Cronologia :: Anos 1940, e antes da PUC :: 1950 :: 1960 :: 1970 :: 1980 :: 1990 :: 2000 :: 2010

:: Contexto

:: Humanidades, Ciência
& Tecnologia

:: A PUC-Rio

1931
O governo provisório, após o Golpe de 1930, sanciona decretos organizando o ensino secundário e as universidades brasileiras. Estes decretos ficaram conhecidos como Reforma Francisco Campos. É criado o Conselho Nacional de Educação.
Criado o DOP - Departamento Oficial de Propaganda.
Inauguração do Cristo Redentor.

1931
 

1931

1932
Fundação do Instituto Católico de Estudos Superiores, com apoio do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro e do Ministro da Educação, Francisco Campos.
Lançamento do "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova", por um grupo de intelectuais que defendia a renovação educacional propondo uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita.

1932
Aldous Huxley publica o livro  "Admirável Mundo Novo".

1932

1933
Representantes da comunidade católica, tendo à frente Dom Sebastião Leme, criam a Liga Eleitoral Católica (LEC), cujo secretário-geral é Alceu Amoroso Lima. Objetiva articular a participação católica na Assembléia Constituinte que seria eleita. Nas eleições, a maioria dos candidatos eleitos estava comprometida com as propostas católicas, sendo as principais a indissolubilidade do casamento, o ensino religioso nas escolas públicas e a assistência eclesiástica às forças armadas.
Como reação ao Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932, foi criada a Confederação Católica de Educação, para defender as posições da Igreja no campo educacional.

1933
Gilberto Freire publica "Casa Grande e Senzala". Caio Prado Júnior publica "Evolução Política do Brasil".

1933

1934
A Nova Constituição brasileira instituiu o ensino primário obrigatório, o voto feminino e manteve as eleições diretas para presidente.

1934

1934
Na primeira das conclusões do I Congresso Católico Brasileiro de Educação foi registrado que “Deve ser quanto antes creada a Universidade Católica Brasileira, com âmbito nacional e para a qual concorram todos os católicos do Brasil”.

1935
Criação da Ação Católica Brasileira, por Dom Sebastião Leme.

   

1937
Vargas fecha o Congresso, suprime os partidos políticos e outorga uma nova constituição, elaborada pelo então ministro da Justiça, Francisco Campos, com base em teorias que defendiam a centralização e o autoritarismo político como "formas de combater os males resultantes do liberalismo".

1937
Criação do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico Nacional), a partir de estudo elaborado por Mario de Andrade.

1937
Fundado o Instituto de Educação Social e Familiar pela Associação de Educação Social e Familiar. Sediado na Rua Voluntários da Pátria, Botafogo, destinava-se principalmente à formação de assistentes sociais e de educadores familiares. Continha em seu corpo docente um número significativo de professores vindos da Europa.

1938
"Intentona Integralista", atentado a Vargas, que desencadeou intensa campanha contra o Integralismo, com prisão e exílio de seus líderes. 1º Congresso Nacional da UNE. Vargas cria nas rádios a "Hora do Brasil".

1938
São criados a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).
Graciliano Ramos publica "Vidas Secas".

1938
Carta de 14/11 assinada pelo Papa Pio XI confiava ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Sebastião Leme, “um mandato especial para tratar a questão relativa à auspiciosa Universidade Católica que deveria ser erigida nesta República Federal”.

1939
Início da Segunda Guerra Mundial após a invasão da Polônia pela Alemanha.
Morre o Papa Pio XI. O Cardeal Eugênio Pacelli é eleito Papa Pio XII.

1939
Ari Barroso lança a música "Aquarela do Brasil". Carmem Miranda é convidada a trabalhar nos EUA.
Dois clássicos do cinema americano são lançados: "O Mágico de Oz" e "...e o vento levou".

