1965, Novembro

 -  Visita do Senador Robert (Bob) Kennedy
Referente a
 
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Inauguração do busto do Presidente John Kennedy, feito pelo escultor Leão Velloso e doado pelos alunos.

Imagem
Bob Kennedy no momento da inauguração do busto de John Kennedy. Acervo Comunicar.

1965, Outubro

 -  Inauguração do prédio que abrigaria a Biblioteca Central
Referente a
 
Divisão de Bibliotecas e Documentação (DBD), Biblioteca Central

Parte das comemorações do Jubileu de Prata da PUC-Rio. Com a presença do Embaixador da Alemanha Ocidental. O prédio foi construído em parte com recursos doados por aquele país.

Alguns andares do prédio começaram a ser utilizados, mas a Biblioteca em si só foi efetivamente aberta no ano seguinte.

Imagem
Inauguração do prédio da Biblioteca Central, presidida pelo Reitor Padre Laércio Dias de Moura S.J.
 -  Criação da Medalha Cardeal Leme
Referente a
 
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

O Conselho Universitário decidiu honrar com a Medalha Cardeal Dom Sebastião Leme aqueles que contribuíram para a educação e à própria Universidade. As primeiras medalhas foram concedidas aos primeiros professores, que estiveram presentes desde a fundação das Faculdades Católicas até o ano de 1965.

A Universidade tinha então a seguinte composição: 8.490 alunos: 2.938 na graduação, 580 na pós e 4.972 de extensão; organizava-se em Centro de Estudos Jurídicos e Sociais (Fac. de Direito, Instituto de Estudos Políticos e Sociais, Escola de Serviço Social do Instituto Social, Instituto de Administração e Gerência, Instituto Superior de Formação de Líderes Operários); Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (Fac. de Filosofia, Instituto de Psicologia, Escola de Educação Familiar do Instituto Social, Fac. de Filosofia, Ciências e Letras – Santa Úrsula e Escola de Biblioteconomia e Documentação – Santa Úrsula); Centro Técnico Científico (Escola Politécnica, Instituto de Física e Matemática, Instituto de Química, Institutos Tecnológicos, Centro de Processamento de Dados e Escola Pós-Graduada de Ciências e Engenharia); Centro Médico (Escola de Enfermagem, Escola Médica de Pós-Graduação e Instituto de Odontologia).

Imagem
Medalha Cardeal Dom Sebastião Leme

1965, Setembro

 -  Criação do CETUC (Centro de Estudos em Telecomunicações)
Referente a
 
Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC)

Iniciativa de alunos do Mestrado em Engenharia Elétrica, sob a liderança do professor Luiz Carlos Bahiana.

 -  Reconhecimento da Escola de Sociologia e Política
Referente a
 
Escola de Sociologia e Política, Departamento de Ciências Sociais (CIS), Departamento de Sociologia e Política (SOC)

Decreto 56.870.

1965, Agosto

 -  Título de Doutor Honoris Causa entregue ao Sr. Hermann J. Abbs, presidente do Banco Alemão
Referente a
 
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

1965, Julho

a  -  II Congresso Brasileiro de Geógrafos
Referente a
 
Departamento de Geografia e Meio Ambiente (GEO)

Promovido pela Associação dos Geógrafos do Brasil, associando-se às comemorações do IV Centenário do Rio de Janeiro e aos 25 anos da PUC-Rio.

a  -  I Simpósio Brasileiro de Escolas de Engenharia
Referente a
 
Centro Técnico Científico (CTC)

Reuniiu 38 escolas para discutir a situação do ensino na área no Brasil.

1965, Março

 -  Inaugurado o Curso Noturno de Bacharelado em Direito
Referente a
 
Departamento de Direito (JUR)
 -  Criação do Mestrado em Pedagogia, pioneiro no Brasil
Referente a
 
Departamento de Educação (EDU)

Realizado em convênio com a Cades (Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário).

 -  Criação do curso de Engenharia de Operação
Referente a
 
Departamento de Engenharia Industrial (IND)

Na Escola Politécnica, realizado em três anos.

1965, Fevereiro

 -  Início da construção do bloco do Instituto de Química
Referente a
 
Departamento de Química (QUI)

Em continuação aos blocos do Edifício Central, com sete andares.

 -  Doação de terreno de 23.000 m2
Referente a
 
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doado por Roberto Marinho, diretor do jornal O Globo, terreno de 23.000 m2 contíguo à PUC.

 -  Início da construção do prédio para o acelerador Van de Graaff
Referente a
 
Departamento de Física (FIS)

O prédio para o acelerador de partículas Van de Graaff começou a ser construído no espaço atrás do Instituto de Física.

1965, Janeiro

a  -  Seminário para discutir o problema das favelas
Referente a
 
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Com a presença de reitores de cinco universidades. Foram criados cinco grupos de trabalho para discutir as questões.

 -  Atuação dos alunos de Jornalismo no Centro de Intercâmbio e Promoções (CIPPUC)
Referente a
 
Curso de Jornalismo, Faculdade de Filosofia

Os alunos do curso de Jornalismo passaram a colaborar mais diretamente com o Centro de Intercâmbio e Promoções (CIPPUC), com os estudantes passando a ficar encarregados dos noticiários das diversas unidades da PUC-Rio, como os repórteres setoristas das redações dos jornais.