lft-logo

Falecimento da Profa. Maria Cândida Rocha Diaz Bordenave (LET)

23/05/2021

Nota do Diretor do Departamento de Letras, prof. Alexandre Montaury Baptista Coutinho:

Com sentimento de profunda tristeza, o Departamento de Letras recebeu a notícia do falecimento da professora Maria Cândida Rocha Diaz Bordenave, fundadora do primeiro curso universitário de Tradução e Interpretação no Brasil e ex-diretora deste Departamento.

A sua passagem pela Universidade enriqueceu a vida de cada um que, tocado pela sua humanidade luminosa e pela sua presença magnética, teve o privilégio de com ela conviver.

O legado que deixa é imenso e decisivo para o que somos e para o que seremos.

O momento é de chorar a perda de uma pessoa tão amada por alunos e colegas e desejar que a família e os amigos tenham força para superar este momento tão duro.

Nota do Reitor da PUC-Rio, pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J.:

A Reitoria da PUC-Rio vem manifestar o sentimento de pesar e solidariedade aos familiares e amigos dos Professores Fernando Betin Paes Leme e Maria Cândida Rocha Diaz Bordenave,  que dedicaram suas vidas  ao ensino e à pesquisa na PUC-Rio.

Conservaremos uma eterna gratidão pelo trabalho desses tão ilustres professores e pesquisadores, na certeza da Fé que eles receberão no céu o prêmio eterno, por todo o bem que fizeram entre nós.

Embora longe dos nossos olhos, as suas vidas estarão sempre presentes no nosso coração.

Que diante de Deus eles intercedam por nós.

Mensagem do Prof. Augusto Sampaio - Vice-Reitor Comunitário:

Em nome da VICE-REITORIA COMUNITÁRIA, registro consternado e com muita tristeza o falecimento da querida Profa. Cândida minha grande amiga e companheira das assembleias da ADPUC.

Abraço fraterno e sempre solidário.

Mensagem do prof. Júlio Diniz, Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas:

É com muita tristeza e pesar que comunico o falecimento de uma das mais importantes professoras que ajudaram a construir o que a PUC-Rio é hoje, a nossa querida MARIA CÂNDIDA ROCHA DIAZ BORDENAVE, ex-diretora do Departamento de Letras e uma figura central na criação do curso de Tradução, considerado até hoje um dos melhores do país. Foi casada com Juan Bordenave com quem teve seis filhos.

Católica, mulher latino-americana engajada nas lutas pela construção de uma sociedade mais democrática e justa na qual imperem a liberdade, a solidariedade e a tolerância, Cândida, senhora de sua própria história, é uma referência inesquecível para todos os seus amigos, colegas e ex-alunos. Como professor do Departamento de Letras tive o prazer de conviver com a sua sensibilidade e inteligência. Como amigo aprendi com ela a ver com olhos livres a vida. Como decano do CTCH quero me juntar à família e aos amigos neste momento de luto e de dor.

Deixo como lembrança a foto abaixo, de 15 de agosto de 1979, registro da visita do escritor Umberto Eco à PUC-Rio. Com Cândida, recebendo Eco nas dependências do Departamento de Letras, a professora Cleonice Berardinelli e a escritora Marina Colasanti. Tenho a certeza de que neste momento Cândida e Juan, de mãos dadas, se reencontram e continuam a bela história de amor que iniciaram.  

Visita do escritor Umberto Eco à PUC-Rio.  1979. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

Mensagem do prof. Luiz Roberto Cunha, Decano do Centro de Ciências Sociais:

O Centro de Ciências Sociais se solidariza com os colegas do CTCH nesta bela homenagem que o Decanos Prof. Julio Diniz faz a profa. Candida, lembrando importantes momentos de sua inesquecível trajetória de vida e de professora. A profa. Candida, uma pessoa maravilhosa, foi companheira de muitas histórias e lutas na defesa da nossa PUC-Rio. Nossos sentimentos a família e aos amigos e colegas.

Mensagem do prof. Sidnei Paciornik, Decano do Centro Técnico Científico:

Gostaria me somar às mensagens expressando condolências pelo falecimento da Profa. Maria Candida Rocha Diaz Bordenave.

Tive o enorme privilégio de conviver por muitos anos não somente com Candida, mas também com seu marido Juan, e seus 6 filhos, João, Chico, minha grande amiga Veronica, Maria, Kike e Paulo.

