrevo para pedir orientações sobre como conseguir a história da PUC-Rio. Ou seja, eu gostaria de saber como surgiu a idéia de construir a universidade e um pouco da trajetória dela nestes 70 anos de existência."

Resposta do Núcleo de Memória:

"Ficamos muito felizes com seu interesse. No site do Núcleo de Memória há em 'Cronologias' uma 'Cronologia geral' em que você pode acompanhar a sequencia dos fatos desde antes de 1940, quando as então 'Faculdades Católicas' foram criadas. E no ano passado, quando a PUC-Rio completou 70 anos, produzimos um site comemorativo (www.puc-rio.br/70anos), no qual há uma outra cronologia ('No tempo') onde há outras informações.

"Temos no Núcleo um pequeno livro publicado em 1995 com alguns 'Dados históricos' da PUC-Rio. Se for do seu interesse, você pode fazer cópia dele."

:: 25/02/2011 - Sr. Nélson Luis Liberatori, da cidade de Alegre, ES:

"Gostaria muito de saber sobre um grande amigo, formou e trabalhou com vocês na área de eletrônica. Eu o conheci em Ipanema, RJ, numa loja chamada Estéreo Som, consertando equipamentos de vídeo e som há mais ou menos 23 anos atrás. Aprendi muito com ele (baixo, sempre de barba)."

Resposta do Núcleo de Memória:

"Ficamos muito felizes com sua visita ao site do Núcleo de Memória da PUC-Rio. O Núcleo não possui um cadastro de ex-alunos da PUC-Rio, mas podemos tentar descobrir algo sobre essa pessoa. No entanto, precisamos do nome completo."

:: 24/01/2011 - Sr. Alcyr Amaral, ex-aluno formado em 1973.

"Existe algum departamento que possa dar alguma informação sobre esse curso? Existe algum telefone que eu possa fazer um contato?"

Resposta do Núcleo de Memória:

"Prezado Sr.Alcyr:

"A qual curso o Sr. se refere? Podemos encaminhá-lo ao departamento referente, ou a Associação de Antigos Alunos da PUC-Rio (www.aaa.puc-rio.br) dependendo de qual for o assunto."

Resposta do Sr. Alcyr:

"Conforme o primeiro contato, o curso era chamado 'COTELUC - Colégio Técnico da PUC'. Este curso estava ligado ao departamento de Engenharia de Telecomunicações. Formava 'Técnicos projetistas eletrônicos especializados em Telecomunicações', isso em 1973/74.
"Preciso de uma declaração que encerrei o curso,  pois o meu diploma foi extraviado."

Resposta do Núcleo de Memória:

"Para qualquer questão referente a certificados de conclusão, o contato deve ser feito com a Diretoria de Admissão e Registro (DAR)".

:: 23/12/2010 - Padre Francisco Taborda, S.J.:

"Recebi o álbum comemorativo dos 70 anos da PUC-Rio. Que eu o tenha recebido, só pode ser coisa sua. Por isso aí vai meu agradecimento e meus parabéns pelo magnífico trabalho."

Resposta da Profa.Margarida de Souza Neves:

"Fomos nós, do Núcleo de Memória da PUC-Rio que mandamos o livro para você. E se você olhar na página dos agradecimentos, está lá seu nome, por causa da consultoria bíblica que fiz a você sobre a forma correta de citar capítulos e versículos bíblicos em função da citação da última página da cronologia."
 

:: 23/12/2010 - Profa.Ana Walesca Pollo Mendonça, do Departamento de Educação da PUC-Rio:

"Guida querida,

"Em primeiro lugar, adorei encontrar-me novamente na agenda da PUC, e numa foto histórica! Estão próximas de mim, a Cecília Londres (de cabelo comprido e arquinho na cabeça) e a Vera Marina, logo à frente, de cabelo curtinho, que era estudante de Pedagogia, à época, e namorava o Raul Lanari, que foi depois assassinado pela ditadura. Adoraria ter uma cópia dessa foto, pois certamente iria reencontrar vários/as outros/as ´puquianos/as´... Além de que adoraria tê-la no meu arquivo pessoal.

