2000, Dezembro
- Lançamento do WAPSite da PUC-Rio
Desenvolvido pelo RDC, o WAP é uma nova tecnologia que permite o acesso a Internet através de dispositivos móveis, como, por exemplo, do celular. Informações sobre o vestibular, eventos em destaque e calendários de graduação são parte do conteúdo encontrado no site. Além da facilidade de acessar a Internet através do telefone móvel, também é possível “clicar” alguns links “discáveis”, que fazem automaticamente uma ligação telefônica.
2000, Novembro
a - VII Semana de Consciência Negra
Com o tema O Negro e a questão racial. Programação: debate sobre Exclusão e diversidade cultural, com o prof. Milton Santos (USP) e a profa. Vera Candau (EDU); apresentação do grupo de teatro Black in Preto; debate Cultura e raça, com os professores Jack D‘Ambensky (Centro de Estudos Afro-Asiáticos) e Márcia Lima (CIS); a profa. Conceição Evaristo (Centro Cultural José Bonifácio) apresentou o Grito de poesia; debate com o tema A contribuição do negro na formação da identidade brasileira, com os professores Flávio Gomes (UFRJ), Helena Teodoro (UGF) e Elisa Larkin (Uerj); shows de samba e jongo com os grupos Mestre Darcy e Dona Sú, Afroreggae e Grito do Subúrbio; encerramento com uma roda de samba de raiz, liderada pelo cantor e compositor Luís Carlos da Vila.
a - Take PUC, uma mostra de filmes de ex-alunos
Realizado no auditório do RDC, em comemoração aos 60 anos da Universidade. O encontro contou com a participação de personalidades de destaque no meio cinematográfico, como João Moreira Salles, Cacá Diegues, Paulo Thiago e Marisa Leão, que dissertaram sobre suas experiências e sobre a situação do cinema brasileiro.
Foram exibidos e debatidos os filmes Sagarana, do diretor Paulo Thiago; O sonho não acabou, produzido por Marisa Leão; A Grande cidade, de Cacá Diegues; e Notícias de uma Guerra Particular, de João Moreira Salles.
a - Seminário Cenas da vida moderna e a mundialização da cultura: “Madrid, Paris, Berlim, S. Petersburgo, o mundo”
A Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses organizou o Seminário para comemorar o centenário da morte do escritor português Eça de Queiroz e discutir as cenas culturais da modernidade.
Abertura com o reitor pe. Jesús Hortal Sànchez S.J., o Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Luís Filipe Castro Mendes, o Vice-Reitor Acadêmico prof. Danilo Marcondes de Souza Filho, a Decana do CTCH, profa. Eneida do Rego Monteiro Bomfim, a Diretora do Departamento de Letras, profa. Violeta de San Tiago Dantas Barbosa Quental, a Titular da Cátedra Padre Antonio Vieira, profa. Cleonice Berardinelli, e a Coordenadora da Cátedra Padre Antonio Vieira, profa. Izabel Margato.
