Departamentos :: Economia :: Cronologia

Início da Graduação - 1961
Criação do Mestrado - 1978 - Criação do Doutorado - 1993

1960

Criação do NESA – Núcleo de Economia e de Sociologia Aplicada: "Foi autorizada pelo Pe. Artur Alonso S.J., Magnífico Reitor, em outubro, a fundação do Núcleo de Economia e de Sociologia Aplicada (NESA), órgão do Instituto de Estudos Políticos e Sociais, destinado a: a) conferir ao Instituto de Estudos Políticos e Sociais um papel ativo na formulação científica de uma política econômica e social brasileira, a que atualmente se vem atribuindo importância crescente no país; b) proporcionar aos alunos da Escola de Sociologia e Política e do Instituto de Estudos Políticos e Sociais a possibilidade de completarem seus estudos teóricos com participação ativa em pesquisas concretas; c) atender à crescente procura de pesquisas econômicas e sociais de caráter geral que escapam ao campo de interesse dos escritórios particulares de estudos econômicos e sociais." (Anuário da PUC 1960. p.149)

1963

Criação do Departamento de Economia.

1976

04/05 – Palestra Informal, com alunos e professores de Pós-Graduação, para troca de idéias sobre assuntos relacionados com a área de Administração e Economia, do professor Stefan Robock, da School of Business da Columbia University, economista do Bureau de Política Econômica Internacional e de Pesquisa do Departamento de Estado de Comércio dos EUA. O professor Robock escreveu vários livros sobre o Brasil.

1977

Criado o Mestrado em Economia, com previsão para iniciar as atividades em março de 1978, com a primeira turma de 15 alunos. O Programa estava ligado a ANPEC – Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia. Vale destacar que quando da realização do Concurso Nacional de Seleção promovido pela ANPEC o Programa da PUC, entre 10 centros de Pós-Graduação, foi o que reuniu maior número de candidatos.

1978

Início do Mestrado

1979

17-20/10 – O Departamento de Economia da PUC/RJ, a Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia – ANPEC – e a Fundação Ford promoveram uma Conferência Internacional sobre o  sistema das minidesvalorizações cambiais, , no Hotel Paineiras. Participaram 35 economistas latino-americanos, norte americanos, europeus e asiáticos.

1993

Criação do Doutorado.
O Plano Real foi idealizado por economistas formados e/ou funcionários da PUC-Rio, como Persio Arida, André Lara Resende, Gustavo Franco, Pedro Malan e Edmar Bacha.

1997

Prêmio BNDES 1997 de Economia para dissertações de mestrado, vencido por Fernando Cássio com o trabalho "Disparidade Econômicas regionais: Gasto públicos no funcionalismo Brasileiro".
Eduarda Cunha de La Rocque foi vencedora do Prêmio Haralambos Simeonidis de Melhor Tese de Doutorado em Economia, oferecido pela ANPEC.

1998

Três dissertações de mestrado premiadas com o Prêmio BNDES de Economia: "Risco da taxa de juros no Brasil", por Alexandre Barcinski, que ficou em 2º lugar; "Segmentação versus concorrência: um teste de dualidade no mercado de trabalho brasileiro", por Rodrigo Reis Soares, premiado em 3º lugar, e "Três artigos sobre leilões de títulos", por Leonardo Bandeira Rezende, 5º colocado.

 

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Núcleo de Memória da PUC-Rio