2001, Dezembro

 -  Lançamento do site do Dicionário Cravo Albin da MPB
Referente a
 
Departamento de Letras (LET)

O site é fruto de uma parceria entre a PUC-Rio, o Instituto Cravo Albin e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), e está hospedado na homepage da Biblioteca Nacional (www.bn.br).

Batizado com o nome do pesquisador e coordenador do projeto, Ricardo Cravo Albin, o dicionário tem verbetes abordando desde intérpretes, compositores e bandas até animadores culturais, passando por gêneros regionais e instrumentos. Segundo o prof. Júlio Diniz (LET), coordenador da pesquisa para os verbetes, o dicionário não exclui nenhum estilo e está aberto a qualquer pessoa que trabalhe com música popular brasileira, como críticos e estudiosos por exemplo.

A história da parceria que gerou o dicionário começou em 1995, inaugurando a fase de pesquisas. Seis anos depois, já com o apoio da Faperj e da Biblioteca Nacional, o dicionário chegou à internet, como resultado do trabalho de 25 pessoas - entre pesquisadores e redatores, todos professores e alunos de graduação e pós-graduação da Universidade - e da colaboração de muitos dos seus personagens, como músicos e especialistas.

 -  Inauguração do campus do CCE no Centro do Rio
Referente a
 
Coordenação Central de Extensão (CCE)

Com seis salas de 48 lugares, duas salas de 24, um laboratório com 30 computadores e outro com 18, na Avenida Marechal Câmara, 186.

2001, Novembro

a  -  VIII Semana de Consciência Negra 2001
Referente a
 
Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários (VRC)

Com o tema Negro(a): perspectivas afirmativas?

Programação: mesa-redonda Perspectivas na Educação, com o Vice-Reitor para Assuntos Comunitários, prof. Augusto Sampaio; Elisa Lucinda e Geraldo do Norte recitam poesias; mesa-redonda Perspectivas no Trabalho, com o senador Geraldo Cândido; apresentações de dança afro e hip- hop; mesa-redonda Perspectivas Sociais; apresentação do cantor Martinho da Vila.

,  -  Jornadas Literárias - Murilo e Cecília
Referente a
 
Centro Loyola de Fé e Cultura, Departamento de Letras (LET)

Organizadas pelo Centro Loyola de Fé e Cultura e pelo Departamento de Letras para discutir as obras dos escritores Murilo Mendes e Cecília Meireles.

Estilo e Modernidade: abertura com Ana Cristina Chiara (Uerj); mesa-redonda sobre Murilo Mendes com os temas Murilo Mendes e Ismael Nery: poesia amizade e experiência, por Evandro Nascimento (UFJF), e A convergência da poesia de Murilo Mendes, por Gilberto Mendonça Teles (LET); mesa-redonda sobre Cecília Meireles com o tema As janelas verdes de Cecília, por Maria de Lourdes Soares (UFRJ) e a participação de Valéria Lamego, editora da revista Veredas; recital de Cecília Meireles e Murilo Mendes, com a atriz Araci Cardoso.

Poesia e Espiritualidade: abertura com Maria Clara Bingemer (TEO); mesa-redonda sobre Murilo Mendes com os temas Ítaca não há: a "ville memoise" de Murilo Mendes, por Fernando Fioreze (UFJF) e A poética de Murilo Mendes, por Luiz Fernando Carvalho (Estácio de Sá), e a participação de José Carlos Barcellos (UFF); mesa-redonda sobre Cecília Meireles com o tema Cecilianas - entre versos, fluxos, por Wilberth Cleython Salgueiro (Ufes) e a participação da escritora Marli de Oliveira; recital de Murilo Mendes, com o ator Reinaldo Gonzaga.

