lft-logo

Divulgação dos resultados do Programa Integrado de Monitoria Remota de Fragmentos Florestais e de Crescimento Urbano no Rio de Janeiro (Pimar)

5 de Fevereiro de 2010

O projeto é coordenado pelo Núcleo lnterdisciplinar do Meio Ambiente (Nima). A cerimônia contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que recebeu simbolicamente do Reitor pe. Jesus Hortal Sánchez S.J. dados e imagens do avanço do desmatamento no Parque Nacional da Tijuca e entorno. O projeto Pimar prevê o acompanhamento da variação da área verde nos maciços da Tijuca e da Pedra Branca, principais campos de preservação ambiental da cidade. O Parque Nacional da Tijuca foi monitorado durante um ano e dois meses, entre março de 2008 e junho de 2009.

O Pimar nasceu há dez anos com o intuito de desenvolver uma tecnologia avançada de monitoramento florestal via satélite. Em dezembro de 2008, a PUC-Rio firmou com a Secretaria Estadual do Ambiente o compromisso de monitorar por dois anos a Mata Atlântica do Rio de Janeiro. Além de realizar um trabalho integrado com os departamentos de Geografia, Engenharia Elétrica, Design, Direito e Serviço Social da PUC-Rio, o programa tem como parceiros o Departamento de Cartografia da Uerj, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Rede Brasileira de Computação Visual, vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia.