1960, Dezembro
- Colação de grau da primeira turma de Sociologia
1960, Novembro
- Reconhecimento oficial da Escola de Sociologia e Política
Decreto 49.320. A Escola de Sociologia e Política estava ligada ao Instituto de Estudos Políticos e Sociais e era dirigida pelo pe. Fernando Bastos de Ávila S.J..
- Primeiro curso de programação utilizando o computador eletrônico
Início do primeiro curso, no Centro de Processamento de Dados. Em 1960 foram ministrados cursos de Programação Básica e Operação. Participaram representantes do Conselho Nacional de Pesquisas, da Comissão de Energia Nuclear, do Ministério da Guerra, da Cia. Siderúrgica Nacional, além de diversos professores e pesquisadores da PUC-Rio.
1960, Outubro
- Fundação do Núcleo de Economia e Sociologia Aplicadas (NESA)
O NESA estava vinculado ao Instituto de Estudos Políticos e Sociais, e tinha como objetivo atender à procura de pesquisas econômicas e sociais de caráter geral, por entidades públicas ou particulares, e de "conferir ao IEPS um papel ativo na formulação científica de uma política econômica e social brasileira" (Anuário PUC-Rio 1960, p.149).
1960, Setembro
a - Ciclo de conferências com os candidatos à presidência da República
Organizada pelo Centro Acadêmico Roquete Pinto. Estiveram presentes os candidatos Ademar de Barros e o Marechal Teixeira Lott.
1960, Agosto
a - V Congresso Internacional da Federação das Universidades Católicas
Realizado na Casa de Retiro Anchieta, com a participação de 40 reitores de todo o mundo. A PUC-Rio aproveitou a presença dos participantes do evento e promoveu um fórum com o tema Humanismo e Desenvolvimento Econômico.
1960, Julho
a - Seminários sobre poluição das águas e engenharia sanitária
Realizaram-se neste período na PUC-Rio o I Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária, o V Seminário de Professores de Matérias relacionadas com Engenharia Sanitária e o Seminário de Controle de Poluição de Água. Houve também uma exposição de engenharia sanitária no ITUC.
1960, Junho
- Inauguração do Centro de Dosimetria ou Laboratório de Análises Radioativas
Com a presença do Amirante Octacílio Cunha, presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
- O Cardeal Giovanni Montini recebe da PUC-Rio o título de Doutor Honoris Causa
O Cardeal de Milão, Giovanni Battista Montini (futuro Papa Paulo VI), em visita ao Brasil, recebe da PUC-Rio o título de Doutor Honoris Causa. Estavam presentes o presidente Juscelino Kubitscheck, o governador da Guanabara Sette Câmara e o cardeal D. Jaime de Barros Câmara. O Cardeal Montini foi saudado pelo Prof. Alceu Amoroso Lima.
- Inauguração do Centro de Processamento de Dados da PUC-Rio
Com a presença do Presidente Juscelino Kubitschek e do Cardeal Giovanni Battista Montini (futuro Papa Paulo VI). No Centro de Processamento de Dados foi instalado o primeiro computador de grande porte para uso acadêmico na América Latina, um Burroughs B205, obtido com apoio financeiro da Sociedade de Estudos e Pesquisas Técnicas (SOEPT), num consórcio com o Ministério da Guerra, o Conselho Nacional de Pesquisas, a Comissão de Energia Nuclear e a Companhia Siderúrgica Nacional. Instituições representadas no "Conselho Administrador do Computador Eletrônico": Conselho Nacional de Pesquisas; Conselho Nacional de Petróleo; Comissão Nacional de Energia Nuclear; Companhia Siderúrgica Nacional; Ministério da Guerra e Escola Politécnica da Universidade Católica (EPUC)
- Participação do Instituto de Física na exposição Átomos para a Paz
O Instituto de Física participou com um stand sobre física nuclear da exposição Átomos para a Paz, organizada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear em cooperação com a Embaixada dos EUA. A exposição foi montada no Largo da Carioca.
1960, Maio
- Entronização da imagem de Nsa. Sra. Aparecida
A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi doada pelo cardeal de São Paulo. Ela foi colocada em nicho próximo à subida para o Solar Grandjean de Montigny.
- Fundação do IAG - Instituto de Administração e Gerência.
O Instituto tinha por finalidade "contribuir para o aperfeiçoamento das empresas, através de atividades próprias e em colaboração com todas as unidades da [PUC-Rio]." Era dirigido pelo Prof. Paulo Novaes, e oficializava os cursos de gerência oferecidos até então pela Escola Politécnica.
A idéia surgiu em 1957, quando no SENAI estava sendo oferecido o curso de Desenvolvimento de Programas de Treinamento, e a partir daí vários debates foram travados com o objetivo de estabelecer cursos rápidos para o ensino regular de técnicas administrativas a gerentes de empresas. O IAG tinha entre os seus objetivos manter e desenvolver a pesquisa científica, oferecer cursos de pós-graduação de especialização para o aperfeiçoamento de pessoal dirigente de empresas, entre outros.
1960, Março
- Instalação do Centro de Orientação Psico-Pedagógica
O objetivo do Centro era a "orientação e assistência aos pais, às crianças com problemas e aos adolescentes". Foi instalado no Instituto de Psicologia Aplicada sob a direção do Pe. Antonius Benkö S.J..
1960, Janeiro
- Instalação do Laboratório de Pesquisas Radioquímicas
Instalação do Laboratório de Pesquisas Radioquímicas, futuro Instituto de Química, com verba do Conselho Nacional de Pesquisas. Ocupava instalações precárias na casa nº 21, uma das moradias operárias adquiridas pelas Faculdades Católicas por ocasião da compra dos terrenos para a construção do campus. O laboratório contava com os seguintes cientistas: Pe.Leopoldo Hainberger S.J. (Dr. em Química pela Universidade de Viena), Silvino Cuadrado Sanchéz (Dr. em Química pela Universidade de Valladolid) e Carlos Alberto Coelho Costa (Engenheiro Químico pela Escola Nacional de Química). Além disso, estava sendo providenciada a vinda da química Gisela Zundel, assistente do Centro de Pesquisas Nucleares da Alemanha.
- Início da operação do Centro de Intercâmbio e Promoções (CIPPUC)
Tinha por objetivo representar a PUC-Rio perante os veículos de divulgação, planejar e coordenar atividades promocionais e servir como centro de estudos e estágio para os alunos de jornalismo da Universidade. Era ligado à Reitoria, e funcionava na casa VI da Vila dos Diretórios. Nesse período era dirigido pelo prof. Walter Poyares e tinha a d. Suzana Gonçalves como secretária executiva.