1957, Dezembro

 -  Criação do Instituto de Física
Referente a
 
Departamento de Física (FIS)

Segundo o Prof. Paulo Novaes em seu livro sobre a história da PUC-Rio, "é possivelmente o ponto de transição entre uma PUC preocupada unicamente, ou quase, com a formação profissional e uma PUC que desperta para a ciência." O primeiro diretor foi o Pe. Francisco Xavier Röser S.J..

1957, Novembro

 -  Inauguração do Centro de Assistência Judiciária
Referente a
 
Departamento de Direito (JUR)

A Faculdade de Direito inaugurou o Centro de Assistência Judiciária, para atender a casos judiciários da população e fornecer campo de estágio aos alunos.

1957, Outubro

 -  A Escola de Serviço Social inaugurou a Agência de Serviço Social da Família
Referente a
 
Departamento de Serviço Social (SER)

O objetivo era atender às famílias do bairro da Gávea.

 -  Instalação do Instituto de Física
Referente a
 
Departamento de Física (FIS), Instituto de Física
 -  Inauguração da Exposição de Engenharia Civil
Referente a
 
Escola Politécnica da Universidade Católica (EPUC)

Exposição organizada pelo Diretório Acadêmico da EPUC. A inauguração teve a presença dos ministros da Educação e da Viação e do presidente da Petrobras. No dia 05 do mesmo mês, o presidente da República, Juscelino Kubitscheck, visitou a exposição.

1957, Junho

 -  Fundação da Escola de Líderes Operários
Referente a
 
Escola de Líderes Operários (E.L.O.)

“Fundada [...] pelo Pe. Pedro Belisário R.Velloso, sob os auspícios da [PUC] e da Confederação Nacional dos Círculos Operários, a E.L.O. visa preparar uma elite de líderes operários para atuar no próprio seio da classe trabalhadora”. (Anuário da PUC-Rio 1958, p.202).

1957, Maio

 -  Escola de Aplicação da PUC-Rio
Referente a
 
Colégio Teresiano

Benção da pedra fundamental do Ginásio [escola] de Aplicação da Faculdade de Filosofia da PUC-Rio, que veio a ser o Colégio Teresiano, à rua Marques de São Vicente, 331. Em um período durante as obras, as aulas do Colégio foram realizadas no campus da PUC-Rio.

 -  Criação da Associação dos Amigos da Pontifícia Universidade Católica
Referente a
 
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Empossada a primeira diretoria da Associação, que vinha funcionando informalmente desde setembro de 1955, sob a orientação do Pe. Velloso S.J.. O primeiro presidente foi Cândido Guinle de Paula Machado.

a  -  Seminário sobre a reforma do ensino de Engenharia no Brasil
Referente a
 
Escola Politécnica da Universidade Católica (EPUC)

Com a participação dos alunos da Escola Nacional de Engenharia (ENE), da Escola Fluminense de Engenharia (EFE) e da EPUC. As aulas teóricas da Escola Politécnica ocorriam na sede da PUC-Rio na Gávea, mas as aulas práticas eram oferecidas nos laboratórios do Instituto Nacional de Tecnologia e na Escola Técnica do Exército.

 -  Inauguração do Ginásio-Auditório
Referente a
 
Coordenação de Educação Física (CEF)

O galpão do ginásio fora construído e utilizado na época da inauguração do campus, em julho de 1955, mas só concluído em 1957. O Padre Ormindo Sodré Viveiros de Castro S.J., na época Secretário Geral da Universidade, fazia parte da diretoria do Centro de Educação Física e Artística. Ficava onde desde 2005 está a Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Imagem
Antigo ginásio esportivo, c. 1960.

1957, Abril

 -  Inaugurado o Centro de Geografia na Faculdade de Filosofia
Referente a
 
Departamento de Geografia e Meio Ambiente (GEO)

O curso fora idealizado pelo Prof. Jorge Zarur, geógrafo, que falecera recentemente. O dia 13 de abril foi escolhido em lembrança à data de nascimento do Prof. Zarur.