1939
Em setembro, o Primeiro Concílio Plenário Brasileiro declarou-se favorável à criação da Universidade Católica: “[...] por sua natureza, a universidade é o centro onde se elaboram as grandes sínteses do saber, o seminário de formação dos sábios que impulsionam progressos do conhecimento, o laboratório em que se preparam os elementos superiores da administração e da vida profissional do país, numa palavra, o órgão conservador e transmissor de todo o patrimônio de uma civilização".
“A Universidade Católica do Rio de Janeiro era um ideal antigo de todos os bons brasileiros, o desejo manifestado, em várias cartas, ao Cardeal D. Sebastião Leme, pelo S. Padre Pio XI, a palavra de ordem do Primeiro Concílio Plenário, que reunira em 1939 todo o Episcopado Nacional”. Anuário de 1950, p. 7.
Fundada a Escola de Enfermagem Luiza de Marillac, localizada na Rua Dr. Satamini, 237, Tijuca, pela Associação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

1940
O governo brasileiro institui o salário mínimo. Os EUA dão empréstimo para a construção da Usina de Volta Redonda.
A França é tomada pela Alemanha; começa a Batalha da Inglaterra, com intenso bombardeio de aviões alemães.

1940
Chaplin lança o filme “O Grande Ditador”.

1940
01/01 - Início dos trabalhos do grupo designado pelo Cardeal Dom Sebastião Leme, composto pelo Pe.Leonel Franca, S.J., e pelo Dr. Alceu Amoroso Lima, presidente da Ação Católica Brasileira, para o planejamento das Faculdades Católicas.
19/03 - A Companhia de Jesus é convidada a se responsabilizar “pela vida científica e didática da nova instituição”.
21/06 - Sessão solene no Palácio São Joaquim, sede da arquidiocese do Rio de Janeiro, na qual os estatutos da “Sociedade Civil Faculdades Católicas” foi apresentado e esta considerada fundada. 
30/10 - O Presidente da República assina o Decreto 6.409 autorizando as Faculdades Católicas a instalar o curso de Bacharelado na Faculdade de Direito e sete cursos na Faculdade de Filosofia.

1941
Liberdade de imprensa cassada no Brasil e garantias individuais abolidas; o governo federal mantinha estreitas relações com o Eixo; Vargas cria a Justiça do Trabalho e o Conselho Nacional do Petróleo.
Em 6 de dezembro os japoneses atacam Pearl Harbour, e os Estados Unidos entram em guerra contra o Japão, a Alemanha e a Itália; navios brasileiros são atacados pelos alemães; a Alemanha invade a Iugoslávia e a Grécia, e ataca a URSS.

1941
Konrad Zuse conclui um computador eletromecânico, o Z3, que é depois destruído em Berlim na Segunda Guerra.
O projeto de desenvolvimento da bomba atômica nos EUA, conhecido como Projeto Manhattan, era coordenado pelo físico Oppenheimer.
Surge o "Repórter Esso" na Rádio Nacional (Rio) e na Record (São Paulo); a 1a novela é levada ao ar na Rádio Nacional; criada a Companhia Cinematográfica Atlântida.
Começam as transmissões de TV comercial nos EUA (NBC e CBS); Orson Welles lança o filme "Cidadão Kane"

1941
15/03 - Instalação dos cursos das Faculdades Católicas do Rio de Janeiro, com a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Sebastião Leme, do Núncio Apostólico e do Ministro da Educação Gustavo Capanema; seria “um grande centro de irradiação doutrinária” católica. Padre Leonel Franca, S.J., foi nomeado o primeiro Reitor.
O corpo docente era constituído por 44 professores, dos quais 16 com doutorado, 8 destes realizados no exterior.
- Alunos Matriculados
Filosofia - 2
Letras - 7
Letras Neo-Latinas – 14
Letras Anglo-Germânicas – 13
Geografia e História – 15
Ciências Sociais – 12
Pedagogia – 7
TOTAL – 70
Iniciou-se a campanha financeira pela Universidade Católica no Rio de Janeiro.
A Ação Católica, no seu ramo Juventude Universitária Católica começa a funcionar nas Faculdades Católicas, celebrando reuniões bimensais.