"Uma segunda observação, tem a ver ainda com o site dos 70 anos. Há uma referência, nos anos 1950, à Escola-Parque da Bahia, fundada por Anísio, que aparece com a denominação de Centro de Educação Popular. Não me recordo de ter visto esta denominação atribuida a ela, que foi fundada com o nome de Centro Educacional Carneiro Ribeiro, vulgarmente conhecida como Escola-Parque, ´tout court´. Não sei a fonte que os meninos consultaram, mas pode ter sido uma certa confusão com os Centros Populares de Cultura da UNE, os famosos CPCs, criados um pouco mais tarde.

"A agenda, mais uma vez, ficou linda. Vou guardá-las todas."

:: 20/12/2010 - Profa.Diana Maul de Carvalho, professora da Faculdade de Medicina da UFRJ:

"Querida Margarida,

"Que presente magnífico! É lindissimo o livro dos 70 anos. Muito, muito obrigada! Ainda que não tenha estudado na PUC, morei perto durante muitos anos, amigos lá estudaram, muito frequentei em tempos de movimento estudantil. As fotos trazem muitas lembranças e mostram o percurso de uma proposta de formação que conseguiu implantar e manter idéias e ideais que marcam o compromisso social da instituição. É uma história cheia de tensões que se desdobram em tantas leituras... Uma história sem dúvida muito mais significativa porque conta com voce e sua 'escola' para ser pensada, refletida, contada, e, acima de tudo, construída.

"Para voce, amiga, um Natal muito bom e um Ano Novo com ainda mais realizações e alegrias mais que merecidas! Para a PUC-Rio, muitos outros 70 anos de presença ativa em nossa sociedade."
 

:: 19/12/2010 - Regina Ribas - Oficina de Texto:

"Querida Guida,

"Você não sabe como me senti orgulhosa e feliz por merecer receber o livro dos 70 anos da PUC. Foi como se eu tivesse estudado lá, fizesse parte dessa história. O trabalho impecável merece parabéns e muitos elogios. Ficou lindo.

"Obrigada pela atenção."

:: 18/12/2010 - Maria Almeida Loureiro, ex-funcionária da PUC-Rio:

"Querida Guida,

"Ontem tive uma emoção das grandes!!!! Recebi o Livro dos 70 anos da PUC. Emocionei-me por dois motivos: primeiro porque participei de 44, mesmo que infimamente; segundo porque foi uma prova que minha passagem não foi em vão.

"Deixei, ou melhor, guardei amigas que se lembram de mim. Deus a abençoe por me fazer tão feliz! Li o livro que, com vagar, saborearei. Textos ótimos, fotos maravilhosas (vou parabenizar o Antonio que você tão bem soube ressuscitar). A memória da nossa PUC que com 70 anos está entre as melhores do mundo! Esta é mais uma missão que você coordena com maestria.

"Parabéns e mil vezes obrigada!!!"
 

:: 18/12/2010 - Regina Coeli Lisboa Soares:

"Carísssima Margarida,

"acabo de ver a exposição no Solar, emocionante! Parabéns para você e toda a equipe por esse presente que nós recebemos nos 70 anos da Universidade."

:: 15/12/2010 - Padre Antonius Benkö, S.J., ex-professor e fundador do curso de Psicologia da PUC-Rio:

"Carissima Sylvia, Margarida e toda a equipe!

"Com grande júbilo anuncio a chegada do livro PUC Rio 70 anos! Parabens e muitíssimo obrigado pelo volume inteiro - porque me suscitam lembranças inesqueciveis! Anos da minha juventude, e anos de muitas amizades: jesuítas, professores, alunos, empregados! E tudo isto me ajudaram evocar as páginas!

"Sou muito grato também pelas correções de língua portuguesa do meu texto - porque mantiveram as minhas ideias, ao mesmo tempo que corrigiram os erros! Agora me lembro de um eventual pequeno ´addendo´ para o volume PUC RIO 100 anos: se não me engano - e professora Margarida poderá confirmar ou negar - uma das 4 pessoas que tentaram o douturado junto com Maria Helena Novaes era a professora Marisol, do depto. de História. Somente alguns colegas dela não quiseram reconhecer a trabalho dela!

"Desejo boas férias a todos! E principalmente santas festas de Natal!"
 

:: 14/12/2010 - Profa.Maria Inez Turazzi, historiadora e pesquisadora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional:

"Recebi o livro dos 70 anos da PUC. Ficou muito bacana e voces estão de parabéns. Mostrei para o Jaime, e ele vai levar na Petrobras, onde tem muitos amigos ex-Puc e ele está de vento em popa aí no mestrado. Falei para você que ano passado ele foi o orador da turma da pós em Engenharia de Petróleo? Fiquei muito orgulhosa."
 

:: 10/12/2010 - Prof.João Renha, do Departamento de Comunicação da PUC-Rio:

"Maravilhosa a exposição que os senhores organizaram para comemorar os 70 anos da PUC. Ontem [...] voltei lá para apreciar mais uma vez. E, finalmente, depois de 5 anos de procura encontrei uma foto do meu pai que foi aluno da PUC e se formou na primeira turma de Direito, em 1945. O nome dele é Sebastião Geraldo de Souza Renha.

"É evidente que fiquei emocionado.

"Demorei um pouco para reconhecê-lo pois era uma foto muito antiga que, eu acho, nunca tinha visto antes em toda a minha vida.

"Meu pai dizia que alguns de seus colegas seus tinham virado Ministros. Talvez fosse bom checar. Meu pai, que mais tarde foi Procurador da República – eu tenho ainda uma cópia da carteirinha dele (do Ministério Público) - trabalhou como Secretário Particular de Juscelino e João Goulart. Talvez fosse bom confirmar tal informação também.

"Há 5 anos eu vinha procurando algum documento que registrasse sua passagem pela nossa instituição. Agora encontrei. Interessante que sua turma era bem pequena, apenas 11 alunos, e não tinha nenhuma mulher junto com eles, apenas homens. Vai ver não era comum naqueles dias, como hoje em dia, as moças optarem pela carreira.

"É isso. Foi um belo presente de Natal que ganhei, sem dúvidas, e agradeço aos
senhores por ele."
 

:: 15/12/2010 - Nestor Rodrigues:

"Prezadas Sivia e Guida,

"Só agora consegui uma maneira de fazer contato com vocês, pois tentei obter os seus e-mail pessoais mas não foi possível. De qualquer maneira, mesmo que tardiamente, quero expressar os meus mais sinceros agradecimentos pelo belíssimo livro da história da PUC com o qual me presentearam. Dizer que além de lisonjeado, fiquei maravilhado com a qualidade da obra, da qual tenho certeza que voces irão se orgulhar para sempre."
 

:: 14/12/2010 - Nilo Lima, fotógrafo que produziu imagens para o Livro dos 70 anos da PUC-Rio, para a Exposição e para a Agenda 2011:

"Queridas amigas Silvia e Margarida

"Acabei de receber os livros. Muitíssimo obrigado.

"Só lamento não ter podido contribuir o tanto que queria. É uma sensação estranha - parece que esqueci alguma coisa aí no ´campus´ que preciso resgatar.

"Foi meu último trabalho. Estou me dedicando ao piano com paixão."
 

:: 06/12/2010 - Profa.Cleonice Berardinelli, do Departamento de Letras da PUC-Rio:

"Querida Colega Margarida de Souza Neves:

"Acabo de reler, deliciadamente, o livro PUC-Rio 70 anos, que você teve a delicadeza de me enviar. Devo-lhe, por tal, muitos agradecimentos, esperando que transmita àqueles que participaram dessa jóia de concepção e realização os meus mais sinceros parabéns.

