Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos - VRAC
Apresentação
A Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos é o órgão da administração central da Universidade responsável pela coordenação de todas as atividades acadêmicas de Graduação, Pós-Graduação e Extensão.
Prof. José Ricardo Bergmann
E-mail: vrac@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, sala 201
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefone: 55 21 35271134
Fax: 55 21 35271132
E-mail: vrac@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrac
Equipe
Ana Lucia Sergio Einloft
Camila Welikson
Alexandre Rodrigues Feijão
Atos Gomes de Oliveira
Victor Martins de Farias
Assessoria de Comunicação:
Renata Arruda Ratton
E-mail: renataratton@puc-rio.br
Comitê de Ética na Pesquisa:
Profa. Ilda Lopes Rodrigues da Silva
E-mail: ilda@puc-rio.br
Organograma
Coordenações
Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa - CCPG
Prof. Paulo César Duque Estrada
E-mail: pcde@puc-rio.br
Ana Zélia Saboia Martins
Célia Maria de Souza Pereira
Jorge dos Santos
Nilton do Rosário Vollotão
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefone: 55 21 35271613
E-mail: ccpg@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg
Coordenação Central de Graduação - CCG
Profa. Daniela Trejos Vargas
E-mail: dvargas@puc-rio.br
Isabela Achkar de Mendonça Pinto Farah
Adriana de Figueiredo Mendonça dos Santos
Olivia Balaguer Sequeira
Daniela Vidal Mota Campos
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 222451-900
Telefone: 55 21 35271137
Fax: 55 21 35271132
E-mail: ccg@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg
Coordenação de Licenciaturas – CCG-LIC (ligada à Coordenação Central de Graduação)
Profa. Maria Rita Passeri Salomão
E-mail: mritasal@puc-rio.br
Profa. Maria Cristina Guimarães de Góes Monteiro (LET)
Olivia Balaguer Sequeira
Guilherme Félix da Silva
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 222451-900
Telefone: 55 21 35271418
E-mail: ccg-lic@puc-rio.br
Coordenação de Vestibular – CCG-CVEST (ligada à Coordenação Central de Graduação)
Profa. Marta de Souza Lima Velasco
E-mail: marta@puc-rio.br
Paulo dos Santos Albuquerque
Maurício Oliveira Veras
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, térreo
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271000
E-mail: vest@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/vestibular
Coordenação Central de Planejamento e Avaliação - CCPA
Prof. Marco Antonio Casanova
E-mail: casanova@inf.puc-rio.br
Profa. Ana Maria Beltran Pavani
Anderson Barbosa da Cruz
Carla Faria Leitão
Daniel da Rosa Marques
Daniel Bindes de Campos Pereira
Giselen Pestana Cardoso
Kevin Silveira de Oliveira
Letícia Miranda Paula
Patricia Rodrigues Heizer Villela
Rosana Abreu da Cruz
Tomás Guisasola Gorham
Vanessa Aparecida Palomo Lima
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271618
Fax: 55 21 35271132
E-mails: cpa@puc-rio.br, equipeccpa@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/ccpa
Coordenação Central de Extensão - CCE
Profa. Adriana Vidal de Oliveira
E-mail: adrianavidal@puc-rio.br
Bruno dos Reis de Araújo
Caio Rabelo Oliveira
Felippe Andrade Garcia
Fernanda da Silva Aparício Pina
Hanna Elias Estrela
Juliana Dias Cardoso
Juliana da Silva Pereira
Livia Almeida Pinheiro
Luana Barbosa Pereira
Luciana Dias dos Santos
Mônica Lisboa Ramos
Roseli Alvez de Medeiros
Rua Marquês de São Vicente, 225
Casa 15
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271384 ou 0800 9709556
E-mail: infocce@puc-rio.br
Site: www.cce.puc-rio.br
Coordenação Central de Cooperação Internacional - CCCI
Profa. Ângela Maria de Randolpho Paiva (CIS)
E-mail: directorccci@puc-rio.br
Coordenador-adjunto:
Prof. Ricardo Borges Alencar (LET)
E-mail: vicedirector@puc-rio.br
Carla Verônica Siqueira Rodrigues
Christine Duarte
Daniel Vassallo Castro
Denis da Costa Neves
Guilherme do Nascimento Araújo
Kledson Jônio Cardoso da Silva
Leonardo dos Santos Dias
Linda Cristina Silva Pontes de Sousa
Marcos Telles Lesbaupin
Mário José Simões
Nancy Guimarães da Silva
Renan Lopes Mendonça de Brito
Thiago Correia de Holanda Santana
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Padre Leonel Franca, 8º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271577 / 1578
Fax: 55 21 35271132 / 1094
E-mail: atende-ccci@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccci
Coordenação Central de Educação a Distância - CCEAD
Prof. Gustavo Robichez de Carvalho (VRAc)
E-mail: robichez@puc-rio.br
Alessandra Muylaert Archer
Ana Luiza Ferreira Portes
Ângela de Araújo Souza Ferreira
Cláudio Coelho Perpétuo
Eduardo Quental Moraes
Gianna Oliveira Bogossian Roque
João Ariel Moreira Perpetuo
Luiz Claudio Galvão de Andrade
Renato Gonçalves de Araújo
Thays Christina Lopes Leite da Cruz
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Padre Leonel Franca, 2º andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271554 / 1555 / 1456
Fax: 55 21 35271132
E-mail: robichez@puc-rio.br
Site: www.ccead.puc-rio.br
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Divisão de Bibliotecas e Documentação - DBD
Ana Maria Gomes Ribeiro
E-mail: anaribeiro@dbd.puc-rio.br
Mônica Elisa Santiago de Oliveira - Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento
Carmo Souza Dias dos Santos - Secretaria
Cristina Braga Ribeiro - Secretaria
Carlos Eduardo Amorim Nunes - Supervisor, Seção de Desenvolvimento de Coleções e Aquisição
Giuliano da Costa Pereira Ferreira - Coordenador Técnico, Seção de Automação
Marta Bela Reis - Supervisora - Seção de Atendimento e Pesquisa
Patrícia Lima - Supervisora, Seção de Tratamento da Informação
Biblioteca Central
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Frings, 3º andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones:
Secretaria: 55 21 35271090 / 1091 / 1881
Atendimento: 55 21 35271376 / 2189 / 1696 / 1092 / 1714 / 1376
Fax: 55 21 35271089
E-mails: biblio@dbd.puc-rio.br; bcentral@dbd.puc-rio.br
Site: www.dbd.puc-rio.br
Biblioteca Setorial dos Centros de Ciências Sociais e de Teologia e Ciências Humanas
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Frings, 3º andar, 2º piso da Biblioteca Central
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271963 / 1092 / 1714
E-mail: bcentral@dbd.puc-rio.br