1942
Outubro - Falecimento do Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Sebastião Leme.
Tóquio é bombardeada pelos EUA; inicia-se a matança sistemática de judeus nos campos de concentração (a "solução final"); Ssetembro - Brasil declara guerra à Alemanha; criado o SENAI; chega ao Brasil (oficialmente) a Coca-Cola.

1942
O cientista italiano Enrico Fermi e uma equipe de físicos norte-americanos constroem o primeiro reator atômico, na Universidade de Chicago.
John Vincent Atanasoff conclui sua máquina, o ABC, capaz de resolver problemas reduzidos a sistemas de 30 equações.
Caio Prado Jr. publica "Formação do Brasil Contemporâneo".
Mário Lago e Ataulfo Alves lançam "Ai que saudades da Amélia"; é lançado o filme "Casablanca"; Albert Camus publica "O Estrangeiro"; Frank Sinatra inicia sua carreira solo.

1942
Setembro - devido a mobilização nacional para a guerra, as Faculdades Católicas, juntamente com a Escola Ana Nery, organizaram um curso de enfermagem destinado exclusivamente às alunas.
Com o aumento do número de alunos, as instalações do Palacete Joppert, na Rua São Clemente, tornaram-se insuficientes. Em 11/10 foi inaugurado um novo pavilhão para a Faculdade de Filosofia, que abrigou também a Faculdade de Direito. O novo edifício tinha três andares e vinte salas.
01/12 - Reconhecimento oficial das Faculdades Católicas, através dos decretos 10.984 (Faculdade de Direito) e 10.985 (Faculdade de Filosofia).

1943
Setembro - Assume o arcebispado do Rio de Janeiro Dom Jaime de Barros Câmara.
O governo Vargas publica a CLT e cria o SESI. As tropas alemãs são derrotadas em Stalingrado e no norte da África; ocorre o massacre de judeus no Gueto de Varsóvia.

1943
Sartre publica "O Ser e o Nada".  Saint-Exupéry lança o livro "O Pequeno Príncipe". É descoberto, por acaso, o LSD.
Estréia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro "Vestido de Noiva", de Nélson Rodrigues. É inaugurado o prédio do MEC, no Rio de Janeiro, um marco da arquitetura moderna no Brasil.

1943
Foi doado pelo Governo Federal às Faculdades Católicas uma área de seis lotes na Esplanada do Castelo no Centro do Rio, após longas negociações envolvendo ministros de estado e o Presidente Vargas.
Instalação de curso intensivo de preparação para auxiliares de Serviço Social, que deu origem à Escola de Serviço Social.

1944
A frente alemã é interrompida na Polônia, os russos invadem a Prússia; os aliados começam a reconquista da Europa, com a invasão da Normandia (Dia D); a Alemanha usa as bombas V-1 e V-2 contra a Inglaterra; vitória dos pracinhas brasileiros na Itália; a França e Itália são libertadas pelas tropas aliadas; ocorre a conferência de Bretton-Woods.

1944
Equipes da Universidade de Harvard e da IBM concluem o Mark-1 ("Automatic Sequence Controlled Calculator"), computador eletromecânico que funcionava com relés e era programado por fita de papel; Oswald Avery, Colin MacLeod e Maclyn MacCarty mostram que a herança genética é transmitida por ácidos nucléicos.
Hayek, em "The Road to Serfdom", argumenta que nenhum planejamento econômico centralizado poderia controlar as incontáveis partes de informações localizadas e individuais necessárias, e que apenas um sistema de preços não-organizado, em um mercado livre, produziria ordem emergente a partir de uma miríade de estratégias individuais.
Jorge Luis Borges publica "Ficções"

1944
Dissolvida a Associação Nossa Senhora Auxiliadora, o terreno da Rua Humaitá, 170, foi doado pelo Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara às Faculdades Católicas para a construção do Instituto Social.
Passa a ser oferecido curso regular de assistente na Escola de Serviço Social.
Começou a funcionar o Curso de Didática, que tinha por objetivo formar para o magistério secundário.
Fundada a Revista Verbum, trimestral, que tinha por objetivo ser uma revista de cultura universitária visando o intercâmbio com instituições congêneres do país e do estrangeiro.