,  -  Seminário Direitos Humanos Internacionais em Questão
Referente a
 
Departamento de Direito (JUR)

Promovido pela Departamento de Direito, pela Federação de Órgãos para Assistência Social (Fase) e pelo Centro pela Justiça e o Direito Internacional (Cejil). O seminário discutiu os aspectos contraditórios da crise da legitimidade e legalidade do sistema internacional, avaliou as ações e a luta dos sujeitos sociais, e apresentou um painel sobre os instrumentos do sistema internacional de proteção dos direitos humanos.

a  -  2ª Semana de Saúde
Referente a
 
Escola Médica de Pós-Graduação (EMPG)

Campanha de Diagnóstico e Prevenção do Câncer de Pele. Na abertura, o médico Mauro Pena, diretor da Escola Médica, falou sobre a criação e os objetivos da campanha. A apresentação teve a presença do reitor pe. Jesús Hortal Sànchez S.J., e do Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio. Uma equipe especializada examinou os interessados, orientando-os sobre as formas de prevenção da doença.

 -  Início da matrícula em disciplinas via Internet
Referente a
 
Coordenação Central de Planejamento e Avaliação (CCPA)

De 12 de novembro a 5 de dezembro, os alunos fizeram suas solicitações de matrícula pelo site SAU online. Os alunos puderam fazer três opções de matrículas diferentes, por ordem de prioridade. No dia 5 de dezembro a demanda foi analisada e depois, se o aluno não ficaou satisfeito com o resultado, pode vir à Universidade de 14 a 18 de janeiro de 2002 para o ajuste de matrícula.

,  -  I Seminário Nacional sobre Consumo de Drogas e Drogadição: uma Abordagem Foucaultiana
Referente a
 
Departamento de Psicologia (PSI)

Temas: A Drogadição no Contexto da Reforma Psiquiátrica: Novas tendências?; Repressão às Drogas: a Regulação dos Prazeres; A Construção Social da Dependência Química; Arqueologia dos Saberes da Drogadição (tratamentos).

a  -  Semana de História
Referente a
 
Departamento de História (HIS)

Com o tema Utopias. Programação: abertura com o prof. Leandro Konder (EDU); Ensino de História, Utopia e Atualidade, com os professores Ana Maria Monteiro (UFRJ), Carmem Gabriel (HIS) e Daniel Mesquita (HIS); A Utopia Republicana no Brasil, com os professores Ricardo Salles e Otto de Alencar Sá Pereira (UCP); Anarquia: da introjeção da ordem à projeção da liberdade, com os professores Alexandre Samis, Carlos Addor e Selmo (UFRJ); Utopia Revolucionária do Brasil da década de 60, com os professores Daniel Aarão Reis Filho (UFF) e Antônio Carlos Peixoto (UERJ); Utopia: O Exemplo da Comuna de Paris, com os professores Virgínia Fontes (UFF), Luis Fernandes e Carlos Nelson Coutinho; Sociedades e Cidades Utópicas, com os professores Ronald Ramineli (UFF), Berenice Cavalcante (HIS) e Antonio Edmilson (HIS); Movimentos Sociais e Utopias, com Lucky (movimento Hip-hop), Hermes Cipriano (MTST-RJ) e os professores Marcelo Badaró (UFF) e José Luiz Patrola; apresentação performática do grupo Memórias Contemporâneas, com Ericson Pires, Sérgio Assumção e Marcelo Magalhães.

2001, Outubro

a  -  A Pessoa e a Mensagem de Jesus
Referente a
 
Departamento de Teologia (TEO)

Evento organizado pelo Departamento de Teologia em parceria com o Instituto Franciscano de Teologia.

Programação: Jesus Cristo no Novo Testamento, por Simão Voigt (Instituto Teológico Franciscano); As raízes judaicas de Jesus Cristo, por Manuel Bouzon (TEO); Jesus Cristo e a celebração do culto, por José Ariovaldo da Silva (ITF); A Ressurreição de Jesus Cristo e a crença na reencarnação, por Lina Boff (TEO); Tendências da Cristologia atual, por Alfonso Garcia Rubio (TEO); Jesus Cristo, seus milagres e curas, por Ludovico Garmus (ITF); Jesus e as mulheres, por Ana Maria Tepedino (TEO); Jesus Cristo celebrado e vivenciado nas comunidades, por Gilson José Macedo da Silveira; Jesus Cristo e vivência ética nos dias atuais, por Nilo Agostini (TEO); O Espírito de Jesus Cristo e o desafio da religiosidade pentecostal, por Paulo Roberto Hottz (Seminário Paulo VI); Jesus Cristo e a vivência da afetividade: Implicações para vivermos a nossa, por Maria Joaquina Fernandes Pinto (Seminário Paulo VI); Jesus Cristo e a prática da não-violência, por Maria Clara Luchetti Bingemer (TEO).

