No dia 10 de outubro de 2024, durante o GT Mundos do Trabalho, na UFSC, será o lançado o livro Na casa e na causa: A organização sindical das trabalhadoras domésticas (Rio de Janeiro, 1961-1973), da ex-bolsista de Iniciação Científica do Núcleo de Memória, Yasmin Getirana. Yasmin foi bolsista entre 2014 e 2015, quando estudou "A Escola de Formação de Operários da PUC-Rio e a política externa brasileira durante os anos 1950 e 1960".
Vencedor do prêmio Ana Lugão Rios, de melhor dissertação do PPGHIS/UFRJ em 2023, o livro de Yasmin Getirana aborda as complexidades das relações e articulações políticas e sindicais do período da Ditadura Civil-Militar a partir da trajetória da Associação Profissional de Empregadas Domésticas do Rio de Janeiro (APED-RJ). A pesquisa que deu origem ao livro se baseou em fontes diversas, como entrevistas, jornais da grande imprensa, acervos particulares de militantes, documentos da polícia política e documentos sindicais, bem como leis e projetos de lei.
A diversidade documental ajudou a detalhar com riqueza o cenário político e social dos anos de 1960 e 1970, quando a organização sindical de trabalhadoras domésticas se proliferou no país. Entre os marcos legais da categoria, a lei 5.859/72, geralmente entendida como pouco efetiva, ganha uma nova conotação quando analisamos a lei a partir das intensas negociações ocorridas ao longo da década de 1960 entre diferentes atores políticos e movimentos sociais e sindicais. Ao mesmo tempo, a partir do uso da História Oral, veremos como as trajetórias de vida de cinco trabalhadoras domésticas militantes no Rio de Janeiro foram impactadas e ressignificadas por suas experiências enquanto participantes da APED-RJ.