1945
Fim do Estado Novo; são criados os partidos UDN, PTB e PSD; os vencedores na Segunda Guerra decidem criar a ONU; o PCB volta à legalidade; Eurico Dutra é eleito Presidente; Mussolini é preso e executado; as tropas soviéticas ocupam Berlim; Goebbels e Hitler se suicidam; os EUA lançam as bombas atômicas em Hiroshima e Nagazaki; Dresden e Tóquio são devastadas por bombardeio aéreo "tradicional"; termina a Segunda Guerra Mundial; Brasil e URSS estabelecem relações diplomáticas; é adotado o voto feminino na França.

1945
Maurice Merleau-Ponty publica "Phénoménologie de la Perception".
O biólogo suíço Jean Piaget visita o Brasil como "pedagogo" a convite da UNESCO.

1945
As Faculdades Católicas contavam com 375 alunos.
A Faculdade de Filosofia compreendia os seguintes cursos: Filosofia, Geografia e História, Ciências Sociais, Letras Clássicas, Letras Neo-Latinas, Letras Anglo-Germânicas, Pedagogia e Didática.
As Faculdades de Direito e de Filosofia obtiveram autorização para se reunirem com a Escola de Serviço Social, constituindo uma Universidade.
01/04 - A campanha pro-Universidade Católica inaugurou a hora radiofônica das Universidades Católicas na Rádio Clube do Brasil.

1946
No Brasil, a presidência é ocupada por Eurico Gaspar Dutra; instala-se a Assembléia Nacional Constituinte, que promulga a nova Constituição; ocorrem mais de 60 greves nos dois primeiros meses do ano; inicia-se na Argentina a ditadura de Perón; Guimarães Rosa publica "Sagarana"; a Austrália atrai milhões de imigrantes, a maioria brancos europeus; Itália e Japão adotam o voto feminino; surge o biquini; Frank Capra lança o filme "A felicidade não se compra"; "Copacabana", de Braguinha e Alberto Ribeiro, é o grande sucesso do ano. É criado o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, vinculado a Organização das Nações Unidas - ONU.

1946
Surge o Eniac ("Electronic Numerical Integrator and Computer"), nome dado à primeira máquina em geral considerada um "computador"; operava por meio de válvulas.
Willard Frank Libby desenvolve a datação por Carbono 14.
Fundada a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

1946
15/01 - Decretada (Decreto 8.681) a elevação das Faculdades Católicas à categoria de Universidade.
21/10 - Aprovados os estatutos da Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Quantidade de alunos matriculados em 1946:
Faculdade de Filosofia – 154
Faculdade de Direito – 144
Escola de Serviço Social – 76
Instituto Social – 76
Dom Manoel Gonçalves Cerejeira, Cadeal-Patriarca de Lisboa, torna-se o primeiro Doutor Honoris et scientiae causa da Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Inaugurado o primeiro curso de língua tupi no Brasil, confiado ao Pe.A.Lemos Barbosa.

1947
Dom Carlo Chiarlo assume a função de Núncio Apostólico no Brasil.
O PCB é cassado; o Brasil rompe relações com a URSS; intervenção do governo em sindicatos; fechamento da CGT; os EUA estabelecem o Plano Marshall, de ajuda aos países europeus não-socialistas; a "Doutrina Truman" (EUA) institucionaliza a Guerra Fria; independência da Índia, Paquistão e Birmânia; a independência da Índia provoca grande comoção interna, e leva a Gandhi a empreender uma cruzada pela paz. São encontrados os manuscritos do Mar Morto.

1947
O primeiro transistor é desenvolvido para substituir as válvulas.
Aprovado o Plano de Criação do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), em São José dos Campos.
O MASP é inaugurado em São Paulo.

