Falecimento da Professora Zélia Mediano (EDU)

31/08/2020

O Departamento de Educação comunica, com pesar, o falecimento da querida professora Zelia Mediano, docente aposentada e ex-diretora do Departamento, que tanto contribuiu para a educação e para a nossa Universidade.

Zelia faleceu hoje, 31/08, em Sapucaia, local onde será o sepultamento.

A equipe de Gestão, professores, funcionários e alunos lamentam a inestimável perda da professora Zelia Mediano e manifestam  sentimentos e solidariedade à família e aos amigos.

Nota do Núcleo de Memória da PUC-Rio:

O Núcleo de Memória se solidariza com o Departamento de Educação, que perdeu ontem a professora aposentada Zélia Domingues Mediano, e com a família de Zélia.

Zélia foi por muitos anos professora do Departamento de Educação, diretora do Departamento, pesquisadora e colaboradora de projetos e empreendimentos do Departamento e da Universidade.  Quando se aposentou, mudou-se para Sapucaia, no Estado do Rio de Janeiro e ali deu início a um projeto de educação de base de grande impacto no município e em municípios vizinhos.  Um indício da importância desse trabalho é a nota escrita ontem por uma das professoras de Sapucaia que publicamos a seguir.

Quem conviveu com Zélia na PUC-Rio se lembrará dela com carinho.  Era uma pessoa doce e firme, exigente e capaz de grande empatia, muito competente e também muito simples.  Na PUC-Rio deixa muitas saudades.  Em Sapucaia, onde escolheu viver e morrer, deixa um grande vazio e uma herança de compromisso com a educação, em especial com a escola pública e a educação informal que não será esquecida.

Mensagem enviada por uma professora de Sapucaia:

Nota da Secretaria Munipal de Educação de Sapucaia:

A Prefeitura Municipal de Sapucaia publicou uma nota:

A Prefeitura de Sapucaia lamenta profundamente a perda de Zélia Mediano, ex-secretária municipal de Educação. Grande profissional, ela sempre lutou para promover uma educação de qualidade no município, valorizava e investia nos jovens, encorajava e desafiava as pessoas a aprenderem e a crescerem cada vez mais.
Desta forma, manifestamos e registramos aqui nosso sentimento de pesar aos familiares e amigos de Zélia Mediano, em nome também de todos os professores e profissionais que conviveram e foram liderados brilhantemente por ela.

A Paróquia Santo Antônio, em Sapucaia, publicou uma nota:

Páscoa da Professora Zélia.

Nossa paróquia se solidariza com a familia, com a Instituição Teresiana e com todos que tiveram a alegria com conhecer a Professora Zélia Mediano. Mulher que deixa grande testemunho de caridade.

Que o Senhor conceda o descanso eterno e a luz perpétua a ilumine!

Amém!

Nota da profa. Ana Ivenicki, professora emérita do Departamento de Educação da UFRJ e pesquisadora 1 A do CNPq:

A Profa. Zelia Mediano foi minha professora e orientadora de Mestrado no Depto. de Educação da PUC-Rio, em 1984. Sempre gentil e atenciosa, ao mesmo temo profunda e dedicada, corrigia o trabalho com afinco e me fornecia, sempre, feed-back amoroso. Antes de viajar para realizar Doutorado no exterior, foi a ela que recorri para conselhos e sugestões.

Zelia deixa saudades, como professora e ser humano do bem!

Mensagem do prof. José Carmelo, do Departamento de Educação:

Querid@s Colegas da Educação.

Recentemente, inúmeras vezes comentei com as colegas da "velha-guarda" do Departamento - sobretudo com Vera - que devíamos uma homenagem institucional à Zélia, ainda em vida, como forma de reconhecimento pela inestimável contribuição dela à consolidação da Pós-Graduação na década de 1970; e à reforma da Graduação em 1990.

Ficamos pois devendo à comunidade da Educação da PUC um testemunho mais vivo sobre as inúmeras e importantes contribuições acadêmicas e técnico-administrativas com as quais Zélia nos brindou, ao longo de duas memoráveis gestões dela na consolidação da Pós-Graduação e na reformulação da Graduação de Pedagogia.

Que a sua dedicação à causa da Educação nos sirva de exemplo e estímulo.

O artigo em anexo [ver no link ao lado ou no Saiba Mais ao final das mensagens], do [acervo do] Núcleo de Memória da PUC-Rio [Revista PUC Ciência no. 3, 1989, p. 35 a 37], é apenas uma singela nota do quanto devemos à Zélia.

Agora essa grande educadora descansa na paz de Deus.

Obrigado, Zélia.

Mensagem do prof. Renato Pontes Costa, do Departamento de Educação:

Recebo com muita tristeza essa notícia.

Conheci Zelia em Sapucaia,  já aposentada da PUC. Tive tive o prazer de trabalhar com ela e Waleska durante quase três anos num programa que a Novamerica desenvolvia com as comunidades rurais de Sapucaia. Foi um tempo de convivencia bem próxima e de muito aprendizado! Digo sempre que a presença de pessoas como Zélia na minha vida valem por um curso superior. Que sorte tê-la encontrado no caminho.

Lembro sempre se seu jeito terno, mas igualmente forte. Muito firme e extremamente organizada na condução da gestão do Centro Novamerica de Educação Popular, mas sobretudo um amor muito grande e uma dedicação extrema ao trabalho nos meios populares. Zelia, Waleska (e Therezinha Machado) têm uma presença muito marcante na minha formação como educador.

O céu está em festa hoje! Ganhamos mais uma intercessora.

Zélia Mediano, foto retirada do facebook da Paróquia Santo Antônio, em Sapucaia.