1968, Dezembro
- Primeira formatura do Curso de Jornalismo em separado à Faculdade de Filosofia
O patrono foi Dom Helder Camara e o paraninfo o prof. Alberto Dines. Receberam homenagens o Pe. Ormindo Viveiros de Castro S.J., diretor da Faculdade de Filosofia e os professores José Henrique de Carvalho, Domício Proença Filho, Frei Efrem da Gênova, Eliezer Burlá, Guilherme de Andréa Frota e Octávio Bomfim de Oliveira.
1968, Novembro
- Inauguração da nova Capela nos pilotis do Edifício Leme
Na missa em ação de graças houve a despedida do Pe. Pedro Cerruti S.J., depois de 50 anos de magistério no Colégio Santo Inácio e na PUC-Rio. A capela se instalou em parte do espaço antes utilizado pelo Centro de Processamento de Dados (CPD).
1968, Outubro
a - Fórum A Educação que nos convém
Promovido pelo IPES (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais) com apoio da PUC-Rio. O evento foi realizado no Edifício Avenida Central, Av. Rio Branco, 156, 27° andar. O Fórum foi coordenado pelo pe. Fernando Bastos d'Avila S.J., que fez a palestra de abertura que teve como debatedores Prudente de Morais Neto e José Artur Rios. Participaram representantes de universidades e Instituições de ensino superior, classes produtoras e Imprensa.
O evento ocorreu em um momento marcado pelo acirramento das lutas sociais, período em que o movimento estudantil ganhou maior visibilidade, em razão dos debates provocados pela reforma Universitária.
Os resultados do evento foram publicados:
INSTITUTO DE PESQUISA E ESTUDOS SOCIAIS. A educação que nos convém. Rio de Janeiro: Apec, 1969.
- Chegada do Acelerador Van de Graaff
O Acelerador Van de Graaff de 4 MeV construído pela High Voltage Corp, chega à Universidade. O prédio para sua instalação estava em término de construção.
1968, Setembro
- Alunos da PUC no I Festival Universitário de Música Popular Brasileira
Alguns estudantes da Universidade tiveram composições premiadas ou classificadas: Ronaldo Pires Monteiro de Souza, Homero Monteiro Filho, Flávia Queiroz Lima e Luiz Pitta Pinheiro Compagnoni.
"[...] promovido pela TV Tupi, [...] teve entre os candidatos o jovem estudante do quarto ano de química da UFRJ, Ivan Guimarães Lins, que concorreu com sua parceria com Waldemar Correia dos Santos 'Até o amanhecer', interpretada por ninguém menos que Cyro Monteiro. Esse festival lançaria também nomes como Aldir Blanc e Sílvio da Silva Júnior [...]." (Dicionário Cravo Albin - http://dicionariompb.com.br/festivais-de-musica-popular/dados-artisticos)
a - I Congresso de Processamento de Dados
Foram discutidos problemas do ensino técnico no Brasil. "Evidenciou-se a necessidade da orientação didática para as recentes conquistas da técnica, a fim de evitar a desatualização dos jovens formandos nos métodos gerenciais." (Anuário PUC-Rio 1968, p.17)
1968, Agosto
- Fundação do Club dos Funcionários
O Club dos Funcionários deu origem à atual [2018] Associação dos Funcionários da PUC-Rio (AFPUC). O primeiro presidente foi Wilson Jovino da Silva, do Departamento de Física.
- A Biblioteca Central passa a funcionar em horário noturno
A Biblioteca Central passa a funcionar até as 22:30h. Aos sábados, funcionava até 17:30h. Ela possuía, então, 83 mil volumes, dos quais 55 mil catalogados e classificados.
A Biblioteca instalou uma copiadora Xerox e um laboratório de microfilmagem.
- Inauguração do Ambulatório da PUC
- Início das atividades de ensino do Departamento de Química
O Departamento de Química ministrou o curso de Química Geral I para o Ciclo Básico do CTC.
- Entra em funcionamento o Setor de Publicações
O Setor de Publicações estava subordinado à Vice-Reitoria Acadêmica, e era supervisionado pelo prof. Sérgio Machado Resende. Passou a se responsabilizar por todas as publicações da Universidade.
1968, Junho
- A crise estudantil - sugestões ao Ministro da Educação
No mesmo dia da Passeata dos Cem Mil, no Centro do Rio de Janeiro, o Reitor Pe. Laércio S.J., professores e alunos da Universidade, encontraram-se com o Ministro da Educação, Tarso Dutra, e entregaram um documento com sugestões "visando o término da crise estudantil".