Palestras: Que desgraça nascer em Portugal!, com a profa. Cleonice Berardinelli (LET); Linhas de clivagem da modernidade tardia, com o prof. José Augusto Bragança de Miranda (Universidade Nova de Lisboa); Eça de Queirós, entre a observação, a experiência e a imaginação: repertório realista em trânsito, pelo prof. Benjamin Abdala Jr. (USP); Luísa-Gatsby: uma trajetória de deslocamento do centro de referência cultural, pela profa. Camila do Valle Fernandes (LET); Cenas do consumo, pelo prof. Everardo Rocha (COM); Ocidentalização, modernização, nação: ambiguidades de um projeto político-literário, por Maria Aparecida Resende Mota (Forum de Ciência e Cultura da UFRJ); Aspectos do Modernismo, pelo prof. Eduardo Jardim (FIL); Fantasmas necessários: a cidade como emblema da modernidade tardia, com a profa. Heloísa Starling (UFMG); Mundialização e cultura, com o prof. Renato Ortiz (Unicamp); Amélia de Ana Carolina - senhores, eu vi, pelo prof. Roberto Côrrea dos Santos (UFRJ); Identidades, exclusões e afinidades, faces da "mundialização”, pela prof. Eneida Leal Cunha (UFBA); Cenas de amor na idade mídia, pelo prof. Jorge Fernandes da Silveira (UFRJ); Impregnação: monólogo e tecnologia no teatro brasileiro, pela profa. Maria Helena Werneck (UNIRIO); Tradições do banditismo urbano no Rio: invenção ou acumulação social, pelo prof. Michel Misse (UFRJ; O museu imaginário e a difusão da cultura, com o prof. Edson Rosa da Silva (UFRJ); Modernidade e masculinidade em Eça de Queirós, com o prof. José Carlos Barcellos (UFF); Rotas de papel: de cidades e províncias, pelo prof. Paulo Fernando da Motta de Oliveira (UFMG); O cinema dos fotogramas que se bifurcam: transfiguração do real em virtual na aventura moderna das possibilidades, pelo prof. Sérgio Mota (LET); A difícil arte de passear (o "flâneur”, o “kulturkritiker” e a forma moderna da prosa breve), com o prof. António Guerreiro (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa); Benjamin e o trabalho da citação, com a profa. Olgária Matos (USP); De rua e de janela, com o prof. Renato Cordeiro Gomes; Tiranias da modernidade: Cenas de escárnio e maldizerem Eça de Queirós, pela prof. Izabel Margato (LET).
a - Semana Digital
A programação contou com a presença de alguns dos mais renomados profissionais do mercado: Marketing, nova economia e o cenário das telecomunicações no Brasil; História da Intemet/Comunicação; Novo marketing na nova economia; Marketing: como aproveitar as oportunidades na Internet; Conteúdo e Legislação aplicada à Web; Case: BuscaMp3.com.br e Áudio na Internet; Aspectos jurídicos da proteção autoral na Internet; Rumos da Internet/ Conteúdo Online; Categorização e criação online; Case: iBest.com .br - Marketing Virai na Web; Publicidade/ Criação Online; Webmarketing. Desenvolvendo seu produto: criando um site de qualidade; Case: Politicall.com; Case: Yahoo!Brasil.
a - Semana de Psicologia
O encontro buscou novas alternativas para o tratamento dessas pessoas e, também, debater o que vem a ser loucura e normalidade.
Programação: mesa-redonda No meio do caminho tinha uma pedra, questionando as instituições de tratamento, com o prof. Octávio Serpa Jr. (PSI) e o psicanalista Sérgio Ricardo Bezz (Hospital Psiquiátrico de Jurujuba); a companhia teatral do Museu Bispo do Rosário apresentou a peça Vozes do Hospício; mesa-redonda sobre Os alienistas, tratando da questão Quem é o louco, hoje?; com Marta Macedo (Instituto Juliano Moreira), o analista junguiano e Presidente da Casa das Palmeiras, Franklin Chang, e Cristina Barbosa (Instituto Philippe Pinel); apresentações de bandas e declamação de poemas na Concha Acústica; mesa-redonda E agora, José?, sobre as novas concepções e práticas de cura dos loucos; o criador do Teatro do Oprimido, Augusto Boal, a médica psiquiatra e psicanalista Mara Faget e a psicanalista Neusa Santos Souza irão abordar alternativas para cura dos doentes.
, - Seminário A propósito dos 500 anos: e o problema da identidade nacional?
Programação: exibição do vídeo Gilberto Freire, o Cabral moderno; mesa Interpretações da brasilidade e multiculturalismo, com os professores Gisele Cittadino (JUR), Liszt Vieira (CIS), Rachel Nigro (JUR) e Carolina de Campos Melo (JUR); exibição do vídeo Além Mar; mesa E o legado português?, com os professores Madalena Vaz Pinto (LET) e Antônio Maia (JUR); exibição do vídeo Viva Glauber; mesa Anos 60/70: Efervescência cultural e questionamento radical, com os professores Luis Camillo Osório (FIL), Ericson Pires (LET) e o teatrólogo Gerald Thomas; mesa Identidade nacional e cultura de massa, com os professores Leandro Konder (EDU), Karl Erik Schollhammer (LET) e Arthur Ituassu (COM).
a - O papel da Igreja Católica nos 500 anos de História do Brasil
Em comemoração aos 60 anos da Universidade e aos 500 anos da presença do catolicismo no país.
