lft-logo

Notas de repúdio aos atos antidemocráticos

09/01/2023

ADPUC - Associação dos Docententes da PUC-Rio

A ADPUC-Rio reitera seu compromisso histórico e trajetória de apoio irresoluto à democracia, à educação e ao Estado de Direito, e sua consternação, tendo em vista os graves crimes terroristas que testemunhamos no Brasil neste 08 de janeiro de 2023.

Exaltamos a necessidade de apuração célere das responsabilidades e punição rigorosa dos envolvidos. Que a vontade do voto popular, a Constituição e os poderes da República sejam sempre respeitados como nossa maior garantia de proteção à liberdade, à diversidade e à República.

Departamento de Direito

Direito PUC Rio pela Democracia

O Departamento de Direito repudia, veementemente, os atos de violência praticados no dia 08 de janeiro de 2023 em Brasília, atentatórios a instituições públicas e ao regime democrático. Uma semana após a cerimônia de posse de um Presidente eleito democraticamente, assistimos, estarrecidos, aos atos violentos de um grupo inconformado com os resultados das eleições, clamando pela instalação de um regime autoritário em nosso país. A democracia, conquistada arduamente, deve ser defendida e os que cometeram, apoiaram e financiaram estes atos devem ser responsabilizados.

Nirema – Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente

Em virtude dos últimos acontecimentos em Brasília de invasão e violação dos prédios públicos dos Três Poderes por terroristas, no dia 8 de janeiro de 2023, a coordenação do NIREMA e suas/seus pesquisadoras/es manifestam repúdio a todo e qualquer ato atentatório ao Estado Democrático de Direito, aos poderes constituídos e ao governo eleito do Presidente Luís Inácio Lula da Silva.

A apuração e responsabilização pelos ataques ao Estado Democrático de Direto deve ser rigorosa para que não voltem a acontecer.

CAEL – Centro Acadêmico Eduardo Lustoza – Departamento de Direito

NOTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

O CAEL não aceita, não tolera e não admite agressões à democracia. Comprometido com a Constituição Cidadã de 1988 e com os Direitos Humanos, o CAEL repudia os atos criminosos e terroristas praticados por vândalos que depredaram as sedes dos três poderes da República hoje em Brasília. Os arruaceiros bolsonaristas mancharam de vergonha a capital federal na data de hoje. Entidades do mundo todo, representantes de governos estrangeiros e instituições democráticas rechaçam a baderna e se solidarizam com o novo governo brasileiro, eleito e empossado legitimamente. Pela presente nota, o CAEL vem se somar aos que defendem a nossa República e rechaçar os que promovem a destruição movidos pelo ódio e pela ignorância. O CAEL se une na exigência de que haja esclarecimento imediato dos fatos e a punição dos responsáveis pelo terrorismo. Ditadura nunca mais. Democracia sempre

DCE PUC-Rio

O DCE Raul Amaro da PUC-Rio vem por meio deste repudiar o ato golpista e antidemocrático que aconteceu ontem organizado por bolsonaristas.
É preciso que os responsáveis sejam punidos severamente! Não aceitaremos qualquer atitude que venha colocar em cheque nossa democracia e o resultado das eleições que aconteceram de forma legítima e democrática.

Depois do ocorrido, entendemos e ratificamos a necessidade de derrotar o bolsonarismo e o autoritarismo nas ruas, por isso queremos convocá-los para irmos as ruas às 18h, na cinelândia, juntamente com diversas entidades em defesa do nosso estado democrático de direito!

CAHIS – Centro Acadêmico Ricardo Benzaquen – Departamento de História

Nota de Repúdio

O CAHIS manifesta repúdio aos atos antidemocráticos, criminosos e de depredação do patrimônio público ocorridos neste domingo dia 08/01/2023 contra as principais instituições democráticas do país e reitera sua posição a favor da democracia para SEMPRE!