2003, Dezembro
- Inauguração de dois novos prédios do Departamento de Administração
Padre Francisco Leme Lopes e Professor Paulo Fiúza Bocater foram os nomes escolhidos para homenagear dois homens que deixaram marcas na Universidade na qual permaneceram até a morte. Na inauguração , o Reitor pe. Jesús Hortal Sànchez S.J., lembrou de Leme Lopes e de Bocater como representantes da história da PUC. “Todos os nossos edifícios receberam nomes de pessoas que aqui trabalharam com dedicação. É uma maneira de manter viva a memória delas”, disse o Reitor.
Padre Francisco Leme Lopes esteve na PUC entre 1945, ainda no Colégio Santo Inácio, e 1983. Foi professor de Filosofia, decano do CTCH, na década de 1970, e professor de Cultura Religiosa. Foi também redator da Revista Verbum entre 1947 e 1983, e escreveu os livros Introdução à Filosofia e Nossa Vida em Comum.
O professor Paulo Fiúza Bocater foi aluno do Departamento de Economia e fez mestrado na Universidade. Bocater foi coordenador da Coordenação Central de Extensão (CCE). “Ele era um homem educado, elegante e com temperamento firme. Muitas vezes precisava usar uma capa severa de administrador para tomar as decisões e disfarçar o tamanho do coração”, disse Iara Mota, secretária de Bocater por doze anos. Paulo Bocater morreu em 1999.
- Lançamento do Relatório Direitos Humanos no Brasil 2003
Publicado pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, em parceria com o Núcleo de Direitos Humanos do Departamento de Direito e com o Movimento Humanos Direitos. Abertura com a conferência Panorama Atual dos Direitos Humanos no Brasil, com o Secretário Nacional dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, e um membro da direção nacional do Movimento dos Sem-Terra (MST), João Pedro Stédile.
2003, Novembro
- Seminário da Fraternidade Cristã-Judaica
Com a proposta de conhecer as religiões judaica e católica através de abordagens explicativas das Sagradas Escrituras e suas interpretações segundo ambas. Direcionado a professores e educadores do Estado do Rio e a interessados no conhecimento das duas religiões.
a - I Semana de Relações Internacionais
Com representantes da PUC, Uerj, UCAM e da ONU. Temas: O Brasil e o Cenário Internacional: Desafios para a Política Externa; O Brasil e as Alternativas de Integração Regional; A crise da ONU e a Política Externa dos Estados Unidos; e Democracia na Política Mundial: Um Modelo Universal?
- Homenagem ao jornalista Tim Lopes
A celebração pelo 53° aniversário do jornalista Tim Lopes reuniu alunos e professores do Departamento de Comunicação Social e de outros cursos para assistir a uma palestra sobre abuso sexual contra crianças e adolescentes, dada pela socióloga Marlene Vaz, do Instituto WCF-Brasil, e a uma exposição sobre jornalismo investigativo com os premiados no Concurso Tim Lopes para Projetos de Investigações Jornalísticas, realizado em junho deste ano em São Paulo. Com a presença do Vice-Reitor Acadêmico, prof. Danilo Marcondes, do Diretor do Departamento de Comunicação Social, prof. Miguel Pereira, do representante da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), Veet Vivarta, da presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Beth Costa, da representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), América Ungaretti, do presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro, Nassif Elias, e do editor executivo da Rede Globo de Televisão Ali Kamel, além de Tânia Muri Lopes, irmã de Tim Lopes, e do jornalista Chico Otávio, do jornal O Globo, também foi lançado o livro O grito dos inocentes (Cortez Editora), no Rio de Janeiro. A publicação é uma espécie de manual sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes com o objetivo de capacitar estudantes e jornalistas na produção de matérias sobre o tema.
a - Brasil Documenta - III Fórum Internacional de Documentários
Realizado na PUC- Rio e no Instituto Moreira Salles, com o apoio do canal GNT e da Brasil Telecom. O fórum teve painéis de discussão com convidados nacionais e internacionais, mediados pela jornalista Mônica Waldvogel, master classes e um Balcão de Projetos destinado a oferecer consultoria para as dez melhores ideias. Também houve exibições de novas produções brasileiras e sessões em que diretores falaram sobre a experiência de terem seus projetos viabilizados graças à última edição do Brasil Documenta.
Convidados como Walter Carvalho, co-diretor de Janela da Alma, Eduardo Coutinho, diretor de Edifício Master, e Paulo Sacramento, produtor do longa Amarelo Manga, debateram temas como entretenimento e informação no documentário e sua viabilização e difusão.