Biblioteca Setorial do Centro Técnico-Científico (acervo transferido para a Biblioteca Central)
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, 7º andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271715 / 1994
E-mail: bcentral@dbd.puc-rio.br
Biblioteca Setorial do CETUC
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 7º andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefone: 55 21 35271675 / 1092
E-mails: bscetuc@cetuc.puc-rio.br / beatrizrosa@cetuc.puc-rio.br
Biblioteca Setorial de Ciências Biológicas
Centro de Pesquisas Matteo Ricci
Estrada da Gávea, 50
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP:22.451-262
Telefone: (55) (21) 35272551
E-mail: thelma-bio@puc-rio.br
Rio Datacentro - RDC
Prof. José Raimundo Lopes Oliveira
E-mail: rdc-diretor@puc-rio.br
Márcia da Silva Campos - Divisão de Apoio Administrativo e Operacional
Paula Cyrillo Gomes - Divisão de Apoio Técnico
Maria das Graças de Almeida Chagas - Divisão de Multimídia
Lea Deborah Rejtman - Sistemas Acadêmicos
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Rio Datacentro, 3º andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271477 / 1478 / 1479
Fax: 55 21 35271491
E-mail: admrdc@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/rdc
Diretoria de Admissão e Registro - DAR
Prof. Washington Braga Filho
E-mail: wbraga@puc-rio.br
Bianca Pedrosa Salvini
Carolina Pucci Santos
Renata Guilherme Montalvão da Silva
Thaís da Costa Ramos
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, térreo
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271341
Fax: 55 21 35271345
E-mail: dar@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/dar
Programa Institucional de Iniciação Científica do CNPq - PIBIC
Prof. Sinésio Pesco (MAT)
E-mail: sinesio@puc-rio.br
Ana Zélia Saboia Martins
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271613
E-mail: pibic@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/pibic
Programa Institucional de Iniciação Tecnológica e em Inovação do CNPq - PIBITI
Prof. Sinesio Pesco (MAT)
E-mail: sinesio@puc-rio.br
Ana Zélia Saboia Martins
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271613
E-mail: pibiti@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/pibiti
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES
Profa. Maria Rita Passeri Salomão
E-mail: pibid@puc-rio.br
Olivia Balaguer Sequeira
Guilherme Félix da Silva
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271137 / 1138
E-mail: pibid@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/pibid
Programa de Residência Pedagógica - RP/CAPES
Profa. Maria Cristina Guimarães de Góes Monteiro (LET)
E-mail: rp@puc-rio.br
Edital CAPES nº 01/2020
Olivia Balaguer Sequeira
Guilherme Félix da Silva
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefone: 55 21 35271138
E-mail: rp@puc-rio.br
Agência PUC-Rio de Inovação - AGI
Profa. Shirley Virginia Coutinho
E-mail: shirley@puc-rio.br
Prof. Ricardo Yogui - Inovação Aberta/Open Innovation e Academia X Indústria
Tais Nasser Villela - Assessoria Jurídica
Cristal Marques Vaz de Souza - Auxiliar III de Planejamento e Organização (até julho)
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, 12º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271305
Fax: 55 21 35271309
E-mail: agi@puc-rio.br
Site: www.agi.puc-rio.br
Instituto de Mídias Digitais - IMD (instituto intercentros)
Prof. Nilton Gonçalves Gamba Junior
E-mail: gambajunior@puc-rio.br
Renata Arruda Ratton
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefone: 55 21 35271612
Fax: 55 21 35271132
E-mail: contato.imd@puc-rio.br
Site: www.imd.puc-rio.br
Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade - PIUES
Prof. Marcos Venicius Soares Pereira (DEQM) (até janeiro)
Profa. Marta de Souza Lima Velasco (a partir de março)
E-mail: marta@puc-rio.br
Daiana Mudesto da Cruz
Carlos Alves Loriano Júnior
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, térreo
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefone: 55 21 35271062
E-mail: piuespuc@puc-rio.br
Núcleo de Apoio e Inclusão da Pessoa com deficiência - NAIPd
Profa. Renata Mattos Eyer de Araujo (DAD) (Supervisora)
E-mail: rmea@puc-rio.br
Alexandra Âncora da Luz de Souza Mendes
Tradutor e intérprete de Libras / Língua Portuguesa:
Aparecida Cirlandia de Jesus da Silva (até julho)
Raphaella Maria Costa Duarte Meireles Sant’Anna (a partir de dezembro)
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, térreo
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefone: 55 21 35271985/ 991460871
E-mail: naipd@puc-rio.br
Núcleo de Memória da PUC-Rio
Profa. Margarida de Souza Neves (até março)
Prof. Marco Antonio Villela Pamplona (a partir de março)
E-mail: pamplona@puc-rio.br
Data de Posse: 01/03/2021
Número da portaria: 06a/2021
Profa. Margarida de Souza Neves
Silvia Ilg Byington
Clóvis Gorgônio de Amorim Júnior
Antônio José de Albuquerque Filho
Eduardo Gonçalves
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 263
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271661
E-mail: nucleodememoria@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/nucleodememoria
Solar Grandjean de Montigny – Museu Universitário
Prof. Frederico Oliveira Coelho
E-mail: pauperia@gmail.com
Rita de Cássia Vasconcellos de Mattos
André Luis Gonçalves Pereira
Carlos Augusto Scalzo dos Santos
Julio Cesar Alves Nobre
Rua Marquês de São Vicente, 225
Solar Grandjean de Montigny
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefone: 55 21 35272207 / 1435
Fax: 55 21 35271434
E-mail: solargm@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar
Projeto Portinari
João Candido Portinari
Rua Marquês de São Vicente, 225
Solar Grandjean de Montigny, subsolo
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271438 / 1439 / 1440
Fax: 55 21 35271441
E-mail: pp@portinari.org.br
Site: www.portinari.org.br
Balanço do Ano
O ano de 2021 ainda trouxe momentos difíceis provocados pelos impactos da pandemia causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19). As atividades da Coordenação Central de Graduação, assim como da Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa, continuaram preponderantemente concentradas no acompanhamento e apoio às atividades acadêmicas de ensino, no modelo do regime remoto emergencial autorizado pelo MEC.
