Vice-Reitoria para Assuntos de Desenvolvimento - VRD
Apresentação
A Vice-Reitoria para Assuntos de Desenvolvimento é o órgão executivo que orienta, coordena e fiscaliza todas as atividades para o desenvolvimento da Universidade.
Prof. Sérgio de Almeida Bruni
E-mail: sergio.bruni@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271125 / 1126 / 1127
Fax: 55 21 35271119
E-mail: bandeira@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrd
Equipe
Organograma
Coordenações
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico
Prof. Marcelo Gattass
E-mail: mgattass@tecgraf.puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Padre Laércio Dias de Moura S.J.
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35304000
Fax: 55 21 35204122
E-mail: tcg@tecgraf.puc-rio.br
Site: www.tecgraf.puc-rio.br
Instituto Interdisciplinar de Leitura - IILER
Gilda Maria de Almeida Rocha Borges de Carvalho
E-mail: gilda@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271960
E-mail: reler@puc-rio.br
Site: www.catedra.puc-rio.br
Instituto Gênesis - IG
João Gabriel Hargreaves Ribeiro
E-mail: greaves@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Dom Jaime de Barros Câmara
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271381 / 1371
E-mail: genesis@puc-rio.br
Site: www.genesis.puc-rio.br
Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente - NIMA
Prof. Luiz Felipe Guanaes Rego (GEO)
E-mail: regoluiz@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225, casa 5
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271462
E-mail: juliana-nima@puc-rio.br
Site: www.nima.puc-rio.br
Balanço do Ano
Instituto Gênesis
Números de Destaque da Incubadora
Em 2021, 45 startups germinaram, incubaram e pós-incubaram no Instituto Gênesis. Para efeito de comparação, em 2020, foram 39 startups que incubaram, germinaram e pós-incubaram. Incubadas e Germinadas faturaram juntas, em 2021, mais de R$9 milhões. As pós-incubadas faturaram mais de R$5 milhões.
Programa Empreendedorismo de Impacto
Em 2021, foi realizado o programa Empreendedorismo de Impacto (PEI), em parceria com o CEMP e financiado pela FAPERJ, com o objetivo de estimular e capacitar empreendedores e empreendimentos de impacto socioambiental. O programa é gratuito. Foram feitas duas edições do programa em 2021, com mais de 12 empresas participantes.
Programa Trilhas Empreendedoras
O Trilhas Empreendedoras é o programa 100% on-line de capacitação em empreendedorismo destinado ao desenvolvimento de Negócios de Impacto Socioambiental. O programa conta com 30 horas de capacitação e é desenvolvido em conjunto com professores de empreendedorismo da PUC-Rio e consultores do Instituto Gênesis.
Projeto Trilha Empreendedores de Impacto - Formando agentes de transformação
O Instituto Gênesis realizou sua primeira campanha de crowdfunding e, assim, criou o projeto Trilha Empreendedores de Impacto: formando agentes de transformação. O objetivo é preparar potenciais empreendedores para iniciarem negócios sustentáveis de impacto socioambiental.
O programa está em andamento, capacitando um total de 180 empreendedores em todo país, e tem duração de um ano.
Construção do Espaço de Inovação da PUC-Rio
O Espaço de Inovação da PUC-Rio nasce com o propósito de integrar conhecimento, ideação, prática, tecnologia e processos empreendedores para a geração de inovação. Tem por objetivo prototipar modelos inovadores que atendam às demandas de grandes transformações do mercado, com a responsabilidade de gerar impacto socioambiental positivo. Será o ponto de encontro entre alunos, professores, sociedade e mercado, que através de metodologias ágeis estimulará a imaginação e a criatividade para a identificação e desenvolvimento de soluções para a sociedade, por meio do empreendedorismo.
O Espaço de Inovação da PUC-Rio será coordenado pelo Instituto Gênesis e ocupará um edifício no campus da PUC-Rio, com previsão para conclusão da sua construção em meados de 2022.
Programa IDEIAZ
O Instituto Gênesis foi selecionado para atender sete projetos do 2º ciclo do Programa Ideiaz da Anprotec. O Ideiaz busca desenvolver empreendedores que tenham uma ideia ou projeto de solução inovadora ainda em estágio inicial. Como objetivo, transformar esses projetos em startups, gerando empregos, produtos e serviços inovadores.
Música e Negócios
Eleito o melhor programa de educação para o Music Business do Brasil no Prêmio Profissionais da Música (PPM 2019), o Música e Negócios chegou, em 2021, com mais de mil alunos certificados. Foram realizadas duas edições do programa, com a participação de mais de 170 alunos espalhados por todo o Brasil.
Integração com os Laboratórios da PUC-Rio
Cada laboratório da PUC-Rio apresenta um mundo de possibilidades, combinando inovação, conhecimento científico e pesquisa de ponta, pensando na divulgação e apresentação desses laboratórios o Instituto Gênesis criou o evento Circuito Labs. Foram realizadas três edições em 2021, que contou com a participação do Instituto Tecgraf e dos laboratórios Next e LAMPs.
Live Startups do Gênesis
Todo mês o Instituto Gênesis realiza a Live Startups do Gênesis. A atividade consiste em uma conversa informal com os sócios de nossas startups incubadas, no intuito de apresentá-las para toda a sociedade. Em 2021, foram realizadas seis edições.
Instituto Interdisciplinar de Leitura - iiLer
O Brasil que Lê
A pesquisa O Brasil que Lê, foi realizada com a parceria do Instituto Itaú Cultural e da JCastilho Consultoria. Lançada em novembro/2020, mapeou 997 iniciativas de leitura, das quais 382 foram categorizadas como projetos de leitura, com representatividade de todas as regiões brasileiras. Uma equipe interdisciplinar trabalhou sobre as informações fornecidas pelos projetos, produzindo conclusões e recomendações sobre 4 aspectos: mapeamento analítico geral; perfil de mediadores de leitura; metodologias e gestão de projetos de leitura; e uso de tecnologia em projetos de leitura. Os resultados serão divulgados a partir de março/2022, em evento a ser promovido pelo Instituto Itaú Cultural.
Como desdobramento dos resultados parciais da pesquisa, foi oferecido o Seminário Arte, Técnica e Paixão: a gestão de projetos de leitura no Brasil, com 12 horas de formação, aos projetos participantes. O iiLer e a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, a partir dos resultados conclusivos do trabalho, irão iniciar o processo de articulação dos projetos por meio da plataforma Cartografias da Leitura, de modo a promover formação e troca de conhecimentos.
Instituto Tecgraf
Em 2021, o Instituto Tecgraf alcançou números e conquistas bastante positivos, apesar da longa pandemia da Covid-19. O Instituto, que rapidamente se adaptou à nova realidade de trabalho remoto, em 2020, continuou sua trajetória de crescimento com o aumento no quadro de colaboradores e na quantidade e valor dos contratos. O sucesso do Tecgraf da PUC-Rio como o maior instituto da Universidade e com o maior número de contratos com a indústria se dá pela expertise de seus colaboradores e pela multidisciplinaridade de suas equipes. Atualmente, o Instituto conta com cerca de 420 colaboradores, incluindo 60 doutores e 124 mestres.
Com 35 anos de existência, o Tecgraf da PUC-Rio busca consolidar sua excelência por meio de parcerias com outras áreas de saber, não só com os departamentos da PUC-Rio, mas com diversas instituições. Entre essas parcerias, está o projeto com Tribunal de Justiça do Estado do Rio Janeiro (TJRJ) para a construção de uma plataforma on-line de resolução de disputas, que utiliza Inteligência Artificial e arquitetura nativa de nuvem para oferecer aos usuários uma forma rápida de resolver digitalmente os conflitos decorrentes das relações de consumo. Esse projeto também resultou em uma parceria entre o Instituto e o Legalite da PUC-Rio. Outro projeto de destaque é o Centro de Inteligência Artificial do Estado do Rio de Janeiro Aplicado ao Setor de Óleo e Gás (CIA-Rio), que está sendo desenvolvido pelo Tecgraf da PUC-Rio em parceria com o Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio e com a UERJ, UFRJ, IME e CEFET. Já a gerência Simulação Multifísica e Multiescala do Tecgraf da PUC-Rio está à frente de um projeto de apoio ao Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura com o Estado do Rio de Janeiro (IEEA-RJ), que busca melhorar os processos de projeto, licitação e construção de obras civis. O projeto conta com a parceria com o Departamento de Engenharia Civil, o Departamento de Arquitetura e outros departamentos da PUC-Rio.
