Departamentos :: Engenharia de Produção :: Cronologia

Início da Graduação em Engenharia de Produção - 2000
Criação do Mestrado - 1967 - Criação do Doutorado - 1993
Criação do Mestrado Profissional - 2001

1967

Criação do Mestrado
Coordenador: Prof. Ruy Schneider
Corpo Docente: 5 professores, sendo 4 com mestrado no exterior (M.S. M.I.T., M.S. Harvard, M.S. Houston e M.S. Stanford)
O Mestrado apresentava dois campos principais de estudos: Economia da Engenharia e Métodos de Produção

1968

Para obtenção do grau de mestre são oferecidos cursos nas áreas de Economia de Engenharia, Métodos e Produção, e Pesquisa Operacional.

1969

O Departamento recebeu dois bolsistas vindos do México para realizar o curso de Pós-Graduação.

1970

2 bolsistas vindos do Peru e Colômbia para realizar o Curso de Pós-Graduação.
Através da USAID o DEI recebeu a visita dos professores James V. Jucker, da Universidade de Harvard e Linus Schrage, da Universidade de Chicago.
Através da ONU o DEI contou com a colaboração dos professores Rudolf Skandera e John Mangoletsis.
Além das bolsas de estudos da CAPES, CNPq, Ministério do Planejamento e BNDE, o DEI criou neste ano bolsas de estudos vinculadas a Companhia Vale do Rio Doce e ao First National City Bank.

1972

James Valério Rampazzo, aluno do curso de Pós-Graduação em Eng. Industrial, ficou em 2º lugar no 1º Concurso de Monografias sobre Mercado de Capitais.
"A filosofia que rege o Departamento de Engenharia Industrial é o de desenvolver pesquisas que possam ter como subprodutos modelos a serem transferidos para a Empresa e o Governo". "O Departamento de Engenharia Industrial faz parte do Programa Multinacional de Engenharia Industrial, juntamente com a Universidade de Stanford e o Instituto Tecnológico de Monterrey, México. O programa é mantido pela OEA e pela Fundação Ford. O objetivo principal é a troca de informações no campo da Engenharia Industrial e a colaboração entre as universidades na formação de pessoal (professores e pesquisadores)." (Boletim da PUC, 17/08)

1973

O Prof. Jaccques Freumau efetuou uma viagem de propaganda dos Programas de Pós-graduação da PUC no Paraná, Sta. Catarina e Rio Grande do Sul.

1974 13 a 27/03 - Seminário de Engenharia Industrial em Pós-graduação

1975

A atualização dos Programas de Pós se dava por meio de Professores-Visitantes (PV) estrangeiros, que ficavam na PUC-Rio por meses e ministravam cursos como os de seus países de origem. O Depto. entendia que o PV não era a melhor solução, visto que estes raramente se expressavam em português e os alunos tinham dificuldades para acompanhar as aulas. O PV desconhecia a formação dos alunos, levando-os a oferecerem cursos de nível inacessíveis ou tão elementares que acabavam por se tornarem inúteis; as aulas não eram assistidas pelos professores regulares e o PV era dispendioso. Propunha-se o envio de professores regulares a Centros de Excelência no Exterior para cursarem um pequeno número de disciplinas atualizadas durante um trimestre letivo, e, ao voltarem, adaptarem tais cursos às nossas realidades e necessidades. Com isso o corpo docente efetivo se enriqueceria e atualizaria a realização profissional, por um lado, e o compromisso institucional, por outro. Os PV seriam utilizados em pesquisas específicas de suas áreas, às quais poderiam dar preciosa contribuição.

1977

Criação da Habilitação em Engenharia de Produção.
Assinado em maio convênio entre a PUC/RJ e a COMLURB e dado início aos estudos da primeira parte do Convênio que trata da “Alocação de Cargas de Lixo à Estações de Transferência na Cidade do Rio de Janeiro”. Os resultados desta 1ª parte foram encaminhados à COMLURB através de um relatório.
Elaborada proposta para o projeto de pesquisa intitulado “A ação estatal no Desenvolvimento dos Transportes Urbanos: um Estudo da Área Metropolitana do Rio de Janeiro”. Após entendimentos com a Assessoria de Desenvolvimento da Reitoria, a proposta seria encaminhada por aquela Assessoria à EBTU – Empresa Brasileira de Transportes Urbanos.

1978 19 a 23/06 - Mesas redondas sobre "Transportes Urbanos", com a participação dos economistas Josef Barat e Sérgio Maracajás (ex e Subsecretário de Transportes do RJ), do engenheiro Jorge Schnor (BNH) e professores e alunos do Programa de Mestrado da área de Sistemas de Transportes.

1993

Criação do Doutorado

 

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Núcleo de Memória da PUC-Rio