Seminário Música Popular, Literatura e Memória

28 de Setembro de 2009 a 2 de Outubro de 2009

Com apoio do Globo Universidade e da gravadora Biscoito Fino, e coordenação acadêmica do NELIM (Núcleo de Estudos em Literatura e Música).

Programação: conferência de abertura Natural Rights, Cultural Rights, and the Politics of Memory, por Andreas Huyssen (Columbia University); mesa-redonda Música e Imagem, com a cineasta Helena Solberg, o designer Felipe Taborda e o jornalista Silvio Essinger; apresentação musical de Chico César e Duo GisBranco; exibição do documentário Palavra (En)cantada, de Helena Solberg; mesa-redonda Música e Acervo, com a instrumentista Bia Paes Leme, a presidente do Museu da Imagem e do Som, Rosa Maria Barboza de Araújo, e o jornalista Tárik de Souza; mesa-redonda Música, História e Crítica, com o jornalista Zuza Homem de Mello, a profa. Cláudia Neiva de Matos (UFF) e o prof. Arthur Dapieve (COM); apresentação musical de Francis Hime e Olívia Hime; exibição do documentário Edu Lobo - Vento Bravo, de Regina Zappa e Beatriz Thielmann; mesa-redonda Música e Tecnologia, com o escritor Ruy Castro, o produtor musical João Carlos Carino e a profa. Tatiana Bacal (CIS); mesa-redonda Música e Imaginário Nacional, com o poeta Antonio Risério, a profa. Santuza Cambraia Naves (CIS) e o compositor Tom Zé; apresentação musical de Tom Zé; exibição do documentário A Casa do Tom, de Ana Jobim; mesa-redonda Música, Literatura e Lingua(gens), com o compositor Fred Góes, o prof. Luiz Tatit (USP) e o compositor Paulo Cesar Pinheiro; conferência A poesia da música popular, com o prof. José Miguel Wisnik (USP); leitura de poesias e textos brasileiros portugueses selecionados, com a cantora Maria Bethânia.

| Referente a:  Departamento de Letras (LET)