O Planejamento Acadêmico para o primeiro semestre de 2021 continuou integralmente na modalidade remota na graduação e na pós-graduação para todos os cursos. Na graduação, o trabalho integrado com a Rede de Apoio ao Estudante (RAE) e a Rede de Apoio ao Docente (RAD) foi intensificado, com foco na saúde mental dos alunos e manutenção do engajamento discente e docente nas atividades acadêmicas. A RAE organizou um acolhimento virtual dos calouros de 2021, no início de fevereiro, com muito boa receptividade, como preparação para o início das aulas. O “Meu Primeiro Dia na PUC” foi realizado on-line.
O planejamento acadêmico do segundo semestre de 2021 foi pautado pelo calendário de vacinação dos docentes e discentes no Rio de Janeiro. Durante o mês de julho de 2021, foram feitos testes e aulas simuladas com equipamentos para transmissão (salas “flex”), com professores voluntários de diferentes departamentos. A opção feita foi pela manutenção das aulas na modalidade on-line, visto que os alunos somente estariam vacinados na parte final do semestre letivo.
O processo seletivo de inverno realizou-se com base nos resultados do ENEM, sem aplicação de provas. Ao todo, foram 300 novas matrículas. A incerteza sobre a cobertura vacinal dos candidatos ao Vestibular 2022 levou à decisão de fazê-lo novamente na modalidade on-line, com a mesma fornecedora de tecnologia usada no ano anterior. Pela mesma razão, as formaturas das turmas de 2021.1 e 2021.2 continuaram sendo realizadas na modalidade on-line.
Apesar de a PUC-Rio ter continuado no regime remoto emergencial, formandos dos cursos de Ciência da Computação, Biologia, Ciências Sociais, Design, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Química e Sistemas de Informação (curso em extinção, mas com concluintes) realizaram o ENADE 2021 na modalidade presencial, em novembro de 2021.
O planejamento acadêmico para 2022.1, realizado entre outubro e novembro, reintroduziu as aulas presenciais nos cursos de graduação, mantendo-se uma parte da carga horária na modalidade não presencial, dentro do percentual permitido pela legislação vigente, para permitir a observância dos protocolos de ocupação dos espaços físicos das áreas de ensino.
No retorno ao presencial, foram priorizadas as disciplinas de cunho prático e as disciplinas dos alunos de 2020 e 2021, bem como os futuros calouros de 2022. Os encontros da RAD e as Jornadas Pedagógicas se concentraram na preparação dos professores para retorno ao presencial em 2022.
A evolução da cobertura vacinal tornou possível a realização das fotos dos formandos de 2021.2 no campus, sem a presença de familiares. Da mesma forma, foi possível realizar encontros ao ar livre com calouros matriculados, respeitando-se os protocolos sanitários.
Rankings
No contexto internacional, a PUC-Rio mantém sua tradicional liderança entre as universidades privadas do Brasil nos diferentes rankings dos institutos THE -Times Higher Education e QS - Quacquarelli Symonds.
No ranking THE, Latin American Ranking 2021, a PUC-Rio ganha especial destaque nos indicadores de Internacionalização e em Parceria com a Indústria, nos quais ocupa a liderança nacional.
Planejamento, avaliação e operação acadêmica
Coordenação Central de Planejamento e Avaliação:
- A realização, pela Coordenação Central de Planejamento Acadêmico, das avaliações semestrais dos professores pelos alunos, por ocasião da renovação de matrícula.
- O prosseguimento das ações de planejamento para o período de 2018 a 2022, atualizando, sempre que necessário, os dois planos de desenvolvimento da Universidade: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI da PUC-Rio) e o Plano Institucional de Internacionalização. O PDI da PUC-Rio define os objetivos, metas e linhas de ação para os cinco anos de atividades acadêmicas da instituição e de setores de apoio. O Plano Institucional de Internacionalização detalha os objetivos e estratégias transversais que a Universidade estabelece para sua internacionalização.
Acervo Acadêmico:
- A continuidade da coleta e guarda do acervo acadêmico da Universidade. A Coordenação Central de Planejamento Acadêmico desenvolveu sistemas e processos ao longo de 2014/15, implantou-os em 2016 e, continuamente, os aperfeiçoou desde então. O Sistema de Gestão de Documentos – SGD - hoje abriga documentos do acervo acadêmico de diversas naturezas. Durante o ano de 2020, continuou-se a coleta desses documentos. Em 31 de dezembro de 2021, os números de arquivos digitais eram:
- Documentos de alunos: 1.068.023
- Documentos de pesquisadores e professores visitantes não vinculados: 21.512
- Documentos institucionais: 6.907
- Documentos de professores: 6.065
- A continuidade da operação do Sistema Maxwell como repositório institucional de parte da produção científica da PUC-Rio, incluindo teses, dissertações, monografias, periódicos e trabalhos de conclusão de curso selecionados. Ao final de 2021, o sistema permitia o acesso a mais de 24.500 objetos e a mais de 13.500 teses e dissertações. O catálogo completo encontra-se em www.maxwell.vrac.puc-rio.br/index.php.
Sistemas Computacionais de apoio às operações da Universidade:
- A continuidade da implementação, operação e aperfeiçoamento de diversos sistemas de apoio à operação da Universidade. Destacam-se: o Sistema de Requerimentos Acadêmicos; o Sistema de Inscrição da Pós-Graduação; o Sistema de Marcação de Defesas da Pós-Graduação e o Sistema de Gestão de Órgãos Colegiados.
- O Sistema de Requerimentos Acadêmicos informatizou a solicitação e tramitação de requerimentos sob a responsabilidade da Diretoria de Admissão e Registro – DAR – e eliminou grande número de atendimentos presenciais, ao oferecer documentos digitais armazenados permanentemente com acesso rápido via QR Code e a entrega de documentos em formato digital para diversos processos, inclusive o de matrícula de calouros. O Sistema de Inscrição de Pós-Graduação informatiza a solicitação e acompanhamento de inscrições nos programa de pós-graduação stricto sensu da Universidade. Por fim, o Sistema de Gestão de Órgãos Colegiados apoia a operação das comissões de carreira docente nos vários níveis, os conselhos departamentais dos decanatos, e o Conselho de Ensino e Pesquisa - CEP.
Ensino, pesquisa e extensão
Coordenação Central de Graduação:
Vestibular
- O desafio de, novamente, realizar as provas on-line, com a utilização da mesma plataforma de provas do Concurso Vestibular para ingresso em 2021. A experiência anterior permitiu aprimorar o monitoramento baseado em Inteligência Artificial e por fiscais, que fizeram o acompanhamento remoto durante a realização de todas as provas.
- A disponibilização de um teste para os candidatos conhecerem a plataforma de provas durante a semana anterior à data do concurso. Em paralelo, foram realizadas 10 sessões de Webinar, via Zoom, abertas para atender a até 500 candidatos, por sessão, para esclarecer dúvidas.