"Ainda lhe sou grata por uma espécie de adivinha que me propõe, referindo-se a uma misteriosa página 66 que "tornou o livro muito mais bonito"... Decifrado o número mágico, vejo-me en grande tenue, no dia de minha posse na ABL. É claro que a idéia me encantou e também por ela lhe sou grata.

"Parabéns, repito-lhe e a todos.

"Cleonice"

:: 13/11/2010 - Renata Arruda Ratton, Assessora de Comunicação da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos da PUC-Rio:

"Queridas Guida e Silvia,

"Acabo de fechar o livro dos 70 anos e de colocá-lo em minha cabeceira. Não tenho palavras, a não ser para dizer que vocês foram muito abençoadas. Estou orgulhosa e feliz por trabalhar e trocar com pessoas incrivelmente competentes e capazes de realizar um projeto tão divino, digno da PUC e do Rio.

"Recebam meus parabéns, um grande beijo e o desejo de muitas novas vitórias. E parabéns ao Clóvis e aos meus queridos meninos do Núcleo, que também têm um enorme mérito nessa realização."
 

:: 07/11/2010 - Profa. Liduina Farias Almeida da Costa, diretora da Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE) e Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará:

"Sou diretora da Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE) e Professora do
Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará que originou-se da
primeira escola de serviço social de Fortaleza, a qual foi fundada por religiosas
do Instituto Social do Rio de Janeiro (assimilado à PUC-Rio).

"Estou organizando livro de memórias do curso que completou sessenta anos e encontrei vários nomes de professoras do referido instituto social que aqui vieram para fundar nossa escola, entre eles Mademoiselle Jacinta Pietromarchi que foi nossa primeira diretora.

"Procuro uma fotografia dela para figurar na galeria dos fundadores e gostaria de saber se vocês disponibilizariam a referida foto ou indicariam uma forma de procurá-la no Núcleo de Memória da PUC, já que o Instituto Social do Rio de Janeiro teria sido assimilado por essa universidade. Fico grata com o apoio."

:: 21/10/2010 - Alice Pereira Xavier, aluna do Departamento de Educação da PUC-Rio:

"Sou doutoranda da PUC e faço parte do Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação, coordenado pela Professora Zaia Brandão. Estou organizando a construção de um site para o nosso grupo e gostaria de saber se podemos utilizar algumas das imagens disponíveis neste site e no caso, de como devemos proceder."

:: 07/10/2010 - Prof. Raul Almeida Nunes, do Departamento de Engenharia de Materiais da PUC-Rio:

"Prezados colegas,
"Venho alertar que a imagem da antiga maquete do campus, cuja descrição está abaixo,
aparece invertida por espelhamento na vertical.
"Abraços, Raul."
"Acervo de Fotos do Projeto Comunicar - cg0049_026 - Maquete da PUC"

:: 22/03/2010 - Heitor Luiz Murat de Meirelles Quintella, ex-professor da PUC-Rio:

"Solicito autorização para reproduzir foto do professor Pierre Henri Lucie em meu blog. Na época em que fui aluno da Física ele foi o melhor professor, em meu ponto de vista, e gostaria de lhe prestar homenagem por este motivo."

:: 20/03/2010 - Maria Bernadete Soares Nunes, ex-funcionária da PUC-Rio, Teresópolis, RJ:

"Vi imagens de ex-professores na galeria [de imagens] e gostaria muito de ver a do meu saudoso irmão José Renato Soares Nunes, falecido em 05/05/2009 em Curitiba. Ele foi funcionário e professor na PUC [...]. Sei que ele deixou amigos aí. Também sinto saudade do tempo que trabalhei na PUC. Ah! se pudesse voltar no tempo..."

:: 06/01/2010 - Maritza Beatriz Palm Navas, ex-aluna do curso de Serviço Social da PUC-Rio, atualmente residente no Panamá:

"Gostaria de contatar com as minhas colegas de graduacao de 1967, Carmen Valente, Doris Harjes e Liana Silva Serra. Por favor, estou querendo fazer contato com elas desde o Panamá, onde estou agora. Muito obrigado e fico a espera de notícias da PUC."
"Curso de Servico Social, ESSUC-graduacao de 1967, naquela época a faculdade ficava na rua Humaitá; estudante Convênio Cultural Panamá-Brasil."