1947
20/01 - Com o decreto Laeta coelo arridens, a Sagrada Congregação dos Seminários e Universidades elevou a Universidade Católica à categoria de "Universidade Pontifícia", mas apenas em 16/12 ocorreu a cerimônia solene de "promulgação", ocorrida no auditório do Ministério da Educação.
Julho - Proposta ao Reitor por um grupo de professores e engenheiros que sentiam a grande necessidade de técnicos nacionais a criação de uma escola de engenharia, integrante à Universidade. É autorizado o funcionamento da Escola Politécnica.
O Cônego José Cardijn, idealizador e realizador da Juventude Operária Católica (JOC) internacional, recebeu o diploma de Doutor Honoris Causa da Faculdade de Direito.

1948
Criação da OEA; assassinato de Gandhi na Índia; formação do Estado de Israel; começa o "Apartheid" na África do Sul; bloqueio soviético a Berlim ocidental dá início a uma ponte aérea com suprimentos em aviões ingleses e americanos.
É aberto o primeiro McDonald; é inventado o LP, com 25 minutos de música de cada lado; Vittorio de Sica lança o filme "Ladrões de Bicicleta"

1948
É publicado o "Relatório Kinsey", sobre os padrões sexuais dos norte-americanos.
Shannon publica "A Mathematical Theory of Communication".
Norbert Wiener publica "Cybernetics, or Control and Communication in the Animal and Machine"
O cientista brasileiro César Lattes isola, em laboratório, uma nova partícula do átomo: o méson.
É fundada a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O governo encaminha ao Congresso Nacional o projeto de Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional.
Erico Veríssimo publica "O Continente", primeiro volume da trilogia "O Tempo e o Vento".

1948
21/01 - Fundada a Escola Politécnica.
02/04 - Inaugurada a nova sede do Instituto Social, na Rua Humaitá, 170.
Julho - Criada a “Hora Cultural da Universidade Católica”, programa cultural semanalmente irradiado pela Rádio Jornal do Brasil, promovendo a irradiação de programas artístico-científicos.
03/09 - Nos seus aposentos no Colégio Santo Inácio, faleceu o fundador e primeiro Reitor da PUC-Rio, Padre Leonel Franca.

1949
É lançada a candidatura de Getúlio Vargas à Presidência da República; "Chiquita Bacana", de Braguinha e Alberto Ribeiro, é o sucesso no carnaval; fim da guerra civil na China, e Mao Tsé-Tung proclama a República Popular; a Alemanha é dividida; é assinado o Tratado do Atlântico Norte; é explodida a primeira bomba atômica soviética.

1949
Na Universidade de Cambridge, a equipe de Maurice Wilkes conclui o primeiro computador eletrônico digital que armazenava o próprio programa, o Edsac (Computador Automático de Armazenamento Eletrônico por Atraso).
Robert Merton publica "Social Theory and Social Structure. Towards the codification of theory and research".
É fundada a Escola Superior de Guerra (ESG), e é criado o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), ambos no Rio de Janeiro. Simone de Beauvoir publica "O Segundo Sexo"; George Orwell publica "1984".

1949
Por iniciativa do Diretor dos laboratórios da Universidade, Prof. Pe.Francisco Xavier Roser, foi instalado na Gávea um observatório para o estudo dos raios cósmicos e da eletricidade atmosférica.
Foi celebrada entre os Diretores da Escola de Engenharia, da Escola do Estado Maior do Exército, do Instituto Nacional de Tecnologia e da Escola Politécnica da PUC-Rio um convênio para intercâmbio cultural em cursos de especialização e pesquisa, bem como no uso dos respectivos laboratórios.
Março - Iniciaram-se os cursos da Escola Politécnica com 72 alunos matriculados na primeira série.
Dezembro - Publicada no Diário Oficial a autorização de funcionamento na Faculdade de Filosofia do curso de Matemática, cujas aulas tiveram início no ano letivo de 1950.

 

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Núcleo de Memória da PUC-Rio