lft-logo

Lançamento do Anuário PUC-Rio 2020

16/12/2021

Foi lançado no dia da Assembleia Universitária o Anuário PUC-Rio 2020, nas versões impressa e online. A versão impressa será distribuída aos Departamentos e demais setores da Universidade.

O site do Anuário 2020 é www.puc-rio.br/anuario2020

Na Apresentação do Anuário 2020 o Diretor do Núcleo de Memória, prof. Marco Antonio Pamplona, ressalta:

Em março de 2020 não podíamos imaginar quão demorada seria a permanência da pandemia entre nós. Práticas que marcaram a vida da Universidade durante aquele ano parecem não ter acabado.  Continuamos sitiados em 2021, ainda afastados do convívio coletivo num mundo físico e sensorial que tanta falta nos faz.

Mas, foi assim, trabalhando de casa e passando mais tempo em conexão com o mundo dos pixels, que a Equipe do Núcleo teve de produzir o Anuário de 2020.

Na verdade, cabe dizer que toda a comunidade da PUC-Rio passou por situações similares e foi incansável nesta travessia de 2020. Basta lembrarmos, entre muitos outros, o trabalho da Coordenação Central de Educação a Distância – CCEAD, encarregada do apoio permanente aos discentes e docentes para o reajuste de conteúdos das disciplinas, a implantação e utilização de novas tecnologias com o maior aproveitamento possível.

Os docentes, pegos de surpresa, tiveram que adaptar mais que rapidamente suas atividades de ensino e pesquisa. Foram submetidos a plataformas “soberanas” que passavam a ditar agora os novos modos de falar e transmitir informações. Para quem estava acostumado ao convívio em salas repletas de alunos e ao recurso gestual frequente no tête-à-tête das aulas presenciais, isso tudo pareceu bastante limitante a princípio. Tanto alunos como professores tiveram de descobrir e enfrentar, juntos, as várias dificuldades que passaram a vivenciar. Também juntos, foram explorando aos poucos uma quase infinita possibilidade de acesso e de circulação de informações. A promoção da troca de conhecimentos era dada agora em tempo real e simultâneo e era capaz de atravessar as mais variadas latitudes. Novas dinâmicas de ensino e aprendizagem foram ensaiadas e construídas, provando ser muito importantes também com o passar do tempo. Vieram para ficar, parece...

Entendemos, em meio aos inúmeros desafios da pandemia, que a necessidade de reinvenção havia chegado para todos.  As alternativas buscadas, porém, vinham acompanhadas de novos problemas, quando não simplesmente aumentavam a magnitude daqueles já existentes. Como se poderia fazer uso ampliado de tecnologias sofisticadas, em condições de acesso socialmente bastante limitadas e desiguais, como as que vigoram em nossa sociedade? O desenvolvimento de projetos coletivos de inclusão digital continua sendo o nosso desafio maior. Mesmo sabendo que algo muito importante foi feito no início de 2020, quando por meio de ação pioneira e voluntária alguns professores e alunos dos diferentes Centros tomaram a dianteira para reunir doações, comprar e distribuir laptops e chips com pacote de dados para os alunos com menos recursos. Desta forma, alunos da Graduação em situação de vulnerabilidade social puderam acompanhar as aulas ao longo do ano, o que foi muito gratificante naquelas circunstâncias. Mas, o desafio continua...

Novamente, no percurso da difícil travessia de 2020, todos nos espantamos com a tragédia representada pela enorme perda de vidas humanas no planeta, infelizmente ainda não interrompida. Mais próximos a nós, em nosso entorno imediato, foram-se colegas, amigos e parentes. Alguns desses saudosos entes queridos também pertenciam à comunidade da PUC-Rio e serão para sempre lembrados.

Vivemos ainda os tempos de narrativas fragmentadas, imagens desprovidas de textura sensorial ou de intimidade. Tampouco pudemos fugir à regra. Assim, cremos que folhear esse extenso registro do material que diferentes unidades da PUC-Rio nos enviaram sobre 2020, serve, ao menos, para nos darmos conta do enorme esforço dispendido por todos. O muito que fizemos para seguir em frente, nos reinventando a cada dia para manter nosso compromisso com a identidade e os valores da Comunidade PUC-Rio, está sendo continuado em 2021. Resta-nos seguir esperançando e, em breve, alçarmos novos voos...

Capa do Anuário PUC-Rio 2020 na sua versão impressa
Capa do Anuário PUC-Rio 2020 na sua versão impressa