Respostas da equipe do Núcleo de Memória:
"Prezada Sra.Maritza:
O Núcleo de Memória da PUC não possui ainda um cadastro de ex-alunos da Universidade, no entanto, podemos direcionar sua solicitação ao departamento no qual a Sra. se formou, e também à Associação de Antigos Alunos da PUC-Rio (AaA). Por favor, informe em que curso a Sra. se formou. A AaA pode ser contactada pelo site http://www.aaa.puc-rio.br/ ".
"Prezada Sra.Maritza:
Complementando a resposta anterior, seguem os emails de contato no departamento de Serviço Social: Professora Luiza Helena (Diretora) - luizanunes@puc-rio.br; Secretária Joana: joamaria@puc-rio.br"

:: Em 17 de dezembro de 2009, durante a Assembléia Universitária, foi lançada a Agenda PUC-Rio 2010, produzida pelo Núcleo de Memória da PUC-Rio. Diversas pessoas enviaram mensagens relativas a Agenda, que podem ser vistas a seguir.

:: 05/01/2010 - Sandra A. Furlan, Vice-Reitora da UNIVILLE (Universidade de Joinville), Santa Catarina:

"Prezado Bergmann,
Agradeço pela lembrança. As agendas da PUC são sempre verdadeiras obras de arte!
Desejo um ano de 2010 com muita saúde, paz e realizações a você e sua família."

:: 25/12/2009 - Márcia Cabral da Silva, do Rio de Janeiro, ex_aluna do mestrado em Educação da PUC-Rio e hoje professora da Faculdade de Educação - UERJ.

"Desenvolvo pesquisa sobre a coleção Menina e Moça editada por José Olympio entre 1930 e 1960. Como já foi verificada interlocução entre o editor e Alceu Amoroso Lima, gostaria de pesquisar no acervo do escritor. Como proceder e onde extamente na PUC fica localizado o Núcleo de memória da PUC-RIO?"

Resposta da equipe do Núcleo de Memória:
"Prezada Profa.Márcia:
O Núcleo de Memória da PUC existe principalmente em meio digital, com todo o seu acervo disponível no site. Temos uma pequena sala de trabalho, mas não um acervo material onde se possa fazer pesquisas. Ficamos no prédio K, sala 302, mas para qualquer contato direto recomendamos utilizar primeiro este email ou o telefone 3527-1661.
Sobre o acervo do Dr.Alceu, ele está em sua maior parte no Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade, localizado em Petrópolis, cujo contato é [...]."

Resposta da Profa.Márcia em 05/01/2009:
"Prezados, muito grata pelas precisas informações. Ao acessar o site do Núcleo, não consegui obter informações. De todo modo, creio que o contato com Centro Alceu amoroso Lima será de grande valia."

Resposta da equipe do Núcleo de Memória:
"Prezada Profa.Márcia:
O acervo do Núcleo de Memória não possui especificamente conteúdos relevantes sobre o Prof.Alceu Amoroso, apenas algumas fotos. [...] Por isso, ficaremos gratos em receber qualquer material relacionado ao Prof.Alceu na PUC-Rio que você venha a encontrar. Por exemplo, ainda não nos foi possível pesquisar no acervo do Centro Alceu Amoroso Lima em Petrópolis. Qualquer ajuda, estamos à disposição."

:: 02/11/2009 - O Sr. Cesar Fonseca Santanna, do Rio de Janeiro, enviou email solicitando informação sobre se o bairro “Del Castilho”, sobre o qual estava pesquisando, tem relação com um padre jesuíta, Juan del Castilho. Fizemos uma rápida pesquisa e identificamos que o bairro tem ligação com o Engenheiro Manoel Maria del Castillo, amigo e colaborador do Engenheiro Paulo de Frontim, prefeito do Rio de Janeiro no final dos anos 1910.

:: 29/09/2009 - Sra.Carolina Barboza, do Rio de Janeiro, ex-aluna da PUC-Rio:

"Oi, tenho interesse nessa foto [...] [onde aparecem] meu pai, Antônio Roberto e minha mãe, Denise Cunha, bem antes de eu nascer..."

Resposta da equipe do Núcleo de Memória: solicitamos mais informações sobre ela, os pais e a foto.

:: 16/07/2009 - Recebemos consulta por email de Isabel Cristina Leite, Belo Horizonte/MG, do Projeto República/UFMG, sobre a existência de “foto ou notícia de jornal sobre o ´Ato Público dos 5 mil´, que reuniu de estudantes sob os pilotis da PUC, em 1977”. No acervo do Núcleo não há informação sobre esse episódio específico. Em pesquisa identificamos referência a este fato, sem maiores detalhes, no livro organizado por Daniel Aarão Reis e Jorge Ferreira (Coleção "As Esquerdas no Brasil", v.3, Revolução e Democracia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p.343), no texto de Maria Paula Nascimento Araujo, "Lutas democráticas contra a ditadura".

:: 12/07/2009 - A pesquisadora Cláudia Dantas, do Centro de Memória da Escola República/Faetec, solicitando orientações para auxilia-la na montagem deste centro de memória. Ela assistira a palestra do Núcleo apresentada em 2008 no I Fórum de Centros de Memória da Faetec.

:: 07/07/2009 - Recebemos mensagem de Renata Batista Brotto, de São Gonçalo/RJ, que está estudando a incorporação da Escola de Enfermagem Luisa Marillac e da Escola de Serviço Social pela PUC-Rio. Ela solicitava mais informações, imagens, e o acesso ao Anuário da PUC-Rio de 1953.

:: 15/06/2009 - Recebemos mensagem da Sra.Marcela de Vargas Ribeiro, do Núcleo de Pesquisa e Documentação da FAU-UFRJ, de uma imagem do acervo do Núcleo, do Prof.Paulo Novaes durante uma aula no IAG.

:: 01/06/2009 - Recebemos mensagem com solicitação da Sra.Maria Juvani Borges, bibliotecária do Superior Tribunal Militar em Brasília, de cópia do texto integral da aula magna feita pelo Dr.Sobral Pinto, em 1980, para atender a pesquisa de um dos ministros do Tribunal, que gostaria de citá-la.

:: 25/05/2009 - Padre João Augusto Anchieta Amazonas Mac Dowell S.J., ex-Reitor da PUC-Rio, atualmente professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte/MG:

"Prezada Profa.Sílvia:
Fico contente de saber que a viagem a Belo Horizonte foi muito bem sucedida e que o meu depoimento trouxe elementos interessantes para a história da PUC. Quanto às observações sobre Dom Helder e o título de doutor honoris causa, não há problema de transcrevê-lo no site [...]. Ainda não pude começar a identificar as fotografias. Mas pretendo fazê-lo em breve.
Permanecendo à sua disposição, cordialmente João A. Mac Dowell, S.J."

:: 29/04/2009 - Francoise Duarte Lessa, do Rio de Janeiro, filha de uma ex-aluna da PUC-Rio:

"Olá, gostaria muito de me informar sobre uma ex-aluna, chamada Heloísa da Silva Pereira, da turma de Pedagogia de 1970. Seu número na biblioteca central da universidade na época era 1133, minha mãe, Arlinda, esta a procura dela desde a década de 1970, pois elas eram muito amigas. Se puderem me ajudar com qualquer informação serei grata.
Desde já muito obrigada."

Resposta do Núcleo de Memória (30/04/2009):
"Prezada Françoise:
Vamos encaminha sua mensagem para o Departamento de Educação e para a Associação de Antigos Alunos da PUC-Rio. Imagino que vocês já tenham buscado na Internet em geral, no Google, por exemplo. Lá aparecem algumas ´Heloísa da Silva Pereira´; o problema é se ela se casou e mudou de nome. Você tem mais informações, de que cidade ela era ou em que cidade estava quando sua mãe teve o último contato com ela? Já olhou no Orkut? Caso tenhamos alguma informação, entramos em contato."

Resposta de Françoise (01/05/2009):
"Recebi o seu email e fiquei grata pela sua atenção e tenho sim mais algumas informações sobre a Heloísa. Na verdade na época ela assinava Heloísa da Sílva Pereira Moletta e residia na rua Souza Lima em Copacabana; a última vez que as duas tiveram contato foi no prédio em que ela morava nesse endereço."

:: 04/02/2009, André Barbosa de Macedo, aluno da Pós-Graduação em Educação da USP:

"Estou a procura de informações biográficas de Raul Moreira Léllis. Em uma busca na internet, descobri um fichamento [de] anuário desse núcleo com referência a ele. Léllis foi professor da PUC-Rio. Vocês têm documentos com informações biográficas sobre ele?"

:: Em dezembro de 2008 foi lançada a Agenda PUC-Rio 2009, produzida pelo Núcleo de Memória da PUC-Rio. Diversas pessoas enviaram mensagens relativas a Agenda, que podem ser vistas aqui.

:: 07/03/2008, Professora Denise Portinari, Coordenadora de Pós-graduação em Artes e Design da PUC-Rio:

"Agradeço o envio de imagem da capa daquele remoto ´Cadernos de Desenho Industrial´. Que achado incrível! Nós podemos ver isso ao vivo?
Um grande abraço, Denise"

:: 05/11/2007, Professor Luiz Davidovich, do Departamento de Física:

"Prezados colegas,
Enviei uma das fotos no site para um ex-aluno meu, o Jean-Claude Garreau, que a circulou entre antigos colegas e conseguiu identificar vários ex-alunos da PUC, bem como averiguar onde estão atualmente. Envio anexa a foto, com as identificações.
Abraços, e parabéns pelo trabalho."

(clique na imagem para vê-la ampliada)

:: 20/11/2007, Jean-Claude Garreau, ex-aluno da PUC-Rio, hoje na Universidade de Lille, França:

"Prezado [...],
A foto foi aparentemente tirada num dos anfiteatros da química, no
predio Leme: AQ-5 ou AQ-7. Nao é aula, pois as pessoas presentes são de cursos muito diferentes e não tomam notas. Haja visto o publico presente, parce ser alguma manifestação de cunho político, organizada pelos diretórios (várias pessoas presentes eram membros dos diretorios). Eu diria que a foto data do 2o semestre de 1982, mas não tenho certeza disto, pode ser 1981 também. Um amigo acha que esta foto foi publicada nas "Notícias da PUC"; se você tiver acesso à coleção, pode tentar verificar. Se encontrar alguma outra informação, eu ficaria grato de ser informado.
Cordialmente, Jean-Claude"

:: 16/10/2007, através de Tomás Guisasola Gorham, da CCPA, que enviou uma foto do Coral da PUC-Rio, tirada provavelmente em torno de 1970, para algumas parentes e amigas que teriam participado do Coral nesta época:

(clique na imagem para vê-la ampliada)

:: Leila Franco, ex-aluna da PUC-Rio, integrante do Coral da PUC nos anos 1960-70:

"[...] havia pensado que se for interessante para o acervo da Universidade ou ainda para o site, nos apresentamos sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho no ginásio da PUC, e de Joci de Oliveira, musica aleatória, na Sala Cecília Meirelles. Foram tiradas fotos, não sei se a PUC tem estes registros, ou se existe gravação destas ocasiões.
"Outra, o Coral ganhou prêmio internacional no Chile e em Florianópolis. Estas fotos o grupo possui. Também consta apresentação e prêmio na Escola Nacional de Música, com fotos. E ainda, gravação de disco, e creio que ainda possuo uns cartazes. Se pudéssemos ter acesso às fotos existentes, identificaríamos as pessoas e ocasiões. E ainda poderíamos nos dispor a mobilizar os participantes no intuito de organizar o material que possuímos e deixar para a PUC estes registros para o acervo. Afinal não é usual que um coral universitário tenha tido a oportunidade de se apresentar sob tais ilustres maestrias.
"Foi uma época bastante interessante quanto ao congraçamento e integração dos alunos das diversas áreas e era a própria direção da universidade que nos solicitava para as ocasiões formais da Reitoria. Creio ser importante para a memória. [...]
"Com sua indicação anterior já havia capturado algumas fotos da época e enviado para a Eliane. Com os reitores nossos amigos, dos computadores MACRO, que havia comentado com meus filhos, e uma foto histórica do Bob Kennedy, antes de meu acesso a PUC. Obrigada Leíla."

:: Liane Gonzalez, ex-aluna da PUC-Rio, integrante do Coral da PUC nos anos 1960-70:

"[...] Fiquei saudosa do nosso Coral e da foto, com nossos amigos. Eu sou a de vestido de flores bem na frente do microfone. Foi uma época histórica, na qual a moda era vestido. Nosso grupo introduziu o uso de calça comprida nas aulas e o Reitor da época permitiu.
"O Coral foi muito importante para a PUC e para todos os alunos envolvidos. O ponto alto foi a viagem num avião da FAB para Santiago do Chile, em 1967 ou 68 . Desta viagem tenho registros, uma revista com a notícia.  Se você achar mais coisas sobre o coral, por favor, coloque. Obrigada, Liane."

:: 18/09/2007, Professor Marco Antonio Casanova, Diretor do Departamento de Informática - PUC-Rio, com relação ao lançamento do site do Núcleo de Memória:

"Jovens,
Eis o trabalho de vocês vindo à tona!
Abraços, Marco Antonio Casanova"

:: 28/09/2007, Professor Flávio Hasselmann, do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio, nos enviando correções às identificações de algumas fotos publicadas no site do Núcleo de Memória:

"Algumas correções nas legendas das fotos:

[identificação original] cg0050_04 - Projeto Comunicar / Posse Prof.Carlos Lucena como Decano do CTC - 1979 / Luis Bevilacqua, Alceu (?), Pe.Mac Dowell, Pe.Javier, Carlos Lucena, Arndt von Staa
- Não foi em 1979, pois estive presente à posse e só retornei do doutorado no exterior em setembro/1980
Idem em: [idenfificação original] cg0050_06 / Projeto Comunicar / 1979 / Na posse do Prof.Lucena como Decano do CTC
E em: [idenfificação original] cg0050_05 / Projeto Comunicar / 1979 / Posse Prof.Lucena como Decano do CTC

[identificação original] cg0050_47 - Projeto Comunicar / Seminário no CTC - 1981 / Pitombeira (Matemática), Carlos Maurício
- Na foto aparecem apenas professores da Informática (Lucena, Arndt) e da Física (C.Mauricio, Davidovich, Nelson Velho, etc.), da Química (Angela), da Civil (Erlane); o prof. Pitombeira não aparece na foto.

[identificação original] cg0050_57 / Projeto Comunicar / 1989 / Física / Jean Pierre Vanderveld
- CETUC (e não Física)...Von Der Weid e não Vanderveld"

Resposta da Equipe do Núcleo de Memória:

"Prezado Prof.Flávio:
Muito obrigado pela colaboração na identificação das imagens. É isso mesmo que esperamos dos nossos amigos da PUC.
Algumas fotos, como as mencionadas, tem a data definida em nossos registros pela forma como foram organizadas nos acervos originais de onde as obtivemos, no caso em questão, o Projeto Comunicar. A fotos estavas junto com outras num pacote identificado como "1979", sem outras referências nas próprias fotos. Por isso precisamos da ajuda de "quem estava lá" para corrigirmos as imprecisões.
Um abraço da equipe do Núcleo de Memória."

 

 

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Núcleo de Memória da PUC-Rio