1985, Agosto
a - Exposição Affonso Eduardo Reidy
Exposição e livro-catálogo sobre o arquiteto Affonso Eduardo Reidy organizada pelo Solar Grandjean de Montigny com o apoio da João Fortes Engenharia, Formiplac e FINK. A pesquisa foi iniciada em 1982, com o levantamento e catalogação do material existente no arquivo da engenheira Carmem Portinho, esposa de Reidy.
- International Symposium on the Chemistry of Tropical Marine Systems
1985, Junho
a - Semana de debates A Universidade na Democracia
Realizado no Salão de Vidro e organizado pela ADPUC, AFPUC, APG e DCE. Com os temas Democracia na Universidade, Democracia nas Universidades Católicas, Alternativas para a Universidade Brasileira, Pesquisa na Universidade e Olhando o Próprio Umbigo (sobre a PUC-Rio), e a participação de representantes da ANDES, UFRJ, PUC/SP, IUPERJ e do Instituto Bennett.
1985, Maio
a - II Encontro Nacional de Tradutores
Realizado sob a coordenação da profa. Maria Candida Diaz Bordenave (LET) e de Maria Carmelita Pádua Dias, Maria Paula Frota e Sílvia Beatriz Alexandra Becher Costa.
- O muro da PUC-Rio é pintado por alunos de Artes e Comunicação Social
Por iniciativa dos Centros Acadêmicos de Artes e de Comunicação Social, os muros da Universidade na rua Marquês de São Vicente foram pintados com murais, por alunos e artistas convidados. No entanto, os muros fazem parte do conjunto arquitetônico do Solar Grandjean de Montigny, tombado pelo Iphan desde 1938, e não poderiam ter sido modificados. Após alguns dias de tentativas de acordo para manutenção das pinturas, os muros foram repintados de branco.
- Debate sobre o atual panorama das rádios FM
Estiveram presentes os representantes de diversas emissoras, como Marcelo Campos, programador da Estácio FM, Eduardo Andrews, da Transamérica, Marco Antônio, locutor da Jovem Rio, Fernando Mansur, da Rádio Cidade e Selma Vieira, locutora da Rádio Fluminense. Conduzindo o debate, o professor Manoel Wambier. Os assuntos colocados em pauta foram relacionados com a inexistência de um radiojornalismo nas emissoras de FM, o momento da segmentação que as rádios estão vivendo e a estratégia de massificação imposta pelas gravadoras
1985, Abril
a - Exposição A Vida e a Arte da Madeira do Brasil
Realizada pelo Solar Grandjean de Montigny juntamente com o DAM (Centro de desenvolvimento das aplicações das madeiras do Brasil). Foram exibidos móveis feitos com destroços da Mata Atlântica e projetos, protótipos, maquetes e modelos da nova arquitetura brasileira em madeira.
- Iniciado o Projeto Especial de Computação Gráfica
Pensado como um modelo de atuação conjunta do RDC com departamentos acadêmicos (Matemática, Engenharia Civil e Informática), implementando de forma interdisciplinar, conhecimento científico fruto do trabalho de pesquisa. Teve por objetivo dotar a PUC-Rio de uma infra-estrutura de hardware/software, através do Rio Datacentro, de forma a possibilitar o desenvolvimento e processamento de aplicações na área de Computação Gráfica e mais especialmente em projetos assistidos por computador.
1985, Janeiro
- II Festival de Corais da PUC-Rio
Com a participação de 17 corais, realizado no Salão de Vidro.
- A Coordenação Central de Atividades de Extensão foi reformulada, passando a ser designada Coordenação Central de Cursos de Extensão
- I Jornada Internacional de Atualização em Psicopedagogia
Coordenado pela Profa. Maria Aparecida Mamede, contou com a participação do Prof. Jean-Marie Dolle, das universidades de Paris, Besançon e Lyon. Patrocínio do CNPq, Ceperj e Centro de Estudos Psicopedagógicos de Buenos Aires.