Lançamento do Instituto Memorial Lélia Gonzalez

11/11/2022

Nota publicada pelo Instituto Memorial Lélia Gonzalez:

É com muita alegria que anunciamos, neste mês de novembro, o nascimento do Instituto Memorial Lélia Gonzalez em Brasília.

Um dos grandes desejos de Lélia sempre foi disseminar e fortalecer a luta contra as desigualdades sociais, de raça e de gênero!

Por isso, além de exaltar a história, a memória e o seu legado, o Instituto nasce a partir do esforço de sua família e de pesquisadores, educadores e ativistas, para contribuir com a emancipação e o fortalecimento da população negra.

Por essa razão, estamos formalizando essa luta através do Instituto Memorial.

Formações políticas, cursos, exposições e disseminação cultural, farão parte deste novo projeto que pretende trazer ferramentas para contribuir com a emancipação da população negra amefricana!

Acompanhem as notícias sobre o Memorial no Instagram https://www.instagram.com/explore/tags/institutomemorialleliagonzalez/

Lélia Gonzalez foi professora da PUC-Rio entre 1978 e 1994 e diretora do Departamento de Sociologia (hoje Departamento de Ciências Sociais). Sobre ela, a bolsista de Iniciação Científica do Núcleo de Memória Milena Manfredini escreveu o texto Lélia Gonzalez, a mulher que sabia Pretuguês. Deste texto, retiramos a descrição abaixo:

Lélia de Almeida Gonzalez (1935-1994) foi uma importante intelectual e feminista negra brasileira e referência nos movimentos negros e de mulheres no Brasil. Professora e diretora do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio nos anos de 1980, Lélia também participou ativamente da luta política pela redemocratização do país. Parte da discussão de suas obras enfatiza teorizações acerca da inserção das mulheres e homens negros na sociedade, com destaque para o debate a respeito das experiências dos mesmos contra o racismo, a desigualdade e a invisibilidade social.