Textos sobre a PUC-Rio - cg0128_001 |
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2010 |
SEGENREICH, Stella Cecília Duarte. Análise do Processo de construção da(s) identidade(s) instituciona(is) de uma universidade: a contribuição de Castells. Revista Trevo, v. 1, n. 1. 2010.
"O processo de construção da identidade institucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é analisado, neste documento, a partir da contribuição de dois autores que serviram de base para estruturar o texto: Manuel Castells (2006) pela sua distinção de diferentes formas e origens de construção de identidades sociais e David Silverman (1970), por sua formulação da abordagem da ação no estudo das organizações, na qual são definidos os principais passos de análise de uma trajetória institucional." |
Textos sobre a PUC-Rio - cg0128_004 |
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9/2007 |
BOSCHETTI, Vania Regina. PLANO ATCON E COMISSÃO MEIRA MATTOS: CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO DA UNIVERSIDADE DO PÓS-64. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.27, p.221 –229, set. 2007 - ISSN: 1676-2584
O trabalho apresenta uma reflexão sobre a construção da lei 5540/68, buscando identificar as causas estruturais geradoras da universidade nos governos militares a partir do golpe de 1964: a influência dos grupos, os interesses envolvidos, e, a elaboração do referencial teórico-ideológico para a universidade brasileira e o papel a desempenhar nos planos de governo.
Tópicos: Governo Militar e Educação; A construção do ideário da Reforma Universitária |
Textos sobre a PUC-Rio - cg0128_003 |
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2006 |
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Revista Educar, Curitiba, n. 28, p. 17-36, 2006. Editora UFPR
Situa as tentativas de criação de universidades no Brasil da Colônia ao Império e início da República, que não tiveram êxito. Registra a promulgação de vários dispositivos legais referentes ao ensino superior na Primeira República, embora a criação de universidades tenha sido postergada pelo Governo Federal até 1920, quando foi instituída a Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ). Registra ainda, na década de 20, as discussões da Academia Brasileira de Educação e da Academia Brasileira de Ciências sobre concepções, funções e modelos de universidade. Analisa a Reforma de Ensino Superior de Francisco Campos (1931) e sua tendência centralizadora, registrando no período a criação da Universidade de São Paulo (1934) e da Universidade do Distrito Federal (1935), que expressam concepções distintas à proposta federal. Situa a instituição da Universidade do Brasil (1937) como modelo padrão, criada em 1920 (URJ) e reorganizada em 1931. Discute a universidade no pós-1945, destacando a tomada de consciência de sua situação por vários setores da sociedade, a partir dos anos 50, e, em especial, o papel do movimento estudantil no início dos anos 60. Apresenta algumas medidas oficiais decorrentes dos acordos MEC/USAID, do Plano Atcon e do Relatório Meira Mattos. Analisa a Reforma Universitária de 1968 e suas consequências para as instituições universitárias.
Tópicos: Tentativas de criação de universidade no Brasil; Os 30 anos e as propostas de Universidade; A Universidade no Brasil no pós-45; A Reforma Universitária de 1968: algumas questões;
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Acervo de fotos da Vice-Reitoria de Desenvolvimento - Continuação 3 - cg0076_072 |
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17/7/2005 |
Jornal da PUC - 50 anos campus Gávea. P.5 - "Através dos tempos", cronologia com fotos. |
Acervo de fotos da Vice-Reitoria de Desenvolvimento - Continuação 3 - cg0076_075 |
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17/7/2005 |
Jornal da PUC - 50 anos campus Gávea. P.8 - "Do futebol ao surfe, 34 anos de educação física"; "A reforma universitária". Com fotos. |
Textos sobre a PUC-Rio - cg0128_002 |
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1996 |
SEGENREICH, S. C. D. . Crise e Mudança na Construção Histórica de um Projeto Institucional : O caso da PUC-RJ. In: XIX Reunião anual da ANPED, 1996, Caxambu. Programa da Reunião, 1996.
