lft-logo

Falecimento do Prof. Fernando Betim Paes Leme (DAU)

16/05/2021

Nota de Falecimento do Departamento de Arquitetura e Urbanismo:

É com enorme tristeza que comunicamos o falecimento de nosso Professor Fernando Betim Paes Leme – o nosso querido Betim.

Betim foi um dos fundadores do Curso de Arquitetura e Urbanismo e, posteriormente, do nosso Departamento (DAU). Foi também um dos fundadores de nosso Programa de Pós-Graduação. Praticamente tudo o que fazemos no DAU tem a marca de sua visão sensível e extremamente humana da arquitetura e do urbanismo, de sua devoção ao ensino, e do extraordinário senso de pertencimento que sempre manteve com a nossa PUC-Rio.

Sua partida precoce nos choca e entristece. Sua memória e suas lições permanecerão.

Aos amigos e familiares, nossos mais sinceros votos de pesar.

Nota do Reitor da PUC-Rio, pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J.:

A Reitoria da PUC-Rio vem manifestar o sentimento de pesar e solidariedade aos familiares e amigos dos Professores Fernando Betin Paes Leme e Maria Cândida Rocha Diaz Bordenave,  que dedicaram suas vidas  ao ensino e à pesquisa na PUC-Rio.

Conservaremos uma eterna gratidão pelo trabalho desses tão ilustres professores e pesquisadores, na certeza da Fé que eles receberão no céu o prêmio eterno, por todo o bem que fizeram entre nós.

Embora longe dos nossos olhos, as suas vidas estarão sempre presentes no nosso coração.

Que diante de Deus eles intercedam por nós.

Nota do Vice-reitor da PUC-Rio, pe. Anderson Antonio Pedroso S.J.:

Com muita tristeza recebemos a notícia do falecimento do prof. Fernando Betim Paes Leme.

As manifestações mais diversas de apreço por sua pessoa demonstram o quanto ele viveu intensamente sua função e missão na universidade.

Nos associamos a estes sentimentos e expressamos nossas condolências mais sinceras à família e nossa solidariedade aos amigos e colegas de trabalho.

Ao mesmo tempo, oferecemos nossas orações por todos: que a legítima tristeza da perda seja iluminada pela gratidão por uma vida compartilhada com generosidade.


O prof. Betim possuía graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986), mestrado em Design pela PUC-Rio (2003) e doutorado em Design pela PUC-Rio (2008). Especialização em Arquitetura e Sustentabilidade pela Universidad Politecnica de Cataluña (Barcelona). Atuou como pesquisador ligado ao Laboratório de Investigação em Living Design - LILD e ao Laboratório de Ecodesign - LED, do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, com enfoque principal nos seguintes temas: sistemas construtivos sustentáveis, coberturas verdes, moradia rural, compósitos e materialidades acessíveis para construção (fibrosolo, feltragens e pigmentos naturais).

Mensagens recebidas sobre o falecimento do prof. Fernando Betim:

Muito triste e consternado tomei conhecimento da morte do Prof.Betim grande colaborador da Vice-Reitoria e meu fraterno amigo.

Que ele descanse na PAZ de DEUS NOSSO SENHOR.

Prof. Augusto Sampaio, Vice-Reitor Comunitário

 

Em nome da equipe da Vice-reitoria Administrativa, venho expressar nossos sentimentos de pesar pelo falecimento precoce do nosso estimado colega Fernando Betim. Pessoa extremamente afável e altruísta, prestou colaborações inestimáveis à Universidade como um todo e, em especial, à Superintendência do Campus.

Temos certeza de que fará muita falta no nosso dia a dia, mas também estamos certos de que encontrará a paz merecida em sua nova jornada.

Deixamos aqui nossos votos de solidariedade a sua família, amigos e colegas.

Prof. Ricardo Tanscheit, Vice-reitor Administrativo

 

Recebi com perplexidade e muita tristeza a notícia do falecimento prematuro do nosso estimado e generoso colega Fernando Betim. Ele deixa um elevado legado de compromisso institucional, de leveza nas suas atitudes e de amizade em todos os que privaram da sua convivência.

É uma perda imensa para a Universidade.

Desejo a seus companheiros de trabalho e a sua família que Deus os conforte.

Prof. Sergio Bruni, Vice-reitor de Desenvolvimento

 

Lamentamos profundamente, eu e toda a equipe da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos, o falecimento súbito e tão precoce do professor Fernando Betim, um colega alegre e gentil e um professor competente, generoso e extremamente dedicado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo e à PUC-Rio.

Rogamos a Deus que encontre paz em seu novo caminho, e que sua família e amigos sejam consolados neste momento difícil.

Prof. José Ricardo Bergmann, Vice-reitor Acadêmico

 

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde lamenta profundamente o falecimento do Prof. Fernando Betim.

Nossos sentimentos à família e aos amigos.  Força neste momento tão difícil.

Prof. Hilton Koch, Decano do CCBS

 

Em nome do Centro Técnico Científico, expresso minhas condolências pelo falecimento do Professor Fernando Betim. Colega querido, colaborador de iniciativas pioneiras de uma Materioteca interdisciplinar, com contribuições importantes para o espaço físico da PUC-Rio.

Fará muita falta...

Meus sentimentos à família, aos amigos e colegas.

Prof. Sidnei Paciornik, Decano do CTC

 

O CCS recebe com muita tristeza esta enorme perda para nossa PUC. Nossos sentimentos para a família e todos os muitos amigos e admiradores do professor Fernando Betim.

Prof. Luiz Roberto Cunha, Decano do CCS

 

Meus pêsames à família do colega.

Prof. Gustavo Sénéchal de Goffredo, Departamento de Direito

 

Fernando, meu primo, amigo desde a infância, colega de trabalho na PUC-Rio, pessoa alegre, de bom astral, generosa, talentosa, muito criativo. Pessoa do bem.

Nando vai deixar saudades em todos que conviveram com ele.

O campus da PUC-Rio não será mais o mesmo.

Que fique com Deus.

Prof. André Lacombe Penna da Rocha, Departamento de Administração e Coordenador Central de Estágios e Serviços Profissionais (CCESP)

 

Em nome do Departamento de Medicina da PUC-Rio manifesto nosso pesar pela passagem do Professor Fernando Betim, na esperança de que ele siga na Luz.

 Aos familiares e colegas nossa solidariedade.

Prof. Jorge Biolchini, Diretor do Departamento de Medicina

 

Em meu nome do e, também, pela equipe do Comunicar, transmito  sentimentos de pesar e solidariedade aos colegas do CTCH e do DAU pelo falecimento do professor Fernando Betim Paes Leme. Nossos melhores sentimentos para sua família e amigos.

Profa. Lilian Saback, Departamento de Comunicação Social, Assessora de Comunicação da Reitoria

 

Em nome do Departamento de Ciências Sociais, gostaria de expressar nosso profundo pesar pelo falecimento do Professor Fernando Betim Paes Leme.   Manifestamos nossa solidariedade à sua família e amigos, e aos colegas do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, por essa perda tão repentina e precoce.

Prof. Marcelo Burgos, Diretor do Departamento de Ciências Sociais

 

O Departamento de Psicologia vem expressar sentimento de profundo pesar pelo falecimento do Prof. Fernando Betim Paes Leme. Neste momento de tristeza, apresentamos as nossas condolências à sua família e aos colegas do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

Prof. J. Landeira-Fernandez, Diretor do Departamento de Psicologia

 

Em meu nome pessoal e em nome do Departamento de Letras, venho prestar toda a solidariedade a familiares, amigos e colegas do professor Fernando Betim Paes Leme neste momento de tristeza e de dor pelo seu falecimento.

A sua generosa presença fará muita falta entre nós. Que o tempo possa nos ajudar a assimilar, de alguma maneira, tão triste acontecimento.

Prof. Alexandre Montaury Baptista Coutinho, Diretor do Departamento de Letras

 

Difícil pensar no passamento da figura alegre do Fernando...  Que Deus o receba e console seus amigos e familiares.

Prof. Rogério Ribeiro de Oliveira, Diretor do Departamento de Geografia e Meio Ambiente

Prof. Fernando Betim. Fonte: site do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio.
Prof. Fernando Betim. Fonte: site do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio.