PUC-Rio celebra 60 anos de pioneirismo na pós-graduação

30/01/2024

Matéria publicada no site da Universidade, assinada pela profa. Marley Vellasco, Vice-reitora Acadêmica:

PUC-Rio celebra 60 anos de pioneirismo na pós-graduação, mantendo a excelência em ensino, pesquisa e extensão

No ano que se encerrou, a PUC-Rio celebrou 60 anos da criação do seu primeiro programa de pós-graduação. Em 1963 a PUC-Rio criou o seu primeiro programa de pós-graduação, conferindo o grau de mestre em Ciências em Engenharia Eletrônica, pioneiro no país. A partir desta primeira experiência, foram delineados os estatutos que deveriam reger os cursos de Pós-graduação em geral, sendo criados, em seguida, os Programas de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Educação e Física. Desde então, a PUC-Rio se destaca no cenário nacional e internacional como uma Universidade de excelência acadêmica, com foco na pesquisa científica de alta qualidade, diretamente vinculada às atividades dos cursos de graduação. A PUC-Rio é uma das poucas Universidades com mais de 70% dos programas de pós-graduação acadêmicos considerados PROEX - Programa de Excelência Acadêmica. Dos 27 programas acadêmicos hoje vigentes na Universidade, 19 deles receberam notas 6 e 7 na última avaliação da CAPES. Considerando instituições com um número semelhante de programas de pós-graduação, a PUC-Rio apresenta o segundo maior percentual de programas PROEX em todo o país.

A excelência acadêmica da PUC-Rio se comprova também pela destacada posição da Universidade nos diversos rankings internacionais. No ranking do Times Higher Educations’s (THE) World University Rankings 2023, divulgado recentemente, a PUC-Rio se posiciona como 1ª colocada do Estado do Rio de Janeiro e líder no país em "Internacionalização" e em "Parceria Universidade-Indústria". Na área de Ciências da Computação, a PUC-Rio alcançou o 1º lugar geral do país junto a duas outras instituições, obtendo a liderança brasileira no indicador “Parceria com a Indústria”. Na área de Ciências Físicas, é líder em “Parceria com a Indústria” e “Internacionalização” entre as universidades brasileiras, ocupando a 3ª posição geral no Brasil. Na área de Ciências Sociais, a PUC-Rio conquistou a liderança em “Internacionalização” entre as universidades brasileiras. No cenário nacional, a PUC-Rio ocupa a 7ª posição geral neste ranking britânico que envolveu quase duas mil universidades de todo o mundo, entre elas apenas 73 brasileiras.

Todos esses números confirmam o compromisso da PUC-Rio em proporcionar um ambiente de ensino e de pesquisa de excelência, com nível internacional. De acordo com a nossa missão, a PUC-Rio celebra essa conquista de 60 anos de pós-graduação de excelência, dando continuidade à produção de saber a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo por base o pluralismo e debates democráticos, objetivando, sobretudo, a reflexão, o crescimento e enriquecimento da sociedade.

Marley Vellasco
Professora Titular do Departamento de Engenharia Elétrica e Vice-Reitora para Assuntos Acadêmicos (Ensino e Pesquisa) da PUC-Rio

Ver publicado no site da PUC-Rio.