Departamentos :: Direito :: Cronologia

Início da Graduação - 1941
Criação do Mestrado - 1972 - Criação do Doutorado - 1999

1941

Início do funcionamento da Graduação.

1948

Em 15/03 instalou-se o Instituto de Direito Comparado, primeira instituição do gênero no Brasil.

1954

O corpo docente era constituído por 37 professores, do qual 14 possuíam doutorado, sendo 3 no exterior.

1957

A Faculdade de Direito inaugurou o Departamento de Assistência Judiciária, para atender aos casos judiciários da população e fornecer campo de estágio aos alunos.
Dezembro - O professor Haroldo Valadão, catedrático da Faculdade de Direito, foi eleito para o Comitê Internacional de Direito Comparado, Conselho Diretor da Associação Internacional de Ciências Jurídicas da UNESCO. Seria o primeiro latino-americano eleito para este Conselho.

1961

Autorização para o Curso de Doutorado para bacharéis em Direito, aprovado pelo Conselho Universitário para início em 1962.
Inaugurado pelo Diretório da Faculdade de Direito um Departamento de Assistência Penitenciária para atender os sentenciados, suas famílias e egressos.

1962

24/04 – Instalação do Curso de Doutorado da Faculdade de Direito. A aula inaugural foi pronunciada pelo Primeiro-Ministro Dr. Tancredo Neves.

1964

28/09 – Colou grau como Doutor em Direito o diplomata Miguel Angel Espeche Gil, Secretário da Embaixada Argentina, sendo o primeiro aluno do curso de Doutorado da Faculdade de Direito.

1965

16 alunos na pós. Doutorado é dividido em três seções: Direito Público, Direito Privado e Direito Penal.

1970

Convênio com o Serviço Nacional de Processamento de Dados (SERPRO) para a formação de um corpo de pesquisadores, que estudarão a aplicação dos computadores eletrônicos à indagação científica do Direito.

1971

Em programação o início do Mestrado para 1972, sob a coordenação do Profº. Fernando Studart Ramos de Queiroz, em convênio com o CEPED (Centro de Estudos e Pesquisa em Direito).

1972

Iniciou-se em agosto o Mestrado em Ciências Jurídicas. Em julho, assinatura de convênio entre a PUC e a Fundação Interamericana para Assistência ao Departamento de Ciências Jurídicas na implantação e execução do programa de pós-graduação em Direito.

1973

O Mestrado em Ciências Jurídicas apresentava duas áreas de concentração: Direito e Desenvolvimento, e Direito e Empresa.

1976

25/03 – Firmado convênio entre a PUC-Rio e a Gonzaga University, de Spokane, Washington, EUA, para intercâmbio de professores e alunos dos departamentos de Ciências Jurídicas.

1999

Criação do Doutorado.

2000

19 e 20/10 - IX Encontro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), que teve por objetivo analisar o processo de pesquisa, de expansão e de avaliação dos programas de Pós-Graduação em Direito.

2007

05/07 - Assinatura de cooperação com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de desenvolver estudos, pesquisas e pós-graduações voltadas aos membros do Ministério Público.
31/08 - Seminário Agressividade, Violência e Direitos Humanos, encontro internacional organizado pelo Núcleo de Direitos Humanos, em parceria com a Cátedra Unesco de Direitos Humanos e Violência.

 

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Núcleo de Memória da PUC-Rio