Departamentos :: Engenharia Mecânica :: Cronologia

Início da Graduação - 1948; Engenharia de Controle e Automação - 1997
Criação do Mestrado - 1964 - Criação do Doutorado - 1980
 

1948

Criação da Escola Politécnica da PUC-Rio.

1964

17/08 - início do programa de pós-graduação (mestrado), que conferiria o título de Mestre em Ciências, instalado com o auxílio da Aliança para o Progresso e da Comissão Fullbright. Iniciativa pioneira na América Latina.

1965

Em julho deste ano, primeira Dissertação de Mestrado defendida no CTC foi de Guilherme de La Peña. Ele foi posteriormente presidente da Associação Espacial Brasileira.

1966

Coordenador: Prof. Heitor Moreira Herrera
Corpo Docente: 10 professores, sendo 3 com mestrado no exterior (University of Califórnia, Columbia University, Houston)

1969

junho - Instalado pelo professor Luis Fernando Candiota o Laboratório de Vibrações.
setembro - Professores do Departamento percorreram universidades do Nordeste para realizar uma promoção dos Cursos de Pós-Graduação da PUC nas Escolas de Engenharia, e Institutos de Física, Química e Matemática.
O Conselho Nacional de Pesquisas reconheceu como Centro de Excelência para Pós-Graduação o programa de Engenharia Mecânica.

1970

O Departamento recebeu o professor Robert Paul Forslund, Ph.D. pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets, EUA; professor Ravindra Chhaganlal Tailor, indiano, diplomado Ingenieur Technishe Universitatet Stuttgart, Alemanha Ocidental.

1976

09/03 - Introduzido no curso de Engenharia Mecânica o programa de especialização em Engenharia Nuclear, único em nível de graduação no Brasil.
Pretendia-se iniciar um programa de pós-graduação em Tecnologia Nuclear já em 1978 (Boletim da PUC, 30/09)
18/05 – III Simpósio Brasileiro de Calor e Mecânica dos Fluidos, que reuniu no campus da PUC-Rio cerca de 70 representantes de diversas Universidades e Centros de Pesquisa do Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos.

1979

27-28/09 – O Conselho Universitário aprovou a abertura do Programa de Doutorado em Engenharia Mecânica.

1980

Criação do Doutorado
Instalação no campus da PUC por um grupo de alunos e professores do CTC de um catavento destinado a desenvolver pesquisas sobre o aproveitamento dos ventos para a produção de energia elétrica. A idéia da construção do catavento surgiu em 1978 no ITUC, por uma equipe chefiada pelo engenheiro Juarez Fernandez Garcia. A Eletrobras firmou convênio para dar continuidade às pesquisas no campo da energia eólica.

1998

O Departamento desenvolvia projetos de pesquisa com a Petrobras, a Agência Espacial Brasileira e a White Martins, no Brasil; Exxon, Texaco, Halliburton e Pipetronix, nos EUA; Statoil, Norsk-Hydro e Saga, na Noruega; Ancap e Ecopetrol, na América Latina. Além dos projetos de pesquisa, existiam diversos projetos de prestação de serviços para empresas como Mercedes Benz, Maxxion, CVRD, Concremat e Nuclen.

1999

Assinado em 29/11 convênio entre a PUC-Rio e a Secretaria de Energia da Indústria Naval e do Petróleo do Rio de Janeiro, através do Grupo de Aplicações Energéticas (GDAE) do Departamento de Engenharia Mecânica, que visou estabelecer um intercâmbio científico-tecnológico para estudos do Uso de Energia Solar Eólica, Co-Geração e Outras Formas de Energia em Aplicações no Âmbito do Estado do Rio de Janeiro.

 

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Núcleo de Memória da PUC-Rio