lft-logo

Convênio CETUC / Telebras

18 de Fevereiro de 1976

A PUC-Rio e a Telebras assinaram convênio para a realização, através do CETUC, de um programa de pesquisas e desenvolvimento em Eletromagnetismo Aplicado e em Sistemas de Telecomunicações. Os convênios com a Telebras estenderam-se por mais de 20 anos, e propiciaram a consolidação dos laboratórios e dos quadros do CETUC.

O Cetuc acompanhou a ênfase dada na época às comunicações por satélite: projetou e desenvolveu protótipos de antenas e dispositivos para estações terrenas; realizou os primeiros estudos visando o dimensionamento de enlaces via satélite para o futuro Sistema Doméstico da Embratel; iniciou estudos na área de Radiometeorologia, pela importância dos fenômenos atmosféricos na propagação em freqüências elevadas, com atenção especial às particularidades dos climas equatorial e tropical.

Os Laboratórios do Cetuc foram credenciados pelo Minicom para homologação de equipamentos. Pesquisadores viajam para o exterior para complementar a formação a nível de doutorado e/ou para estagiar em instituições como o Comsat nos EUA e o CNET na França.