 -  Primeiro Encontro de Coordenadores de Graduação da PUC-Rio com Coordenadores de Cursos Comunitários de Pré-Vestibular
Referente a
 
Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários (VRC)

Na reunião, coordenada pelo Vice-Reitor Comunitário, prof. Augusto Sampaio, e pelo Coordenador do Núcleo de Comunicação Comunitária do Projeto Comunicar, prof. Adair Rocha, os coordenadores foram apresentados e discutiram as principais dificuldades desses alunos.  Já são quase 200 os projetos no Rio de Janeiro que preparam jovens carentes para os vestibulares. A PUC-Rio e outras três universidades privadas do estado têm programas para garantir a gratuidade de mensalidade aos alunos vindos desses cursos. Nesse momento, a PUC-Rio fornecia bolsas a 453 alunos vindos dos cursos comunitários, todos aprovados nos exames do vestibular.

a  -  Narrativa no início do século XXI. “Saudades de Sherazade?”
Referente a
 
Departamento de Letras (LET)

O encontro reuniu conferencistas da PUC-Rio, Universidade de Lisboa, UFRJ, Universidade do Porto, UFBA, USP, Unicamp e UEFeira de Santana. Parceria do Departamento de Letras com o Instituto Camões.

 -  Seminário A gravura na era da reprodução eletrônica
Referente a
 
Departamento de Artes e Design (DAD)

Organizado pelo prof. Rafael Cardoso (DAD), com a participação de Amador Perez, a mesa-redonda teve como conferencistas Agnaldo Farias, Carlos Martins, Paulo Sérgio Duarte, Rubem Grilo e Thereza Miranda.

,  -  Jornada de Pensamento Complexo, Ética, Ciência e Arte
Referente a
 
Departamento de Filosofia (FIL)

Programação: conferência Sustentabilidade da vida, por Terezinha Mendonça (PUC- SP); Copenhagen - Arte, política e ciência, com Oswaldo Mendes (ator), Marcos William (filósofo) e Maria Helena Guarisco; mesa-redonda A ciência em foco, com Luiz Alberto Oliveira (UFRJ), Constantino Tsallis (CBPF) e Anselmo Paschoa (FIS); mesa-redonda Perspectivas da arte - Arquitetura e Cinema, com Jerônimo de Moraes Neto (arquiteto), Dinara Gouveia Machado Guimarães (psicanalista) e índia Mara Martins (jornalista); conferência Entre a incerteza e a complementaridade: Um dilema para o presente, por Edgard Assis de Carvalho (PUC-SP); mesa-redonda Mídia em pauta, com Miguel Pereira (COM) e Fritz Utzeri (Jornal do Brasil); mesa-redonda Ética em cena, com Teresa Creusa (PSI), Maria Clara Bingemer (TEO) e Denise Maurano. Organizado pelo Núcleo de Ética e o Núcleo de Pensamento Complexo da PUC-Rio.

,  -  Seminário Cultura da Paz e Prevenção da Violência
Referente a
 
Centro Loyola de Fé e Cultura

Parceria do Centro Loyola de Fé e Cultura com o Viva Rio. Programação: abertura com a profa. Maria Clara Bingemer (TEO) e o prof. Augusto Sampaio (VRC); mesa-redonda: Segurança e direitos humanos, com Rubem César Fernandes (Viva Rio) e o pe. Leonel Narvaez (Colômbia); A experiência do grupamento de policiamento em áreas especiais (GPAE) nas favelas do Cantagalo e Pavâo/Pavãozinho, com Silvia Ramos (UCAM), Major Antônio Carlos Carballo (GPAE) e Sebastião Teodoro Filho (Associação de Moradores das Comunidades Cantagalo e Pavão/Pavãozinho); exibição do filme Notícias de uma guerra particular, de João Moreira Salles, seguida de debate com João Moreira Salles e Zuenir Ventura; mesa-redonda Juventude nas áreas de risco, com pe. Manuel Manangão (Pastoral do Trabalhador), pe. Luís Antônio Pereira (Pastoral das Favelas) e representantes de trabalhos desenvolvidos nas comunidades de Campinho, Acari, Maré e Rocinha; Experiência de trabalho com a mulher, com Bárbara Soares (UCAM) e Mariana Roquette Pinto (campanha Arma não! Ela ou eu!).