- A criação, no site da PUC-Rio, na página do Vestibular, de um canal para atendimento permanente a questionamentos de professores e alunos do Ensino Médio, desde as inscrições até o final das matrículas na Universidade.
- Nos dias de provas, foi montada uma equipe para orientação on-line dos candidatos com dificuldades para estabelecer a conexão com a plataforma e conseguir o acesso às provas.
- A realização de encontros via Zoom em substituição aos eventos presenciais de orientação profissional nas escolas.
- A divulgação, nas páginas do Vestibular e em suas duas redes sociais, no Facebook e Instagram, além do Instagram do PIUES, de informações sobre a Universidade e o Concurso Vestibular.
Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade (PIUES):
- A organização e divulgação, nas escolas, da Semana PUC-Rio, com palestras on-line sobre os cursos de graduação oferecidos na Universidade.
- A realização das palestras da referida Semana por professores da PUC-Rio, com o objetivo de orientar os alunos de Ensino Médio na escolha de uma carreira, no período de 23 a 27 de agosto de 2021, das 13h às 19h. As palestras foram gravadas e ficaram disponíveis no site do PIUES e na plataforma ECOA.
Rede de Apoio ao Estudante (RAE):
Em 2021.1:
- Encontro com Calouros.
- Encontro da Rede de Apoio ao Estudante com Calouros 2020.2 e 2021.1, professora Daniela Vargas (coordenadora da Central de Graduação) Conversando na Rede, com as seguintes temáticas: Sono na Pandemia, Dr. Marcio Bezerra (neurologista e médico especialista na Medicina do Sono); Planejamento e perspectivas de carreira, Rita Nani (psicóloga e Orientadora Profissional); Conversando sobre este semestre, professora Daniela Vargas (coordenadora Central de Graduação).
- Café com a Pós-Graduação, com as seguintes temáticas:
Procrastinação nas atividades de pesquisa, Silvia Brilhante Guimarães (psicóloga e professora do Departamento. de Educação, EDU); Emoções acadêmicas, Silvia Brilhante Guimarães (psicóloga e professora, EDU). - Oficinas abordando os temas: Planejamento e organização de estudos, técnicas de estudos, ansiedade, escolha profissional, autorregulação da aprendizagem.
Em 2021.2:
- Encontro com Calouros.
- Encontro da Rede de Apoio ao Estudante com Calouros 2021.2, profa. Daniela Vargas (coordenadora Central de Graduação).
- Conversando na Rede, com as seguintes temáticas: Compartilhando desafios e estratégias do dia a dia universitário, prof. Breno Sanvicente (PSI); E fora dos Stories, como você está? com Mariana Furtado.
- Oficinas abordando os temas: Planejamento e organização de estudos, técnicas de estudos, ansiedade, escolha profissional, autorregulação da aprendizagem.
Rede de Apoio ao Docente:
Em 2021.1:
- Encontro Pedagógico de Professores da PUC-Rio, com as seguintes temáticas: Práticas promotoras de motivação no Ensino Superior, prof. José Aloyseo Bzuneck (Universidade Estadual de Londrina); Saúde mental dos professores na pandemia, Tiago Figueiredo (médico psiquiatra, UFRJ e Centro de Psicologia Aplicada do IDOR); Como melhorar a autonomia do seu aluno para a aprendizagem, Soely Polydoro, professora do Departamento de Psicologia Educacional e Coordenadora do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem [ea]² - UNICAMP).
- Encontro de Encerramento de 2021.1, profa. Daniela Vargas e coordenadores Setoriais de Graduação.
Em 2021.2:
- Encontro Pedagógico de Professores da PUC-Rio, com as seguintes temáticas: Encontro com Professores da PUC-Rio, profa. Daniela Vargas (Coordenadora da Central de
Graduação); Avaliação: desafios e inquietações, prof. Pedro Teixeira (EDU). Avaliação: desafios e inquietações – Continuação, prof. Pedro Teixeira (EDU). 2022.1: expectativas e (in)certezas, profa. Daniela Vargas (coordenadora da Central de Graduação).
Coordenação de Licenciaturas:
- A distribuição de 43 bolsas integrais de 100% para os candidatos classificados até o 10º lugar – no vestibular e/ou ENEM – para os cursos de Licenciatura, no Programa de Bolsas Pró-Licenciatura.
- A realização de estágios obrigatórios e práticas de ensino por 368 licenciandos, alocados em 38 Unidades Escolares, que comprovadamente adotaram o trabalho remoto com sucesso ao longo do ano. A supervisão dos estágios é realizada pela Universidade, pelo professor da disciplina e pela unidade escolar, com o professor responsável pelo conteúdo/turma.
- A concessão, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Capes, de 48 bolsas de iniciação à docência para os alunos das diversas licenciaturas, 6 bolsas de supervisão para os professores que acompanham os projetos nas unidades escolares, 2 bolsas de coordenação de área (para professores da Universidade que coordenam os subprojetos) e 1 bolsa para a Coordenadora Institucional do Programa na PUC-Rio. O programa conta ainda com 12 alunos voluntários. O projeto está implantado em quatro unidades escolares públicas, sendo uma estadual e três municipais, são elas: CE Ignácio Azevedo do Amaral, EM Almirante Tamandaré, EM Manoel Cícero e EM Santo Tomás de Aquino.
- No Programa de Residência Pedagógica, também da Capes, a manutenção de 57 bolsas, distribuídas entre as seguintes funções: 48 bolsas de Residentes, 6 bolsas de Preceptor, 2 bolsas de Docente Orientador e uma bolsa de Coordenador Institucional. Além desses 57 beneficiários do apoio financeiro concedido pela Capes, participaram do RP/PUC-Rio, como voluntários, 12 residentes e 2 docentes orientadores, totalizando 71 integrantes no Programa.
- O incremento do portal das Licenciaturas, que reúne informações sobre os diversos cursos de Licenciatura, Programas financiados pela CAPES, Programa de Estágios e Práticas de Ensino, Programa de Bolsas Pró Licenciatura, eventos realizados, notícias e informações relevantes em matérias especiais sobre a Formação de Professores - www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/licenciaturas/
- As licenciaturas também estão na Plataforma ECOA e no canal YouTube das Licenciaturas.
- A realização do VII Encontro Institucional do PIBID/PUC-Rio e II Encontro Institucional de RP/PUC-Rio.
Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa:
Iniciação Científica
- A realização do XXIX seminário de Iniciação Científica e Tecnológica que ocorreu de 21 a 24 de setembro de 2021, no formato virtual, administrado por uma página web do EAD da PUC-Rio.