O Tecgraf da PUC-Rio, por meio de suas diversas áreas de competência e gerências, mantém 24 contratos e 31 termos de cooperação nos setores de Óleo e Gás, Energético, Segurança, Entretenimento e Medicina, com destaque para parcerias com a Petrobras, Eneva, Transpetro, GE, Safran, Repsol e Enauta. No setor de Óleo e Gás, a mais longa e profícua parceria com a Petrobras já resultou em diversos projetos direcionados para as fases de Exploração, Produção e Abastecimento. Destaque na mídia, o projeto Plan 360 permite a navegação imersiva 360 para todas as unidades offshore do E&P, já foi implantado em 15 plataformas e atingiu quase 1700 usuários. Outros destaques são o projeto SubSea Digital para Inspeção e Otimização de Produção na área de LIBRA e o sistema ENVIRON, que ganhou dimensão corporativa na Petrobras, atingindo a faixa de 1000 usuários/mês, sendo incorporado à iniciativa do E&P. Na área de Geofísica do Tecgraf da PUC-Rio, tem-se o fortalecimento da parceria, iniciada em 2003, com a gerência de Tecnologia Geofísica da Petrobras, pela assinatura de um novo contrato, com duração de cinco anos. Na área de Gerenciamento de Reservatórios, destacam-se a assinatura do contrato do projeto Transformação Digital no Planejamento Tático dos Recursos Críticos da área de Sistemas Submarinos e a consolidação para o ecossistema do WellSupply, que se tornou a principal ferramenta de planejamento da cadeia de suprimentos em poços da empresa. Na área de Sistemas Distribuídos, tem-se a implementação e a disponibilização da primeira versão do projeto SIA, um novo sistema para gerenciar o processo de geração de roteiros de rotas marítimas para abastecimento de clusters de Unidades Marítimas.
Ao longo de 2021, os colaboradores do Tecgraf da PUC-Rio participaram e apresentaram trabalhos em diversos eventos, como no 17o Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf), o The Developers' Conference, o 12o Fórum de Turbomáquinas da Petrobras e o Brazilian Symposium on DataBases (SBBD), entre outros.
O diretor do Instituto, prof. Marcelo Gattass, apresentou a palestra Digitalização e Inteligência Artificial, no 2nd Subsea & Drilling Brazil Conference. O Instituto também publicou mais de mais de 50 artigos e apoiou cerca de 11 teses de doutorado e 21 dissertações de mestrado. Destaque para o artigo Characterization of the first 250.000 hospital admissions for COVID-19 in Brazil: a retrospective analysis of nationwide data, publicado no The Lancet Respiratory Medicine, que obteve grande repercussão no meio acadêmico e na mídia. O Instituto também promoveu palestras e cursos internos para seus colaboradores e ainda a iniciativa Mulheres do Tecgraf da PUC-Rio, um grupo formado por colaboradoras de diversas equipes para debater o protagonismo das mulheres na área de Ciência e Tecnologia.
Quanto a prêmios e honrarias, no mês de maio, o prof. Silvio Hamacher se tornou Cientista do Nosso Estado (CNE), da FAPERJ, com o projeto Aplicações de Técnicas de Pesquisa Operacional e de Ciências de Dados à Saúde e Energia. Por fim, no mês de dezembro, durante a Assembleia Universitária da PUC-Rio, o prof. Marcelo Gattass foi agraciado com a medalha Padre Leonel Franca, S.J., por seu trabalho, desempenhado durante o ano, fruto da resiliência do Tecgraf da PUC-Rio frente às mudanças sofridas durante a pandemia. Já o prof. Silvio Hamacher e Felipe Gouvêa, coordenador da gerência de Fabricação Digital, foram homenageados com a medalha D. Hélder Câmara, por seus trabalhos de pesquisa e humanitário, desenvolvidos durante a pandemia.
Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente - NIMA
Foi realizada a XXVII Semana de Meio Ambiente da PUC-Rio, ocorrida nos dias 1 e 2 de junho, cujo tema foi Ética socioambiental nas universidades em tempos de pandemia.
A PUC-Rio sob a coordenação do NIMA realizou a Conferência Anual da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN Brasil) nos dias 27, 28 e 29 de outubro, em formato on-line e aberto ao público, com o tema central Economia Circular: recuperação sustentável pós-pandemia. O evento teve como objetivo abordar os segmentos que constituem o ciclo de vida do produto, a fim de dar visibilidade para as oportunidades do setor para o Brasil.
O Nima também coordenou, no período, a Rede de Ambiente e Sustentabilidade da AUSJAL e a Rede SDSN Brasil e participou do conselho executivo da SACRU.
Prof. Sérgio de Almeida Bruni
Vice-Reitor para Assuntos de Desenvolvimento