Publicações do Núcleo de Memória da PUC-Rio

:: Indícios de uma PUC “bossa nova” - série Crônicas de Memória - Fotografias: janelas do tempo; artigo publicado em 24/04/2013, Jornal da PUC, Edição 268


Show na Concha Acústica da PUC-Rio. Ao centro, de cavanhaque, Herbie Mann.
Fonte: FREIRE, Luiz Fernando. Bossa Nova: história, som & imagem. Spala: Rio de Janeiro, 1995. p.147, fotógrafo não identificado.

As fotografias da série Janelas do Tempo evocam lugares, pessoas, momentos e circunstâncias. Esta em particular traz ao fundo o fragmento de um espaço que não existe mais no campus, a Concha Acústica onde se realizaram shows, celebrações e formaturas entre 1962 e 2001. No primeiro plano há o registro de um evento especialmente significativo pelas conexões que permite rastrear.

Shows de Bossa Nova estão no imaginário da PUC-Rio, nas histórias contadas e recontadas, e alunos da Universidade foram protagonistas do movimento: Cacá Diegues na organização de eventos pelo DCE, Edu Lobo como músico, e tantos outros.

Há poucos registros dessas atividades nos acervos da Universidade. Esta foto permite chegar a desdobramentos inesperados. Nela aparecem músicos que se notabilizaram na Bossa Nova, como Bebeto Castilho, Hélcio Milito, Luizinho Eça e, em outra foto do mesmo evento, estão Roberto Menescal e Dori Caymmi. O astro do show era o flautista americano Herbie Mann. Este show ocorreu em 18/10/1962, e tanto no Anuário da PUC-Rio quanto na imprensa foi registrado como preparação para o famoso show de divulgação da Bossa Nova nos EUA que ocorreria em 21/11/1962 no Carnegie Hall, em Nova York.

Um elemento da foto que nos chama a atenção é o microfone com a sigla “VOA”, da Voice of America, um serviço de radiodifusão criado em 1942 pelo governo americano com sua programação transmitida em mais de 40 idiomas e apenas para fora dos EUA. Desde 1956 havia na VOA um programa dedicado ao jazz, e o seu produtor e apresentador, Willis Canover, viajava o mundo e organizava encontros entre expoentes do jazz americano e músicos locais. Esses encontros eram registrados e depois reproduzidos em seu programa.

Esta foto, encontrada quase por acaso, é apenas o ponto de partida para aprofundar a compreensão do papel da PUC-Rio na Bossa Nova, e desta naquele contexto cultural e de relações internacionais.

Clóvis Gorgônio e Igor Valamiel
Núcleo de Memória da PUC-Rio
 

 

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Núcleo de Memória da PUC-Rio