- A participação de 320 projetos inscritos e de cerca de 20 professores externos na avaliação das apresentações - ead.puc-rio.br/course/view.php?id=48837
- A concessão de 192 bolsas de Iniciação Científica do CNPq e de 62 da CCPG.
- A concessão de 30 bolsas de Iniciação Tecnológica do CNPq e de 5 da CCPG.
Coordenação Central de Extensão:
- Alunos com matrículas ativas na CCEC em 2021:
- Especialização: 3.579
- Extensão: 8.006
- Mestrado Profissional: 172
- Eventos: 28.780
- Cursos ofertados:
- Especialização: 98 turmas
- Extensão: 319 turmas
- Eventos: 211
- Mestrados Profissionais: 8 turmas
Inovação
Agência PUC-Rio de Inovação (AGI):
- O depósito de seis pedidos de patentes no Brasil.
- A concessão de 16 patentes no Brasil.
- A concessão de 13 patentes no exterior.
- O depósito de quatro pedidos de patentes no exterior.
- O depósito de 33 patentes via PCT.
- A concessão de 78 marcas no exterior.
- O pedido de 109 registros de marcas no exterior.
- O pedido de 97 registros de marcas no Brasil.
- A concessão de 94 marcas no Brasil.
- O registro de 74 programas de computador.
- O registro de sete desenhos industriais no Brasil.
- A conclusão da primeira turma do Programa Innovation ExO – curso de aperfeiçoamento, promovido em parceria do IAG.
- A aprovação da proposta Transferência de Tecnologia: da Busca à Comercialização, pela Faperj.
- A realização do The Australia-Brazil Circular Economy Innovation Forum.
Ética em pesquisa
Câmara de Ética em Pesquisa:
- A submissão e aprovação de 149 (cento e quarente e nove) projetos, oriundos de 17 (dezessete) unidades de ensino, cobrindo os quatro Centros Universitários, a saber:
- 73 projetos do CTCH
- 43 projetos do CCS
- 20 projetos do CCBS
- 01 projeto do CTC
- O acompanhamento dos pesquisadores e discentes, feito na medida em que se observa dificuldades no cumprimento das diretrizes orientadoras da revisão ética ou dúvidas especiais no contexto da própria pesquisa.
- Na produção de conhecimentos, foi publicado, na página do Instituto de Relações Internacionais da Universidade, um documento para esclarecer as diretrizes que orientam a submissão de projetos. Trata-se do Breve guia sobre ética - parâmetros éticos de pesquisa e submissão junto à câmara de ética em pesquisa da PUC-Rio. Edição: Vitor Souza Costa e Isabel Rocha de Siqueira (Laboratório de Metodologia - IRI) em coautoria: Antonio Carlos de Oliveira (coordenador adjunto), Ilda Lopes Rodrigues da Silva (coordenadora da CEPq/PUC-Rio) e Nina da Hora (INF). Editado pela PUC-Rio, em agosto de 2021.
- Em relação ao acompanhamento ético de projetos que envolvem o uso de animais, 2021 foi promissor no aspecto administrativo, pois a Universidade teve a sua Comissão de Ética de Animais - CEUA/PUC/Rio credenciada pela Comissão Nacional de Controle e Experimentação Animal - órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI). Número do processo; 01245.002152/2021-70 (689). Concedido pelo CIAEP:01.01.063.2021. Publicado no DOU:02 de março de 2021, página 12.
- Devido à pandemia COVID-19, não houve, no âmbito da CEUA/PUC/Rio, atividade de pesquisa com animais neste ano.
Ensino remoto e a distância
Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD):
Graduação:
- Mais de 2600 alunos atendidos em disciplinas oferecidas na modalidade a distância (EAD).
- 113.476 alunos atendidos em diferentes disciplinas como apoio ao presencial (remotas).
Pós-graduação:
- 13.946 alunos atendidos em diferentes disciplinas da pós-graduação como apoio ao presencial (remotas).
- Apoio a provas e processos de seleção de mestrado e doutorado (PPG) - 1.874 participantes
- Especialização em Formação Política para Cristãos Leigos oferecido na modalidade a distância, em parceria com o Departamento de Teologia da PUC-Rio - 128 alunos cadastrados.
Cursos livres:
- Oferecidos para alunos em parceria com os departamentos: 60 participantes.
- Oferecidos a funcionários da PUC-Rio: 177 participantes.
Atendimento à PUC-Rio:
- Nivelamento de Português (VRAC): 1.411 participantes
- Olimpíada de Matemática: 2.556 participantes
- Criação e desenvolvimento do ambiente PUC-Rio 360º, que permite um Tour Virtual pelo campus da PUC.
Atendimento aos centros:
- Apoio aos diferentes Centros da PUC-Rio com a criação de espaços no Ambiente de Aprendizagem On-line para usos específicos dos departamentos:
- CCS: 1.367 usuários.
- CTC: 1.422 usuários.
- CTCH: 1.299 usuários.
- NEAD: 26 usuários.
Eventos de formação:
- Realização de 10 oficinas de capacitação no uso do Ambiente de Aprendizagem On-line, destinados a professores, alunos e funcionários: 450 participantes.
Parcerias com Departamentos:
- Letras - Criação dos espaços para a Certificação Internacional de Proficiência PUC-Rio (CIP) no Ambiente de Aprendizagem On-line, e configuração dos testes de proficiência das três línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol e Francês). Configuração e manutenção do espaço para realização do teste de Nivelamento de Línguas estrangeiras, disponível no Ambiente de Aprendizagem On-line: 1.194 alunos atendidos.
- Sociologia - Desenvolvimento e implementação da disciplina SOC1101 Aventura Sociológica para oferecimento em 2022.1.
- Filosofia - Desenvolvimento e implementação do módulo Ciência e Natureza da disciplina FIL1000: Introdução à Filosofia, para oferecimento em 2022.1.
Apoio técnico à Coordenação Central de Extensão:
- Apoio ao uso do Ambiente de Aprendizagem On-line e Zoom para cursos de Extensão e Especialização.
- Suporte técnico para alunos, professores e secretários dos cursos oferecidos, tanto no uso do Zoom como do Moodle.
- Solução para gravação de aulas e disponibilização em servidor streaming para os cursos e turmas oferecidos.
- Total de 70.595 usuários contemplados.
Ambientes tecnológicos:
Aulas ou reuniões por videoconferência:
- 221.000 aulas ou reuniões agendadas no Zoom.
- 3.540.000 horas de reunião.
- 2.908.000 participantes.
- 53 Webinars (total) com 6.564 participantes.