a  -  XI Congresso da Assel-Rio (Associação de Estudos de Linguagem do Rio de Janeiro)
Referente a
 
Departamento de Letras (LET)

Programação: conferências, mesas-redondas, apresentações de teses e divulgação de trabalhos de jovens pesquisadores. Os conferencistas foram a profa. Margarida Basílio (LET) e o prof. João Moreira Salles (COM).

 -  Inauguração das tendas do Departamento de Artes e Design
Referente a
 
Departamento de Artes e Design (DAD)

Duas tendas circulares, localizadas no terreno da antiga quadra de tênis, foram oficialmente inauguradas pelo Departamento de Artes e Design. Cobertas por uma estrutura de membrana tensionada, as tendas foram projetadas pelos professores Alfredo Jefferson de Oliveira, Fernando Betim Paes Leme e José Luís Ripper. As tendas são contornadas por um lago e por canteiros que tornam o ambiente compatível com o campus. Cada tenda foi pensada para ter uma utilização diferente: uma é escurecida e facilita a projeção de slides e transparências; a outra, translúcida, é ideal para desenhos à luz natural. O novo laboratório concentra aulas de projetos, criatividade e desenho, e o formato das tendas proporciona uma dinâmica de aula diferente, que ajuda a integração de alunos e professores.

2001, Setembro

a  -  Semana da Bíblia pela Paz
Referente a
 
Centro de Pastoral Anchieta (CPA) (Pastoral Universitária)

Foram apresentadas frases e mensagens da Torá (judaísmo), do Alcorão (islamismo) e da Bíblia católica e protestante evocando a paz dentro dessas religiões. Houve um passeio no Jardim de Plantas Bíblicas e um cardápio de comidas bíblicas que celebram a paz. O encerramento teve shows das bandas Shalom, Pater Noster, Deus da Paz e Alternativa Cristo.

 -  Mesa-redonda A Primeira Guerra do Século XXI?
Referente a
 
Departamento Instituto de Relações Internacionais (IRI)

Os debatedores foram os professores Sonia de Camargo, Mônica Herz, Nizar Messari, Letícia Pinheiro, Luis Fernandes, João Nogueira, Maria Regina de Lima e José Maria Gómez, todos do Departamento Instituto de Relações Internacionais.

a  -  Seminário Decantando a República: Um Inventário Histórico e Político da Música Popular Brasileira
Referente a
 
Departamento de História (HIS)

Promovido pelo Departamento de História, o seminário apresentará os seguintes temas: mesa-redonda As canções que você fez para mim, com José Miguel Wisnik, Carlos Sandroni, Santuza Naves e Adelia Bezerra Meneses; O mundo dá voltas camará; imagens da alteridade nacional, com Luiz Werneck Viana (luperj), Lúcia Lippi (CPDOC-FGV), Peter Fry (UFRJ) e Eneida Maria de Souza (UFMG); Onde o Brasil aprendeu a liberdade; história, tirania e República, com Berenice Cavalcante (HIS), Cesar Guimarães (luperj), Helena Bomeny (CPDOC/Uerj) e Nicolau Sevcenko (USP); Brasil com S - utopia e distopia da nação brasileira, com Renato Janine Ribeiro (USP), Wander Miranda (UFMG), José Murilo de Carvalho e Eduardo Jardim de Moraes (FIL); Na janela lateral do quarto de dormir - entre o público e o privado, com Renato Lessa (luperj),  Maria  Alice  Rezende  de Carvalho  (luperj),  Heloísa  Starling (UFMG) e Maria Rita Kehl; A cidade não mora mais em mim - sertão, litoral, modernidade,  modernização,  com Beatriz Rezende (UFRJ), Margarida Souza Neves (HIS) e Francisco de Oliveira (USP); Festa acabada, músicos a pé; cidadãos e  párias,  com  Wanderley Guilherme dos Santos (luperj), Maria  Célia  Paoli  (USP), Jessé de Souza (Unb) e Luis Eduardo  Soares;  Saudades, Virtú e Fortuna, com José Einsenberg (luperj), Newton  Bignotto (UFMG),  Olgária Matos  (USP)  e Ricardo Benzaquen (luperj).