- Seminário O que Faz uma Sociedade Justa
Organizado pelos programas de Pós-Graduação do Departamento de Educação e do Departamento de Serviço Social. Programação: conferência Ética, justiça e cidadania, com o prof. Leandro Konder (EDU); mesa-redonda A questão da justiça no pensamento clássico, com a profa. Flávia Eyler (HIS) e o prof. Antonio Cavalcanti Maia (JUR); conferência Cidadania e (in)justiça social: embates teóricos e possibilidades políticas atuais, com a profa. Potyara Amazoneida (UNB); mesa-redonda Justiça e política na contemporaneidade, com o prof. José Maria Gómez (IRI) e o prof. Paulo D'Ávila Filho (SOC).
, a - Seminário CLT - 60 anos
Palestras: Reforma da CLT, com o ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho Arnaldo Sussekind; Novos Rumos do Sindicalismo; Trabalho e Desemprego; Contrato Coletivo: um novo desafio; Trabalho e Direitos Humanos.
- Campanha da Anistia Internacional pelo desarmamento
Meio milhão de pessoas morrem por ano no mundo, vítimas de armas de fogo. Na tentativa de reverter esse quadro, Irene Khan, Secretária-Geral da Anistia Internacional, veio ao Brasil difundir uma campanha mundial de sua instituição, em parceria da Oxfam e da International Action NetWork on Small Arms (IANSA), pelo controle das armas de pequeno porte e em prol de um Tratado Internacional que imponha mais restrições ao comércio de armamentos. A dirigente esteve na PUC-Rio para participar de um debate, promovido pelo Núcleo de Direitos Humanos, do Departamento de Direito. Além de Irene, Camila Lima, vítima de bala perdida, em 1998, no Rio de Janeiro, e o diretor do Departamento, João Ricardo Dornelles, discutiram o tema Segurança e Direitos Humanos.
a - V Conferência Interdisciplinar de Geografia Pensando o Ambiente
Com o objetivo de aproximar a geografia das demais áreas de estudo e discutir a problemática ambiental, tendo como foco problemas e soluções relacionados ao tema. Programação: palestra inaugural Trabalhando com o Ambiente, com os professores do Departamento de Geografia pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., Rogério Ribeiro de Oliveira e Augusto César Pinheiro da Silva. Palestras: Conceitos da Geografia, com os professores Rogério Haesbaest da Costa (UFF) e Zeny Rosendahl (UERJ); Geoprocessamento - Novas tecnologias, com o prof. Felipe Guanaes (GEO), Teresa Cristina Veiga (IBGE) e Ronaldo de Oliveira (Embrapa); Rio de Janeiro - Gestão da cidade, com Carlos Fernando Andrade (IAB/RJ), Hélia Nacif (IBAM) e Diogo Lordello de Mello (IBAM / FGV); Mudanças climáticas, com os professores Ana Maria Brandão (UFRJ) e Carla Salgado (Uerj); Impactos ambientais das grandes guerras, com Ronaldo Leão, o general Iberê Mariano da Silva e Geraldo Luiz Lino (MSIA); Geologia e Geomorfologia do Rio de Janeiro, com os professores Júlio Horta de Almeida (Uerj), Marcelo Dantas (CPRM) e Telma Mendes (UFRJ); Origens e Destinos do lixo, com o deputado estadual Carlos Minc e Carmem Lucariny (SMA-Prefeitura); Fome (Causas, consequências e soluções), com Daniel Alves Natalizi (UERJ) e Francisco Marcelo Barone (FGV).
- Seminário Hip Hop: a Voz da Política da Cultura Contemporânea
O Seminário trouxe à Universidade nomes importantes do hip hop e do rap, como o rapper brasileiro MV Bill e o cineasta americano Fab Five Freddy. O seminário fez parte da Semana Hutús, a maior manifestação da cultura hip hop no país. Fab Five foi o produtor do primeiro filme que apresentou o hip hop como um conceito de cultura. Ele foi VJ do programa de rap YO! MTV, na década de 1980.
O encontro contou com o apoio do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (Nirema). A profa. Santuza Cambraia (CIS) apresentou um estudo de análise estética do rap, o ex-Secretário de Segurança Pública Luiz Eduardo Soarez refletiu sobre a importância das reivindicações políticas da cultura do rap, e o prof. Júlio César Tavares (UFF) falou sobre seus estudos no Centro de Pesquisa em Música Negra, de Chicago.
2003, Outubro
- Palestra O movimento palestino e o sistema de estados-nações no Oriente Médio
Ministrada por Bassan Abu Sharif, assessor especial de Yasser Arafat. Sharif é mestre em Economia pela Universidade Americana de Beirute e teve um papel fundamental na Assembleia Geral da ONU, em 1988, levando a Organização para Libertação da Palestina (OLP) a renunciar ao terrorismo e reconhecer Israel como Estado.