- Projeto Dia do Computador
O Dia do Computador foi inspirado em programa existente na Universidade de Waterloo, Canadá. Atendia a alunos do ensino médio e de cursos universitários. Os alunos passavam o dia inteiro na PUC-Rio, aprendiam a programar, perfurar cartões e executar seus programas no computador IBM 1130. A maioria jamais havia visto um computador.
Ao longo do ano foram 870 participantes das instituições: Colégio Santo Inácio, Colégio Estadual André Maurois, Colégio Andrews, Colégio São Vicente de Paula, Colégio Estadual Paulo de Frontim, Colégio Hebreu Brasileiro, Escola de Engenharia da UFRJ, Escola de Ciências Contábeis e Administrativas, Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Instituto de Pesquisas Rodoviárias.
1968, Maio
- Instalação do Conselho de Desenvolvimento da Universidade
O Conselho de Desenvolvimento era um órgão de consultoria e assessoria para auxiliar os conselhos Universitário e Administrativo, e a Vice-reitoria de Desenvolvimento. Formado por "personalidades eminentes, ligadas à PUC pelos serviços a ela prestados".
- O Departamento de Comunicação Social se instala no Edifício da Amizade
O Instituto Superior do Mar muda-se para a rua Marquês de Olinda, e as suas salas passam a ser ocupadas pelo Departamento de Comunicação Social. (Bloco A, Ala Kennedy)
- Lançamento de boletim do Departamento de História e Geografia
Lançado o primeiro número do boletim Noticiário Trimestral do Departamento de História e Geografia.
- Criação da Caixa de Crédito dos Funcionários (CREPUC)
Com objetivo de facilitar o acesso a recursos financeiros pelos associados.
- Criação do laboratório fotográfico do Departamento de Comunicação Social
O laboratório começou a funcionar ocupando metade da casa V da Vila dos Diretórios.
1968, Abril
- Seminário sobre a Reforma Universitária nas universidades latino-americanas
O Vice-reitor Comunitário Pe. Raul Laranjeira de Mendonça participou do IX Seminário de Educação Superior nas Américas, realizado na Universidade do Kansas, EUA, no qual discutiu-se "A Reforma Universitária nas Universidades da América Latina".
1968, Março
- Instalação do Centro de Aperfeiçoamento para o Trabalho
- Nova estruturação da Universidade após a Reforma Universitária
Centro de Teologia e Ciências Humanas – Teologia, Filosofia, Educação, Psicologia e Letras, e os órgãos complementares: Colégio Universitário, Colégio de Aplicação e Instituto de Estudos Portugueses
Centro de Ciências Sociais – Ciências Jurídicas (Direito), Economia, Sociologia e Política, História e Geografia, Comunicação Social, Serviço Social; órgãos complementares Departamento de Pesquisas Sociais, Centro de Estudos de Planejamento, Instituto de Administração e Gerência, Centro de Planejamento Social, CENPHA
Centro Técnico Científico – Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Industrial, Ciências dos Materiais, Física, Matemática e Química, e os órgãos complementares CETUC, Centro de Processamento de Dados, ITUC e Rio Datacentro.
Centro de Ciências Biológicas e de Medicina – Faculdade de Enfermagem, Escola Médica de Pós-Graduação, Instituto de Odontologia.
As matrículas passaram a ser feitas por disciplina, inerente ao Regime de Créditos recém implantado na Universidade.
- Início do Curso de Teologia
A primeira turma teve 22 alunos inscritos.
1968, Fevereiro
- Inauguração do Rio DataCentro
Com a presença do presidente do Conselho Diretor de IBM, Sr. Thomas J. Watson Jr.. O Rio DataCentro era dirigido pelo Prof. Antônio Olinto de Oliveira. Dispunha de um computador IBM 7044–1401, que possibilitava a execução de pesquisas em física nuclear e energia atômica.
Além desses usos, A Diretoria de Admissão e Registro, com a disponiblização desse computador, passou a controlar nele a "vida escolar dos alunos, formulários, fichas e pautas" (Anuário 1968, p. 40).
1968, Janeiro
- No primeiro Concurso (vestibular) Unificado, perguntas de múltipla escolha
Nas provas para os cursos do CTCH e do CCS adotou-se o sistema de provas com questões objetivas com respostas em múltipla-escolha, posteriormente corrigidas pelo computador. Foi o primeiro vestibular unificado (11 cursos) da PUC.