Falecimento do Acadêmico Tarcísio Padilha, ex-aluno e ex-professor da PUC-Rio

09/09/2021

Tarcísio Meirelles Padilha, imortal da Academia Brasileira de Letras e ex-aluno e ex-professor da PUC-Rio, faleceu no dia de hoje aos 93 anos de idade, vítima da COVID-19.

Segundo a nota da Academia Brasileira de Letras (ABL), Tarcísio Padilha foi bacharel em Filosofia e Direito pela PUC-Rio, onde também teria sido professor.

Nota do Departamento de Filosofia:

Manifesto em nome do Departamento de Filosofia da PUC-Rio profundo pesar pela passagem nesta quinta-feira, dia 9 de setembro de 2021, aos 93 anos, do professor Tarcísio Padilha. Nascido na capital do Rio de Janeiro, ele se formou bacharel em Filosofia, Direito e Ciências Sociais pela nossa universidade. Doutorou-se pela UERJ, universidade em que chegou a professor titular e a chefe do Departamento de Filosofia. Ocupou-se na PUC-Rio da cadeira de História da Filosofia. Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), o professor Tarcísio Padilha teve uma ativa vida docente e marcada por importantes iniciativas institucionais no campo educacional. Foi presidente da Sociedade Internacional de Filósofos Católicos e se notabilizou pela proximidade e interlocução com papas da sua geração, sobretudo João Paulo II. Que descanse em paz e seja justamente lembrado nos anos por vir.

Prof. Edgar Lyra, diretor do Departamento de Filosofia

Veja aqui a nota completa da ABL.

Veja aqui matéria sobre Tarcísio Padilha publicada no O Globo.

Obituário publicado no jornal O Globo, 10/09/2021