Vice-Reitoria para Assuntos de Desenvolvimento - VRD
Apresentação
A Vice-Reitoria para Assuntos de Desenvolvimento é o órgão executivo que orienta, coordena e fiscaliza todas as atividades para o desenvolvimento da Universidade.
Prof. Sérgio de Almeida Bruni
E-mail: sergio.bruni@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271125 / 1126 / 1127
Fax: 55 21 35271119
E-mail: majo.soares@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrd
Equipe
Organograma
Coordenações
Coordenação Central de Infraestrutura (CCIE) (até agosto)
Prof. Moisés Henrique Szwarcman
E-mail: moises@ele.puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 335
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271244 / 1129
Fax: 55 21 35271711
E-mail: moises@ele.puc-rio.br
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico
Prof. Marcelo Gattass
E-mail: mgattass@tecgraf.puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Padre Laércio Dias de Moura S.J.
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35304000
Fax: 55 21 35204122
E-mail: tcg@tecgraf.puc-rio.br
Site: www.tecgraf.puc-rio.br
Instituto Interdisciplinar de Leitura - IILER
Alessandro Rodrigues Rocha (até janeiro)
Gilda Maria de Almeida Rocha Borges de Carvalho (a partir de março)
E-mail: gilda@puc-rio.br
Data de Posse: 07/03/2019
Número da portaria: 14/2019
Rua Marquês de São Vicente, 225
Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271960
E-mail: reler@puc-rio.br
Site: www.catedra.puc-rio.br
Instituto Gênesis - IG
João Gabriel Hargreaves Ribeiro
E-mail: greaves@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Dom Jaime de Barros Câmara
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271381 / 1371
E-mail: genesis@puc-rio.br
Site: www.genesis.puc-rio.br
Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente - NIMA
Prof. Luiz Felipe Guanaes Rego (GEO)
E-mail: regoluiz@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225, casa V
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271462
E-mail: juliana-nima@puc-rio.br
Site: www.nima.puc-rio.br
Balanço do Ano
Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico
Em 2019, o Instituto Tecgraf da PUC-Rio consolidou ainda mais a sua relevância para a área técnico-científica do país, com uma alta demanda de projetos de PD&I por parte de empresas. O Instituto mantém atualmente 17 contratos e 33 termos de cooperação, nos setores de Óleo e Gás, Segurança, Medicina e Entretenimento, que movimentaram cerca de cem milhões de reais e deram suporte a uma equipe de mais de 400 profissionais, além da manutenção e atualização dos 4000m2 de laboratórios. Esses projetos elevam a pesquisa e o desenvolvimento realizados pelo Tecgraf da PUC-Rio a um padrão mundial, nas áreas de Interação Digital, Modelagem e Simulação, Ciência de Dados, Otimização e Logística.
Com a Petrobras, possui projetos nas áreas de aquisição, processamento e interpretação de dados geofísicos; estudos geológicos de bacias sedimentares; simulação e visualização de reservatórios; gerenciamento de reservas e reservatórios; poços - estabilidade, revestimento, planejamento e perfuração; risers e umbilicais; modelagem, estabilidade e projetos de unidades marítimas; automação de processo em engenharia e operação de plantas industriais; operação e treinamento; monitoramento, automação e logística; planejamento da logística e da produção; mecanismos de formação de cartes; geomecânica relacionada à exploração e produção de óleo e gás e geomecânica em processos de estocagem de óleo e gás em cavernas de sal. Na área de Gerenciamento de Reservatórios do Instituto, dois novos projetos foram assinados com a empresa em 2019: o Well Suply, uma solução para a integração de sistemas de planejamento, programação, controle e monitoramento da cadeia de suprimentos de poços; e o R2E2, um ambiente integrado para as áreas de reservas, reservatório, elevação e escoamento. Já a área de Engenharia Naval do Instituto deu importante suporte à Petrobras no que tange à avaliação da estabilidade de transportes navais e na integridade dos sistemas de ancoragem já instalados. Após o naufrágio parcial da barcaça Locar V, que transportava dois módulos da P-71, em maio de 2019, o Tecgraf da PUC-Rio deu apoio à empresa na realização de simulações hidrodinâmicas com o sistema DSstab, que evidenciaram as possíveis causas do acidente. O Instituto também trabalhou na implementação de uma nova metodologia de avaliação da fadiga em linhas de ancoragem (programa Dynasim) de sistemas offshore, permitindo a identificação de problemas e a prevenção de futuras ocorrências.