- A PUC-Rio firmou convênio com Instituto Brasileiro de Petróleo
Com o objetivo de desenvolver projetos e formar pessoas capacitadas nas áreas de petróleo e gás natural, a PUC-Rio assinou um convênio de cooperação com o Instituo Brasileiro de Petróleo (IBP). Na ocasião, foi inaugurado o site do Instituto de Energia da PUC-Rio.
a - Semana Teológica
Conferências: A sacramentalidade da Liturgia, com frei José Ariovaldo da Silva, ITF-Petrópolis; Da celebração à Teologia - Por uma abordagem mistagógica da Teologia dos Sacramentos, com o padre Francisco Taborda, ISI/CES, Belo Horizonte; A Igreja como Sacramento: símbolo, memória, evento, com o bispo Dom Filippo Santoro. Comunicações: Epíclese Eucarística: uma dimensão ainda a ser descoberta, com frei Sinivaldo Silva Tavares, ITF-Petrópolis; A recuperação do antigo itinerário da iniciação cristã, com o padre Domingos Ormonde, IFITEPS- Nova Iguaçu; Eucaristia, evangelização e ecumenismo, com a profa. Maria Teresa de F. Cardoso (TEO); Divorciados e a eucaristia, com frei Ivo Muller, ITF-Petrópolis; A dimensão escatológica da Eucaristia, com a profa. Lina Boff (TEO); Sacramentos e experiência cristã - Uma pedagogia rumo à maturidade em Cristo, com a profa. Maria Carmem C. Avelar (TEO); Implicações urbanas da pastoral sacramental, com o pe. Joel Portella Amado (TEO); O ministério da palavra e a homilética, com o pe. José Roberto Devellard (TEO); Batismo, fonte da vocação de todo o povo de Deus, com a profa. Maria Clara Lucchetti Bingemer (TEO).
a - III Festival da Primavera
Debates nos pilotis da Ala Kennedy com os temas Cultura Popular e Cultura de Massa, com o jornalista Jamari França e a profa. Santuza Cambria (SOC); Teatro do Oprimido, com o teatrólogo Augusto Boal; Cultura Nordestina e Nortista, com os músicos Carlos Malta e César Nascimento e o fotógrafo e pesquisador Andreas Valentin.
a - III Jornada de Pós-Graduação em Estudos de Literatura
Programação: Reflexões sobre o real e o ficcional, com a profa. Heidrun Krieger (LET); Releituras, reescrituras, com a profa. Rosana Kohl (LET); Literatura, colonialismo, cidade, com o prof. Renato Cordeiro Gomes (LET); poesia: Brasil / Portugal, com o prof. Júlio Diniz (LET); Limites do Moderno, com a profa. Marília Rothier (LET); Inserções: literatura e sistema literário, com a profa. Eliana Yunes (LET); Corpo, delírio e performance, com a profa. Ana Kiffer (LET); Ficções contemporâneas, com a profa. Vera Follain (LET).
- Assinado um acordo de cooperação entre o Departamento de Geografia e a National Aeronautics Space Administration (Nasa)
O objetivo do acordo é produzir uma documentação compartilhada e aprofundar os estudos feitos pelo Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, núcleo de pesquisas do Departamento de Geografia, com as imagens que serão cedidas pela Nasa. O Laboratório já vem desenvolvendo estudos sobre o Maciço da Pedra Branca há oito anos. A principal intenção do acordo com a Nasa é fazer uma união entre o trabalho de campo com as imagens do satélite Terra.
a - Primeira Oktobermat
Um dos objetivos é despertar o interesse pela pesquisa em matemática. Programação: O Eco do eco e reversão temporal de ondas, com o prof. André Nachbin (Impa); O teorema Fundamental da Arbitragem, com o prof. Sérgio Volchan (MAT); Problemas matemáticos em telecomunicações, com prof. Marco Grivet (Cetuc); Singularidades e geometria, com a profa. Maria Aparecida Ruas (ICMC-USP); Curvas da Elípticas e Criptografia, com o prof. Arnaldo Garcia (Impa); A diagonal de Cantor, com o prof. Rui Exel (UFSC).