2001, Agosto

 -  Seminário Estudos de Literatura e de Mídia
Referente a
 
Departamento de Letras (LET)

Programação: O mercado interno do livro universitário, com o prof. Gilberto Mendonça Telles; Comunicação literária e mídia digital, com a profa. Heidrun Krieger Olinto; O real e os realismos - a realidade contemporânea em texto e imagem, com o prof. Karl Erik Schollhammer; Retorno à biografia, com a profa. Marília Rothier Cardoso; O boom da biografia e do biográfico na cultura contemporânea, com o prof. Micael Herschmann (UFRJ); De superfícies e montagens: um caso entre o cinema e a literatura, com o prof. Renato Cordeiro Gomes; Diferenciação e conexão - arte e coletividade após o pós-moderno, com o prof. Reinaldo Laddaga (Universidade da Pensilvânia); A ficção na TV, com a profa. Pina Coco; Televisão e cultura no Brasil na virada de século, com o prof. Carlos Alberto Messeder (UFRJ); Literatura e a difusão secreta, com o prof. Roberto Corrêa dos Santos.

a  -  América Latina face às Transformações Globais e Regionais de Começo de Século - Dilemas, Desafios e Perspectivas
Referente a
 
Departamento Instituto de Relações Internacionais (IRI)

Seminário internacional promovido pelo grupo de Relações Internacionais do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI). Marca o lançamento do primeiro doutorado em Relações Internacionais do país.

Programação: conferência Globalização econômica e relações de poder e autoridade: é possível democratizar a governança de economia política global?, por Marie-Claude Smouts (CERI - França) com os debatedores Lincoln Bizzozero (Universidad de la Republica, Uruguai), Luis Manuel Rebelo Fernandes (IRI), Juán Tokatlián (CLACSO, Argentina) e a Sonia de Camargo (IRI); conferência Poder e contrapoder na economia política global: sociedade civil, resistências e alternativas à globalização neoliberal, por James Mittelman (American University, EUA) e com os debatedores Andrés Serbin (UAI, Venezuela), Atilio Borón (CLACSO, Argentina), José Maria Gómez (IRI) e Emir Sader (LPP/UERJ); mesa-redonda Dilemas e desafios da América Latina face ao novo século: entre poderes hegemônicos, protestos sociais e autonomia democrática, por Anibal Quijano (Peru), Adrián Bonilla (CLACSO - Equador), Ana Esther Ceceha (Unam - México), Samuel Pinheiro Guimarães (UERJ) e Maria Regina Soares de Lima (IRI).

a  -  V Mostra PUC-Rio
Referente a
 
Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais (CCESP)

Com o tema O prazer de trabalhar: mito ou realidade? Um chamado para a necessidade de aprofundar o valor do trabalho enquanto realização de um saber adquirido e disponibilizado, e consequentemente promotor da dignidade daqueles que trabalham. Seminários temáticos pertinentes ao tema central, programação cultural, a presença de 55 empresas que ofereceram mais de duas mil oportunidades de trabalho, além de workshops.

 -  Inauguração do novo espaço cultural da PUC-Rio, o caminhão Nas trilhas da cultura
Referente a
 
Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais (CACC), Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais (CCESP)

Criado como alternativa à Concha Acústica, recém-demolida, o caminhão Nas trilhas da cultura entrou no campus com a Banda Caixa-Preta tocando uma de suas músicas, Caxanga Rosa. A boneca Negra Maria, personagem da canção, estava à frente do veículo, chamando o público a participar do cortejo. Em frente à Ala Kennedy, o espaço cultural foi oficialmente inaugurado. O músico baiano Armandinho, filho de Osmar, juntou-se à banda e tocou de frevo a rock. Ele recordou os primórdios do trio elétrico e celebrou a iniciativa de montar um caminhão cultural, ressaltando a característica itinerante do veículo.

Imagem
Fotógrafo Weiler Finamore Filho.