Publicações do Núcleo de Memória da PUC-Rio - Jornal da PUC - 2010

:: Quem Faz a História - artigo publicado em 03/08/2010 no Jornal da PUC, Edição 231


1953. Fotógrafo desconhecido. Acervo do Projeto Comunicar.


Jornal O GLOBO, 26/05/1953.
Acervo da Reitoria.
 

            É bem conhecida a poesia de Bertold Brecht (1898-1956) que tem como título Quem faz a história.  Nos primeiros versos, o escritor pergunta “Quem construiu a Tebas das sete portas?”, para lembrar dos que arrastaram os blocos de pedras, e cujos nomes jamais serão lembrados.

            Uma das mais belas fotografias do acervo conservado pelo Projeto Comunicar e disponível no site do Núcleo de Memória da PUC-Rio faz lembrar a poesia de Brecht.  Nela, seis operários carregam sobre os ombros o molde em madeira de um dos primeiros pilotis da PUC-Rio.  Estão de costas, e seus pés descalços pisam o canteiro de obras em que o sonho do campus da Gávea começava a tomar forma.

            Nunca saberemos quem são esses homens, que a sensibilidade do fotógrafo – também desconhecido – capturou em um extraordinário jogo de luz e sombra.  Mas a pesquisa do Núcleo de Memória teve a sorte de poder trazer à luz alguns de seus rostos.  Nos arquivos da Reitoria encontramos um recorte do jornal O Globo de 26/05/1953 em que os mesmos operários aparecem no momento em que erguem o molde que carregavam na primeira foto.  Ao fundo, o Padre Velloso, então Reitor da PUC-Rio, acompanha os trabalhos.

            Os Pilotis são, sem dúvida, as colunas emblemáticas da PUC-Rio.  E é justo que, nesse ano em que comemoramos os 70 anos da PUC-Rio, a primeira imagem que deles publica a série Colunas da PUC-Rio seja uma homenagem a esses anônimos construtores da Universidade.

Professora Margarida de Souza Neves
Departamento de História

Núcleo de Memória da PUC-Rio

 

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Núcleo de Memória da PUC-Rio