Tópicos: A origem da Universidade; As reformas da década de 1960; O processo de democratização dos anos 1980; Balanço de uma trajetória
"Este trabalho toma como base uma pesquisa realizada entre 1988 e 1990, que teve como objetivo geral investigar o significado, para a comunidade da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC/RJ), da questão da participação no cotidiano da Universidade, face a seu projeto historicamente construído (Segenreich, 1990)." |
Revista PUC Ciência (coleção) - ls0001_013 |
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ls0001_013 |
1988 |
Entrevista com quatro professores da PUC-Rio, nesta página fala dos professores Vera Maria Ferrão Candau do Centro de Teologia e Ciências Humanas, pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa que era então Vice-Reitor Acadêmico e uma citação do prof. Rogério Werneck do Centro de Ciências Sociais. |
Revista PUC Ciência (coleção) - ls0001_014 |
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1988 |
Entrevista com quatro professores da PUC-Rio, nesta página fala dos professores Vera Maria Ferrão Candau do Centro de Teologia e Ciências Humanas, pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa que era então Vice-Reitor Acadêmico e Rogério Werneck do Centro de Ciências Sociais. |
Revista PUC Ciência (coleção) - ls0001_010 |
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1988 |
Entrevista com quatro professores da PUC-Rio, nesta página a fala do então vice-reitor acadêmico da PUC-Rio, pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa, sobre a reforma universitária e antecipação da PUC quanto a isso. |
Revista PUC Ciência (coleção) - ls0001_011 |
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1988 |
Entrevista com quatro professores da PUC-Rio, nesta página a fala da profa. Vera Maria Ferrão Candau do Centro de Teologia e Ciências Humanas. |
Revista PUC Ciência (coleção) - ls0001_012 |
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1988 |
Entrevista com quatro professores da PUC-Rio, nesta página a fala do prof. João Paulo Albuquerque do Centro de Estudos em Telecomunicações. |
Relatório sobre a Reforma Universitária na PUC-Rio. - cg0031_001 |
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cg0031_001 |
1973 circa |
Relatório sem título e autoria com um balanço da Reforma Universitária realizada pela PUC-Rio em 1968. Destaca a reformulação do sistema de ensino em primeiro ciclo, nível profissional e Pós-Graduação; a adoção do regime de créditos; a implantação do sistema regular de orientação aos alunos; a implantação e expansão do ensino de Pós-Graduação e da pesquisa; e a política de contratação de professores de tempo contínuo. Contém ainda listagem dos convênios em vigência na PUC-Rio em 1971 e a relação das universidades brasileiras nas quais a PUC-Rio cooperou para a implantação de novos métodos de administração escolar, a partir da experiência da Universidade com a reforma universitária. Ao final, o relatório traz quadros com números totais de alunos da Graduação e da Pós-graduação por centro de 1971 e 1972; número total de professores de tempo contínuo e horistas por centro de 1972; número de alunos matriculados de 1941 a 1972; e os valores das despesas orçamentárias da Universidade em 1972. |
Relatório sobre a Reforma Universitária na PUC-Rio. - cg0031_002 |
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1973 circa |
Relatório sem título e autoria com um balanço da Reforma Universitária realizada pela PUC-Rio em 1968. Destaca a reformulação do sistema de ensino em primeiro ciclo, nível profissional e Pós-Graduação; a adoção do regime de créditos; a implantação do sistema regular de orientação aos alunos; a implantação e expansão do ensino de Pós-Graduação e da pesquisa; e a política de contratação de professores de tempo contínuo. Contém ainda listagem dos convênios em vigência na PUC-Rio em 1971 e a relação das universidades brasileiras nas quais a PUC-Rio cooperou para a implantação de novos métodos de administração escolar, a partir da experiência da Universidade com a reforma universitária. Ao final, o relatório traz quadros com números totais de alunos da Graduação e da Pós-graduação por centro de 1971 e 1972; número total de professores de tempo contínuo e horistas por centro de 1972; número de alunos matriculados de 1941 a 1972; e os valores das despesas orçamentárias da Universidade em 1972. |
