Departamentos :: Matemática :: Cronologia

Início da Graduação - 1950
Criação do Mestrado - 1969 - Criação do Doutorado - 1974

1965

Início da Pós-Graduação em Matemática, conferindo título de Doutor em Ciências (ainda no Instituto de Matemática e Física) (Anuário do Jubileu de Prata da PUC-Rio, 1965, p.35)

1966

Criação do Instituto de Matemática da Universidade Católica (IMUC), congregando elementos do antigo Instituto de Matemática e Física Costa Ribeiro e de outras unidades da PUC-Rio. O instituto fez contatos com brasileiros que estavam em doutorado no exterior, procurando atraí-los para a PUC-Rio.

1967

O IMUC passa a constituir o Departamento de Matemática, criado com o objetivo de agregar acadêmica, científica e administrativamente todas as atividades de ensino, pesquisa e estudo concernentes à Matemática.

1968

Incorporação ao Departamento de professores horistas que lecionavam matemática na antiga EPUC e em outras unidades da Universidade. O Departamento passa a participar dos progremas do BNDE. Estruturação do Ciclo Básico.

1969

Implantação do Ciclo Básico. Formação dos primeiros bacharéis. Início do Mestrado. O Departamento é reconhecido como Centro de Excelência pelo CNPq. É feita a estruturação do Mestrado em Matemática Aplicada.

1970

Estruturação da Licenciatura e do Bacharelado na opção Informática. O Departamento abre sua biblioteca e contrata uma bibliotecária. Assinado convênio com o Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada do Conselho Nacional de Pesquisas).

1971

Foram concedidos os oito primeiros títulos de Mestre. Vinda do primeiro professor visitante estrangeiro. Início das pesquisas em Matemática Aplicada. Intensa participação no Colóquio Brasileiro de Matemática. Mestres pelo Departamento vão para o exterior fazer doutorado.

1972

Mudança física para o 8o.andar do Edifício Leme. O Conselho Departamental do CTC aprovou a criação do Curso de Doutorado em Matemática, com área de concentração em Topologia Diferencial. O que levou o professor João Bosco Pitombeira a propor o doutorado foi o alto nível do Departamento nesta área. (Boletim da PUC, 05/10)

1973

O Mestrado dividia-se em Matemática Pura e Matemática Aplicada.
Desde junho, com a retirada do BNDE, o programa de pós–graduação passou a ser subvencionado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) mediante o convênio 166/CT. Este financiamento, pelo prazo de dois anos, estava vinculado a três projetos de pesquisa.
Foi renovado por mais três anos o convênio com o IMPA. Este convênio dava acesso aos alunos de Pós–Graduação do Departamento a biblioteca do IMPA, a mais completa da América do Sul; e os créditos de pós–graduação numa das entidades na área de matemática era reconhecido pela outra.
Início do intercâmbio com a Universidade de Estrasburgo.

1974

Início do Doutorado (Topologia Diferencial, com ênfase na teoria das folheações).
Dentro do Convênio então mantido pela PUC com a Universidade de Maringá no setor de Pós-Graduação em Matemática, dos 36 atuais alunos de Pós-Graduação, três eram docentes da Universidade de Maringá, licenciados para completarem o Mestrado

1976

05-25/01 – A PUC/RJ recebeu durante 20 dias cerca de 65 matemáticos de quatorze países, no I Simpósio Internacional de Topologia, patrocinado pela FINEP, CAPES, CNPq e PUC/RJ, a fim de debaterem algumas das mais recentes pesquisas no campo da Topologia Diferencial e Algébrica.

   

2007

19 e 20/04 - Jornada de Matemática, com a apresentação de trabalhos de alunos de pós-graduação da PUC e de outras universidades

2007

06 a 10/08 - Congresso Internacional Foliation, Topology and Geometry in Rio, no auditório do RDC; no congresso comemorou-se o 70o.aniversário do Padre Paul Schweitzer, professor do Depto.de Matemática e um dos fundadores do grupo brasileiro de pesquisa em Topologia. (ver matéria no Jornal da PUC)

:: Referência auxiliar: Sinopse da História do Departamento de Matemática da PUC/RJ. Departamento de Matemática da PUC-Rio, 1973

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Núcleo de Memória da PUC-Rio