Que seu legado perdure no coração da PUC-Rio e de todos nós.

Mensagem do prof. Hilton Koch, Decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde:

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde se solidariza com todos do Departamento de Letras pelo falecimento da Professora Maria Candida Bordenave e expressa seu profundo pesar.

Desejamos serenidade e força neste momento difícil.

Mensagem da profa. Margarida de Souza Neves - Núcleo de Memória da PUC-Rio:

Muito triste com a notícia da morte de Cândida Bordenave, ela e Juan amigos muito queridos e exemplos de vida e de luta por um mundo melhor e mais justo.  A PUC-Rio deve muito à Cândida, não só pelo muito que fez no Departamento de Letras, na ADPUC e em todos os espaços da Universidade, mas principalmente pelo que ela é.

A tristeza de hoje é o avesso da alegria de tantas conversas, de tantos encontros.  E quando o tempo for transformando a dor de agora em lembrança do privilégio que é ter a Cândida e o Juan na minha vida, sei que é a alegria que vai ficar.  Mas hoje é dia de olhar de frente a dor e de chorar a perda.  Obrigada, Cândida.

Mensagem da profa. Cristina Carvalho - Diretora do Departamento de Educação:

Em nome do Departamento de Educação, e em meu nome, manifesto sentimentos de profundo pesar aos professores e funcionários do Departamento de Letras, aos familiares e amigos da inesquecível professora Cândida.

Votos de que todo o ensinamento deixado por essa pessoa incrível permaneça na nossa PUC-Rio. 

Abraço fraterno e carinhoso.

Mensagem do prof. J. Landeira-Fernandez - Diretor do Departamento de Psicologia:

O Departamento de Psicologia vem expressar sentimento de profundo pesar pelo falecimento da Profa. Maria Cândida Bordenave. Neste momento de tristeza,  apresentamos as nossas condolências à sua família, aos colegas e funcionários do Departamento de Letras.

Mensagem da profa. Terezinha Féres Carneiro – Departamento de Psicologia:

Junto-me ao Julio e à Guida, com muita tristeza pela morte da querida Candida, amiga e companheira de tantas trocas e lutas. Candida era uma pessoa doce e firme na defesa de suas ideias. Guardo dela preciosas lembranças do convívio no cotidiano no campus, no Conselho Departamental do CTCH, na reunião dos Diretores, na ADPUC, e em tantos outros espaços de convivência na PUC-Rio.

Obrigada, Candida querida, por tudo que aprendi com você como modelo de ser humano, professora, gestora, mulher, mãe, esposa e amiga!

Posso imaginar a grande emoção do seu reencontro com o Juan, na casa do Pai.

Mensagem do prof. Jorge Biolchini - Diretor do Departamento de Medicina:

Em nome do Departamento de Medicina da PUC-Rio manifesto nosso pesar pela passagem da Professora Maria Candida Rocha Diaz Bordenave, na esperança de que ela siga na Luz.

Aos familiares e colegas nossa solidariedade.

Mensagem da profa. Maria Clara Bingemer - Departamento de Teologia:

Querido Júlio e colegas,

uma pessoa maravilhosa se foi.  Tanto ela deu a essa Universidade.  Tanto ela amou esse espaço de vida e saber.  

Tanto ela amou seu companheiro e sua familia. Ela e Juan eram um testemunho vivo de uma parceria amorosa aberta e comprometida em uma utopia comum. 

Muito conversei com ela por esse campus, em almoços, passeios, diálogos profundos e instigantes. 

Trata-se de uma professora e mais ainda de uma pessoa que honra a história da PUC-Rio. 

Quem me comunicou sua morte hoje de manhã foi Teresa Machado Barcinsky, ex-colega de colégio que foi sua aluna e orientanda. Disse-me que na última quarta-feira estiveram juntas, com outras, em uma reunião zoom.  Candida no começo quietinha, no meio da reunião animou-se e falou sobre... Hannah Arendt.  Essa é Candida: forte, lúcida, alerta. 

Muitas saudades, querida colega e amiga.  Espero que você esteja com Juan botando o papo e o amor em dia.

Profa. Cândida Bordenave. 1979. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Profa. Cândida Bordenave. 1979. Fotógrafo Antônio Albuquerque.