O Instituto continua mantendo um termo de cooperação com a Shell Brasil, de seis anos, intitulado Modelagem Geomecânica Acoplada, além de acordos com diversas empresas como Eneva, Transpetro, GE, Safran, IBM, Repsol e Enauta, nas áreas de Machine Learning; processamento de imagens médicas; otimização de processos; e processamento de eventos complexos. Com a alta demanda de projetos, foram criadas ainda a gerência de Big Data e Data Science e a gerência de Soluções em Arquiteturas Escaláveis.
O Tecgraf da PUC-Rio também promoveu diversos seminários e workshops e seus colaboradores apresentaram trabalhos em diversos congressos e eventos nacionais e internacionais. Foram publicados mais de 70 artigos em proeminentes revistas e anais de congressos. No primeiro semestre, destacam-se os seminários Tecnologias de Busca por Palavras-chave e Game Design para Realidade Virtual. Os colaboradores da equipe de Modelagem Multifísica do Instituto apresentaram trabalhos no ARMA 2019. No segundo semestre, o Instituto participou com estandes dos eventos SBGF 2019 - 16th International Congress of the Brazilian Geophysical Society and Expogef e do Seminário de Reservas e Reservatórios da Petrobras, além de ter patrocinado os eventos em conjunto da SBGAMES/SVR/SIBGRAPI 2019. Os colaboradores do Instituto apresentaram trabalhos em diversos eventos como o SEG 2019 da Society of Exploration Geophysicists; I Seminário de Inteligência Artificial Aplicada à Indústria do Petróleo; ER 2019 - 38th International Conference on Conceptual Modeling; NVIDIA Rio Info AI Conference; Workshop de Engenharia Digital da UN-RIO; e Smart Cities and Society 5.0. O Prof. Marcelo Gattass foi um dos palestrantes do painel GEOINFO 20 Anos Depois: Revisitando o Passado e Inventando o Futuro, do GEOINFO 2019. Foram realizados, ao longo do ano, uma série de encontros técnicos com a participação dos colaboradores do Instituto a fim de disseminar entre as equipes as tecnologias implementadas em seus projetos. O Instituto ainda manteve o apoio a mestrandos e a doutorandos e incentivou alunos de graduação por meio da participação como estagiários em seus projetos.
Destacam-se os prêmios recebidos pelo Instituto no ano de 2019. O Prof. Marcelo Gattass recebeu o prêmio Personalidade Inovação do Ano de 2019 da ANP. O projeto OtimRota - Ferramenta Computacional para Projeto Conceitual e Otimização de Sistemas Submarinos, realizado pelo Instituto em conjunto com a Petrobras e a os laboratórios LAMCSO-UFRJ e NDF-USP, também foi premiado no evento ANP Inovação Tecnológica 2019. Trabalhos orientados pelos gerentes do Instituto e professores do Departamento de Informática, Waldemar Celes e Alberto Raposo, também receberam prêmios de Best Papers nos eventos em conjunto SBGAMES/SVR/SIBGRAPI 2019.
O Tecgraf da PUC-Rio é credenciado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), resolução nº 141/2014, e pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC), resolução nº 6 de 22 de junho de 2016, Lei de Informática (Lei nº 8.248/91), estando apto para desenvolver projetos nas áreas de: Automação - Industrial - Software (Aplicativos); Computadores - Software (Aplicativos); Instrumentação - Biomédica - Software (Aplicativos). É também uma Unidade EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), no escopo da Chamada Pública 02/2015, na área de “Soluções Computacionais em Engenharia”.
Colaboradores:
Bolsistas: 53
Funcionários: 331
Consultores: 30
Sendo:
Mestres: 83
Doutores: 57
Instituto Interdisciplinar de Leitura – iiLer
Incremento da oferta dos cursos de extensão: foram oferecidos, por meio da CCE, 18 cursos de extensão nas áreas da Leitura e Formação de Leitores e Mediadores, com adesão de 232 alunos ao total.
Aprofundamento das relações com os pesquisadores membros da RELER. A Rede Avançada de Pesquisa em Leitura – RELER é composta atualmente por 34 pesquisadores, de 21 universidades brasileiras. O trabalho conjunto desses pesquisadores possibilitou o lançamento de um livro e duas edições de LER em Revista. Durante seu encontro anual, em outubro, na PUC-Rio, foi realizada a I Jornada de Literatura Infantil e Juvenil do iiLer, contando com a participação de todos os pesquisadores presentes. A Jornada reuniu um público de 100 pessoas entre alunos e pesquisadores de diferentes estados brasileiros.
