lft-logo

Falecimento da Professora Zélia Mediano (EDU)

31/08/2020

O Departamento de Educação comunica, com pesar, o falecimento da querida professora Zelia Mediano, docente aposentada e ex-diretora do Departamento, que tanto contribuiu para a educação e para a nossa Universidade.

Zelia faleceu hoje, 31/08, em Sapucaia, local onde será o sepultamento.

A equipe de Gestão, professores, funcionários e alunos lamentam a inestimável perda da professora Zelia Mediano e manifestam  sentimentos e solidariedade à família e aos amigos.

Nota do Núcleo de Memória da PUC-Rio:

O Núcleo de Memória se solidariza com o Departamento de Educação, que perdeu ontem a professora aposentada Zélia Domingues Mediano, e com a família de Zélia. 

Zélia foi por muitos anos professora do Departamento de Educação, diretora do Departamento, pesquisadora e colaboradora de projetos e empreendimentos do Departamento e da Universidade.  Quando se aposentou, mudou-se para Sapucaia, no Estado do Rio de Janeiro e ali deu início a um projeto de educação de base de grande impacto no município e em municípios vizinhos.  Um indício da importância desse trabalho é a nota escrita ontem por uma das professoras de Sapucaia que publicamos a seguir.

Quem conviveu com Zélia na PUC-Rio se lembrará dela com carinho.  Era uma pessoa doce e firme, exigente e capaz de grande empatia, muito competente e também muito simples.  Na PUC-Rio deixa muitas saudades.  Em Sapucaia, onde escolheu viver e morrer, deixa um grande vazio e uma herança de compromisso com a educação, em especial com a escola pública e a educação informal que não será esquecida.

Mensagem enviada por uma professora de Sapucaia:

Nota da Secretaria Munipal de Educação de Sapucaia:

A Prefeitura Municipal de Sapucaia publicou uma nota:

A Prefeitura de Sapucaia lamenta profundamente a perda de Zélia Mediano, ex-secretária municipal de Educação. Grande profissional, ela sempre lutou para promover uma educação de qualidade no município, valorizava e investia nos jovens, encorajava e desafiava as pessoas a aprenderem e a crescerem cada vez mais.
Desta forma, manifestamos e registramos aqui nosso sentimento de pesar aos familiares e amigos de Zélia Mediano, em nome também de todos os professores e profissionais que conviveram e foram liderados brilhantemente por ela.

A Paróquia Santo Antônio, em Sapucaia, publicou uma nota:

Páscoa da Professora Zélia.

Nossa paróquia se solidariza com a familia, com a Instituição Teresiana e com todos que tiveram a alegria com conhecer a Professora Zélia Mediano. Mulher que deixa grande testemunho de caridade.

Que o Senhor conceda o descanso eterno e a luz perpétua a ilumine!

Amém!

Nota da profa. Ana Ivenicki, professora emérita do Departamento de Educação da UFRJ e pesquisadora 1 A do CNPq:

A Profa. Zelia Mediano foi minha professora e orientadora de Mestrado no Depto. de Educação da PUC-Rio, em 1984. Sempre gentil e atenciosa, ao mesmo temo profunda e dedicada, corrigia o trabalho com afinco e me fornecia, sempre, feed-back amoroso. Antes de viajar para realizar Doutorado no exterior, foi a ela que recorri para conselhos e sugestões.

Zelia deixa saudades, como professora e ser humano do bem!

Mensagem do prof. José Carmelo, do Departamento de Educação:

Querid@s Colegas da Educação. 

Recentemente, inúmeras vezes comentei com as colegas da "velha-guarda" do Departamento - sobretudo com Vera - que devíamos uma homenagem institucional à Zélia, ainda em vida, como forma de reconhecimento pela inestimável contribuição dela à consolidação da Pós-Graduação na década de 1970; e à reforma da Graduação em 1990.

Ficamos pois devendo à comunidade da Educação da PUC um testemunho mais vivo sobre as inúmeras e importantes contribuições acadêmicas e técnico-administrativas com as quais Zélia nos brindou, ao longo de duas memoráveis gestões dela na consolidação da Pós-Graduação e na reformulação da Graduação de Pedagogia.

Que a sua dedicação à causa da Educação nos sirva de exemplo e estímulo. 

O artigo em anexo [ver no link ao lado ou no Saiba Mais ao final das mensagens], do [acervo do] Núcleo de Memória da PUC-Rio [Revista PUC Ciência no. 3, 1989, p. 35 a 37], é apenas uma singela nota do quanto devemos à Zélia. 

Agora essa grande educadora descansa na paz de Deus. 

Obrigado, Zélia.

Mensagem do prof. Renato Pontes Costa, do Departamento de Educação:

Recebo com muita tristeza essa notícia.

Conheci Zelia em Sapucaia,  já aposentada da PUC. Tive tive o prazer de trabalhar com ela e Waleska durante quase três anos num programa que a Novamerica desenvolvia com as comunidades rurais de Sapucaia. Foi um tempo de convivencia bem próxima e de muito aprendizado! Digo sempre que a presença de pessoas como Zélia na minha vida valem por um curso superior. Que sorte tê-la encontrado no caminho. 

Lembro sempre se seu jeito terno, mas igualmente forte. Muito firme e extremamente organizada na condução da gestão do Centro Novamerica de Educação Popular, mas sobretudo um amor muito grande e uma dedicação extrema ao trabalho nos meios populares. Zelia, Waleska (e Therezinha Machado) têm uma presença muito marcante na minha formação como educador. 

O céu está em festa hoje! Ganhamos mais uma intercessora.

Zélia Mediano, foto retirada do facebook da Paróquia Santo Antônio, em Sapucaia.
Zélia Mediano, foto retirada do facebook da Paróquia Santo Antônio, em Sapucaia.