1973, Dezembro
- Criação do Núcleo de Estudos Brasileiros - NEEB
O NEEB seria vinculado ao Centro de Ciências Sociais e coordenado pelo prof. José Arthur Rios (SOC).
- As Faculdades Católicas foram reconhecidas como entidade com fins filantrópicos
As "Faculdades Católicas", sociedade civil mantenedora da PUC-Rio, foram reconhecidas como entidade com fins filantrópicos pelo Conselho Nacional de Serviço Social (Processo 258.942/73).
1973, Setembro
- Palestra Distribuição de Renda do Brasil
Com o prof. Carlos Geraldo Langoni (FGV).
- Criação do curso de formação de Tecnólogos em Processamento de Dados
Foi iniciado o curso de formação de tecnólogos em processamento de dados, com o patrocínio do Ministério da Educação e Cultura (MEC), sob a determinação da Capre (Comissão de Coordenação das Atividades de Processamento Eletrônico) num momento em que se buscava reduzir a carência de profissionais de processamento de dados no país.
- Comemoração dos 25 anos de falecimento do Pe. Leonel Franca S.J.
O pe. Franca S.J., fundador e primeiro Reitor da PUC-Rio, foi homenageado com uma missa solene à qual estiveram presentes o Grão-Chanceler Cardeal Dom. Eugênio Salles, o reitor pe. Velloso S.J. e os ex-reitores pe. Viveiros S.J. e pe. Bannwarth S.J., além do irmão do pe. Franca S.J., o monsenhor Leovigildo Franca. Foi também inaugurado um medalhão de bronze com a efígie do pe. Franca S.J., localizado no bosque da Universidade.
1973, Agosto
- Transferência da Vice-reitoria Comunitária para a sobreloja do Ed. Cardeal Leme
As seções da Vice-reitoria Comunitária que se encontravam instaladas em diversas casas da Vila dos Diretórios transferiram-se para a sobreloja do Ed. Cardeal Leme: gabinete e secretaria do Vice-reitor Comunitário, seções de Assistência Social e de Convênios e a Divisão de Educação Física.
1973, Julho
a - I Semana Nacional de Sistemas de Informação
Sob o patrocínio da PUC-Rio e da IBM.
- A PUC-Rio assinou convênio para participar da construção de um mini-computador nacional
Foi assinado no Gabinete do Reitor um Protocolo de Intenção envolvendo as seguintes entidades; o Grupo de Trabalho Especial (GTE), a Sociedade CONSULPUC, a Eletrônica Digital Brasileira e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Guanabara.
O GTE foi criado com a finalidade de promover o projeto, desenvolvimento e a construção de um protótipo de computador eletrônico. A PUC prestaria serviços, utilizando-se do seu pessoal técnico, através da CONSULPUC. A Eletrônica Digital Brasileira, empresa nacional, foi criada como consequência dos estudos realizados pelo GTE para a formação de uma indústria nacional de mini-computadores.
O objetivo deste Protocolo foi possibilitar a assinatura posterior de contratos entre o Grupo de Trabalho Especial e a CONSULPUC com o apoio das entidades acima mencionadas, o primeiro dos quais visava o desenvolvimento de software de sistemas e de aplicações pelo pessoal técnico do Departamento de Informática e do RDC, para o computador digital PCOMP-111, Este computador estava em desenvolvimento através de um projeto cooperativo entre o Grupo de Trabalho Especial, a empresa E. E. Equipamentos Eletrônicos S/A e a Fundação para Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia.
Em julho de 1973 foi assinado o contrato entre o GTE e a CONSULPUC para desenvolvimento de Software básico de sistemas para o PCOMP-111.
1973, Junho
a - Seminário sobre Temas Sócio-Econômicos nos anos 70
Contou com o patrocínio do Consulado Geral dos EUA e da Faculdade de Economia da UFRJ. O programa consistiu de conferências seguidas de debates. As sessões foram presididas pelos professores Werner Baer (Universidade de Vanderbilt) e David Denslow (Universidade da Florida).
1973, Maio
a - Ciclo de Conferências de Michel Foucault
Ciclo de Conferências de Michel Foucault que ministrou, a convite do Departamento de Letras e Artes e da Coordenação dos Cursos de Extensão, um curso sobre “A verdade e as formas jurídicas – a investigação, a prova e o exame".
- Criação da Divisão de Bibliotecas e Documentação
A Vice-reitoria Acadêmica extinguiu a Divisão de Documentação e Intercâmbio e criou a Divisão de Bibliotecas e Documentação e a Divisão de Intercâmbio e Edições.
1973, Abril
- Convênio de assistência médica para os alunos
A Vice-reitoria Comunitária assinou um convênio com a empresa Soserme para pestação de assistência médica aos alunos (clínica, internações, exames laboratoriais, etc), que pagariam uma taxa mensal de 5% do salário mínimo.
1973, Março
- Término da construção do Edifício Residencial dos Padres Jesuítas
O prédio passou a ser ocupado imediatamente, de forma a liberar salas para aulas no Edifício Cardeal Leme.
- Palestra Aspectos do Desenvolvimento Econômico Brasileiro
Realizada pelo prof. Mário Henrique Simonsen (FGV).
- Primeira tese em Química, sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas
Foi defendida a primeira tese de doutorado em Química da PUC-Rio, pelo prof. Henrique Antonio Salles de Andrade, "Conclusões químicas sobre as razões da ocorrência de mortandades súbitas na Lagoa Rodrigo de Freitas, com base no balanço de materiais".
1973, Fevereiro
- Curso de Administração de Entidades Esportivas no IAG
O Curso foi organizado pelo prof. Antonio Duro Ferreira, da Divisão de Esportes da Vice-reitoria Comunitária. O curso, então único no país, foi viabilizado após a visita do prof. Ferreira à Alemanha, onde esteve em contato com a administração das entidades esportivas daquele país. O curso teve grande procura, sendo que 30 vagas foram reservadas pelo Conselho Nacional de Desportos aos clubes cariocas.
1973, Janeiro
- Núcleo de Recursos em Comunicação
Organizado o Núcleo de Recursos em Comunicação, pela Vice-reitoria de Desenvolvimento, para atender a serviços de programação áudio-visual, fotografia, gravação de som, mixagem e sonoplastia, em programas educativos, culturais e científicos.
- Convênios firmados pela PUC-Rio em 1973
A Telebras e a PUC-Rio firmaram convênio para a realização de pesquisas de interesse para o seu desenvolvimento, bem como facilidades para cursos de formação e aperfeiçoamento. Outros convênios: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, para complementação de recursos necessários ao desenvolvimento de pesquisa em vários departamentos; Furnas – Centrais Elétricas S/A, para resolução de problemas em áreas de interesse de Furnas e formação e treinamento pessoal.
Convênios foram firmados pelo Reitor, Pe. Pedro Belisario Velloso Rebello S.J., com o IME (Instituto Militar de Engenharia), visando o intercâmbio de alunos de pós-graduação de ambas as intituições.