Aulas publicadas em vídeo:
- Mais de 20.000 aulas disponibilizadas em vídeo pelos professores na conta institucional Vimeo.
- Mais de 30.000 horas publicadas (aulas gravadas).
Ambiente de aprendizagem on-line:
- Cerca de 25.000.000 visualizações.
- Média de 900 sessões distintas por dia (usuários únicos).
- Pico de 548 usuários simultâneos.
- Pico de 208.000 visualizações em um dia.
- Mais de 5.600 turmas criadas por período (graduação, mestrado e doutorado).
- Mais de 2.000 turmas ativas por período, com conteúdo e atividades.
Canais de atendimento:
- Mais de 4.900 atendimentos especializados a professores, alunos e funcionários, por meio do canal de Atendimento: atendimento.ccead.puc-rio.br/
- Cerca de 900 horas de atendimento.
Infraestrutura e ambientes tecnológicos:
- Atualização da plataforma, customização, desenvolvimento de recursos adicionais e instalação de plugins para o Ambiente de Aprendizagem On-line (Moodle).
- Inclusão de recursos de relatórios de auditoria a partir do ambiente Moodle.
- Integração e customização de recurso para agendamento de aulas no Zoom pelo ambiente Moodle, integrado às pautas das disciplinas.
- Inclusão de recurso para controle e restrição de atividades com base na data de expiração de emblemas (badges), usados no Nivelamento de Idiomas.
- Otimização e aprimoramento de performance de servidores e infraestrutura do Ambiente.
Plataforma de educação digital ECOA:
- 878 usuários ativos
- 10.694 usuários cadastrados
- 2.055 vídeos cadastrados
Eventos:
- 40 Webinars ECOA
- 14 suportes a eventos
- 8.500 participantes
Formaturas 2021.1:
- 17 celebrações virtuais
- 716 formandos
- 25.373 visualizações no Youtube
Workshops:
- 8 Workshops Zoom para eventos, mais de 30 pessoas capacitadas.
MEA 2021:
- Quatro dias, 65 eventos, até cinco acontecendo paralelamente por sessão.
Cooperação internacional
Coordenação Central de Cooperação Internacional:
- O total de 151 reuniões e visitas organizadas pela CCCI.
- A adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
- A realização, em abril, da Feira Internacional da CCCI.
- A participação em 24 eventos internacionais como representante da PUC-Rio - Observação: houve ainda a participação institucional do prof. Danilo Marcondes no Comitê Executivo da Strategic Alliance of Catholic Research Universities (SACRU). O prof. Danilo Marcondes participou de cinco grupos de trabalho e reuniões regulares.
- A participação em dois eventos nacionais como representante da PUC-Rio.
- 120 alunos PUC-Rio em intercâmbio no exterior.
- 180 alunos internacionais em intercâmbio na PUC-Rio.
- A realização de bancas de seleção para os programas de intercâmbio acadêmico: 2021.1. – número de alunos inscritos: 64, número de alunos aprovados: 58; 2021.2 – número de alunos inscritos: 159, número de alunos aprovados: 137.
- Realização de 25 orientações para alunos da PUC-Rio.
- Cursos customizados:
Universidades |
Nº participantes |
Marxe School of Public and International Affairs, Baruch College (integrante do sistema CUNY, EUA) |
8 |
Universidad Piloto de Colombia (Colômbia) |
21 |
Programas de Curta Duração
Universidade |
Nº participantes |
Freie Universität Berlin International (Alemanha) |
2 |
Programas com Bolsa
Universidades |
Nº participantes |
Freie Universität Berlin International Summer and Winter |
2 |
University of Cologne/ Eduventure Virtual Mobility, ViM - (Alemanha) |
2 |
Hong Kong Baptist University (Hong Kong) |
3 |
- A realização de cinco orientações para alunos PUC-Rio participantes de Programas de Curta Duração.
- A realização, em abril, do Brazilian Debate - The COVID-19 pandemic and its social impacts in Brazil - Profa. Ana Paula Soares (Ciências Sociais), Dr. Bruno Scarpellini (Escola Médica).
- A assinatura de convênios Internacionais (novas parcerias e renovações) - Novas parcerias: 30; renovações: 20 - Total: 50 convênios em 2021.
Memória
Núcleo de Memória:
Entre os aspectos mais positivos do ano estão, do ponto de vista da coordenação do Núcleo:
- A realização de reuniões semanais da equipe - on-line via plataforma Zoom - para discussão de textos que permitem aprofundar questões teóricas e metodológicas do trabalho da equipe.
- As parcerias de trabalho entre o Núcleo de Memória e o Departamento de História da PUC-Rio em dois projetos de pesquisa, o primeiro coordenado pelo prof. Diego Galeano e o segundo pela profa. Larissa Corrêa e o prof. Alexandre Fortes (UFRRJ).
- A constituição de acervos sobre as Ações Afirmativas na PUC-Rio e sobre o Núcleo de Estudos sobre a Mulher (NEM) da PUC-Rio, a partir das pesquisas de bolsistas de Iniciação Científica do Núcleo de Memória.
- A publicação pela profa. Margarida de Souza Neves de um capítulo sobre a série de fotografias de Clarice Lispector na PUC-Rio, catalogadas no acervo do Núcleo de Memória, no livro Quanto ao futuro, Clarice, organizado pelo prof. Júlio Diniz (LET).
- A participação dos bolsistas de IC no 29º Seminário PIBIC da PUC-Rio, com duas apresentações orais.
- Produção do Anuário PUC-Rio 2020, cuja publicação, em papel e em suporte digital, alcançou 10 edições.
- Dez Anuários produzidos pelo Núcleo. Os Anuários são documentos de gestão acadêmica e registros da memória da Universidade que consideramos da maior importância.
- A continuidade do trabalho do Núcleo de Memória em meio remoto. A ausência do ambiente físico de trabalho e das ferramentas de consultas não interrompeu o atendimento à comunidade acadêmica e a continuidade dos trabalhos da equipe.
- O início da gestação coletiva do Projeto Memórias da Pandemia, a partir de outubro de 2021, envolvendo conversas com colegas de outros departamentos e culminando na contratação de uma empresa externa para o design e desenvolvimento do site.
Entre os aspectos menos positivos do trabalho do Núcleo a serem assinalados, estão:
- A paralização da digitalização e catalogação das fotos impressas do acervo do Comunicar, em parte, já disponíveis no site do Núcleo.