Relatório sobre a Reforma Universitária na PUC-Rio. - cg0031_003 |
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1973 circa |
Relatório sem título e autoria com um balanço da Reforma Universitária realizada pela PUC-Rio em 1968. Destaca a reformulação do sistema de ensino em primeiro ciclo, nível profissional e Pós-Graduação; a adoção do regime de créditos; a implantação do sistema regular de orientação aos alunos; a implantação e expansão do ensino de Pós-Graduação e da pesquisa; e a política de contratação de professores de tempo contínuo. Contém ainda listagem dos convênios em vigência na PUC-Rio em 1971 e a relação das universidades brasileiras nas quais a PUC-Rio cooperou para a implantação de novos métodos de administração escolar, a partir da experiência da Universidade com a reforma universitária. Ao final, o relatório traz quadros com números totais de alunos da Graduação e da Pós-graduação por centro de 1971 e 1972; número total de professores de tempo contínuo e horistas por centro de 1972; número de alunos matriculados de 1941 a 1972; e os valores das despesas orçamentárias da Universidade em 1972. |
Relatório sobre a Reforma Universitária na PUC-Rio. - cg0031_004 |
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1973 circa |
Relatório sem título e autoria com um balanço da Reforma Universitária realizada pela PUC-Rio em 1968. Destaca a reformulação do sistema de ensino em primeiro ciclo, nível profissional e Pós-Graduação; a adoção do regime de créditos; a implantação do sistema regular de orientação aos alunos; a implantação e expansão do ensino de Pós-Graduação e da pesquisa; e a política de contratação de professores de tempo contínuo. Contém ainda listagem dos convênios em vigência na PUC-Rio em 1971 e a relação das universidades brasileiras nas quais a PUC-Rio cooperou para a implantação de novos métodos de administração escolar, a partir da experiência da Universidade com a reforma universitária. Ao final, o relatório traz quadros com números totais de alunos da Graduação e da Pós-graduação por centro de 1971 e 1972; número total de professores de tempo contínuo e horistas por centro de 1972; número de alunos matriculados de 1941 a 1972; e os valores das despesas orçamentárias da Universidade em 1972. |
Relatório sobre a Reforma Universitária na PUC-Rio. - cg0031_005 |
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1973 circa |
Relatório sem título e autoria com um balanço da Reforma Universitária realizada pela PUC-Rio em 1968. Destaca a reformulação do sistema de ensino em primeiro ciclo, nível profissional e Pós-Graduação; a adoção do regime de créditos; a implantação do sistema regular de orientação aos alunos; a implantação e expansão do ensino de Pós-Graduação e da pesquisa; e a política de contratação de professores de tempo contínuo. Contém ainda listagem dos convênios em vigência na PUC-Rio em 1971 e a relação das universidades brasileiras nas quais a PUC-Rio cooperou para a implantação de novos métodos de administração escolar, a partir da experiência da Universidade com a reforma universitária. Ao final, o relatório traz quadros com números totais de alunos da Graduação e da Pós-graduação por centro de 1971 e 1972; número total de professores de tempo contínuo e horistas por centro de 1972; número de alunos matriculados de 1941 a 1972; e os valores das despesas orçamentárias da Universidade em 1972. |
Relatório sobre a Reforma Universitária na PUC-Rio. - cg0031_006 |
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1973 circa |