- Conferência Pensar a Humanidade
Com a participação do pensador francês Edgar Morin. No mesmo dia, foi assinado um convênio entre o Instituto de Estudos da Complexidade (IEC) e a Universidade.
a - Seminário Globalização e Identidades Nacionais
Programação: Globalização e porosidade de culturas jurídicas, pelo prof. Florian Hoffman (JUR), prof. João Maurício Adeodato (UFPE), prof. Willis Santiago (PUC-SP) e prof. Nádia de Araújo (JUR); Modernização central e periférica, pelo prof. Werneck Vianna (luperj), prof. Jessé Souza (luperj), prof. Luiz Costa Lima (HIS) e profa. Ângela Paiva (SOC); Globalização e suas repercussões nas formações nacionais, pelo prof. Haunke Brunkhorst (Universidade de Flensburg), prof. José Maria Gomez (JUR), prof. Arthur Ituassu (COM) e profa. Patrícia Mattos (UCB-DF); Literatura e identidade, pela profa. Heloísa Starling (UFMG), profa. Mírian Sepúlveda (Uerj), profa. Gertrud Koch (Universidade Livre de Berlim) e profa. Cláudia Drucker (UFSC); O particular e o universal do ponto de vista da filosofia, pelo prof. Wilson Mendonça (UFRJ), prof. Fernando Rodrigues (UFRJ), prof. Luís Bernardo Araújo (Uerj) e prof. Newton Bignotto (UFMG); Globalização, multiculturalismo, identidade nacional brasileira, por Antônio Cavalcanti Maia (JUR), profa. Rachel Nigro (JUR), profa. Carolina Campos Mello (JUR) e prof. Liszt Vieira (JUR); Globalização e cultura brasileira, com o prof. Leandro Konder (EDU), Cacá Diegues (cineasta) e o prof. Karl Eric Schollhamer (LET).
- Representante da ONU recebeu na PUC-Rio relatório sobre tortura policial
Asma Jahangir, paquistanesa, é Relatora Especial da ONU para Execuções Sumárias, Arbitrárias e Extrajudiciais. Ela foi convidada pelo Núcleo de Direitos Humanos do Departamento de Direito da PUC-Rio para receber um relatório independente sobre torturas e execuções sumárias. O encontro teve a presença de Liliane Tojo, Marcelo Freixo, Ignácio Cano, Márcia Bernardes e Alessandro Molon
Escrito pelo Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio, pelo Centro de Justiça Global, pelo Laboratório de Análise da Violência da Uerj e pelo Center for Justice and International Law (Cejil), o relatório contém o resultado de pesquisas independentes sobre violência. Também resume casos emblemáticos de execuções sumárias no Estado do Rio de Janeiro. Responsável por monitorar as execuções pelo mundo, a paquistanesa visitou a Febem de São Paulo, os morros do Borel e do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, e conversou com familiares de vítimas de execuções sumárias, incluindo a família do chinês Chan Kim Chang, a mais recente vítima de tortura em presídio que virou notícia em jornais.
2003, Setembro
- Seminário As Provocações da Vocação de Simone Weil
Organizado pelo Centro Loyola de Fé e Cultura. Programação: palestra Simone Weil - um perfil, por Miguel Giuliano; Attilio Danese, da Universidade di Teramo, falou sobre La política come minor male; profa. Maria Clara Bingemer com a palestra Violência e não violência - a propósito de Simone Weil; Simone Weil: une philosophie de la médiation et du don, com o prof. Emmanuel Gabelieri, da Universidade de Lyon; Giulia di Nicola, da Universidade de Chieti, com a palestra II percorso spirituale e mistico de Simone Weil.
- Inauguração do Laboratório de Engenharia Veicular
A PUC-Rio inaugurou, em parceria com a Petrobras e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o primeiro laboratório de engenharia veicular (LEV) em uma universidade. Avaliar as soluções tecnológicas existentes para a conversão de motores diesel para o consumo de gás natural e a influência da composição de gasolinas na durabilidade dos sistemas de redução de emissões atmosféricas, em particular, do catalisador automotivo são alguns dos objetivos do LEV.
, - Seminário 40 Anos de Reflexão Eclesial a Propósito da Pacem in Terris
O Centro Loyola de Fé e Cultura, o Departamento de Teologia e o Instituto Nacional da Pastoral promoveram um seminário sobre violência, justiça e paz. Programação: abertura com frei Nilo Agostini, profa. Maria Clara Bingemer e Dom Dimas Lara Barbosa; A mensagem profética da Pacem in Terris, com frei Carlos Josaphat; Violência no Brasil, com Luís Eduardo Soares, Secretário Nacional de Segurança; Violência e segurança no Rio de Janeiro, com Rubem César Fernandes, do Viva Rio; Ética, globalização e violência, com o prof. Paulo Fernando Carneiro Andrade; Pistas para uma educação sobre a paz, com Marcelo Guimarães, da ONG Educando para a Paz; Elementos bíblico- teológicos para uma reflexão sobre a paz, com a profa. Maria Clara Bingemer e o prof. Manoel Buzon; Experiências bem sucedidas de construção de paz, com Antônio Rangel, Andréa Mendonça Paiva, Luiz Basílio Cavaiieri, Teresa Cavalcanti e Mario Ottoboni.