- A interrupção do registro fotográfico, trabalho do fotógrafo Antônio Albuquerque, dos eventos mais significativos da vida acadêmica e comunitária da PUC-Rio a partir de 13/03/2020. No entanto, foi possível o registro pelo fotógrafo de dois eventos importantes: a inauguração do prédio da Biologia (15/12) e a Assembleia Universitária realizada presencialmente na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (16/12).
- A descontinuidade da série de Memoriais de Professores Titulares, que teve apenas um número concluído, que recolhe o memorial do prof. Luiz Fernando Soares, da Informática, publicado em 2015.
- O fato de não termos implementado a proposta das cronologias por Departamentos.
- Ausência de ações em conjunto com a DBD, que deram ótimos resultados em anos anteriores (exposição Junito Brandão, 50 anos de Pós-Graduação e catalogação do acervo bibliográfico do professor Leandro Konder, ainda não concluído).
- A escala dos acervos recebidos e produzidos, textuais e fotográficos a serem digitalizados e catalogados ultrapassa em muito as possibilidades da equipe (acervo antigo, acervo novo, acervo Comunicar e acervos particulares).
- Interrupção e aparente impossibilidade de retomada da digitalização do acervo filmográfico da produtora Caliban, constituído principalmente pelo acervo da TV Tupi, e que tem registros preciosos sobre a PUC-Rio, em função de problemas internos da Caliban.
- Interrupção da pesquisa nos acervos do CPDOC/FGV e do Jornal do Brasil.
Bibliotecas
Divisão de Bibliotecas e Documentação (DBD):
Atividades de suporte ao ensino
- Aprovação do Projeto FAPERJ: Edital 44/2021 - Apoio à atualização e manutenção de acervos em instituições de ensino superior do RJ, apresentado pela Divisão de Bibliotecas (DBD). Por meio desse Projeto serão adquiridos 462 títulos de e-books e 200 de livros impressos para atender a demanda de oito departamentos que colaboraram com a proposta: Administração, Ciências Sociais, Direito, Engenharia Civil, História, Metrologia, Relações Internacionais e Química.
- Capacitação de 1.400 usuários em treinamentos ministrados pelos bibliotecários de referência, via Plataforma Zoom.
- Inventário dos acervos: Coleção Didática (1º piso da Biblioteca Central) e das Bibliotecas Setoriais/CCS-CTCH e CTC (2º piso).
- Realização dos Webinars: Serviços e Recursos de Pesquisa da Biblioteca PUC-Rio – Básico e Avançado – apresentados pelos bibliotecários da Seção de Atendimento e Pesquisa.
- Apoio, com pesquisas e aquisição de livros, para a renovação junto ao MEC, do reconhecimento dos seguintes cursos de graduação: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Projeto de Produto, Comunicação Visual e Psicologia.
- Participação no XXI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias com os trabalhos: “Acessibilidade nas Bibliotecas PUC-Rio: inclusão e autonomia”, apresentado por uma bibliotecária da Seção de Atendimento e Pesquisa e “Análise de Dados e Inteligência de Negócios Aplicadas em Bibliotecas Universitárias”, apresentado pelo analista de sistemas da DBD.
- Atualização constante das informações do Portal da Biblioteca com conteúdo extra: agenda de treinamentos, bases em período de avaliação etc.
- Continuidade dos serviços de empréstimo, com entrega pré-agendada, por meio de formulário on-line e de devolução.
- Disponibilização, no Portal da Biblioteca, de 38 conteúdos digitais de fontes relevantes para a pesquisa acadêmica, para avaliação por parte da comunidade PUC-Rio.
Arte e cultura
Solar Grandjean de Montigny:
- Março 2021
- Pesquisa e publicação sobre a casa de Grandjean de Montigny na Revista do IV International Conference on Archtectural Design CRITIC/ALL, página 189 - criticall.es/wpcontent/uploads/2021/04/090421_ACTAS-DIGITALES-CONGRESO_compressed.pdf - Julio Cesar Menezes Filho - Arquitetura UFRGS
- Abril de 2021:
- Publicação sobre o Solar Grandjean de Montigny no site da Agenda Bafafá em 20 de abril de 2021 - bafafa.com.br/turismo/bairros/solar-grandjean-de-montigny-umajoia-arquitetonica-de-quase-200-anos-na-gavea
- Atendimento à pesquisa sobre o catálogo Os festejos reais
- Maio de 2021:
- Manutenção interna e externa do Solar
- Publicação no Rio Guia sobre arquitetura do Solar Grandjean de Montigny - www.facebook.com/photo?fbid=846691299591073&set=a.106182300308647
- Junho de 2021:
- Publicação Rio Antigo, por Rafael Bokor: Solar Grandjean de Montigny - um dos mais belos exemplares da arquitetura neoclassica brasileira - data 21 de junho de 2021 no site de Lu Lacerda - lulacerda.ig.com.br/rio-antigo-por-rafael-bokorsolar-grandjean-de-montigny-um-dos-mais-belos-exemplares-da-arquiteturaneoclassica-brasileira/
- Agosto de 2021:
- Publicação Veja Rio sobre o Solar Grandjean de Montigny e o Rio - www.instagram.com/p/CTb5HXtLuQo/?utm_medium=share_sheet
- Setembro de 2021:
- Autorização da direção do Solar, com orientação da assessoria jurídica da PUC-Rio, para reprodução de um trecho do texto Arte de cartaz moderno no Japão (www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar/expos_84/cartazes_japoneses.htm). Produção para material didático impresso e digital em um dos nossos materiais da Pearson Education do Brasil, em 6 de outubro de 2021. Trata-se do material didático impresso + digital denominado COC / Ensino Médio / Arte / 1° ano / Livro 08 / 36I. 2
Suporte tecnológico e webmaster - Rio Datacentro
O ano de 2021 transcorreu sob os efeitos da pandemia de COVID-19 e caracterizou-se pelas atividades acadêmicas basicamente conduzidas a distância, assim como boa parte das tarefas administrativas.
Durante esse período, o RDC manteve todas as suas tarefas usuais, no provimento dos serviços de informática e comunicação de dados da Universidade. Cumpre também assinalar o papel externo do RDC, como hospedeiro do ponto-de-presença que conecta o Anel Gávea à Redecomep-RJ.