Relatório sem título e autoria com um balanço da Reforma Universitária realizada pela PUC-Rio em 1968. Destaca a reformulação do sistema de ensino em primeiro ciclo, nível profissional e Pós-Graduação; a adoção do regime de créditos; a implantação do sistema regular de orientação aos alunos; a implantação e expansão do ensino de Pós-Graduação e da pesquisa; e a política de contratação de professores de tempo contínuo. Contém ainda listagem dos convênios em vigência na PUC-Rio em 1971 e a relação das universidades brasileiras nas quais a PUC-Rio cooperou para a implantação de novos métodos de administração escolar, a partir da experiência da Universidade com a reforma universitária. Ao final, o relatório traz quadros com números totais de alunos da Graduação e da Pós-graduação por centro de 1971 e 1972; número total de professores de tempo contínuo e horistas por centro de 1972; número de alunos matriculados de 1941 a 1972; e os valores das despesas orçamentárias da Universidade em 1972. |
Relatório sobre a Reforma Universitária na PUC-Rio. - cg0031_007 |
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1973 circa |
Relatório sem título e autoria com um balanço da Reforma Universitária realizada pela PUC-Rio em 1968. Destaca a reformulação do sistema de ensino em primeiro ciclo, nível profissional e Pós-Graduação; a adoção do regime de créditos; a implantação do sistema regular de orientação aos alunos; a implantação e expansão do ensino de Pós-Graduação e da pesquisa; e a política de contratação de professores de tempo contínuo. Contém ainda listagem dos convênios em vigência na PUC-Rio em 1971 e a relação das universidades brasileiras nas quais a PUC-Rio cooperou para a implantação de novos métodos de administração escolar, a partir da experiência da Universidade com a reforma universitária. Ao final, o relatório traz quadros com números totais de alunos da Graduação e da Pós-graduação por centro de 1971 e 1972; número total de professores de tempo contínuo e horistas por centro de 1972; número de alunos matriculados de 1941 a 1972; e os valores das despesas orçamentárias da Universidade em 1972. |
Relatório sobre a Reforma Universitária na PUC-Rio. - cg0031_008 |
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1973 circa |
Relatório sem título e autoria com um balanço da Reforma Universitária realizada pela PUC-Rio em 1968. Destaca a reformulação do sistema de ensino em primeiro ciclo, nível profissional e Pós-Graduação; a adoção do regime de créditos; a implantação do sistema regular de orientação aos alunos; a implantação e expansão do ensino de Pós-Graduação e da pesquisa; e a política de contratação de professores de tempo contínuo. Contém ainda listagem dos convênios em vigência na PUC-Rio em 1971 e a relação das universidades brasileiras nas quais a PUC-Rio cooperou para a implantação de novos métodos de administração escolar, a partir da experiência da Universidade com a reforma universitária. Ao final, o relatório traz quadros com números totais de alunos da Graduação e da Pós-graduação por centro de 1971 e 1972; número total de professores de tempo contínuo e horistas por centro de 1972; número de alunos matriculados de 1941 a 1972; e os valores das despesas orçamentárias da Universidade em 1972. |
Relatório sobre a Reforma Universitária na PUC-Rio. - cg0031_009 |
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1973 circa |
Relatório sem título e autoria com um balanço da Reforma Universitária realizada pela PUC-Rio em 1968. Destaca a reformulação do sistema de ensino em primeiro ciclo, nível profissional e Pós-Graduação; a adoção do regime de créditos; a implantação do sistema regular de orientação aos alunos; a implantação e expansão do ensino de Pós-Graduação e da pesquisa; e a política de contratação de professores de tempo contínuo. Contém ainda listagem dos convênios em vigência na PUC-Rio em 1971 e a relação das universidades brasileiras nas quais a PUC-Rio cooperou para a implantação de novos métodos de administração escolar, a partir da experiência da Universidade com a reforma universitária. Ao final, o relatório traz quadros com números totais de alunos da Graduação e da Pós-graduação por centro de 1971 e 1972; número total de professores de tempo contínuo e horistas por centro de 1972; número de alunos matriculados de 1941 a 1972; e os valores das despesas orçamentárias da Universidade em 1972. |