Departamentos :: Psicologia :: Cronologia

Início da Graduação - 1958
Criação do Mestrado - 1966 :: Criação do Doutorado - 1985

1953

Fundado o Instituto de Psicologia Aplicada agregado à Faculdade de Filosofia.

1954

O corpo docente do Instituto de Psicologia Aplicada era constituído por 11 professores, nenhum com doutorado.

1966

Início do Mestrado, primeiro do país na área, sob a Coordenação do Pe. Antonius Benkö, S.J.
“O programa de Mestrado em Psicologia [do Instituto de Psicologia Aplicada] visa ao treinamento de estudantes em nível de Pós-Graduação para o exercício mais eficiente da profissão de psicólogo. Espera-se que este programa permita aos alunos ocupar futuramente posições de liderança no campo de sua especialização. O programa visa principalmente à formação de pesquisadores sendo obrigatória para a obtenção do diploma a elaboração de uma tese versando sobre uma pesquisa empírica." (Anuário PUC 1966, p.104)

1970

Inauguração das novas instalações dos laboratórios de Psicologia Experimental, de Psicofisiologia, de Aprendizagem Animal e o novo Biotério.

1971

O Conselho Nacional de Pesquisa reconheceu o Departamento de Psicologia como “Centro de Excelência”, destinado a ministrar cursos de pós-graduação.
Pesquisas em andamento:
Studies on Family Power Structure pelo professor Aroldo Rodrigues em colaboração com Bertram J. Raven e Richard Centers – ambos da Universidade da Califórnia.
Percepção interpessoal e psicopatologia por Carlos Paes de Barros em colaboração com Aroldo S. S. Rodrigues e Universidade de Missouri.
Construção de um modelo de personalidade, capaz de ser incorporado em programas de computador, a fim de testar hipóteses sobre motivações e aprendizagem por Carlos Paes de Barros, Yolande M. Lisbona, Luis César de Miranda Ebraico e equipe do RioDataCentro.

1972

Setembro - Credenciamento do Curso de Mestrado em Psicologia Teórico-Experimental e Aplicada a Clínica pelo Conselho Federal de Educação.

1974

Os Departamentos de Psicologia e Educação abriram inscrições para o doutorado acadêmico em Ciências Humanas na área de Psicologia Educacional, que é o primeiro a ser criado no Brasil. (Boletim da PUC, 07/10)
A Profa. Thereza Pontual de Lemos Mettel, participou da IV Reunião Anual de Psicologia, da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto. A professora apresentou na Mesa-Redonda “Pós-Graduação e Psicologia” o relatório do grupo de trabalho nomeado pelo CNPq; representou a PUC-Rio apresentando o relatório sobre a Pós-Graduação em Psicologia e participou dos debates e da elaboração de um documento a ser enviado aos órgãos de supervisão da Pós-Graduação no Brasil.

1985

Criação do Doutorado.
Criação do Bacharelado em Psicologia.
Foi realizada a I Jornada Internacional de Atualização em Psicopedagogia – “Aparentes bloqueios cognitivos”, sob a coordenação de Circe Navarro V. Brazil.

1994

Lançado o primeiro número da Revista "Cadernos de Metodologia", organizado pela Professora Maria Euchares Motta, fruto das reflexões de um grupo de Mestrandos.

1995

Lançada a Revista da Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia.

1999

Implementação do novo currículo da graduação, com inserção dos alunos em núcleos temáticos focalizados em seus interesses pessoais.

2007

Encontro Nacional Trauma e Memória - 14 e 15 de junho, auditório do RDC, no qual comemorou-se os 40 anos da Pós-graduação em Psicologia na PUC-Rio.

2008

Eventos realizados: VII Encontro Nacional sobre o Bebê (Maio), II Colóquio de Imaginário e Estética (Setembro), I Jornada do Curso de Especialização em Terapia de Família e Casal (Outubro), Seminário Direitos Humanos para Todos (Outubro), IV Jornada de Psicologia e Espiritualidade (Novembro).

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Núcleo de Memória da PUC-Rio