Selo Cátedra 10: a 4ª edição do Selo Cátedra 10 conquistou a adesão de editoras de literatura infantil e juvenil de todo o país. Ao todo, 425 livros foram enviados para avaliação do Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil. O Catálogo com os 100 livros premiados nas 3 primeiras edições do prêmio foi lançado durante a Jornada de Literatura Infantil e Juvenil.
Instituto Gênesis
O Instituto Gênesis é uma unidade complementar da PUC-Rio, com o objetivo de transferir conhecimento da Universidade para a sociedade, por meio da formação de empreendedores e da geração de empreendimentos inovadores de sucesso, contribuindo assim para a inclusão social, a preservação da cultura nacional e a melhoria da qualidade de vida da região onde está inserido.
Abaixo os destaques do Instituto Gênesis PUC-Rio em 2019:
- Resultados expressivos da Incubadora
O Instituto realizou desenvolvimento empresarial em 31 empresas/empreendimentos que germinaram, incubaram e pós-incubaram em 2019. O faturamento total aproximado de todas elas ficou acima de R$15Mi. O faturamento médio das nossas germinadas e incubadas ficou na casa dos R$485K. Isso significa que nossas incubadas faturaram 146% a mais do que a média nacional de empresas incubadas (FONTE: ANPROTEC, Mapeamento dos Mecanismos de Geração de Empreendimentos Inovadores no Brasil (2019)).
- Números gerais da Incubadora
Em 2019, a incubadora do Instituto Gênesis realizou mais de 750 horas de consultorias e serviços, além de 32 eventos relacionados a empreendedorismo.
- Novo programa de apoio a empresas
O Instituto lançou em 2019 a Pós-Incubação, um novo programa para o desenvolvimento de empresas. Após se graduarem, os antigos incubados agora podem continuar fazendo parte da nossa rede por meio da pós-incubação, que é uma modalidade de desenvolvimento empresarial, na qual é oferecida uma série de cursos, palestras e eventos, além de acesso ao ecossistema de inovação do Gênesis.
- Curso Música e Negócios vence Prêmio Profissionais da Música 2019
Em 2019, realizamos a 13ª e 14ª edições do curso Música e Negócios: Empreendedorismo e Inovação. O curso foi o vencedor do Prêmio Profissionais da Música na categoria Curso de Music Business, promovido pela GRV-Música, Media e Entretenimento. Desde sua criação, o Música e Negócios já alcançou a marca de mais de 500 alunos certificados.
- Certificação CERNE 2
Em dezembro de 2019, recebemos a certificação CERNE2 da ANPROTEC. A certificação ocorre após o período de implantação das práticas do modelo, cujo início se deu após a certificação no CERNE1, em dezembro de 2017. O CERNE é um modelo de maturidade para Incubadoras de empresas que visa promover a melhoria nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação.
- Hub de empreendedorismo da Oi
O Gênesis atua com a empresa de telecomunicações Oi na coordenação do seu Hub de empreendedorismo e Inovação, o OITO. O objetivo do Hub é desenvolver empreendimentos inovadores que possam agregar valor a Oi e a toda sociedade.
- Trajetórias Experimentais
Foi realizada a primeira edição do Programa Trajetórias Experimentais. O programa é a etapa anterior à germinação e à incubação, e seu objetivo é desenvolver o sujeito empreendedor.
- Gênesis na Mídia
Foram veiculadas 92 matérias na mídia ligadas à atuação do Instituto, com destaque para a entrevista do diretor João Gabriel Hargreaves para a GloboNews e para o caderno Boa Chance do jornal O Globo.
NIMA – Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente
Sínodo para a Amazônia
O NIMA sediou o Fórum de Preparação para o Sínodo Amazônico, da Associação das Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL) e, em parceria com a Rede Eclesiástica PanAmazônica (REPAM), elaborou o Atlas Panamazônico - Aproximação da Realidade Eclesiástica e Socioambiental e o relatório Povos indígenas e tribais da Panamazônia.
Rio Sustainable Development Solutions Network
Por intermédio do Núcleo, a PUC-Rio tornou-se, em 2019, host da SDSN Brasil. A SDSN - Rede de Organizações da Sociedade Civil, instituições acadêmicas e públicas e empresas privadas - tem como objetivo consolidar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, assim como as metas do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas.
Agenda Ambiental
No contexto da Agenda Ambiental da PUC-Rio, em parceria com a Prefeitura do campus, criamos o programa de descarte correto na Universidade, envolvendo a aplicação de resultados de pesquisas desenvolvidas por alunos, a troca das caixas receptoras, treinamento dos funcionários do campus e campanhas de conscientização para a comunidade universitária.
Prof. Sérgio de Almeida Bruni
Vice-Reitor para Assuntos de Desenvolvimento