Falecimento do Prof. Francisco de Paula Amarante Neto

14/06/2021

Nota do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde:

É com profundo pesar que o Departamento de Medicina e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde comunica o falecimento do Professor Francisco de Paula Amarante Neto.

Chico, como era chamado carinhosamente entre seus pares, foi aluno da Universidade, onde se especializou em Otorrinolaringologia. Anos mais tarde se tornou coordenador do Curso de Especialização em Otorrinolaringologia onde permaneceu durante 35 anos. Também foi decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde durante 16 anos.

Seu pai foi o fundador da Escola de Aperfeiçoamento Médico em 1953, que hoje é o Departamento de Medicina da PUC-Rio.

Os professores e funcionários da MEDPUC e do CCBS anelam que o Professor Chico siga seu caminho na luz e que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos.

O Prof. Francisco de Paula Amarante Neto foi Decano do CCBM (hoje CCBS) a partir de agosto de 1992.

Nota do Reitor da PUC-Rio, pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J.:

A Reitoria da PUC-Rio manifesta sentimento de pesar pelo falecimento do Dr. Francisco de Paula Amarante Neto, nosso Professor do Departamento de Medicina, e antigo Decano da Escola Médica do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Nossa eterna gratidão pelos anos dedicados ao ensino e à gestão, sempre manifestando grande apreço à nossa Universidade.

Que o Bom Deus o receba no Reino do Céu, consolando seus familiares e premiando-o por todo o bem que realizou neste mundo.

Descanse em paz!

Nota da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial:

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do médico otorrinolaringologista Francisco de Paula Amarante Neto, aos 82 anos, ocorrido nesta segunda-feira (14), no Rio de Janeiro.

Francisco Amarante formou-se em medicina pela Universidade do Brasil, atual UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em 1963. Foi professor titular de pós-graduação e mestrado em ORL na PUC-Rio, tendo exercido cargo de diretor da Escola Médica e Decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Dr. Francisco era diretor da Clínica Professor Rubem Amarante, no Rio de Janeiro. Possui vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Era casado e deixa quatro filhos e sete netos.

A ABORL-CCF presta condolências e envia um forte abraço à família e amigos nesta hora tão difícil.

Cerimônia de posse do prof. Amarante como decano do CCBM. Agosto/1992. Fotógrafo Marcus Roberto.