Programação: abertura com o Arcebispo de Pelotas e Presidente da CNBB, Dom Jayme Henrique Chemello, e o Reitor pe. Jesús Hortal Sànchez S.J.; conferência Os desafios da missão evangelizadora da Igreja Católica no passado, presente e no futuro próximo, pelo pe. Fernando Bastos D'Ávila S.J.; conferência Igreja missionária - vocação e missão, por Dom Jayme Henrique Chemello; conferência História da educação católica no Brasil, com o pe. Laércio Dias de Moura S.J.; mesa-redonda A Contribuição da Igreja Católica na Formação Histórica da Nação Brasileira - uma Apreciação Global, com o pe. João Augusto Mac Dowell S.J. (ISI), o pe. Fernando Bastos D'Ávila S.J. e o prof. Eugênio dos Santos (Conferência Episcopal Portuguesa); conferência Aldeamentos indígenas e prática catequética, com o pe. Inácio Schimtz (Unisinos); Colonização Portuguesa e Religiosidade Popular, com o prof. Caio Boschi (PUC/MG); Retórica Sagrada e Práticas Culturais na Colônia, com os professores João Adolfo Hansen (USP), Carlos Ziller Camenietzki (MAST-CNPq) e o padre José Roberto Rodrigues Devellard (TEO); Erudição e Liberdade no Catolicismo do Século XIX, com os professores Martha Abreu (UF) e Ricardo Salles (UFF); Leituras da tradição católica, com a profa. Eliana Yunes (LET); Renascimento Religioso e Reflexão Católica nos Anos 20, com a profa. Berenice Cavalcante (HIS), o pe. Djalma Rodrigues de Andrade (PUC-Rio) e o prof. Francisco José Silva Gomes (UFRJ); A Igreja e os Desafios da República Brasileira, com o Arcebispo de Mariana, Dom Luciano Mendes de Almeida, e os professores Luiz Alberto Gómez de Souza (CERIS) e Marcelo Timotheo da Costa (PUC-Rio); Diálogo Ecumênico e Reflexão Contemporânea, com o pe. Jesús Hortal Sànchez S.J. e a profa. Maria Clara Bingemer (TEO); encerramento com o Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, o Reitor pe. Jesús Hortal Sànchez S.J., o Vice-Reitor pe. Pedro Magalhães Guimarães Ferreira S.J., o Vice-Reitor Acadêmico prof. Danilo Marcondes, a Decana do CCS profa. Gisele Guimarães Cittadino e o Diretor do Departamento de História prof. Marcelo Gantuns Jasmin.
2000, Outubro
a - Exposição de desenhos de Di Cavalcanti
Foram 40 desenhos originais de Di Cavalcanti produzidos entre 1920 e 1940. A exposição fez parte das comemorações dos 60 anos da PUC-Rio e dos 20 anos do Solar Grandjean de Montigny como Centro Cultural da Universidade.
- Inauguração do Centro Cultural e Esportivo e colocação da pedra fundamental da nova Igreja
O novo ginásio esportivo foi denominado Espaço Cultural e Esportivo Padre Ormindo Sodré Viveiros de Castro S.J.. No mesmo dia houve a cerimônia de bênção da pedra fundamental da futura Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no local onde havia o antigo ginásio esportivo.
, - X Encontro da Associação dos Estudos da Linguagem
Programação: mesa-redonda com o tema Tendências em Análise do Discurso, com os professores Milton José Pinto (UFRJ), Lúcia Teixeira (UFF), Maria das Graças Pereira (LET) e Rosane Monnerat (UFF); Tradução de Literatura, com o prof. Paulo Britto (LET), a profa. Heloisa Barbosa (UFRJ) e o escritor Rubens Figueiredo; O prazer do texto na sala de aula, com Jovita Maria Noronha (UFJF), Maria Inês de Mello (UFF) e Maria Ruth Fellows (CAP-UERJ); O uso da Internet em sala de aula: questões metodológicas e práticas, com as professoras Márcia Lobianco (LET) e Leila Parreira (LET); Uma abordagem funcional e estética do texto, com a profa. Maria Teresa Pereira (UERJ).
a - Semana de História 2000
Com o tema Fronteiras, realizada no Auditório do RDC. Programação: abertura com o prof. Leandro Konder (EDU); palestra Fronteiras orgânicas: Geopolítica e nazismo, com Ivaldo Lima (UFF), Francisco Carlos Teixeira (UFRJ) e Maurício Parada (HIS); palestra Fronteiras da normalidade, com Joel Birman (UFRJ e UERJ), Isabela Fernandes (LET) e Sônia Segadas (CPPII); palestra Fronteiras da subjetividade: o nascimento do sujeito moderno, com Danilo Marcondes (FIL), Luiz Costa Lima (HIS) e Márcio Tavares d’Amaral (UFRJ); palestra Fronteiras da linguagem, com Heidrun Krieger Olinto (LET), Antonio Edmilson Rodrigues (HIS) e Paulo Vaz (UFRJ); palestra Fronteiras: arte e sociedade, com Kátia Almeida (CIS), Valter Sinder (CIS), Santuza Cambraia (CIS) e João Masao Kamita (HIS); palestra Fronteiras do trabalho escravo: Sudeste, 1850-1910, com Robert Wayne (Unicamp), Sidney Chalhoud (USP) e Álvaro Pereira (Unicamp); palestra Fronteiras da Alteridade na América Latina, com Robert Wegner (Fiocruz), Antônio Carlos de Souza (UFRJ) e Heloísa Starling (UFMG); palestra Fronteiras: práticas de exclusão urbana, com Zuenir Ventura (O Globo), Beatriz Resende (UFRJ) e Margarida de Souza Neves (HIS).
a - Semana Inaciana
O evento ofereceu à comunidade a oportunidade de conhecer mais sobre a vida de Santo Inácio de Loyola e a Companhia de Jesus, com palestras e uma exposição nos pilotis. Abertura com o padre Laércio Dias de Moura S.J. e participação do Coral da PUC. Palestras com o prof. pe. Fernando de Bastos D'Ávila S.J., Luiz Alberto Boing, profa. Maria Clara Bingemer e o pe. Emmanuel da Silva Araújo S.J.; mesa Redonda Vivência dos exercícios espirituais de Santo Inácio hoje.
a - III Ciclo de reflexões em Comunicação
Com o tema As imagens do século na mídia: inconsciente, tempo, espaço e memória. Programação: Imagens do século da imagem, com a profa. Maria Inês Gurjão; Um corte luminoso da modernidade, com prof. Lenivaldo Gomes de Almeida; prof. Everardo Rocha tratou do tema Back to the future: Imagens do tempo nos meios de Comunicação; a profa. Adriana Benedikt falou do tema A vida como espetáculo: o trágico contemporâneo; a profa. Ana Cláudia Viegas falou do tema Gladiador: uma arena de imagens; o prof. Sérgio Bonato, falou de Religião e mídia; o prof. Leonel Aguiar tratou do tema A Terra é azul: mídia e novas subjetividades; a profa. Cássia Chafin do tema O homem brinca de ser Deus.
a - II Conferência Geográfica Interdisciplinar
Com mesas-redondas, palestras e exposições. Temas: Políticas de saúde no Estado do Rio de Janeiro, Problemas ambientais no Estado do Rio de Janeiro; Violência Urbana: Negligência do Estado?; Educação e protagonismo juvenil na construção da cidadania; Educação e cidadania.
- Debate sobre uma década de Estatuto da Criança e do Adolescente
Para fazer uma reflexão a respeito dos dez anos da legislação, foi organizada uma mesa-redonda sobre o tema. Fizeram parte do encontro os professores Luiz Cavalieri Bazílio, Irene Rizzini, Vera Maria Mothé e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jorge Barros.
2000, Setembro
a - Seminário As Virtudes de Nosso Tempo
Mesas-redondas realizadas no Auditório Padre José de Anchieta: A Indignação, com o Reitor pe. Jesús Hortal Sànchez S.J., Gilbrás Aragão, Chico Alencar e Vera de Souza Lima; A Tolerância, com Luiz Paulo Horta, Paulo Fernando C. Andrade, pe. Paul Schweitzer S.J. e Ir. Alda; A Equidade, com o pastor Mozart Noronha, Roberto Cintra, Rosiska de Oliveira e Eneida Bonfim; A Contemplação, com o pastor Eduardo Rosa Pedreira, José Leite, Eliana Yunes e Miguel Pereira; A Solidariedade, com Geraldo Sigaud, padre Emmanuel Araújo, Ana Branco e Luiz Cavaliere Bazílio; A Delicadeza, com Rubem César Fernandes, Fernando Lébeis, Maria Clara Bingemer e Júlio Diniz; A Sobriedade, com Fábio Damasceno e Eduardo Raposo; A Ética, com Leandro Konder, Maurício Andrade, Irene Rizzini e Antonio Maia.
a - III Seminário Internacional Museu de Arte e Origens
Organizado pela PUC-Rio, FAPERJ, MNBA e ITERJ. O tema foi Heranças Étnicas: Aldeias Guarani e Quilombos no Estado do Rio de Janeiro. Abertura do Seminário: Proposta Cultural de Arte e Tecnologia para o primeiro Mapa das Culturas Guarani do Estado do Rio de Janeiro.
Outras atividades: seminário Tradição e Mudança Africana, com Carole Boyce Davics (Flórida Internacional University), George Preston (New York - MOAO) e Edson Borges (UCAM); Tradição e Mudança Indígena, com Itatuim (Nação Juruna), George Rodenbach (Aldeias Infantis SOS), Dinah Guimaraens (FAPERJ e MNBA) e Doethyró Tukano (Nação Tukano); apresentação da Cia. de Dança Edejo Eware (Lundu); Arte e Cultura Afro, com Valdélio Santos Silva (UNEB), Francisco Conceição (Quilombo Santa Maria dos Pretos), e Marília Barbosa (MIS); Arte e Cultura Indígena, com Sandra Regina de Paula Rosa (SAADC Museu do índio-RJ), Wera Djekupé, Kaira Mirim e Vera Tataendy (Nação Guarani Mbyá), George Rivera, Philipe Karshis e David Hayden (Centro de Artes e Museu, do Novo México); Dança do Toré, com Thidyo, Tibiriçá, Tekaynã e Anouyara (Nação Kairiri Xocó; Resistência Africana, com Rosa Geralda da Silveira (quilombo de São Pedro da Aldeia-RJ), Ivan Rodrigues Costa (Comissão Nacional de Articulação dos Quilombos) e Lia Vieira (Instituto de Terras e Cartografia do Rio de Janeiro); Resistência Indígena, com Dinah Guimaraens (projeto Em Busca da Terra Sem Males); Werá Djekupé (Nação Guarani Mbyá), Cacique Tupã Kwaray (Nação Guarani Mbyá), Keretxúy Mirim (Aldeia Tekoa Porã), Rogério Medeiros (Revista Século Diário-ES), Karaí Tataendy (Nação Guarani Mbyá), Marcos Terena (Nação Terena/MS), Doethyró Tukano (Nação Tukano) e Buú Tukano (Nação Tukano); Feira de Diversidade Étnica; apresentação do Coral Guarani e do Grupo Guadá - Axé; apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira; apresentação da Cia. de Dança Edejo Eware (Lundu); Ato Cultural Afro, O Cheiro da Feijoada, com a Cia. em Black & Preto; Ato Cultural Guarani, Dança Xõdaro.
- Primeiro Seminário TecComm
O evento, realizado no auditório do RDC, expôs trabalhos e projetos relacionados ao comércio eletrônico. O TecComm é um laboratório de engenharia de software que promove a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias de E-commerce.
A abertura teve o prof. Carlos José Pereira Lucena (INF), que explicou que o principal objetivo do laboratório é o desenvolvimento de projetos inovadores na recente área de comércio eletrônico na Internet, através da metodologia de frameworks. Os projetos, realizados por alunos de graduação, pós- graduação, mestrado, doutorado e profissionais de informática, visam promover e tornar mais eficientes as transações comerciais dentro da rede mundial de computadores, gerando mais comodidade, rapidez e segurança, além de novas oportunidades de empregos e negócios. O seminário contou breves apresentações sobre os onze projetos do grupo: 2BuyNet (loja virtual), ContentNet (conteúdos educacionais), pkiEnabled (segurança na rede), eBusinessCard (smart cards), Virtual Broker (mercado financeiro), PortalWare (criação e a manutenção de portais), Vmarket (automatização de transações), Commerce Pipe (leilão reverso), Vgroups (criação de grupos de consumo), Ideal (mercados virtuais) e o eBusiness Provider (aumento da produtividade da empresa).
a - Seminário Nacional Pobreza e Desenvolvimento: O Desafio para o século XXI
A iniciativa foi do Departamento de Serviço Social - Grupo Pesquisa, Violência, Família, Sociedade e Direitos Humanos da PUC-Rio. Programação: Homenagens póstumas a Dom Helder Camara e a André Franco Montoro; entrega do prêmio Brasil 500 anos de Exclusão; concerto de violão com Turíbio Santos; mesa-redonda Concepções da pobreza no contexto latino-americano; Diálogo com lideranças comunitárias; Enfrentamento da pobreza: Que profissionais necessitamos?; Pré-vestibulares comunitários - Pobres se organizando?; Ação Integrada para a Superação da Pobreza: Brasil em Família; mesa-redonda Determinantes da Pobreza; Pobreza e cultura; mesa-redonda Políticas públicas no combate à exclusão; Metodologia do trabalho com excluídos; Morar com dignidade; mesa-redonda Estratégias para eliminação da pobreza e perspectiva de inclusão social; mesa-redonda Papel do ICSW no seguimento de Copenhague e conclusões da Assembleia Geral - Genebra 2000; Informes sobre a XXIX Conferência A Internacional de Bem-Estar Social. Participação, entre outros, de Zilda Arns (Pastoral da Criança), Frei David Raimundo Santos, Ricardo Henriques (Ipea), Zezé Mota e Wanda Engel (MPAS).
a - XV Semana de Administração
Temas: Pesquisa de Mercado; Mercado de Internet - Visão do Investidor; Competindo em tempo de mudanças; A construção de marca; Finanças na Internet; Gestão de Recursos Humanos com ferramentas de Six Sigma; Modelo de Gestão baseado no Prêmio Nacional de Qualidade; Souza Cruz: Grandes oportunidades e possibilidades de carreira.
- II Workshop sobre Educação a Distância
Coordenado pelo prof. Rubens Melo. O objetivo foi divulgar as atividades já desenvolvidas, incentivar o aparecimento de novas iniciativas, assim como discutir as principais questões ligadas à consolidação desta modalidade de ensino na PUC-Rio.
- Colóquio internacional Literatura como Evento
Participação de Jeffrey Schnapp (Stanford University), Hans Ulrich Gumbrecht (Stanford University) e Martha Woodmansee (Case Western University).
- Workshop Technoscience and the Building of a Virtual Society
O palestrante é o prof. Timohy Lenoir, do Departamento de História da Ciência da Stanford University. Com os temas Understanding Technoscience: Semiotics, History and Politics; Virtual Medicine and Social Relations e Virtual Reality Comes of Age. Organizado pelos Departamentos de Letras, Informática, Sociologia e Política e pelo Instituto Gênesis.