Ainda muito longe do ideal, mas a caminho

06/10/2022

Nota divulgada pela Vice-reitoria Acadêmica:

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação, realiza anualmente o censo da educação superior (CENSUP), por meio do qual coleta dados relacionados à raça, gênero, etnia e outros marcadores sociais. A PUC-Rio é obrigada a realizar esse levantamento por meio de formulário de autodeclaração no ato da matrícula, sendo permitido ao aluno optar por não identificar sua raça, cor ou etnia (“prefiro não declarar” ou “não preenchido”).

Importa assinalar que em 2017 tínhamos na PUC-Rio 19% de nossos alunos autodeclarados como pretos, pardos, indígenas ou amarelos, enquanto em 2021 esse percentual foi de 20%. Tais números indicam proporcionalmente um acréscimo de alunos ingressantes na universidade que estão enquadrados em tais marcadores, permitindo o acesso à formação acadêmica de parcela da população historicamente impedida de ingresso na educação superior. Ademais, no momento atual, a PUC-Rio conta com 829 alunos do Prouni, 589 com bolsa filantrópica de 100%, 162 com bolsa filantrópica de 50%, além de 1.256 bolsistas exigidos pela Lei Complementar 197/2021 (Lei que Dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes), perfazendo o total de 2.836 alunos bolsistas, fora as demais isenções concedidas (por exemplo, bolsas de desempenho acadêmico e bolsas esportivas). Assim, para cada 5 alunos pagantes, a PUC-Rio concede 1 bolsa.

Por fim, relembramos que a PUC-Rio, como Instituição de Ensino Superior de natureza comunitária, está em exercício contínuo de construção de uma comunidade inclusiva e diversa, alinhada aos compromissos assumidos em sua missão, dentre os quais destaca-se o pluralismo e debates democráticos, objetivando, sobretudo, a reflexão, o crescimento e enriquecimento da sociedade.