O Pig (Pipeline Inspection Gauge) foi a principal atração durante a cerimônia de assinatura do contrato de transferência de tecnologia entre a PUC e o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes). Orçada em R$ 30 mil, a ferramenta, desenvolvida pela empresa PipeWay da Incubadora Gênesis e primeiro lugar no concurso para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT), tem como função inspecionar dutos.
Dotado de sensores magnéticos e de ultrassom, o Pig verifica a geometria do duto através da medição de sinais captados ao longo da inspeção. A ferramenta é capaz de detectar com precisão se há amassamentos, mudanças de diâmetros, corrosões e problemas nas soldas.
O contrato firmado entre a PUC e o Cenpes marcou, segundo o professor Jean Pierre Von der Weid (Cetuc), o fechamento de um ciclo, iniciado há dez anos. Essa parceria tecnológica de sucesso começou a partir de uma encomenda do Cenpes ao CETUC para que este desenvolvesse um equipamento ótico submarino resistente a vibrações, qualificado como instrumentação embarcada para águas profundas e oleodutos.