Trabalhos de rotina
O Centro de Operação de Redes (COPr) já operava presencialmente desde 2020. Em 2021, as atividades técnicas e administrativas foram conduzidas até setembro, sempre que possível, remotamente. O suporte técnico foi prestado por meio de acesso remoto a servidores e redes, permanentemente monitorados. A par desse trabalho de rotina, foram mantidos os atendimentos presenciais sob demanda, acionados pela Central de Atendimentos, além das rotinas de manutenção preventiva e corretiva, conduzidas localmente pelo pessoal de campo. A partir de outubro, o RDC manteve equipes presenciais, em regime de rodízio. Não houve registro de atrasos ou falta de continuidade em nenhuma das tarefas, conduzidas pelos setores abaixo assinalados:
Setor |
Serviço |
TP |
Infraestrutura física de redes de dados |
Eletricidade |
Infraestrutura elétrica para equipamentos de TI |
C.I.M. |
Suporte às estações de trabalho da Rede Segura |
LAN (terceirizada) |
Suporte a estações de trabalho de departamentos |
Microcomputação |
Suporte ao Lab. (técnicos deslocados para reforçar outros setores) |
Servidores e Redes |
Suporte a servidores em geral e equipamentos de redes |
COpR |
Operação do CPD, monitoramento de redes e backups |
CAT |
Help-desk, abertura de OS e atendimento a usuários de e-mail |
Multimídia |
Desenvolvimento de projetos Web e manutenção do site corporativo. |
Projetos especiais
Uma série de projetos, alguns iniciados no ano anterior, quando lhes foram concedidos recursos, foram desenvolvidos e implementados. Houve também projetos que não demandaram investimentos vultuosos, que puderam ser inteiramente conduzidos pelos técnicos do próprio RDC:
- Especificação e obtenção de novo nobreak
A carga representada pelo grande número de servidores chegou ao limite da capacidade dos nobreaks existentes; o mais recente (80 KVA), instalado em 2013, e um mais antigo (100 KVA), instalado em 1993. Esse último, de tecnologia ultrapassada, não aceitava sincronização com um dos geradores e suas peças de reposição não eram encontradas no mercado. A queima de bobina de uma de suas fases fez com que ficasse inoperante por prazo indefinido, deixando o CPD com sua disponibilidade afetada.
Foi então adquirido um novo nobreak (120 KVA), moderno e gerenciado remotamente.
Essa nova configuração (2 nobreaks e 2 geradores) conferiu total disponibilidade ao CPD, além de permitir divisão da planta elétrica e alimentação dos equipamentos por 2 fontes independentes. - Criação de nova casa de máquinas
Para abrigar o novo nobreak foi necessária a criação de uma nova casa de máquinas, com alteração de divisórias, rebaixamento do piso e instalação de recursos de climatização e monitoramento de fumaça e temperatura.
Deve-se ressaltar a expressiva contribuição do Escritório Modelo de Engenharia, que realizou os cálculos estruturais considerando a carga do novo equipamento sobre a laje. - Recuperação do antigo nobreak
Depois de tentativa malsucedida de confecção de nova bobina para o nobreak, o componente foi encontrado no exterior e uma reavaliação do cenário apontou que o equipamento ainda merecia uma sobrevida, em aplicações menos críticas. Foram então instalados novos circuitos para que esse velho nobreak ficasse dedicado exclusivamente às máquinas do Laboratório. Conseguiu-se assim reduzir a carga sobre os nobreaks principais e assegurar boa disponibilidade às estações de trabalho de nossos usuários. - Desenvolvimento de novos sensores de sinistros
Os espaços críticos do RDC, tais como o CPD, wiring-closets e casas de máquinas, são monitorados por sensores, com a possibilidade de disparar alertas por SMS ou e-mail. Esses sensores são muito caros (várias centenas de dólares), o que inviabilizaria sua instalação em número crescente de pontos, onde são necessários. O pessoal da Divisão de Apoio Técnico desenvolveu uma solução criativa e vantajosa: o uso de mini-PCs do tipo Raspberry associados a sensores de finalidades diversas (temperatura, fumaça, umidade etc.) instalados em emendas dupla-fêmea RJ45. Os sensores são endereçados individualmente e monitorados remotamente via rede de dados. O conjunto completo é muito barato (poucas dezenas de reais). O uso dessa solução está em expansão, nos espaços relevantes, e vem sendo aprimorada. - Especificação e obtenção de novo hardware para a Rede Segura e servidores
Em 2020, com a eclosão da pandemia e a adoção do home office, a solução de virtualização da Rede Segura a partir do portal na Intranet teve que ser adaptada. Os usuários passaram a ter acesso, via desktop remoto, às respectivas estações físicas em seus locais originais de trabalho. O hardware disponível, implantado em 2013, não suportou a carga para a qual não fora especificado: as conexões ficaram muito instáveis.
Deu-se início, ainda em 2020, à prospecção de nova solução para atender às novas demandas e o projeto passou a ser implantado em meados de 2021. - Aquisição, instalação e ativação do novo hardware para a Rede Segura e Servidores
A ativação dos novos equipamentos possibilitou que a solução projetada em 2013 (acima mencionada) fosse executada em plataforma muito mais robusta, permitindo enfim o home office sem contratempos. Essa, no entanto, foi considerada, pela equipe técnica, apenas como uma solução temporária. - Prédio do Departamento de Biologia
A equipe de TP realizou o planejamento e instalação da rede de dados da edificação. Técnico da equipe de Servidores e Redes prestou informações, sempre que consultado, sobre a solução de telefonia VoIP a ser adotada.
- Início da virtualização completa das estações da Rede Segura
Ao final do ano, uma vez instalado o novo hardware, começou-se a migração definitiva das estações da Rede Segura para sua versão pretendida. No novo esquema, todo o processamento, bem como a instalação de programas e armazenamento dos dados dos usuários passaram a ser feitos nos servidores virtuais instalados no CPD do RDC. Na nova plataforma, garantimos os backups desses dados, assim como já era feito com os dados salvos em pastas nos servidores. - Aumento da capacidade de processamento de servidores
Com o novo hardware implantado, foi possível aumentar a capacidade de memória e processamento de servidores críticos para a Universidade, com destaque para o serviço do Moodle.
- ENEM 2021
Com o novo hardware implantado, foi possível aumentar a capacidade de memória e processamento de servidores críticos para a Universidade, com destaque para o serviço do Moodle.
Projetos WEB de relevância institucional relacionados ao site corporativo
Sites desenvolvidos: Concurso Vestibular 2022, Vestibular de Inverno 2021 e Processo Seletivo TECFIN (o que incluiu o material audiovisual para divulgação dos mesmos nas Redes Sociais); Conselho de Identidade e Missão; Feira Virtual de Intercambio Internacional; Capes Print PUC-Rio e divulgação sobre Privacidade e Proteção de Dados Pessoais da PUC-Rio.
Sites reprojetados: Campanha de Inclusão Digital; CCPG (com todas as seções e páginas dos programas de Pós); XXIX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da PUC-Rio e DAR.
Professor José Ricardo Bergmann
Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos