Departamentos :: Engenharia de Materiais :: Cronologia

Criação do Mestrado - 1971 - Criação do Doutorado - 1991

1961

maio - Inaugurado o Laboratório de Materiais e Químicos, Beneficiamento de Minérios, Docimasia e Eletrometalurgia, Fundição, Areias e Ensaios Mecânicos, que integravam o Instituto de Metalurgia.

1969

Início da Montagem dos laboratórios de Metalurgia Extrativa e integração da Espectrografia e Raio X no plano prioritário de pesquisa do Departamento. Elaboração do Projeto de Implantação do Curso de Pós-Graduação após a instalação dos laboratórios.

1970

Aprovação, pela PUC, do Curso de Pós-Graduação em Metalurgia Extrativa. Contratação de dois professores com Ph.D. por Stanford, para a implantação da Pós-Graduação.

1971

Reconhecimento do curso pelo CNPq (Mestrado)
Professores visitantes, em intercâmbio científico: Prof. Robert Leal Lobo, da USP; Prof. Modesto Pusterla, da Universidade de Padova, Itália; Profs. Marie Antoinette Tonnelat e Atamatia Marvides, do Institut Henri Poincaré, Paris; Prof. Jerzi Andrzj Lukierski do Instituto de Física da Universidade de Wroclaw, polônia; Prof. Douglas Gonzáles; Prof; Humberto Brandi, bacharelado no Departamento de Física da PUC-Rio, título de Mestrado pela PUC-Rio, título de Doutor em Física, no Massachusettes Intitute of technology, Prof. George Bemski, do IVIC – Instituto Venezuelano de Investigações Científicas.

1972

Março - inauguradas as novas instalações dos laboratórios do ITEMet compreendendo sala de preparação de amostras e tratamentos térmicos, sala de microscopia, sala para macro e micro fotografia, câmara escura e laboratório de química

1980

Desenvolvido por uma equipe de pesquisadores do Departamento de Ciências dos Materiais e Metalurgia um projeto para obtenção de uma tecnologia nacional para a produção de manganês metálico, o que evitava assim que o país continuasse a depender da importação deste minério. Além das vantagens em termos de tecnologia e economia, o projeto também favoreceu as atividades científicas do curso de pós-graduação do Departamento. A PUC-Rio era na época o único centro de pesquisa que trabalhava com manganês metálico.

1991

Criação do Doutorado

 

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Núcleo de Memória da PUC-Rio